JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE PAIRAVA PELOS MEUS PENSAMENTOS, FAZER UMA AVENTURA PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS NACIONAIS DA ZONA NORTE DO PAÍS. O MEU GOSTO EM LER E ESTUDAR A HISTÓRIA DESTAS ANTIGAS INFRAESTRUTURAS QUE SERVIRAM MUITAS POPULAÇÕES DO PAÍS, AGUÇAVA A CADA ANO UM PLANO PARA AS REALIZAR E VIVER ASSIM, UM POUCO A SUA HISTÓRIA, O SEU COMEÇO E O SEU DECLÍNIO. NUMA NOITE QUENTE DESTE MÊS DE AGOSTO, QUANDO LIA UNS ARTIGOS SOBRE ESTAS VIAS FÉRREAS SEGUIDAS DE UM DOCUMENTÁRIO TELEVISIVO, EIS QUE SOOU EM MIM UM ALARME QUE ME DESPERTOU PARA A AVENTURA REAL. DEPOIS DE TER FALADO COM A FAMÍLIA, TER PESQUISADO UMAS NOTAS NA INTERNET E PEDIDO UNS CONSELHOS, ELABOREI UM PLANO E "...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." QUE AÍ VOU EU MAS, DE BICICLETA :)
O PLANO INICIAL, SERIA COM O COMEÇO NA PÓVOA DE VARZIM FAZENDO O RAMAL ATÉ FAMALICÃO. DEPOIS, SEGUIRIA DE COMBOIO ATÉ GUIMARÃES E AÍ FARIA O RAMAL ATÉ FAFE PARA DEPOIS TERMINAR O DIA NO ARCO DE BAÚLHE. NO DIA SEGUINTE, FARIA A LINHA DO TÊMEGA ATÉ AMARANTE PARA ACABAR O DIA NO POCINHO APANHANDO O COMBOIO NO MARCO DE CANAVESES. PARA O TERCEIRO DIA, TERIA A LINHA DO SABOR ATÉ MIRANDA DO DOURO. NESTA FASE FARIA UM TRANSFERE ATÉ CHAVES PARA FAZER A LINHA DO CORGO ATÉ À RÉGUA.
O PLANO ERA AMBICIOSO MAS ERAM PRECISOS MAIS DE 3 DIAS PARA O REALIZAR E EU, SÓ TINHA MESMO TRÊS DIAS PARA A MINHA AVENTURA. REFORMULEI O PLANO E PENSEI FAZER O PÉRIPLO TOTAL EM 3 FASES DIFERENTES, POIS FICAVAM A FALTAR O RAMAL DE VALENÇA-MONÇÃO DA LINHA DO MINHO, A LINHA DO VOUGA E A LINHA DO DÃO.
PLANO REFORMULADO COM NOVOS DADOS TAIS COMO OS HORÁRIOS DOS COMBOIOS E AUTOCARROS PARA OS TRANSFERES, EIS QUE FICOU ASSIM PLANEADO: SAIR DE GUIMARÃES E FAZER O RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE, SEGUIR POR ESTRADA ATÉ AO ARCO DE BAÚLHE E FAZER A LINHA DO TÂMEGA ATÉ AMARANTE E DEPOIS, SEGUIR POR ESTRADA ATÉ AO MARCO DE CANAVESES PARA PERNOITAR. PARA O SEGUNDO DIA, FAZIA LINHA DO DOURO EM COMBOIO ATÉ AO POCINHO E FARIA A LINHA DO SABOR ATÉ CARVIÇAIS. RETORNAVA AO POCINHO PARA APANHAR O COMBOIO ATÉ À RÉGUA E AÍ PERNOITAR NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LOCAIS.PARA O TERCEIRO DIA, FARIA A LINHA DO CORGO ATÉ VILA REAL E REGRESSAVA À RÉGUA PELA LINHA PARA DEPOIS, APANHAR O COMBOIO PARA ERMESINDE, DE ERMESINDE PARA BRAGA E DEPOIS, APANHAR O AUTOCARRO PARA BOURO SANTA MARIA.
ESTE PLANO, FOI CUMPRIDO NA ÍNTEGRA SEM SE DESVIAR 1MM :)
PARA O PRIMEIRO DIA (RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE DA LINHA DO MINHO E LINHA DO TÂMEGA), FOI VERDADEIRAMENTE ESPETACULAR. O RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE É CURTO MAS INTERESSANTE. A LINHA PASSA PELO INTERIOR DAS POPULAÇÕES E ATRAVESSA CAMPOS AGRÍCOLAS E MONTE. É UMA LINHA COM MUITA ATIVIDADE COM MUITA GENTE (DE VÁRIAS IDADES)A ANDAR DE BICICLETA, A CORRER, A ANDAR A PÉ. TODA A SUA EXTENSÃO ESTÁ ASFALTADA. AO LONGO DO SEU TRAÇADO, EXISTEM APEADEIROS. ALGUNS EM DEGRADAÇÃO E OUTROS RECUPERADOS.
ATÉ AO ARCO DE BAÚLE, FIZ POR ESTRADA CERCA DE 25KM.
DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DE GUIMARÃSE, RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE PERTENCENTE À LINHA DO MINHO
A Linha de Guimarães, originalmente denominada de Caminho de Ferro de Guimarãis, é uma linha férrea portuguesa de serviço maioritariamente urbano, que se compreendeu, na sua extensão máxima, entre a Estação Ferroviária de Porto-Trindade e a localidade de Fafe. Actualmente, apenas se considera o troço entre Lousado e Guimarães como parte desta linha. O primeiro troço, entre a Trofa e Vizela, entrou ao serviço em 31 de Dezembro de 1883, tendo a linha chegado a Guimarães em 14 de Abril de 1884 e a Fafe em 21 de Julho de 1907; o troço até à Trindade, comum à Linha da Póvoa, foi inaugurado em 30 de Outubro de 1938.
Originalmente,a Linha de Guimarães era em bitola métrica.
A construtura e operadora original da Linha de Guimarães, a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães, introduziu um tipo de atrelagem próprio, com um tampão central e um gancho em cutelo, muito semelhante às utilizadas nos países nórdicos; esta tendência continuou após a união com a Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão e a formação da Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal.
Até à Década de 1970, a rede de via estreita do Porto constituiu um dos últimos bastiões da tracção a vapor em Portugal, sendo empregues várias locomotivas a vapor, em conjunto com automotoras a gasóleo da Série 9300, introduzidas em 1955. Em meados de 1976, desapareceu por completo a tracção a vapor nos serviços de passageiros, sendo substituída por tracção a gasóleo; alguns serviços esporádicos de mercadorias entre Guimarães e o Porto ainda continuaram a ser rebocados por 4 locomotivas a vapor, baseadas no depósito de Estação de Lousado. Em 1982, encontravam-se a circular, em toda a extensão desta linha, composições rebocadas por locomotivas da Série 9020. No início da Década de 1990, as automotoras da Série 9300 foram substituídas por comboios rebocados pelas locomotivas a gasóleo da Série 9000.
Entre as locomotivas a vapor usadas nesta linha, contavam-se as da Série E101 a E103, construídas em 1907 pela casa alemã Maschinenfabrik Esslingen.
Por decretos de 1891, 1898, 1899, 1900, 1901 e 1903, a concessão foi alterada, permitindo à Companhia a continuação da Linha de Guimarães até Fafe.
Uma lei de 14 de Julho de 1899, que reorganizou a Administração dos Caminhos de Ferro do Estado e criou o Fundo Especial de Caminhos de Ferro, também estabeleceu várias vantagens para a abertura de novas linhas, incluindo apoios financeiros, e isenção de vários impostos, como na importação de material circulante e de materiais de construção; como resultado deste diploma, verificou-se um período de maior actividade na construção de caminhos de ferro, no qual se incluiu a continuação até Fafe.
Em 22 de Novembro de 1901, Carlos I de Portugal autorizou a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães a construir e explorar o troço entre Guimarães e Fafe.12 Tal como o resto da linha, este novo troço deveria ser construído em bitola métrica12 ; como não teve quaisquer apoios do estado neste projecto, a companhia publicou vários títulos de dívida para financiar as obras, e adquirir o material circulante, tendo esta linha sido aberta ao serviço em 21 de Julho de 1907.
Em 1986, o troço entre Guimarães e Fafe foi totalmente encerrado ao tráfego ferroviário tendo sido depois convertido na primeira ciclovia em leito ferroviário de Portugal.
PARA A POSTERIDADE FICAM AQUI AS FOTOS DA RAMAL ENTRE GUIMARÃES-FAFE
PASSAGEM PELO CASTELO DE GUIMARÃES
É PARA ALI :)
NO INÍCIO E ATÉ FAFE
E EM PLENA ANTIGA VIA FÉRREA ONDE ATÉ COELHOS VI :)
O APEADEIRO DE PAÇÔ VIEIRA EM FRANCA DEGRADAÇÃO...É UMA PENA VER UMA ESTRUTURA DESTAS ASSIM, AO ABANDONO...
E A ECOPISTA CONTINUA...
E LÁ VAI O MONGE SOLITÁRIO PELA VIA FÉRREA QUE OUTRORA LIGOU GUIMARÃES A FAFE
A MODERNIDADE MESMO ALI AO PÉ...NO CASO A AUTOESTRADA A7
E CONTINUANDO...
O QUE RESTA DE MAIS UM APEADEIRO...NESTE CASO UM PORÃO DE CARGA
JÁ POR TERRAS DE FAFE
NO APEADEIRO DE CEPÃES E ESTE SIM, BEM RESTAURADO COM PEÇAS DE MUSEU E TUDO :)
E A LINHA CONTINUA...
EM CIMA DA LINHA PENSO QUE...SÃO BENTO
A CHEGAR A FAFE...
À SAÍDA DE FAFE PARA O ARCO DE BAÚLHE
PELAS TERRAS DE BASTO
AO LONGE O MONTE DA SRª DA GRAÇA
PELA NATUREZA, A SOLO OU COM OS AMIGOS, AS MINHAS PEDALADAS,CORRIDAS, AVENTURAS E CAMINHADAS EM MONTANHA E SOBRE CARRIS EM PALAVRAS,IMAGENS E MUITO MAIS...
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
foi uma soberba manhã...estar a passar aqui e a pensar no que tenho lido, é fantástico :)
ResponderEliminar