sábado, 7 de setembro de 2013

PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS DO NORTE (PARTE I) - LINHA DO TÂMEGA (ARCO DE BAÚLHE-AMARANTE) (22/08/2013)

JÁ NO ARCO DE BAÚLHE, E DEPOIS DE UM PEDIDO DE INFORMAÇÃO A UM TAXISTA LOCAL, LÁ ENCONTREI A "AVENIDA DA ESTAÇÃO" QUE ME LEVOU ATÉ À ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, AGORA CONVERTIDA NUM MUSEU E CONSEQUENTEMENTE AO ÍNICIO/FIM DA LINHA DO TÂMEGA.
TRATA-SE DE UMA INFRAESTRUTURA BEM CUIDADA E PRESERVADA. AINDA EXISTEM CARRIS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES, UMA LOCOMOTIVA, UM SILO DE TRANSPORTE DE CIMENTOS, OS LAVABOS EM PERFEITO FUNCIONAMENTO E O "CORPO" PRINCIPAL DA ESTAÇÃO QUE DÁ AGORA LUGAR A UM MUSEU ONDE ENTRE OUTRAS COISAS, AINDA SE PODE VER AS BANDEIRAS DO EMPREGADO DA ESTAÇÃO, BAGAGENS, 2 BALANÇAS, UM TELEFONE, UM PAINEL DE DESPACHOS COM OS RESPETIVOS TICKETS, UMA BOLSA DO REVISOR...
A LINHA DO TÂMEGA ESTÁ MUITO BEM CUIDADA, UMA VEZ QUE A SUA CONVERSÃO EM ECOVIA FOI CONCLUÍDA AINDA NO PRESENTE ANO. É UMA LINHA ESPETACULAR COM PAISAGENS DESLUMBRANTES SOBRE O RIO TÂMEGA, SOBRE O MONTE DA SRª DA GRAÇA, SOBRE OS VINHEDOS DA REGIÃO.
AO CONTRÁRIO DA LINHA ANTERIOR, NÃO ME CRUZEI COM MUITA GENTE. APENAS ESPORADICAMENTE POR ALGUNS BETETISTAS. PELA SUA EXTENSÃO, ENCONTREI ESTAÇÕES E APEADEIROS. UNS BEM CUIDADOS MAS OUTROS EM AUTÊNTICA DEGRADAÇÃO. ENTRE OS QUAIS, O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI O DE MONDIM DE BASTO. UMA ESTRUTURA COM UMA VISTA FABULOSA PARA O RIO TÂMEGA MAS EM TOTAL DEGRADAÇÃO ONDE AINDA RESIDEM E RESISTEM À MÃOS ALHEIAS, ALGUNS PAINÉIS DE AZULEJOS VERDADEIRAMENTE ESPETACULARES. AQUI, FIZ UMA PARAGEM MAIS PROLONGADA PARA “ALMOÇAR” E ADMIRAR TODA A PAISAGEM QUE INCIDIA SOBRE O RIO E A PONTE QUE O ATRAVESSA. AO MESMO TEMPO, TENTAVA ATRAVES DO PENSAMENTO RECUAR NO TEMPO E IMAGINAR COMO TUDO ISTO SERIA NA ALTURA EM QUE O COMBOIO AQUI PASSAVA. UMA COISA ME MOSTROU. É O FACTO DE AO LONGO DA LINHA HAVER UM SENTIMENTO DE TRISTEZA PORQUE O VAZIO DA AUSÊNCIA DO COMBOIO EXISTE MESMO. ESTA LINHA, PASSA IGUALMENTE PELO MEIO DE POPULAÇÕES, CAMPOS DE CULTIVO E MUITO MONTE.
CHEGADO A AMARANTE, UMA CIDADE COM MUITA VIDA NESTA ALTURA DO ANO, AINDA PEDI INFORMAÇÃO A UM AGENTE DA AUTORIDADE DA PSP, PARA ME INDICAR O MELHOR “CAMINHO” PARA SEGUIR VIAGEM ATÉ AO MARCO DE CANAVESES.
UMA VEZ NO MARCO DE CANAVESES, SÓ FOI DESMONTAR E INSTALAR-ME CONFORTAVELMENTE NA CASA DE UM AMIGO (UMA VEZ MAIS, MUITO OBRIGADO PELA TUA AMIZADE E HOSPITALIDADE VITOR SOUSA) E DESCANSAR PARA O DIA SEGUINTE MAS, SEM PRIMEIRO APANHAR UM GRANDE SUSTO.
NESTE MESMO DIA, AINDA FUI À ESTAÇÃO DO MARCO SABER OS HORÁRIOS DO COMBOIO PARA O POCINHO. NA ESTAÇÃO, O FUNCIONÁRIO DA CP, ME INFORMOU QUE A BICICLETA NÃO PODIA VIAJAR. TINHA DE SER SOMENTE ELA OU EU… FIQUEI APAVORADO E AINDA PARA MAIS ERA SÓ EU…DEPOIS DE PENSAR UM POUCO, A SOLUÇÃO FOI ENCONTRADA. TERIA DE LEVAR A BICICLETA DESMONTADA E PERFEITAMENTE EMBALADA. E ASSIM ACONTECEU.

 photo CIMG8660_zps1fa8842c.jpg

DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO TÂMEGA QUE LIGAVA LIVRAÇÃO AO ARCO DE BAÚLHE

 photo 1209314_535959353137710_61449811_n_zpse973f3c8.jpg
 photo linhadotacircmega1_zps41ef2e61.jpg


A Linha do Tâmega, originalmente denominada de Caminho de Ferro do Valle do Tamega ou Linha do Valle do Tamega, é uma ferrovia de via estreita (1000 mm) no norte de Portugal, que liga a estação de Livração (na Linha do Douro) à estação de Arco de Baúlhe, numa extensão total de 51,733 quilómetros1 ; foi inaugurada, na sua totalidade, no dia 15 de Janeiro de 19492 , tendo sido completamente encerrada em 2008, por motivos de obras de beneficiação, no troço entre Livração e Amarante.

Ao longo do curso do Rio Tâmega em território português, desenvolve-se uma região que apresentava, no Século XIX, uma elevada população, e uma rica produção agrícola, mineira e florestal; além disso, o rio em si fornecia um caminho natural da localidade fronteiriça de Chaves até ao Douro, permitindo a ligação à cidade do Porto. Assim, começou-se a planear a construção de um caminho de ferro, para facilitar os transportes naquela região, e, assim, potenciar a sua produção; em 1877, a Associação dos Engenheiros Civis publicou um plano, pedido pela Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão, para prolongar a sua linha da Póvoa até Chaves, passando por Guimarães, Fafe e Cavez.5 Dois anos depois, uma proposta de lei do Ministro Lourenço de Carvalho preconizava a construção de caminhos de ferro entre Famalicão a Régua via Chaves, com um ramal da Linha do Douro até Cavez, passando por Amarante.5 Também foi pedida uma concessão para uma linha entre Livração e Chaves, em leito próprio.
Entre 1885 e 1886, o Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, Emídio Navarro ordenou o estudo de todas os caminhos de ferro de via estreita na zona de Trás-os-Montes, no âmbito de um programa de desenvolvimento do transporte ferroviário na zona a Norte do Rio Mondego; entre as linhas analisadas em 1886, encontrava-se uma entre Viseu e Chaves, seguindo o curso do Rio Tâmega a partir do Douro, e que podia ser tanto em via larga como estreita.7 8 5 9 No ano seguinte, voltaram a ser estudadas, mas para a utilização de via larga10 ; verificou-se, então, que o terreno acidentado seria muito mais propício à utilização de bitola estreita, pelo que utilizaram este tipo de via quando elaboraram o ante-projecto para esta linha.
O troço de Chaves a Vidago desta linha iria ser comum com a Linha da Regoa a Chaves, que permitiria ligar a capital de distrito, Vila Real, à vila flaviense e à Linha do Douro.5 Um inquérito administrativo de 1898 reconheceu oficialmente a existência destes empreendimentos, e estabeleceu uma comissão técnica para apresentar as várias propostas para as linhas7 ; por um decreto de 6 de Outubro do mesmo ano Elvino de Brito formou uma outra comissão para elaborar um plano técnico para os caminhos de ferro complementares ao Norte do Rio Mondego e a Sul do Rio Tejo, e que fossem estudadas as linhas que não possuíssem já um projecto.8 10 5 Esta comissão incluiu, no Plano da Rede, uma linha de Livração, na Linha do Douro, ao Vidago, na futura Linha do Corgo; a Linha do Tâmega deveria seguir a Ribeira de Oura, e, em Cavez, entroncar com o prolongamento da Linha de Guimarães.
Desta forma, as linhas transmontanas foram inseridas, como via métrica, no Plano Oficial da Rede ao Norte do Mondego, publicado em 15 de Fevereiro de 1900.; entre as várias ligações classificadas, estavam os troços de Guimarães a Cavez, e da Livração à fronteira, passando por Amarante, Cavez e Chaves. O traçado devia adoptar tanto quanto possível uma directriz marginal até Cavez, devido à difícil orografia do terreno; também não se podia distanciar muito do Concelho de Mondim de Basto, de forma a melhor servir aquela região.
Em 14 de Julho de 1899, uma lei criou a operadora Caminhos de Ferro do Estado, para gerir e construir as ligações ferroviárias do Governo, e um fundo especial para financiar as obras; desta forma, revitalizou-se o ritmo de construção de caminhos de ferro em Portugal, tanto em via larga como estreita.
Quando o Conde de Paçô Vieira tomou posse da pasta das Obras Públicas, nos princípios de 1903, procurou impulsionar a construção de caminhos de ferro em Portugal, através dos recursos do Fundo Especial de Caminhos de Ferro e da gestão da Administração dos Caminhos de Ferro do Estado, ambos fundados por uma lei de 14 de Julho de 1899; assim, ordenou, por uma portaria de 9 de Março de 1903, que fossem realizados os estudos para a Linha do Valle do Tamega ; no entanto, em Junho, ainda não se tinham iniciado, motivo pelo qual o Ministro das Obras Públicas, Conde de Paçô Vieira, foi questionado pelos conselheiros António Cândido, Pereira e Cunha, e Motta Prego, que solicitaram a realização dos estudos e das obras de construção. Em resposta às solicitações, o Ministro ordenou que fosse posto à disposição dos Caminhos de Ferro do Estado o pessoal necessário para os estudos12 ; numa lei de 1 de Julho, inseriu o troço de Livração a Cavez entre as linha ferroviárias prioritárias.5 Por essa altura, surgiu um movimento para deslocar o ponto inicial, de Livração para Caíde, de forma a que a linha passasse a servir Lixa, ao invés de Amarante; porém, um reconhecimento que foi realizado demonstrou que tal traçado seria inviável.
Com a oficialização destes novos projectos, tornou-se necessário expandir uma lei publicada em 14 de Julho de 1899, que autorizou o Governo a construir diversas linhas; desta forma, em 1903, o Ministro das Obras Públicas apresentou uma proposta de lei, que permitiria o financiamento e a construção de vários troços, incluindo o de Livração a Cavez. O financiamento foi, assim, garantido por leis publicadas em 24 de Abril e 1 de Julho do mesmo ano.
Previa-se que esta linha fosse a mais importante artéria ferroviária na região, uma vez que iria terminar na Linha do Corgo e ligar-se em Cavez à Linha de Guimarães, unido, assim, a rede de via métrica do Porto às linhas transmontanas. Por outro lado, também iria servir as Terras de Basto13 ; com efeito, foram as autarquias desta desta região, junto a de Amarante, que impulsionaram a construção da Linha junto do parlamento.15 No entanto, apesar da sua importância, continuava a ser menos prioritária que a Linha do Corgo, uma vez que esta iria ligar Vila Real à rede ferroviária nacional. Desta forma, e devido à falta de um projecto e dos recursos financeiros necessários, a sua construção foi atrasada pelo Ministro das Obras Públicas em 21 de Outubro de 1903, embora tenham sido atribuídas novas verbas, para a continuação dos estudos da Linha.
O traçado original iniciava-se em Livração, mas uma outra corrente de opinião pretendeu que a linha devia iniciar-se em Caíde e passar pela Lixa antes de chegar a Amarante, tendo esta alteração sido estudada por ordem de uma portaria de 9 de Junho de 1904; chegou-se, no entanto, à conclusão que o traçado original continuava a ser mais vantajoso, pelo que foi aprovado por uma outra portaria, datada de 9 de Dezembro do mesmo ano.
Em 13 de Fevereiro de 1905, a Direcção do Minho e Douro dos Caminhos de Ferro do Estado anunciou a realização, no dia 20 de Março, de um concurso público para a construção do Caminho de Ferro do Valle do Tamega, dividido em 3 empreitadas.

Em Março de 1905, a divisão de Minho e Douro da operadora Caminhos de Ferro do Estado deu início à construção da linha na Estação de Livração ; em Agosto, os trabalhos estavam em plena actividade, não obstante algumas dificuldades encontradas nos processos de expropriação.
Foi inaugurada, no seu troço inicial, entre a Estação de Livração e a Estação de Amarante, a 20 de Março de 1909. , tendo a exploração sido iniciada no dia seguinte.4 A composição do comboio inaugural era constituída por carruagens de 1ª e 3ª classes, um salão, um furgão e dois vagões de carga, rebocados por uma locomotiva a vapor Compound 410, tendo chegado à estação de Amarante às 11 horas e 45 minutos.1 Este troço, com 12,8 Km de comprimento, custou cerca de 352:000$000 réis, tendo 42:000$000 sido gastos nas duas estações extremas, e 92:000$000 nas obras de arte.

Em 1910, o ministro Moreira Júnior tentou reservar, através de uma proposta de lei, a quantia de 600:000$000 réis para continuar a linha até Cavez, tentativa que foi gorada pelos problemas políticos da altura. Só após grande pressão de várias personalidades da região se avançou para o restante percurso, com cerca de 39 quilómetros, até Arco de Baúlhe; os trabalhos de construção recomeçaram em 1916, avançando lentamente, tendo sido inaugurado, em 22 de Novembro de 1926, o troço entre a Estação de Amarante e o Apeadeiro de Chapa.

A exploração desta Linha, junto com as do Sabor e Corgo, que também foram construídas pelo Estado, foi, inicialmente, muito influenciada pelas formas de organização já aplicadas nas linhas de bitola larga; surgiram, naturalmente, algumas diferenças, nomeadamente no material circulante, onde o uso de eixos foi preterido a favor de bogies, devido à maior curvatura das vias. Não obstante a falta de oficinas próprias, de regras exclusivas para reduzir os custos, e o facto de estarem ainda muito incompletas, estas vias férreas lograram, no princípio, cobrir relativamente as suas despesas de exploração, excepto no caso da Linha do Sabor; assim, em 1914, apresentavam um coeficiente de exploração apenas ligeiramente negativo. Porém, a partir daquele ano, começou-se a evidenciar uma maior desorganização administrativa no interior dos Caminhos de Ferro do Estado, especialmente após a Revolta de 19 de Outubro de 1921, com efeitos degenerativos na exploração das linhas, o que se reflectiu num acentuado aumento do coeficiente. Os trabalhos foram interrompidos, levando a pedidos para a continuação das obras, como o que foi feito pelas autarquias de Celorico de Basto, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto, em finais de 1926.
Em 11 de Março de 1927, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses venceu o concurso para o arrendamento das linhas dos Caminhos de Ferro do Estado, incluindo a Linha do Tâmega, que foi subalugada à Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal em 27 de Janeiro do ano seguinte, para que esta explorasse a Linha durante 30 anos, e construísse o troço até Celorico de Basto e Arco de Baúlhe, e fizesse a ligação com a Linha de Guimarães. Nessa altura, já não se esperava que a Linha chegasse a ter lucro, por mais económica que fosse a exploração; assim, o défice deveria ser coberto pela empresa arrendatária, ou seja, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, e pelo Estado, sendo a quantia da indemnização estabelecida pelo Tribunal Arbitral. Um dos motivos para esta comparticipação devia-se ao facto de, embora a Linha do Tâmega, tal como as Linhas do Corgo e do Sabor, não produzisse lucro per se, contribuía de forma importante para o movimento nas linhas de via larga, produzindo, assim, um considerável rendimento em impostos e receitas para o Estado e para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Uma situação semelhante foi aplicada à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, que ficou a gerir as Linhas do Corgo e Sabor.
O Decreto n.º 13829, de 25 de Junho de 1927, ordenou que fosse realizada uma revisão geral de toda a rede ferroviária no continente6 ; o plano da rede revisto entrou em vigor pelo Decreto n.º 18190, de 28 de Março de 1930. Neste novo documento, estavam programadas 3 ligações ferroviárias ligadas entre si na zona a Norte do Rio Douro: as Linhas do Tâmega e do Ave, e a Transversal de Trás-os-Montes; o traçado da primeira foi alterado, em relação à directriz de 1900, tendo o ponto de ligação com a Linha do Corgo sido mudado para um ponto a ser determinado pelos estudos, mas estabelecido em princípio na Estação de Pedras Salgadas, servindo, desta forma, a localidade de Ribeira de Pena, e seguindo o vale do Rio Avelames. A via férrea seria continuada até Mirandela, pela Transversal de Trás-os-Montes, enquanto que a Linha do Ave ligaria Arco de Baúlhe, na Linha do Tâmega, a Caniços, na Linha de Guimarães; assim, todos os caminhos de ferro de bitola métrica a Norte do Rio Douro ficariam interligados, excepto a Linha do Sabor, uma vez que não foi classificada a Transversal de Chacim, de Macedo de Cavaleiros até ao Mogadouro. Desta forma, a Região de Basto ficaria servida completamente pelas Linhas do Tâmega e do Ave.11 Não se verificaram quaisquer reclamações em relação ao novo traçado, tendo apenas o concelho de Boticas pedido para se manter o anterior projecto até Vidago, sem sucesso.
A obra de construção da Linha do Tâmega foi entregue, pela Companhia do Norte, ao subempreiteiro Barros. Quando se assinou o contrato, as obras de continuação até Celorico estavam apenas no princípio, tendo sido definitivamente iniciadas em Outubro de 1929. O modelo de exploração utilizado, e as próprias características físicas da Linha, de reduzido comprimento e traçado desadequado, e o seu isolamento em relação aos outros caminhos de ferro de via estreita, aumentavam os custos de exploração e tornavam quase impossível a geração de resultados positivos.28 Outro factor a ter em conta era a draconiana fiscalização governamental estabelecida pelo contrato, que retirava qualquer liberdade de acção às companhias ferroviárias; este precedente era baseado num decreto de 31 de Dezembro de 1864, então ainda em vigor, e num regulamento de 11 de Abril de 1868, com apenas ligeiras modificações introduzidas por um decreto de 25 de Agosto de 1927. Ainda assim, inicialmente, a gestão da Companhia do Norte verificou-se benéfica para a Linha, tendo conseguido reduzir consideravelmente o coeficiente de exploração; no entanto, seria atingida, no início da Década de 1930, por uma crise resultante principalmente da Grande Depressão e da crescente concorrência da camionagem, e que teve efeitos negativos em geral nos caminhos de ferro nacionais. Ainda assim, as obras continuaram, estando, em 1931, a decorrer com grande actividade ; ainda assim, surgiram várias dificuldades na construção, tendo sido impossível cumprir o prazo previsto, de Abril de 1931, para a total conclusão da Linha.
Em Janeiro de 1932, o troço até Celorico de Basto já estava terminado, prevendo-se a sua inauguração para muito breve.29 31 Com efeito, este troço foi inaugurado em 20 de Março desse ano.O transporte dos convidados para a cerimónia foi realizado por um comboio especial, organizado pela Companhia do Norte, e que partiu da Estação de São Bento. Depois de uma curta paragem na Estação de Paredes, o comboio chegou a Livração às 11:45; nesta estação realizou-se o transbordo para outro comboio especial, que seguiu viagem pela Linha. Às 12:20, realizou-se uma paragem em Amarante, onde o comboio foi recebido pela população, e entraram alguns altos funcionários públicos daquela localidade. Depois de uma paragem em Gatão, o comboio chegou a Chapa às 12:40. Nesta estação, o Ministro do Comércio cortou a fita cerimonial, e realizou um discurso; cerca de 10 minutos depois, o comboio inaugural seguiu viagem, parando na Ponte das Carvalhas, em Codeçoso e Lourido, tendo chegado a Celorico de Basto às 13:30. Na estação, que tinha sido ornamentada para a cerimónia, encontrava-se uma multidão, para receber a comitiva; uma banda começou a tocar o hino nacional quando o comboio chegou, e foram lançados foguetes. Realizou-se, então, um cortejo, com duas bandas de música, desde a estação até aos Paços do Concelho, passando pelas ruas da cidade, que tinham também sido enfeitadas para a ocasião. No salão nobre da Câmara Municipal, com discursos do presidente da autarquia e do Ministro do Comércio; em seguida, o cortejo dirigiu-se para a Casa do Prado, onde teve lugar a cerimónia do copo d'água. A cerimónia terminou com o regresso do cortejo à estação, e da partida do comboio especial.
No dia seguinte, iniciaram-se os serviços naquele troço, fazendo transporte de passageiros e mercadorias nos regimes de grande e pequena velocidades.
Entretanto, e ao contrário do que tinha sido previsto no contrato, o Estado não chegou a pagar a sua quota de 70% das indemnizações; a Companhia Nacional conseguiu, ainda, obter um juízo favorável do tribunal arbitral sobre as indemnizações, mas este direito foi negado de todo à Companhia do Norte. Ainda assim, a Companhia continuou a exploração da Linha, cujo défice, agravado pelos custos de duplicação e mudança de bitola da Linha da Póvoa, da qual também era concessionária, degradaram consideravelmente a sua situação financeira , culminando no Decreto-Lei n.º 22951, de 5 de Agosto de 1933, que suspendeu os conselhos de administração e fiscal da Companhia, sendo substituídos por uma comissão governamental.

Apesar da linha ter chegado a Celorico, ainda se encontrava longe de Arco de Baúlhe, que era um ponto de concentração de vias rodoviárias, podendo, assim, servir indirectamente as localidades de Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto, e a Região de Barroso. O troço, com 16,6 km de extensão, foi orçado, na sessão de 21 de Março de 1932 do Conselho Superior de Caminhos de Ferro, em 9.808.000$00, que seriam pagos ao longo de 4 anos. No tramo de Celorico a Mondim de Basto, previa-se a construção de um túnel de 100 m, no valor de 366.000$00, e do Viaduto de Matamá, de 1.800.000$00; estes valores, junto ao custo previsível de 460.000$00 por quilómetro, amontavam a 4.512.000$00 neste troço, que seriam dispendidos ao longo de 3 anos. A estação de Mondim ficaria junto à ponte, com acesso por estrada, permitindo ligação a todo o concelho de Mondim de Basto e à Freguesia de Cerva. Previa-se a chegada a Mondim na Primavera de 1934, e a Arco de Baúlhe na mesma altura do ano, em 1935.
Nas sessões de Maio de 1933 da Comissão Administrativa do Fundo Especial de Caminhos de Ferro, foi autorizada a renovação de via entre Livração e Vila Caiz, na então Linha do Vale do Tâmega.38 Em Março de 1934, o Conselho Superior de Caminhos de Ferro aprovou o processo do concurso para o troço de Celorico a Arco de Baúlhe, orçado em 6.460.835$38, e que devia estar concluído em 2 anos ; incluía a construção de todas as estruturas e obras de arte, e de estradas para as estações de Mondim de Basto e Arco de Baúlhe, e para o Apeadeiro de Canêdo. O concurso foi realizado pela Direcção Geral de Caminhos de Ferro em 14 de Abril, tendo-se apresentado 16 candidatos, sendo a maior proposta a da Sociedade Construtora de Cimento Armado, Lda.
Em finais de 1934, o Ministro das Obras Públicas recebeu uma representação da população de Cabeceiras de Basto, pedindo que o traçado da Linha do Tâmega fosse alterado, de forma a servir directamente a localidade de Refojos de Basto, então sede daquele concelho.
A linha voltou para a gestão directa da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1947, que inaugurou o troço até Arco de Baúlhe em 15 de Janeiro de 1949. Em 1948, entraram ao serviço, nesta linha, as automotoras da Série 9100.
Em 1949 foram introduzidas locomotivas a diesel, relegando as antigas locomotivas a vapor para circulação em dias de festa.

Fases da Construção

Entre as Estações Extensão Inauguração
Livração – Amarante 12,770 km 21 de Março de 1909
Amarante - Chapa 8,430 km 22 de Novembro de 1926
Chapa - Celorico de Basto 13,370 km 20 de Março de 1932
Celorico de Basto - Arco de Baúlhe 17,160 km 15 de Janeiro de 1949

Na Década de 1960, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses procurou obter um empréstimo do Banco Mundial, de forma a modificar profundamente o sistema ferroviário português; nesse âmbito, realizou vários estudos de rentabilidade, tendo sido analisadas, em 1968, as Linhas do Tâmega, Corgo e Sabor, de forma a modificar a forma de exploração naquelas vias férreas, que se apresentavam deficitárias.43 Assim, procurou-se saber se a Companhia devia continuar os seus serviços, com contrapartidas financeiras por parte do estado , tendo já surgido a hipótese de encerrar estas linhas.
Com a alegação de diminuta utilização, o troço entre Amarante e Arco de Baúlhe, numa extensão de 38,960 km, foi encerrado ao tráfego a 1 de Janeiro de 1990.
Em 1995, encontravam-se a ser preparadas várias iniciativas para a realização de serviços turísticos regulares nesta linha, no âmbito de um programa de turismo ferroviário da operadora Caminhos de Ferro Portugueses, nas redes do Douro e Vouga.
A 25 de Março de 2009, o troço que ainda se mantinha em serviço, entre Livração e Amarante, foi encerrado para se proceder a obras de beneficiação, cuja empreitada já se encontrava atribuída em 200946 ; previa-se a conclusão das mesmas para 2011.

Ao longo do seu traçado a linha tem 8 pontes: Ovaia, São Lázaro, Santa Natália, ribeira de Fiães, Vitureiras, rio da Vila, Caniço, Carvalhas e Matama.
Tem um único túnel: Gatão, com o comprimento de 150 m.

A circulação do troço entre as estações de Livração e Amarante foi interrompida pela Rede Ferroviária Nacional, por motivos de segurança, em 25 de Março de 2009.
A CP Regional assegurou ligações alternativas por autocarro até ao dia 1 de Janeiro de 2012, sendo o serviço rodoviário alternativo suprimido a partir dessa data, devido à suspensão do processo de reativação desta linha.

Está convertida atualmente em ecovia à exceção do ramal entre a Livração e Amarante.

PARA A POSTERIDADE FICAM AQUI AS FOTOS :)

NA ESTAÇÃO DO ARCO DE BAÚLHE

 photo CIMG8652_zpsb11ed6c5.jpg
 photo CIMG8653_zps899c50f2.jpg
 photo CIMG8654_zps8b3b6290.jpg
 photo CIMG8655_zps36b9915d.jpg
 photo CIMG8656_zps144d8659.jpg

CISTERNA 7012002 DE 1926 (BÉLGICA)

 photo CIMG8657_zps702323de.jpg

VAGÃO 5937023 DE 1909/11 (PORTUGAL)

 photo CIMG8658_zpsd1e2caff.jpg

CONTINUANDO NA ESTAÇÃO DO ARCO DE BAÚLHE ADMIRANDO CADA CANTO, CADA ARESTA DESTE RECINTO AGORA CONVERTIDO NUM MUSEU

 photo CIMG8659_zps5d80ce48.jpg
 photo CIMG8661_zpsb7d705eb.jpg
 photo CIMG8662_zpsb8044c6a.jpg
 photo CIMG8663_zps5fc5a48e.jpg
 photo CIMG8664_zps73531c6a.jpg
 photo CIMG8665_zpsfce9f0cb.jpg
 photo CIMG8666_zps23b3bb9f.jpg
 photo CIMG8667_zps30bdafbc.jpg
 photo CIMG8668_zps7fda0f8f.jpg

A SATISFAÇÃO DO MONGE ERA DEMAIS EVIDENTE

 photo CIMG8669_zps59803f99.jpg

E A VISITA À ESTAÇÃO DO ARCO DE BAÚLHE PROSSEGUE

 photo CIMG8670_zps2327b62a.jpg
 photo CIMG8671_zps635e2de2.jpg
 photo CIMG8672_zps45fb56aa.jpg
 photo CIMG8673_zps39f3e4a5.jpg
 photo CIMG8674_zpsf1ad8f55.jpg
 photo CIMG8675_zps01d1a51e.jpg
 photo CIMG8676_zpsabd27e14.jpg
 photo CIMG8678_zpsf57892f3.jpg

VISITA BREVE AO MUSEU EM PLENA ESTAÇÃO

 photo CIMG8679_zps7abc1aa5.jpg
 photo CIMG8680_zpsdcca1863.jpg
 photo CIMG8681_zps73482de5.jpg
 photo CIMG8682_zpsb29cc044.jpg
 photo CIMG8683_zpseb76ed6b.jpg
 photo CIMG8684_zps1d892e52.jpg
 photo CIMG8685_zps954864a1.jpg
 photo CIMG8686_zpsf81f633c.jpg
 photo CIMG8687_zpsae02ac69.jpg
 photo CIMG8688_zps16190f8c.jpg
 photo CIMG8689_zps1f6b7806.jpg
 photo CIMG8690_zps8e51f5c4.jpg

HORA DE SEGUIR VIAGEM

 photo CIMG8691_zps6690a09a.jpg
 photo CIMG8692_zps8886cec3.jpg
 photo CIMG8693_zpsf8f48964.jpg
 photo CIMG8694_zpsc6c602d6.jpg
 photo CIMG8695_zps0cdad810.jpg
 photo CIMG8696_zps560b3e94.jpg

E A LINHA VERDADEIRAMENTE COMEÇA... E AGORA, É SÓ DESFRUTAR DAS PAISAGENS E RELEMBRAR O "POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA...

 photo CIMG8697_zps7157a978.jpg
 photo CIMG8698_zps266cedd2.jpg
 photo CIMG8699_zps34c92a44.jpg
 photo CIMG8700_zpsca8506ca.jpg
 photo CIMG8701_zps08fcf4d5.jpg
 photo CIMG8702_zps4b877c71.jpg

E O RIO TÂMEGA FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO

 photo CIMG8704_zps0389de62.jpg

ENQUANTO QUE O MONTE DA SRª DA GRAÇA ME ACOMPANHA

 photo CIMG8706_zps975273d7.jpg

SINAL VIVO QUE AINDA DÁ VIDA À LINHA

 photo CIMG8707_zps1b289145.jpg

"...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..."

 photo CIMG8709_zpsebaeaf69.jpg
 photo CIMG8710_zps571d98d5.jpg

VILA NUNE E O SEU APEADEIRO...NESTA IGREJA TOQUEI ALGUMAS VEZES COM A SOCIEDADE FILARMÓNICA DE VILARCHÃO AQUANDO AS FESTAS LOCAIS...O "PIOR" DESTA FESTA ERAM OS EXTENSSÍSSIMOS SERMÕES DO PREGADOR...

 photo CIMG8711_zps370bfbc9.jpg
 photo CIMG8712_zpsf196ef15.jpg
 photo CIMG8713_zps44aa7345.jpg
 photo CIMG8715_zps82610a8a.jpg
 photo CIMG8716_zps555f15b1.jpg
 photo CIMG8717_zps4b2db2b8.jpg
 photo CIMG8719_zps0f6b3d05.jpg
 photo CIMG8721_zps61742d23.jpg
 photo CIMG8722_zpsee75c136.jpg
 photo CIMG8723_zpsa4f30294.jpg
 photo CIMG8725_zpsd2d7b81f.jpg
 photo CIMG8726_zpscf48bffb.jpg
 photo CIMG8727_zpsa3ff124c.jpg
 photo CIMG8728_zps18067cde.jpg


O MONGE EM PLENA LINHA DO TÂMEGA

 photo CIMG8729_zpsa3226850.jpg

CANEDO E O SEU APEADEIRO...NESTA LOCALIDADE TOQUEI ALGUMAS VEZES COM A SOCIEDADE FILARMÓNICA DE VILARCHÃO AQUANDO AS FESTAS LOCAIS...

 photo CIMG8730_zps5e9d87f6.jpg
 photo CIMG8732_zps30c6d073.jpg
 photo CIMG8733_zpsa6b96c08.jpg
 photo CIMG8734_zps0825f8c6.jpg
 photo CIMG8735_zpsd2928bb6.jpg
 photo CIMG8736_zpsb4fe1bb4.jpg
 photo CIMG8737_zpsb08d3551.jpg
 photo CIMG8738_zps37e6c1b1.jpg
 photo CIMG8739_zps6ab3cf90.jpg
 photo CIMG8740_zps1a52ddac.jpg
 photo CIMG8741_zpsb1b58d1a.jpg
 photo CIMG8742_zps683b5d12.jpg

PASSANDO POR PADREDO

 photo CIMG8743_zps6ca7b573.jpg
 photo CIMG8744_zps70f1b502.jpg
 photo CIMG8745_zps6807bae4.jpg
 photo CIMG8746_zps21bdd855.jpg
 photo CIMG8748_zpsefdf4635.jpg
 photo CIMG8749_zps56f3d5c3.jpg

AS VINHAS DO VALE DO TÂMEGA

 photo CIMG8750_zps7c7e61aa.jpg
 photo CIMG8751_zpsc9ba68a3.jpg

PASSANDO PELA ESTAÇÃO DE MONDIM DE BASTO...AQUI PAREI UM POUCO MAIS PARA "ALMOÇAR" E CONTEMPLAR A ESTAÇÃO E O SEU PASSADO... O RIO TÂMEGA E SENTIR A HISTÓRIA DESTE LUGAR EM CONSONÂNCIA COM A LINHA... A PARTE MAIS TRISTE DESTE LUGAR, ALÉM DA SUPRESSÃO DA LINHA, É VER ESTA ESTRUTURA EM FRANCA DEGRADAÇÃO E OLHAR OS RICOS PAINÉIS EM AZULEJOS AO "DEUS DARÁ" QUASE QUE À ESPERA QUE A MÃO ALHEIA CONTINUE A LEVÁ-LOS...

 photo CIMG8753_zps5fbc54e1.jpg
 photo CIMG8754_zpsdacb5211.jpg
 photo CIMG8755_zpsb17283dc.jpg
 photo CIMG8756_zps49579458.jpg
 photo CIMG8757_zps54c9d6f2.jpg
 photo CIMG8758_zps9737f28a.jpg
 photo CIMG8759_zpsaa8c1c5c.jpg
 photo CIMG8760_zps36fb6d18.jpg
 photo CIMG8761_zpsf7aafffe.jpg
 photo CIMG8762_zps1fe2e94d.jpg
 photo CIMG8763_zps47339453.jpg
 photo CIMG8764_zps05b658a3.jpg
 photo CIMG8765_zps9c92e5c8.jpg
 photo CIMG8767_zpsaa588ec8.jpg
 photo CIMG8768_zps11c71e44.jpg
 photo CIMG8769_zps1dbde3fa.jpg
 photo CIMG8770_zps5c1f2bf6.jpg
 photo CIMG8771_zps72f24c5a.jpg
 photo CIMG8772_zps5273d56f.jpg
 photo CIMG8773_zpsffe6c368.jpg
 photo CIMG8774_zps6f6b14fa.jpg
 photo CIMG8775_zpsc2e679fc.jpg
 photo CIMG8776_zps2c8cdc69.jpg
 photo CIMG8777_zpsdf6386b0.jpg
 photo CIMG8779_zpsfe6164f4.jpg
 photo CIMG8780_zps35510395.jpg
 photo CIMG8781_zps5b4e0729.jpg
 photo CIMG8782_zps2e2e8e2b.jpg
 photo CIMG8783_zps13ae9c80.jpg
 photo CIMG8784_zpsfdb8d321.jpg
 photo CIMG8787_zpsc01c866f.jpg
 photo CIMG8788_zpsd50adcb7.jpg
 photo CIMG8789_zps7bf42c02.jpg
 photo CIMG8790_zps9999a2f8.jpg
 photo CIMG8791_zps75e21ccc.jpg
 photo CIMG8792_zps4fb3d35b.jpg
 photo CIMG8793_zps08eacc76.jpg

E CONTINUANDO PELA LINHA..."POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..."

 photo CIMG8794_zps57162961.jpg
 photo CIMG8795_zpsab28fe68.jpg
 photo CIMG8796_zpsf6159a4c.jpg
 photo CIMG8797_zps16ba4125.jpg
 photo CIMG8799_zps0ea5e245.jpg
 photo CIMG8800_zpsc1b281b0.jpg
 photo CIMG8801_zpsa0b0b173.jpg
 photo CIMG8802_zps4489147f.jpg
 photo CIMG8803_zps813c9915.jpg
 photo CIMG8804_zpse756f105.jpg
 photo CIMG8805_zps39bb8105.jpg
 photo CIMG8806_zps66913d8d.jpg
 photo CIMG8807_zps64167be4.jpg

MAIS BETETISTAS NA LINHA ALÉM DO MONGE

 photo CIMG8808_zpsa186187e.jpg
 photo CIMG8809_zpsb520a443.jpg

AS PONTES ERAM UMA CONSTANTE NA LINHA

 photo CIMG8810_zps2b7028c5.jpg
 photo CIMG8811_zps26cfeeb0.jpg
 photo CIMG8812_zps55ba4358.jpg
 photo CIMG8813_zps2eee99aa.jpg
 photo CIMG8814_zpsffef95dd.jpg
 photo CIMG8816_zps69ac6262.jpg

CHEGANDO A CELOURICO DE BASTO ONDE PAREI UM POUCO PARA CONTEMPLAR A CARRUAGEM MUSEU LÁ EXPOSTA

 photo CIMG8818_zps2bfb9861.jpg
 photo CIMG8819_zps4c87507a.jpg
 photo CIMG8820_zpsd9f3cadf.jpg
 photo CIMG8821_zpsbcc1a0e7.jpg
 photo CIMG8822_zps3373cd96.jpg
 photo CIMG8823_zpsc88d45d9.jpg
 photo CIMG8824_zps12c101c7.jpg
 photo CIMG8825_zps9df4c3a5.jpg
 photo CIMG8826_zpsf6e0d653.jpg
 photo CIMG8827_zps997ce49b.jpg
 photo CIMG8828_zps0eecf04f.jpg
 photo CIMG8829_zps7ee26619.jpg
 photo CIMG8830_zpscaa3f63f.jpg
 photo CIMG8831_zps75f98adb.jpg
 photo CIMG8832_zpsa82ce12d.jpg
 photo CIMG8833_zps57f4f3b5.jpg
 photo CIMG8834_zpsdd6996c8.jpg
 photo CIMG8835_zps1558952e.jpg
 photo CIMG8836_zps593dd035.jpg
 photo CIMG8837_zpsde316b42.jpg
 photo CIMG8838_zps138dc083.jpg
 photo CIMG8839_zps88c1b8a0.jpg
 photo CIMG8840_zps64a899a1.jpg
 photo CIMG8841_zpsdb11d97a.jpg
 photo CIMG8842_zps958152a7.jpg
 photo CIMG8843_zps62cd1710.jpg
 photo CIMG8844_zps4513692c.jpg
 photo CIMG8845_zps1e2dab55.jpg
 photo CIMG8846_zpscb484992.jpg
 photo CIMG8847_zps829403c1.jpg
 photo CIMG8848_zps087a5443.jpg
 photo CIMG8849_zps8d6ad618.jpg
 photo CIMG8850_zps25488ffb.jpg
 photo CIMG8851_zpsb55c958b.jpg
 photo CIMG8852_zpsd9575574.jpg
 photo CIMG8853_zpsc37400d5.jpg
 photo CIMG8854_zpsf8e990b5.jpg
 photo CIMG8855_zpsd56f4a76.jpg
 photo CIMG8856_zpsd7eb5f84.jpg
 photo CIMG8857_zps7bd06693.jpg
 photo CIMG8859_zps73255e11.jpg
 photo CIMG8860_zps143e2899.jpg
 photo CIMG8861_zps2f49bff4.jpg
 photo CIMG8862_zps61c6bd88.jpg

E A VIAGEM CONTINUA...

 photo CIMG8863_zps9a08ebdb.jpg
 photo CIMG8864_zps45271416.jpg
 photo CIMG8865_zps2c892c8a.jpg

O MONTE DA SRª DA GRAÇA COMEÇA A FICAR PARA TRÁS

 photo CIMG8866_zpsaad7483e.jpg
 photo CIMG8867_zps6425ba24.jpg
 photo CIMG8869_zps73f58bd8.jpg
 photo CIMG8871_zps1b121225.jpg
 photo CIMG8872_zps79ec9792.jpg
 photo CIMG8874_zps5a2a4ed7.jpg
 photo CIMG8875_zps25c0dd01.jpg
 photo CIMG8877_zps4aa6c446.jpg
 photo CIMG8878_zps85d992f3.jpg
 photo CIMG8879_zpsecc7a1a2.jpg
 photo CIMG8880_zps99e636f6.jpg

PASSANDO PELO APEADEIRO DE LOURIDO. ESQUECIDO E ABANDONADO NO TEMPO QUE SE DEGRADA E DEGRADAM-NO A CADA DIA

 photo CIMG8881_zps8a3fc7e6.jpg
 photo CIMG8882_zpsc2af04a1.jpg
 photo CIMG8883_zpscef38527.jpg
 photo CIMG8884_zps2a51ddb4.jpg
 photo CIMG8885_zps7513e515.jpg
 photo CIMG8886_zpsff6557d1.jpg
 photo CIMG8887_zpscf0c27c6.jpg
 photo CIMG8888_zps11c1605d.jpg
 photo CIMG8889_zpsb662bb6d.jpg
 photo CIMG8890_zps767561ce.jpg
 photo CIMG8891_zpse14c359c.jpg
 photo CIMG8892_zpsdfa3e767.jpg
 photo CIMG8893_zpsad7aa49f.jpg
 photo CIMG8896_zpsc0a774c3.jpg
 photo CIMG8898_zps5286bee2.jpg
 photo CIMG8899_zps0de0c390.jpg
 photo CIMG8900_zpsd99a55f9.jpg
 photo CIMG8901_zps305c3c0d.jpg
 photo CIMG8902_zps38b29491.jpg
 photo CIMG8903_zps215d432d.jpg
 photo CIMG8904_zps85f29ec8.jpg
 photo CIMG8905_zps0ca0fcfc.jpg

PASSANDO E PARANDO NO APEADEIRO DE CODEÇOSO...É MAIS UM EM FRANCA DEGRADAÇÃO...SERÁ QUE O PODER LOCAL NÃO TEM CORAÇÃO???

 photo CIMG8906_zps688daec2.jpg
 photo CIMG8907_zps7dde5e45.jpg
 photo CIMG8908_zps84284726.jpg
 photo CIMG8909_zpsacc10af3.jpg
 photo CIMG8910_zps88b26dee.jpg
 photo CIMG8911_zpse6122541.jpg
 photo CIMG8912_zps8a5cb9e2.jpg
 photo CIMG8913_zps4217f6df.jpg
 photo CIMG8914_zpsdaad81cf.jpg
 photo CIMG8915_zps3b18e5cf.jpg
 photo CIMG8916_zps7fcae003.jpg
 photo CIMG8917_zps281417d9.jpg
 photo CIMG8919_zps6991f9bc.jpg
 photo CIMG8920_zpsfb9af654.jpg

SOB A LINHA O MEU PENSAMENTO VÔA, A MINHA ALMA EXALTA, A MINHA SATISFAÇÃO É ENORME

 photo CIMG8921_zps1a32fc29.jpg
 photo CIMG8922_zpsa4d8c7ab.jpg
 photo CIMG8924_zpsb7934234.jpg
 photo CIMG8925_zpsd6421d3e.jpg
 photo CIMG8926_zps4c35e00f.jpg
 photo CIMG8927_zpsfddc5cb2.jpg
 photo CIMG8928_zpsc3561510.jpg
 photo CIMG8929_zpsf1e9d62c.jpg
 photo CIMG8930_zpsc3542ad3.jpg
 photo CIMG8931_zpsa23aca98.jpg
 photo CIMG8933_zps8d0003a9.jpg
 photo CIMG8935_zpsfbea7351.jpg
 photo CIMG8936_zpse0fb0288.jpg
 photo CIMG8937_zps79870b23.jpg
 photo CIMG8938_zpsb7423830.jpg
 photo CIMG8939_zpsf21daaf6.jpg

PASSANDO PELO APEADEIRO DE CHAPA CONVERTIDO NUMA HABITAÇÃO FAMILIAR

 photo CIMG8940_zpsb6db41b2.jpg
 photo CIMG8941_zpsbd80f77f.jpg
 photo CIMG8942_zpse0196c53.jpg
 photo CIMG8943_zps484cb2a2.jpg
 photo CIMG8944_zps4cc3f87b.jpg
 photo CIMG8945_zps5a6bfa9f.jpg
 photo CIMG8946_zps0fcb809e.jpg
 photo CIMG8947_zps90bbd771.jpg
 photo CIMG8948_zps03782271.jpg
 photo CIMG8949_zps74ff3f9d.jpg
 photo CIMG8950_zpsfd0303dd.jpg
 photo CIMG8951_zpscce9787a.jpg

HÁ CARRIS QUE AINDA SERVEM A POPULAÇÃO

 photo CIMG8953_zps40c99da5.jpg

E CONTINUO LINHA FORA

 photo CIMG8954_zps9499462e.jpg
 photo CIMG8956_zps84c9ee51.jpg
 photo CIMG8957_zps3b15db39.jpg
 photo CIMG8958_zps734d32b1.jpg
 photo CIMG8959_zpsc31a6849.jpg
 photo CIMG8960_zpsac267457.jpg
 photo CIMG8963_zps42ba0035.jpg
 photo CIMG8964_zpsc53ca392.jpg
 photo CIMG8965_zps04422214.jpg
 photo CIMG8966_zps5f6fbef3.jpg
 photo CIMG8967_zps79f79551.jpg
 photo CIMG8968_zps9527315f.jpg
 photo CIMG8972_zps2213e334.jpg
 photo CIMG8973_zps03d0090a.jpg

E O MONTE DA SRª DA GRAÇA LÁ LONGE

 photo CIMG8975_zpsc3e614c5.jpg
 photo CIMG8976_zps5b9fb777.jpg
 photo CIMG8977_zps04190376.jpg
 photo CIMG8978_zpse5ffc79b.jpg

A LINHA ATÉ DEU PARA UMA CACHE E TUDO :)

 photo CIMG8981_zps5f2dd5c7.jpg
 photo CIMG8982_zpsbf9b5749.jpg

"...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." O MONGE CONTINUA A PASSAR PELA LINHA

 photo CIMG8984_zps63a6dee1.jpg
 photo CIMG8985_zps948650ea.jpg
 photo CIMG8988_zps1c2cb4e8.jpg
 photo CIMG8989_zps4bf032d1.jpg
 photo CIMG8990_zpseb6024ed.jpg
 photo CIMG8991_zps55b1181f.jpg
 photo CIMG8992_zpsb396e32c.jpg
 photo CIMG8993_zps40d1958d.jpg

PASSANDO POR GATÃO E ESTE SIM, AGRADOU-ME BASTANTE E PORQUÊ? PORQUE ESTAVA EM OBRAS DE BENEFICIAÇÃO E É ESSE O CAMINHO CERTO, O CAMINHO A SEGUIR PELAS AUTORIDADES COMPETENTES. HÁ QUE DAR VIDA A ESTAS ESTRUTURAS QUE OUTRORA SERVIRAM ESTAS LOCALIDADES

 photo CIMG8995_zps42b8d4b5.jpg
 photo CIMG8996_zps5c4dbbb9.jpg
 photo CIMG8997_zpsa94dfb54.jpg
 photo CIMG8999_zpsf59faac1.jpg
 photo CIMG9000_zps58af6420.jpg
 photo CIMG9001_zpsb6e05db9.jpg

O TÚNEL DE GATÃO. O ÚNICO EXISTENTE NA LINHA DO TÂMEGA

 photo CIMG9002_zpse27ed5b9.jpg
 photo CIMG9003_zps225b42c1.jpg
 photo CIMG9005_zpscb3f2949.jpg
 photo CIMG9006_zps6eed8bd6.jpg
 photo CIMG9007_zpsbf663f17.jpg
 photo CIMG9008_zps3e424b8a.jpg
 photo CIMG9009_zps3b1bdece.jpg

E A VIAGEM COMEÇA A FICAR PERTO DO FIM

 photo CIMG9010_zpsb65b6ea1.jpg
 photo CIMG9011_zps34ed8097.jpg
 photo CIMG9012_zpseaa1d675.jpg
 photo CIMG9013_zps7e07af05.jpg
 photo CIMG9015_zps4e6a50f5.jpg
 photo CIMG9017_zpsc95eb613.jpg
 photo CIMG9018_zpse81e59d3.jpg

E CHEGANDO A AMARANTE AO FIM DA LINHA DESTE DIA, À ESTAÇÃO DE AMARANTE

 photo CIMG9019_zps692dc654.jpg
 photo CIMG9020_zps75e65db3.jpg
 photo CIMG9021_zpsa5e3e073.jpg
 photo CIMG9022_zps33a41c0d.jpg
 photo CIMG9023_zpsc4e22e16.jpg
 photo CIMG9024_zps29e7ec90.jpg
 photo CIMG9025_zpsfa7c3f2a.jpg
 photo CIMG9027_zps3c28d0b6.jpg
 photo CIMG9028_zps286ea9c3.jpg
 photo CIMG9029_zps60c26973.jpg
 photo CIMG9030_zps20758b80.jpg
 photo CIMG9031_zps5c6da8c0.jpg
 photo CIMG9032_zpsbcae5a0f.jpg
 photo CIMG9033_zps92c23a1d.jpg
 photo CIMG9034_zps5c131152.jpg
 photo CIMG9035_zps92dab347.jpg
 photo CIMG9036_zps51836be7.jpg
 photo CIMG9037_zpsbf32710e.jpg

PASSEANDO UM POUCO POR AMARANTE UMA CIDADE MODERNA MAS CHEIA DE HISTÓRIA E COM MUITA VIDA

 photo CIMG9038_zpse80acff2.jpg
 photo CIMG9040_zps053625d3.jpg
 photo CIMG9041_zps5f03b4e6.jpg
 photo CIMG9042_zpsf48ba75b.jpg
 photo CIMG9043_zps19ecc85a.jpg
 photo CIMG9044_zps4b03cd28.jpg
 photo CIMG9045_zpsa8ee1f60.jpg
 photo CIMG9047_zps410ea69a.jpg
 photo CIMG9048_zpsf4d9248b.jpg
 photo CIMG9049_zps0a861ffd.jpg

JÁ EM DIREÇÃO AO MARCO DE CANAVESES AMARANTE JÁ FICA PARA TRÁS

 photo CIMG9050_zpse2804e98.jpg
 photo CIMG9051_zps5c764dc2.jpg
 photo CIMG9052_zps5a02d0df.jpg

A CONTINUAÇÃO DA LINHA DO TÂMEGA ATÉ À LIVRAÇÃO

 photo CIMG9055_zps4e9645e8.jpg

E O TÂMEGA CONTINUA NO SEU LEITO CALMO ATÉ AO DOURO

 photo CIMG9056_zps6c428e0a.jpg
 photo CIMG9057_zpsc72ce2fc.jpg

A LINHA DO DOURO QUE PASSA NA PONTE

 photo CIMG9059_zps9f5d3b89.jpg

A CHEGAR AO MARCO DE CANAVESES

 photo CIMG9060_zps2ac7a858.jpg
 photo CIMG9061_zps6243c32b.jpg
 photo CIMG9062_zps56c18b40.jpg

PARAGEM E PERNOITA NO MARCO DE CANAVESES...COMO NÃO ANDEI DE CAMELBACK, TIVE DE ACOPULAR A MÁQUINA À BATINA

 photo 20130822_180950_zpsb48e57a7.jpg

AS "NOTAS" TÉCNICAS DO DIA

 photo CIMG9066_zpsdfeeeb8c.jpg
 photo CIMG9067_zps4550b708.jpg
 photo CIMG9068_zps265502a0.jpg


PARA O TRACK GPS NO SEGUINTE LINK http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5133648









3 comentários:

  1. a Linha do Tâmega é verdadeiramente espetacular e de uma beleza estonteante. foi um dia em cheio com começo em Guimarães e término no Marco de Canaveses.

    ResponderEliminar
  2. Boas,

    Obrigado pela descrição.
    Só tenho uma dúvida: dá para fazer de bicicleta de estrada? ou tenho de arranjar bicicleta de montanha?

    Obrigado,

    Carlos

    ResponderEliminar
  3. Caro Carlos, obrigado.
    sim, dá para fazer em bicicleta de estrada :)

    ResponderEliminar