DESDE A CHUVA AO SOL, DE QUEDA ÀS LÁGRIMAS E ACIDENTE MECÂNICO, O DIA FOI PRÓSPERO E INESQUECÍVEL.
O RELÓGIO MARCAVA 6H45 QUANDO DEIXEI AS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIEIRA DE LEIRIA COM DESTINO A AVEIRO. TINHA POR ISSO PELA FRENTE UMA LONGA JORNADA.
A CHUVA NÃO ERA FORTE MAS INCOMODAVA. NA CICLOVIA DE PEDROGÃO E EM PLENA MATA NACIONAL DO URSO EM DIRECÇÃO À FIGUEIRA DA FOZ, NUMA DAS MUITAS VIRAGENS PARA CONTORNAR AS VIAS QUE SE ENTRONCAVAM COM A CICLOVIA, FUI AO CHÃO. SEM GRANDES DANOS, QUER NO CORPO, QUER NA BIKE, FOI LEVANTAR E CONTINUAR.
EM SILVEIRINHA GRANDE, DEVIDO À CHUVA E VENTO QUE SE FAZIA SENTIR E QUE ENTRETANTO SE TINHA TORNADO MAIS FORTE, TOMEI A OPÇÃO DE SEGUIR PELA EN109.
MUITAS RECTAS E MUITO TRÂNSITO SOBRETUDO DE CAMIÕES, FEZ COM QUE PEDALASSE COM BASTANTE PRUDÊNCIA E DE FORMA MAIS ASSERTIVA E SEM PARAGENS AFIM DE CHEGAR O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL À FIGUEIRA DA FOZ.
JÁ COM A PONTE SOBRE O RIO MONDEGO À VISTA, O TEMPO COMEÇOU A AMACIAR EMBORA COM MUITO NEVOEIRO. NO ENTANTO, A CHEGADA À FIGUEIRA FOI UM POUCO ORTODOXA, POIS QUANDO ACABEI A TRAVESSIA DA PONTE, DEI POR MIM A ENTRAR NA AUTO-ESTRADA. NÃO ENTREI EM PÂNICO MAS ASSUSTEI-ME. ASSUSTEI-ME PORQUE NÃO ESTAVA EM CONDIÇÕES PARA ANDAR NA AUTO-ESTRADA :) E DEPOIS COMO É QUE EU IRIA ENTRAR NA CIDADE!!!??? SERÁ QUE TINHA DE VOLTAR PARA TRÁS???!!!
RAPIDAMENTE DESMONTEI DA BICICLETA E PASSEI PARA O FORA DA VIA. PARADO EM PLENA ENTRADA DA AE A PENSAR O QUE HAVIA DE FAZER, DEI CONTA DE UM "CARREIRO DE CABRAS" QUE FAZIA A LIGAÇÃO PEDONAL ENTRE A SAÍDA DA PONTE E A ESTRADA QUE LIGAVA À ENTRADA NA FIGUEIRA DA FOZ. BEM, SAFEI-ME :)
AO CHEGAR À FIGUEIRA DA FOZ, TINHA CONCLUÍDO A PRIMEIRA ETAPA DO DIA. PAREI UM POUCO PARA DESCANSAR E ACTUALIZAR O FACEBOOK, DANDO CONTA DE ONDE ESTAVA E COMO ESTAVA A CORRER O DIA.
DEPOIS DE DEIXAR PARA TRÁS A FIGUEIRA DA FOZ, INICIEI A GRANDE DIFICULDADE DO DIA EM TERMOS DE SUBIDA. FOI A ESCALADA E TRAVESSIA DA SERRA DA BOA VIAGEM EM DIRECÇÃO A QUIAIOS.
A SUBIDA DESDE A FIGUEIRA ATÉ AO FAROL DO CABO MONGEDO É FABULOSA. EM BOA HORA O SOL APARECEU PARA APRECIAR O ENORME LENÇOL DE ÁGUA DO OCEANO ATLÂNTICO.
UMA VEZ CHEGADO A QUIAIOS, ENFRENTO UMA ENORME FLORESTA E UMA RECTA ENORMÍSSIMA QUE LIGA À PRAIA DE VIEIRA DE LEIRIA. FORAM 26 KMS EM LINHA RECTA PELA ESTRADA FLORESTAL TODA ESBURACADA. EM MUITO, MUITO MAU ESTADO E FILOS SEM UM ÚNICO MOMENTO TER SENTADO O RABO NO SELIM. FOI UM MARTÍRIO ENORME PEDALAR NESTAS CONDIÇÕES E SEMPRE NA MESMA POSIÇÃO NUMA RECTA LONGA, LONGUÍSSIMA.
EM PLENA RECTA A UM DADO MOMENTO, CRUZEI-ME COM UM CICLOTURISTA ESPANHOL DE MAPA EM RISTE SOBRE O GUIADOR. O QUE ME SURPREENDEU NÃO FOI O CICLOTURISTA EM SI MAS SIM, A SUA IDADE. O SENHOR TERIA UNS 70 ANOS. FABULOSO :)
É JÁ NO VIRAR DESTA ENORME RECTA PARA UMA OUTRA, QUE SE DÁ O CASO DO DIA. O CRANK ESQUERDO PARTE.
VI ALI A MINHA VIDINHA A ANDAR PARA TRÁS. NO MEIO DO NADA, TINHA UMA AVARIA POUCO COMUM E MUITO COMPLICADA E SEM GRANDES ACESSOS A TRANSPORTES PÚBLICOS.
POR MOMENTOS AS LÁGRIMAS SOLTARAM-SE. SENTADO E ENCOSTADO A UM PINHEIRO DE CABEÇA ENCOLHIDA SEM SABER O QUE FAZER E AINDA POR CIMA, NÃO HAVIA UMA VIVA ALMA QUE PASSASSE QUER DE CARRO, MOTA OU OUTRO TRANSPORTE ALI ESTAVA `SEM SABER O QUE FAZER.
PASSADO UNS MOMENTO, TIVE DE REAGIR E COMEÇAR A PENSAR E A PROCURAR SOLUÇÕES.
JÁ ESTABILIZADO EMOCIONALMENTE, COMECEI A PEDALAR COM UM SÓ CRANK.
UNS KMS À FRENTE ENCONTREI UMAS PESSOAS QUE APANHAVAM LENHA E INFORMEI-ME COM ELAS. AS MESMAS ME INFORMARAM QUE HAVIA ALI PERTO UMA LOJA DE BICICLETAS E QUE PROVAVELMENTE ME PODERIAM AJUDAR. CERCA DE 6/7 KMS E MAIS ALGUMAS INFORMAÇÕES, LÁ ENCONTREI A BENDITA LOJA QUE ERA NA REALIDADE UM "GARAGISTA". ISTO NA LOCALIDADE DE CASAL DE SÃO TOMÉ.
DEPOIS DE OS "MECÂNICOS" ANALIZAREM O PROBLEMA E DE TEREM EXPERIMENTADO VÁRIOS CRANKS, NENHUM DELES SERVIA E COMO ESTAVA JÁ NA HORA DO ALMOÇO, TIVE DE ESPERAR PELAS 14:00 PARA QUE OS MESMOS TENTASSEM UMA SOLUÇÃO VIÁVEL PARA O PROBLEMA.
SÃO 15:15 E EU ESTOU PRONTO PARA VOLTAR À ESTRADA :) E COM A BICICLETA TOTALMENTE RECUPERADA E ARRANJADA. A SOLUÇÃO ENCONTRADA FOI FAZER UMA "ESPÉCIE" DE GARROTE NO CRANK PARTIDO. DISSERAM-ME QUE ESTAVA SEGURO E QUE PODERIA MESMO ASSIM DAR A VOLTA AO MUNDO.
ESTE ACONTECIMENTO FEZ COM QUE TIVESSE DE ALTERAR A MINHA ROTA INICIAL E ASSIM FAZER O RESTO DA ETAPA PELA EN109 ATÉ AVEIRO.
CHEGAR A VAGOS FOI UM SALTINHO E DEPOIS POR SUA VEZ CHEGAR A AVEIRO FOI UM NOVO SALTINHO.
UMA VEZ EM AVEIRO, HOSPEDEI-ME NA POUSADA DA JUVENTUDE.
DEPOIS DE UM BOM BANHO TOMADO E DE UM "JANTAR" NO MCDONALD'S QUE FICAVA À BEIRINHA DA POUSADA, O DESCANSO DEPOIS FOI TOTAL E REVIGORANTE.
NO FIM DA JORNADA FORAM MAIS 130 KMS DESGASTANTE E AGORA, SÓ FALTAVA MAIS UM DIA PARA O FIM DA VIAGEM :)
À SAÍDA DO QUARTEL DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE VIEIRA DE LEIRIA
EM DIRECÇÃO À PRAIA DE PEDROGÃO
NA CICLOVIA DA ESTRADA ATLÂNTICA EM DIRECÇÃO À FIGUEIRA DA FOZ
EM PLENA FIGUEIRA DA FOZ JUNTO AO OÁSIS DA PRAIA E NA CICLOVIA DA CIDADE RUMO À SERRA DA BOA VIAGEM
ASCENÇÃO PARA O FAROL DO CABO MONDEGO
FÁBRICA DE CIMENTO DA CIMPOR
SERRA DA BOA VIAGEM. IRIA FAZER AQUELE SERPENTEADO ATÉ AO ALTO :)
FAROL DO CABO MONDEGO
INÍCIO DA ASCENÇÃO DA SERRA DA BOA VIAGEM
DO ALTO DA SERRA, A VISTA PERDE-SE PELA DENSA FLORESTA
NA ESTRADA FLORESTAL, NOS 26 KMS DE RECTA ENTRE QUIAIOS E A PRAIA DE MIRA E ONDE ME CRUZEI COM UM CICLOTURISTA ESPANHOL
O MOMENTO...O CRANK PARTIDO...
LEITURA DO MOMENTO EM QUE O CRANK PARTIU
PEDALAR COM O CRANK PARTIDO
A BICICLETA NA BANCADA DA OFICINA PARA POR FIM SER REPARADA
LEITURA DO GPS À PARTIDA DA OFICINA
EM VAGOS NA QUINTA DO EGA. ESTAVA A SER MONTADO O PALCO E O RECINTO PARA O FESTIVAL DO VAGOS OPEN AIR QUE SE REALIZARIA UMA SEMANA DEPOIS E QUE EU IRIA ESTAR PRESENTE :)
EM AVEIRO NA POUSADA DA JUVENTUDE
O MEU "JANTAR" :)
LEITURA FINAL DO DIA - DADOS GPS
PARA OBTER O TRACK GPS AQUI