O PLANO INICIAL, SERIA COM O COMEÇO NA PÓVOA DE VARZIM FAZENDO O RAMAL ATÉ FAMALICÃO. DEPOIS, SEGUIRIA DE COMBOIO ATÉ GUIMARÃES E AÍ FARIA O RAMAL ATÉ FAFE PARA DEPOIS TERMINAR O DIA NO ARCO DE BAÚLHE. NO DIA SEGUINTE, FARIA A LINHA DO TÊMEGA ATÉ AMARANTE PARA ACABAR O DIA NO POCINHO APANHANDO O COMBOIO NO MARCO DE CANAVESES. PARA O TERCEIRO DIA, TERIA A LINHA DO SABOR ATÉ MIRANDA DO DOURO. NESTA FASE FARIA UM TRANSFERE ATÉ CHAVES PARA FAZER A LINHA DO CORGO ATÉ À RÉGUA.
O PLANO ERA AMBICIOSO MAS ERAM PRECISOS MAIS DE 3 DIAS PARA O REALIZAR E EU, SÓ TINHA MESMO TRÊS DIAS PARA A MINHA AVENTURA. REFORMULEI O PLANO E PENSEI FAZER O PÉRIPLO TOTAL EM 3 FASES DIFERENTES, POIS FICAVAM A FALTAR O RAMAL DE VALENÇA-MONÇÃO DA LINHA DO MINHO, A LINHA DO VOUGA E A LINHA DO DÃO.
PLANO REFORMULADO COM NOVOS DADOS TAIS COMO OS HORÁRIOS DOS COMBOIOS E AUTOCARROS PARA OS TRANSFERES, EIS QUE FICOU ASSIM PLANEADO: SAIR DE GUIMARÃES E FAZER O RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE, SEGUIR POR ESTRADA ATÉ AO ARCO DE BAÚLHE E FAZER A LINHA DO TÂMEGA ATÉ AMARANTE E DEPOIS, SEGUIR POR ESTRADA ATÉ AO MARCO DE CANAVESES PARA PERNOITAR. PARA O SEGUNDO DIA, FAZIA LINHA DO DOURO EM COMBOIO ATÉ AO POCINHO E FARIA A LINHA DO SABOR ATÉ CARVIÇAIS. RETORNAVA AO POCINHO PARA APANHAR O COMBOIO ATÉ À RÉGUA E AÍ PERNOITAR NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LOCAIS.PARA O TERCEIRO DIA, FARIA A LINHA DO CORGO ATÉ VILA REAL E REGRESSAVA À RÉGUA PELA LINHA PARA DEPOIS, APANHAR O COMBOIO PARA ERMESINDE, DE ERMESINDE PARA BRAGA E DEPOIS, APANHAR O AUTOCARRO PARA BOURO SANTA MARIA.
ESTE PLANO, FOI CUMPRIDO NA ÍNTEGRA SEM SE DESVIAR 1MM :)
PARA O PRIMEIRO DIA (RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE DA LINHA DO MINHO E LINHA DO TÂMEGA), FOI VERDADEIRAMENTE ESPETACULAR. O RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE É CURTO MAS INTERESSANTE. A LINHA PASSA PELO INTERIOR DAS POPULAÇÕES E ATRAVESSA CAMPOS AGRÍCOLAS E MONTE. É UMA LINHA COM MUITA ATIVIDADE COM MUITA GENTE (DE VÁRIAS IDADES)A ANDAR DE BICICLETA, A CORRER, A ANDAR A PÉ. TODA A SUA EXTENSÃO ESTÁ ASFALTADA. AO LONGO DO SEU TRAÇADO, EXISTEM APEADEIROS. ALGUNS EM DEGRADAÇÃO E OUTROS RECUPERADOS.
ATÉ AO ARCO DE BAÚLE, FIZ POR ESTRADA CERCA DE 25KM.
DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DE GUIMARÃSE, RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE PERTENCENTE À LINHA DO MINHO
A Linha de Guimarães, originalmente denominada de Caminho de Ferro de Guimarãis, é uma linha férrea portuguesa de serviço maioritariamente urbano, que se compreendeu, na sua extensão máxima, entre a Estação Ferroviária de Porto-Trindade e a localidade de Fafe. Actualmente, apenas se considera o troço entre Lousado e Guimarães como parte desta linha. O primeiro troço, entre a Trofa e Vizela, entrou ao serviço em 31 de Dezembro de 1883, tendo a linha chegado a Guimarães em 14 de Abril de 1884 e a Fafe em 21 de Julho de 1907; o troço até à Trindade, comum à Linha da Póvoa, foi inaugurado em 30 de Outubro de 1938.
Originalmente,a Linha de Guimarães era em bitola métrica.
A construtura e operadora original da Linha de Guimarães, a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães, introduziu um tipo de atrelagem próprio, com um tampão central e um gancho em cutelo, muito semelhante às utilizadas nos países nórdicos; esta tendência continuou após a união com a Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão e a formação da Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal.
Até à Década de 1970, a rede de via estreita do Porto constituiu um dos últimos bastiões da tracção a vapor em Portugal, sendo empregues várias locomotivas a vapor, em conjunto com automotoras a gasóleo da Série 9300, introduzidas em 1955. Em meados de 1976, desapareceu por completo a tracção a vapor nos serviços de passageiros, sendo substituída por tracção a gasóleo; alguns serviços esporádicos de mercadorias entre Guimarães e o Porto ainda continuaram a ser rebocados por 4 locomotivas a vapor, baseadas no depósito de Estação de Lousado. Em 1982, encontravam-se a circular, em toda a extensão desta linha, composições rebocadas por locomotivas da Série 9020. No início da Década de 1990, as automotoras da Série 9300 foram substituídas por comboios rebocados pelas locomotivas a gasóleo da Série 9000.
Entre as locomotivas a vapor usadas nesta linha, contavam-se as da Série E101 a E103, construídas em 1907 pela casa alemã Maschinenfabrik Esslingen.
Por decretos de 1891, 1898, 1899, 1900, 1901 e 1903, a concessão foi alterada, permitindo à Companhia a continuação da Linha de Guimarães até Fafe.
Uma lei de 14 de Julho de 1899, que reorganizou a Administração dos Caminhos de Ferro do Estado e criou o Fundo Especial de Caminhos de Ferro, também estabeleceu várias vantagens para a abertura de novas linhas, incluindo apoios financeiros, e isenção de vários impostos, como na importação de material circulante e de materiais de construção; como resultado deste diploma, verificou-se um período de maior actividade na construção de caminhos de ferro, no qual se incluiu a continuação até Fafe.
Em 22 de Novembro de 1901, Carlos I de Portugal autorizou a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães a construir e explorar o troço entre Guimarães e Fafe.12 Tal como o resto da linha, este novo troço deveria ser construído em bitola métrica12 ; como não teve quaisquer apoios do estado neste projecto, a companhia publicou vários títulos de dívida para financiar as obras, e adquirir o material circulante, tendo esta linha sido aberta ao serviço em 21 de Julho de 1907.
Em 1986, o troço entre Guimarães e Fafe foi totalmente encerrado ao tráfego ferroviário tendo sido depois convertido na primeira ciclovia em leito ferroviário de Portugal.
PARA A POSTERIDADE FICAM AQUI AS FOTOS DA RAMAL ENTRE GUIMARÃES-FAFE
PASSAGEM PELO CASTELO DE GUIMARÃES
É PARA ALI :)
NO INÍCIO E ATÉ FAFE
E EM PLENA ANTIGA VIA FÉRREA ONDE ATÉ COELHOS VI :)
O APEADEIRO DE PAÇÔ VIEIRA EM FRANCA DEGRADAÇÃO...É UMA PENA VER UMA ESTRUTURA DESTAS ASSIM, AO ABANDONO...
E A ECOPISTA CONTINUA...
E LÁ VAI O MONGE SOLITÁRIO PELA VIA FÉRREA QUE OUTRORA LIGOU GUIMARÃES A FAFE
A MODERNIDADE MESMO ALI AO PÉ...NO CASO A AUTOESTRADA A7
E CONTINUANDO...
O QUE RESTA DE MAIS UM APEADEIRO...NESTE CASO UM PORÃO DE CARGA
JÁ POR TERRAS DE FAFE
NO APEADEIRO DE CEPÃES E ESTE SIM, BEM RESTAURADO COM PEÇAS DE MUSEU E TUDO :)
E A LINHA CONTINUA...
EM CIMA DA LINHA PENSO QUE...SÃO BENTO
A CHEGAR A FAFE...
À SAÍDA DE FAFE PARA O ARCO DE BAÚLHE
PELAS TERRAS DE BASTO
AO LONGE O MONTE DA SRª DA GRAÇA