"...O Centro Geodésico de Portugal, está situado na Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.
Encontrando-se a uma Altitude máxima ao Nível do Mar de 592m (anm/asl) e é delineado fundamentalmente pelo Marco Geodésico padrão, pelo Museu da Geodesia e áreas envolvente de apoio e estacionamento.
O Marco Geodésico, é conhecido popularmente por "Picoto da Melriça", sendo constituído por um vértice geodésico de 1ª ordem, piramidal, em alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de altura e está desde á muito associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta iniciou-se no século XVIII, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou a Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a realização da Carta Geográfica do Reino.
A importância do Marco Geodésico padrão, resulta de que foi a partir deste ponto, que se deu início à marcação dos restantes 8.000 vértices geodésicos de Portugal Continental.
Um vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.
A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:
1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km
Uma rede geodésica é uma rede de triângulos que são medidos com exactidão a partir de técnicas de levantamento terrestres ou por geodesia espacial. Na "geodesia clássica" (até à década de 1960) esta é feita por triangulação, baseada na medição de ângulos e de algumas distâncias, sendo que a orientação precisa do Norte geográfico é efectuada por métodos de astronomia geodésica. Os instrumentos mais usados são os teodolítos e os tacómetros, que hoje em dia estão equipados por distanciómetros de infravermelhos para medição de distâncias, bases de dados, sistemas de comunicação e parcialmente por ligações satélite..." in forumbtt/wikipédia
OS PINOCOS/VÉRTICES GEODÉSICOS (VG) CONQUISTADOS;
11º- REBOREDO (MOSCOSO-CABECEIRAS DE BASTO) - VG DE 2ª ORDEM BOLEMBREANO SOBRE O CHÃO - 916,93M
10º- FORMIGUEIRO (STª ISABEL - TERRAS DE BOURO) - VG DE 2ª ORDEM BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA - 837,88M
9º- BASILICA DA SRª DO SAMEIRO (BRAGA) - VG DE 2ª ORDEM SITUADO NA MARCA DE BRONZE SOBRE O PATAMAR DO ZIMBÓRIO (TORRE) - 621,48m
- SÃO MIGUEL O ANJO (STª MARIA DE BOURO) - PINOCO QUE SERVIU PORVENTURA PARA ALGUMA MARCAÇÃO???? DADO QUE NÃO HÁ QUALQUER REGISTO NA REDE GEODÉSICA PORTUGUESA (RGP)
8º- IGREJA DA SRª DA PURIFICAÇÃO EM PRADO (VILA VERDE) - VG DE 2ª ORDEM SOB MARCA DE BRONZE NA TORRE DA IGREJA - 91,38m
7º- CARRIS - SERRA DO GERÊS - VG BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA - 1510,87m
6º- STª CRUZ EM PARANHOS (AMARES) - VG BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA DE 2ª ORDEM - 573,34m
5º-
4º- SERRA DA CABREIRA EM VIEIRA DO MINHO - VG BOLEMBREANO SOBRE TRONCO DE PIRÂMIDE 1º ORDEM - 1263,24m
3º- SERRA DE SÃO LUÍS (PALMELA) - VG BOLEMBREANO SOBRE O CHÃO 2ª ORDEM - 394,76m
2º- SÃO FRANCISCO (AZEITÃO) - VG BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA - 259,96m
1º- SÃO JULIÃO EM COUCIEIRO (VILA VERDE) VG PILAR S/CAPELA - 296,11m
Sem comentários:
Enviar um comentário