sábado, 17 de junho de 2017

"VOLTA" AO MINHO RENDEU 201,14 KM :) 10/10/2017

COM UM DIA LIVRE NESTE CASO O 10 DE JUNHO PARA SER OCUPADO COM A BICICLETA, EIS QUE RAPIDAMENTE DOIS DIAS ANTES TRAÇO UM BREVE PLANO PARA O PREENCHER ADEQUADAMENTE COM UM PERCURSO ALGO DESAFIANTE.
ASSIM SENDO O QUE PLANEEI FOI; PERCORRER O CAMINHO DE SANTIAGO ATÉ VALENÇA E DEPOIS DE VALENÇA FAZER O PERCURSO ATÉ PONTE DA BARCA EM ECOVIAS.
NUM DIA DE ENORME CALOR A COISA PROMETEU E NO FIM, REGISTEI 201,14 KM PERCORRIDOS :)

BEM CEDO QUE O SOL ROMPEU O SOL E ILUMINOU O MEU CAMINHO ATÉ VALENÇA. NO ENTANTO, FACE AO QUE TINHA PREVISTO INICIALMENTE, QUE SERIA ENTRAR NO CAMINHO EM PRADO, FILO SOMENTE EM PORTELA DAS CABRAS.
ATÉ PONTE DE LIMA FUI SEMPRE A SOLO SEM PASSAR OU VISLUMBRAR QUALQUER PEREGRINO. NO ENTANTO, DEPOIS DE PONTE DE LIMA ATÉ VALENÇA MAIS PARECIA UMA PROCISSÃO TAL ERA A ENCHENTE DE PEREGRINOS PELO CAMINHO.
PELA PRIMEIRA VEZ, ATRAVESSAVA A SERRA LABRUJA LIVRE DE PESOS EXCESSIVOS (ALFORGES E MOCHILAS) E MESMO ASSIM, AQUELA SUBIDINHA É COMPLICADA :) MAS SEM FALTAR A CARACTERÍSTICA FOTO NA CRUZ DOS FRANCESES :)



OS KMS FORAM PASSANDO ASSIM COMO OS PEREGRINOS PELO CAMINHO. EM RUBIÃES AINDA ME CRUZEI COM UM GRUPO DE BETETISTAS PORTUGUESES.
A CHEGADA A VALENÇA DEU-SE COM RELATIVA RAPIDEZ E UMA COISA QUE REPAREI FOI QUE EXISTEM NOVAS PLACAS DE INFORMAÇÃO AOS PEREGRINOS E POR SINAL, MUITO PORREIRAS. 


CHEGADO A VALENÇA E DADO A VOLTA DA PRAXE PELO INTERIOR DA FORTALEZA QUE ESTAVA APINHADA DE GENTE, DIRIGI-ME PARA O ANTIGO POSTO FRONTEIRIÇO ONDE TEM INÍCIO DA ECOPISTA DO RIO MINHO ATÉ SEIXAS.




A ECOPISTA É DE UMA ALTIMETRIA BAIXA E SEMPRE JUNTO AO RIO MINHO, COM MUITO BOM PISO E BONITAS PAISAGENS.
NO SEU INÍCIO AINDA SE CONFRONTA COM O CAMINHO DE SANTIAGO PELA COSTA MAS MUDA DE RUMO EM LAGOA.
ATÉ VILA NOVA DE CERVEIRA, FOI MAIS DO MESMO, MUITOS CAIS DE PESCADORES E BARCOS DE RECREIO E BONITAS PAISAGENS.
O OBJETIVO NESTA FASE ERA CHEGAR A VILA NOVA DE CERVEIRA PARA PARAR UM POUCO PARA DESCANSAR , COMER QUALQUER COISA E RETEMPERAR FORÇAS PARA O QUE AINDA FALTAVA.
FOI NO PARQUE DE LASER DO CASTELINHO QUE CONSEGUI ISSO. DE FACTO UM PARQUE COM MUITA FRESCA E COM MUITA ATIVIDADE.
FINALMENTE CHEGAVA A SEIXAS E CONSEQUENTEMENTE AO FIM DA ECOPISTA DO RIO MINHO.



 DE SEIXAS ATÉ AO CARREÇO FUI NA EN 305 E DEPOIS, NOVAMENTE EM ECOVIA ATÉ VIANA DO CASTELO.



EM VIANA O OBJETIVO ERA FAZER A TOTALIDADE DA ECOVIA DO LIMA ATÉ PONTE DE LIMA MAS FOI-ME DITO PELOS BETETISTAS QUE ENCONTREI EM RUBIÃES QUE ERAM DE PONTE DE LIMA QUE OS PRIMEIROS QUILÓMETROS ESTAVAM DEGRADADOS E QUE O MELHOR SERIA ENTRAR NA ECOVIA EM NA ZONA DE BERTIANDOS.
FOI O QUE FIZ. PERCORRI ATÉ ALDEIA AO LADO DE BERTIANDO PELA EN202 ENTRANDO AQUI PARA O PERCURSO DA ECOVIA DO LIMA ATÉ PONTE DA BARCA.



PASSADO PONTE DE LIMA E CHEGADO A PONTE DA BARCA, SÓ RESTAVA MAIS UMA DIFICULDADE QUE ERA A ASCENÇÃO ATÉ PORTELA DO VADE.
UMA VEZ EM PORTELA DO VADE, ABASTECI PELA ÚLTIMA VEZ O CANTIL DE ÁGUA E A CHEGADA A CALDELAS DEU-SE RELATIVAMENTE RÁPIDA.





 E PRONTO, MAIS UMA ETAPA CONCLUÍDA, DESTA VEZ UMA ETAPA DE UM DIA. uM TREININHO PARA O QUE AÍ VEM :)




Sem comentários:

Enviar um comentário