CONQUISTA DE PINOCOS

A CONQUISTA DE PINOCOS OU VÉRTICES GEODÉSICOS, AQUELES MARCOS SITUADOS EM ELEVAÇÕES DE MONTANHAS, TORRES DE IGREJAS E OUTROS, É A MINHA MAIS NOVA MANIA NO MUNDO DO OUTDOOR, AVENTURA E CONHECIMENTO.

"...O Centro Geodésico de Portugal, está situado na Serra da Melriça, freguesia e concelho de Vila de Rei, distrito de Castelo Branco.

Encontrando-se a uma Altitude máxima ao Nível do Mar de 592m (anm/asl) e é delineado fundamentalmente pelo Marco Geodésico padrão, pelo Museu da Geodesia e áreas envolvente de apoio e estacionamento.

O Marco Geodésico, é conhecido popularmente por "Picoto da Melriça", sendo constituído por um vértice geodésico de 1ª ordem, piramidal, em alvenaria com 3 metros de base e 9 metros de altura e está desde á muito associado à história da cartografia moderna em Portugal. Esta iniciou-se no século XVIII, no reinado de D. Maria I, quando a soberana convidou a Academia Real da Marinha, a iniciar os trabalhos de triangulação geral do território, para a realização da Carta Geográfica do Reino.

A importância do Marco Geodésico padrão, resulta de que foi a partir deste ponto, que se deu início à marcação dos restantes 8.000 vértices geodésicos de Portugal Continental.

Um vértice geodésico (popularmente chamado "talefe" em Portugal) é um sinal que indica uma posição cartográfica exacta e que forma parte de uma rede de triângulos com outros vértices geodésicos. São escolhidos sítios altos e isolados com linha de visão para outros vértices.

A rede geodésica portuguesa é formada por vértices geodésicos que se dividem em três ordens de importância:

1ª Ordem - pirâmides distando 30 a 60 km
2ª Ordem - cilindro + cone listados distando 20 a 30 km
3ª Ordem - cilindro + cone distando 5 a 10 km
Uma rede geodésica é uma rede de triângulos que são medidos com exactidão a partir de técnicas de levantamento terrestres ou por geodesia espacial. Na "geodesia clássica" (até à década de 1960) esta é feita por triangulação, baseada na medição de ângulos e de algumas distâncias, sendo que a orientação precisa do Norte geográfico é efectuada por métodos de astronomia geodésica. Os instrumentos mais usados são os teodolítos e os tacómetros, que hoje em dia estão equipados por distanciómetros de infravermelhos para medição de distâncias, bases de dados, sistemas de comunicação e parcialmente por ligações satélite..." in forumbtt/wikipédia

OS PINOCOS/VÉRTICES GEODÉSICOS (VG) CONQUISTADOS;

11º- REBOREDO (MOSCOSO-CABECEIRAS DE BASTO) - VG DE 2ª ORDEM BOLEMBREANO SOBRE O CHÃO - 916,93M

 photo CIMG7138_zps9591e85d.jpg


10º- FORMIGUEIRO (STª ISABEL - TERRAS DE BOURO) - VG DE 2ª ORDEM BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA - 837,88M

Photobucket

9º- BASILICA DA SRª DO SAMEIRO (BRAGA) - VG DE 2ª ORDEM SITUADO NA MARCA DE BRONZE SOBRE O PATAMAR DO ZIMBÓRIO (TORRE) - 621,48m

Photobucket

- SÃO MIGUEL O ANJO (STª MARIA DE BOURO) - PINOCO QUE SERVIU PORVENTURA PARA ALGUMA MARCAÇÃO???? DADO QUE NÃO HÁ QUALQUER REGISTO NA REDE GEODÉSICA PORTUGUESA (RGP)

Photobucket

8º- IGREJA DA SRª DA PURIFICAÇÃO EM PRADO (VILA VERDE) - VG DE 2ª ORDEM SOB MARCA DE BRONZE NA TORRE DA IGREJA - 91,38m

Photobucket

7º- CARRIS - SERRA DO GERÊS - VG BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA - 1510,87m

Photobucket

6º- STª CRUZ EM PARANHOS (AMARES) - VG BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA DE 2ª ORDEM - 573,34m

Photobucket

5º-

4º- SERRA DA CABREIRA EM VIEIRA DO MINHO - VG BOLEMBREANO SOBRE TRONCO DE PIRÂMIDE 1º ORDEM - 1263,24m

Photobucket

3º- SERRA DE SÃO LUÍS (PALMELA) - VG BOLEMBREANO SOBRE O CHÃO 2ª ORDEM - 394,76m

Photobucket

2º- SÃO FRANCISCO (AZEITÃO) - VG BOLEMBREANO SOBRE A ROCHA - 259,96m

Photobucket

1º- SÃO JULIÃO EM COUCIEIRO (VILA VERDE) VG PILAR S/CAPELA - 296,11m

Photobucket

Sem comentários:

Enviar um comentário