sábado, 14 de agosto de 2021

GRANDE ROTA 36 (GR36) - DOURO INTERNACIONAL - 2;3;4;5/6/2021

 SEMPRE GOSTEI DO  NOSSO PAÍS E DESDE HÁ UNS ANOS A ESTA PARTE VOU CONHECENDO PEDACINHOS DELE COM A BICICLETA COM AS SUAS MALAS ÀS COSTAS.

HÁ MUITO QUE O NORDESTE TRANSMONTANO COM AS SUAS ARRIBAS SOBRE O RIO DOURO E O PARQUE NATURAL DO DOURO INTERNACIONAL FAZIAM PARTE DO MEU CARDÁPIO MAS QUE POR MOTIVOS DIVERSOS AINDA NÃO TINHA TIDO A OPORTUNIDADE DE PERCORRER.

EM 2019 COMECEI POR ISSO A PREPARAR A AVENTURA PELA GRANDE ROTA 36 EM 2020. NO ENTANTO CHEGA A PANDEMIA DA COVID-19 E COLOCO EM STANDBY ESTE OBJETIVO.

DEPOIS DE UM LONGO PERÍODO DE ESPERA, EIS QUE POR FIM CONSIGO DAR INÍCIO À REALIZAÇÃO EM BICICLETA E EM AUTONOMIA, DA GRANDE ROTA 36 (GR36) - DOURO INTERNACIONAL.

TRATOU-SE DE UMA GRANDE AVENTURA QUE NÃO SERIA POSSÍVEL SEM O APOIO INCONDICIONAL DA MINHA FAMÍLIA, DOS MEUS AMIGOS BRUNO VELOSO E LEONARDO PIMENTEL POR SE TEREM DISPONIBILIZAR EM ME LEVAR ATÉ AO PONTO DE PARTIDA EM PARADELA (MIRANDA DO DOURO) E AO JOÃO MARTINS PELA GRANDE AJUDA TÉCNICA QUE ME DEU SOBRE A GR36, O APOIO,  E OS CONSELHOS QUE ME FOI DANDO DURANTE A AVENTURA. A TODOS ELES, O MEU MUITO E ETERNO OBRIGADO.

FOI DEFACTO UMA MARATONA ENORME A LABORAÇÃO DO PLANEAMENTO DESTA AVENTURA. 

NÃO FOI FÁCIL MAS FOI CONSEGUIDO À EXCEPÇÃO DA ESTRADA NACIONAL 222 (EN222) QUE FAZIA PARTE DO PLANO MAS QUE ACABOU POR NÃO ACONTECER PORQUE O TEMPO QUE ME LEVOU A PERCORRE A QUARTA ETAPA FOI MUITO ALÉM DO QUE TINHA PENSADO E ASSIM, REDUZIU O TEMPO COM QUE FICARIA PARA PERCORRER A EN222.






ETAPA 1 - PARADELA - MIRANDA DO DOURO (02/06/2021)


QUANTO À GR36 DIZ RESPEITO, A PRIMEIRA ETAPA TEVE INÍCIO EM PARADELA MAIS PROPRIAMENTE EM PENHA DAS TORRES, O PONTO MAIS ORIENTAL DE PORTUGAL.

EM PENHA DAS TORRES, TENHO O PRIMEIRO MIRADOURO E UMAS VISTAS FANTÁSTICAS SOBRE O RIO DOURO QUE CORRE CALMO POR UM ESTREITO VALE COM AS SUAS ARRIBAS ACAIREM SOBRE SI. 

VISLUMBRO A BARRAGEM ESPANHOLA DE BARRAGEM DE SALTO CASTRO, FAÇO UMAS FOTOS, DESPEÇO-ME DOS MEUS AMIGOS E LÁ VOU EU PELA GR36 :)

A ETAPA É CURTA E REALIZADA PELA RURALIDADE MIRANDESA ENTRE CAMPOS AGRICOLAS E POVOAÇÕES PEQUENAS E PACATAS.

O PASSEIO IA TRANQUILO QUANDO TIVE UM ENCONTRO INESPERADO COM DOIS CÃES.

APESAR DO MEU CAGAÇO, A COISA FOI PACÍFICA E EU LÁ CONTINUEI A MINHA MARCHA:)

SÃO JOÃO DAS ARRIBAS ERA O SEGUNDO MIRADOURO QUE VISITAVA. SAI 800 METROS FORA DA GR36 MAS VALE BEM A PENA O DESVIO.

COM UMA CAPELA BEM CUIDADA, A PAISAGEM É UMA VEZ MAIS ASSOMBROSA E FABULOSA SOBRE O DOURO E AS ARRIBAS QUE O LADEIAM E SE DELEITAM SOBRE ELE DE UMA FORMA BASTANTE VERTICAL.

VISITA FEITA E DEPOIS DE UMA SUBIDINHA JEITOSA AO ENCONTRO DA GR36, FOI PEDALAR ATÉ MIRANDA DO DOURO, POIS O DIA COMEÇA A ESCURECER.

UMA VEZ EM MIRANDA, ALOJEI-ME NA SIMPÁTICA PENSÃO FLOR DO DOURO E DEPOIS DE UM BANHINHO E DE UM JANTAR RETEMPERADOR, FIZ UMA PEQUENA CAMINHADA NOTURNA PELO CENRO HISTÓRICO DE MIRANDA.

POR FIM A HORA DO DESCANSO CHEGOU E AMANHÃ, SERÁ OUTRO DIA :)


PENHA DAS TORRES



















MIRADOURO DE SÃO JOÃO DAS ARRIBAS









MIRANDA DO DOURO









ETAPA 2 - MIRANDA DO DOURO - VILARINHO DOS GALEGOS (03/06/2021)

6.30 DA MANHÃ,

HORA DA ALVORADA PARA A SEGUNDA ETAPA PELO DOURO E AS SUAS ARRIBAS QUE ME LEVARÁ DESDE MIRANDA ATÉ VILARINHO DOS GALEGOS.

TOMADO O PEQUENO ALMOÇO AINDA NA PENSÃO, DOU POR MIM NO CENTRO HISTÓRICO ONDE COMTEMPLO A SUA IMPONENTE SÉ CATEDRAL E CLARO, O RIO DOURO.




















DEPOIS DE MAIS UMAS FOTO, ENCARREIRO FINALMENTE PELA GR36.

DE MIRANDA ATÉ PICOTE ANDEI SEMPRE ENTRE CAMPOS AGRÍCOLAS, DE PASTOREIO E ATRAVESSANDO ALGUMAS LOCALIDADES.









AO PASSAR FREIXIOSA, NOVO SUSTO COM DOIS CÃES ENORMES QUE GUIAVAM UM REBANHO DE OVELHAS. NADA ACONTECEU PORQUE O SEU DONO VINHA INSERIDO NA MANADA :)

DEPOIS DE 10 MINUTOS DE CONVERSA, LÁ CONTINUEI E RAPIDAMENTE CHEGUEI A PICOTE, UMA ALDEIA PITORESCA MAS COM AS SUAS RUAS DESPIDAS. TALVÊS O COVID_19 SEJA AINDA UM INTROSO QUE FAZ COM QUE AS PESSOAS AINDA SE SINTAM RETICENTES EM ANDAR NAS RUAS.


IGRELA MATRIZ DE FREIXIOSA








EM PICOTE, DEPARO-ME COM UM MIRADOURO,   MIRADOURO DA FRAGA DO PUIO MUITO BEM CUIDADO E QUE "OFERECE" O ACESSO A UM LOTE DE PAISAGENS FABULOSAS SOBRE OS PENHASCOS GRANÍTICOS E DAS AS ARRIBAS DO DOURO E CLARO DO RIO QUE FAZ UMA CURVA ENORME DANDO AO VISITANTE UMA PERSPETIVA ESPETACULAR DO MESMO.

TODO ESTE LUGAR É MÁGICO,ESPETACULAR E EM QUALQUER CANTINHA TEM PLANTADAS OLIVEIRAS OU AMÊNDOEIRAS. DEPOIS DE UMAS FOTOS E UNS CUMPRIMENTOS DE BONS DIAS A OUTROS VISITANTES QUE CHEGAVAM PARA VER O DOURO,VOLTO A MONTAR NA BICICLETA E DE NOVO RUMO À GR 36.














A VIAGEM SEGUE CALMA E PACATAMENTE ATRAVESSO SENDIM. UMA LOCALIZADE MAIOR E COM MAIS VIDA. MAIS HABITANTES, MAIS COMÉRCIO E COM ARGUMENTOS DE NUM PASSADO TER SIDO UMA TERRA MAIOR... 




IGREJA MATRIZ DE SENDIM




NUMA DAS SUAS FONTES, ABASTEÇO O MEU BIDÃO E "DESPEÇO-ME DO MUNICIPIO DE MIRANDA DO DOURO E ENTRANDO NO MUNICÍPIO DO MOGADOURO PELA ALDEIA DE URRÓS.

EM URRÓS NOVO CÃO A FAZER BARULHO E MAIS UMA SITUAÇÃO CARICATA NO ENTANTO SENTI-ME TRANQUILO (PENSAVA EU) PORQUE ESTAVA DENTRO DE UMA HABITAÇÃO. ÀS TANTAS, AS GRADES DA HABITAÇÃO "ACABAM" E NÃO REMATAM COM O PILAR...  OPSSS O CÃO ESTÁ SOLTO... FIQUEI SEM FÔLEGO PORQUE DEI LOGO CONTA QUE O CÃO VIRIA TER COMIGO...NO ENTANTO SÓ QUERIA LADRAR E DEIXOU-ME SEGUIR EM PAZ :)

NA MESMA POVOAÇÃO,EM URRÓS PAREI NUM CAFÉ PARA BEBER UMA COCA-COLA FRESCA E COMER UM BOLO...

DOIS SENHORES ESTAVAM À PORTA E ADMIRARAM-SE COM A BICICLETA PELA CARGA DE LEVAVA... "VAI PARA LONGE" PERGUNTOU UM DELES :) ... "ESTOU A FAZER A GR36 DESDE O SEU INÍCIO ATÉ AO POCINHO..." RESPONDI EU..."AINDA TEM MUITO QUE ANDAR..." RESPONDEU-ME O SENHOR COM UM SORRISO NO ROSTO.

DE URRÓS ATÉ BEMPOSTA É UM PULINHO POIS O TROÇO É LARGO E O PISO SENDO EM TERRA É BOM E ROLANTE...

EM BEMPOSTA TALVÊS PELA HORA QUE PASSEI, NÃO SE VIA NINGUÉM APESAR DE SER UMA LOCALIDADE COM ALGUM MOVIMENTO INDUSTRIAL. 

DO MIRADOURO DA ALDEIA, JUNTO À  IGREJA PAROQUIAL VISLUMBREI UMA GRANDE PAISAGEM DO PLANALTO MIRANDÊS ONDE OS VASTOS CAMPOS AGRICOLAS   SALTAVAM À VISTA.






É EM BEMPOSTA QUE TENHO A PRIMEIRA DIFICULDADE DO DIA.

AO DESCER PARA A PONTE ROMANA QUE LIGA BEMPOSTA A LAMOSO, SEGUEM-SE +/- 350 METROS DE UMA GEIRA ROMANA EM SUBIDA E EM QUE SOU OBRIGADO A PERCORRE-LA COM A BICICLETA À MÃO.

PASSADO ESTE TROÇO, FOI VOLTAR APEDALAR PELO VASTO PLANALTO MIRANDÊS E SEMPRE ACOMPANHADO DE GRANDES PAISAGENS.  





 





EM LAMOSO DEVIDO AO FACTO DE LEVAR UMA BICICLETA CARREGADA DE BOLSAS, NÃO ME PERMITIU IR VISITAR A ESPETACULAR  CASCATA FAIA DA ÁGUA ALTA

ENTRE LAMOSO E ALGOSINHO ENFRENTO NOVA DIFICULDADE.

PRIMEIRO UMA DESCIDA ABRUPTA E MUITO PEDREGOSA NUM VALE PROFUNDO. FACE À CARGA QUE LEVAVA, DESCI COM CUIDADO E COM MUITO TRAVÃO. NO ENTANTO QUANDO CHEGO AO FIM DA DESCIDA BEM NO FUNDO DO VALE, DEPARO-ME COM UM PEQUENO RIACHO (RIBEIRA DO CUNHO) MAS, SEM QUALQUER PONTO DE PASSAGEM PARA A OUTRA MARGEM.

COMO O CAUDAL DO RIBEIRO ERA BAIXO, A OPÇÃO QUE TINHA ERA ÓBVIA: DESCALCEI-ME E PASSEI A RIBEIRA A PÉ COM A BICICLETA À MÃO.



COMO SE NÃO BASTASSE, DEPOIS DE SECAR E LIMPAR OS PÉS, O TROÇO QUE SE SEGUIU E QUE ME LEVOU ATÉ ALGOSINHO, FOI COMO O DA DESCIDA ANTERIOR OU SEJA: ÍNGREME E TODO PEDREGOSO SENDO IMPOSSÍVEL PEDALAR. FORAM POR ISSO MAIS CERCA DE 300 METROS COM A BICICLETA À MÃO.

PELO MEIO AINDA DEU PARA TIRAR UMA FOTO A UMA PICOTA DE TIRAR ÁGUA. UM INSTRUMENTO MUITO UTILIZADO POR TODA ESTA ZONA DO NORDESTE TRANSMONTANO.


UMA VEZ CHEGADO A ALGOSINHO, PÁRO UM POUCO PARA DESCANSAR , ABASTECER O "BUCHO" E APRECIAR A SUA IGREJA DA ERA ROMÂNICA.




EM ALGOSINHO TOMO UMA VARIANTE DA GR36, A GR36.1 QUE EM VEZ DE SEGUIR PELO PLANALTO MIRANDÊS, SEGUE POR UM ESTREITO MAIS JUNTO AO RIO DOURO E SUAS ARRIBAS E POR ENTRE GRANDES PLANTAÇÕES DE VINHO E OLIVAIS.




AO CHEGAR A PEREDO DE BEMPOSTA,  TINHA A ESPERANÇA DE ME ENCONTRAR COM O JOÃO MARTINS MAS TAL NÃO ACONTECEU PORQUE TINHA CHEGADO FORA DA HORA QUE TINHA PROPOSTO POR LÁ PASSAR.

SOB UM SOL ABRASADOR PASSO POR PEREDO DE BEMPOSTA POR VOLTA DAS 14:00 ONDE SOMENTE VEJO TRÊS PESSOAS SENTADAS À PORTA DE UM CAFÉ QUE MUITO ADMIRADAS COM A MINHA PRESENÇA ME OLHAM COM CURIOSIDADE FACE À BICICLETA QUE LEVO,TODA ELA CHEIA DE "MALAS E APETRECHOS" :)

EM PEREDO VOU VISITAR O MIRADOURO DOS PICÕES, UM LOCAL FABULOSO QUE ME PROPORCIONA UMA SENSAÇÃO INCRÍVEL DE PARECER  QUE ESTOU EM CIMA DO RIO DOURO. FANTÁSTICO MESMO. 

A SUA LINHA LONGITUDINAL ENTOA AFINCADAMENTE COM AS SUAS ARRIBAS GRANITICAS, ABRUPTAS, MONSTRUOSAS E ORNAMENTADAS DE OLIVEIRAS. LINDO DE SER APRECIADO.

MAIS UMAS FOTOS E DE NOVO DE VOLTA À GR36.1









ENTRE O MATO RASO, ERVAS E GIESTAS E GRANDES VINHEDOS, SERPENTEIO CALMAMENTE PELA GR36.1 ADMIRANDO TUDO O QUE OS MEUS OLHOS CONSEGUEM ALCANÇAR. NUMA PEQUENA DESCIDA NO ENTANTO VOU AO CHÃO. NADA DEMAIS. A RODA DIANTEIRA RESVALOU E CAÍ DEVAGAR. FOI LEVANTAR E TORNAR A PEDALAR.




QUANDO ME APERCEBO QUE ESTOU A PEDALAR EM DIREÇÃO AO RIO DOURO, DOU POR MIM A OLHAR PARA ALGO DE DESLUMBRANTE, MÁGICO POR COMPLETO. MAIS UMAS PEDALADAS E VEJO QUE ESTOU NO MIRADOURO MIGUEL BRAVO.
TRATA-SE DE UM LOCAL MAGNÍFICO ONDE O RIO FAZ UMA CURVA ENORME E AMPLA O QUE PROVOCA NA VISTA HUMANA ALGO DE TRANSCENDENTE ALGO QUE SÓ ESTANDO PRESENTE É QUE SE CONSEGUE TER A VERDADEIRA NOÇÃO DO IMPACTO QUE CAUSA NA NOSSA VISTA E DE TUDO O QUE ELA CONSEGUE VER. SIMPLESMENTE ESPETACULAR.












 

O DIA VAI AVANÇANDO E A MINHA SATISFAÇÃO É ENORME COM O QUE IA VENDO, SENTINDO E PASSANDO. TUDO ESTAVA DENTRO DAS MINHAS ESPECTATIVAS, ESTAVA A SER MEMORÁVEL. NO ENTANTO O MAIS DIFÍCIL DO DIA AINDA ESTAVA PARA CHEGAR.

O OBJETIVO DO DIA ESTAVA INTACTO E CIENTE DE QUE SERIA CUMPRIDO POIS ERA FECHAR A JORNADA EM VILARINHO DOS GALEGOS ONDE TINHA ACORDADO A PERNOITA COM O SR. PRESIDENTE DA JUNTA LOCAL, O SR. MANUEL GARCIA.

VOLTANDO À GR36.1 E JÁ SAÍDO DO MIRADOURO DO CONTRABANDO, FUI PEDALANDO EM DESCIDA SEMPRE JUNTO AO DOURO ATÉ QUE COMEÇO A SUBIR E DEIXANDO O DOURO PARA TRÁS. A ROTA MUDA DE DIRAÇÃO E ENTRO NUM VALE E ESTOU PARALELO A UM RIACHO QUE CORRE NO FUNDO DO VALE ATÉ ENCONTRAR UMA PLACA IDENTIFICATIVA DA GR36.1 QUE IDENTIFICA A DISTÂNCIA QUE FALTA PARA CHEGAR A VILARINHO DOS GALEGOS. 3,2 KM.






3,2KM? FALTA POUCO E ESTOU QUASE A CHEGAR. FOIO MEU RÁPIDO PENSAMENTO. NO ENTANTO, MAL SABIA EU DA DURESA QUE ME ESPERAVA, DAS GRANDES DIFICULDADES QUE IRIA PASSAR.

DO OUTRO LADO DO VALE, CONSEGUIA VER BEM O OLIVAL EM SOCALCOS QUE TINHA DE SUBIR. ERA O OLIVAL DE QUE O JOÃO MARTINS ME TINHA FALADO E QUE TAMBÉM ME TINHA DADO UMA ALTERNATIVA PARA O MESMO. NO ENTANTO ERA MEU OBJETIVO SEGUIR O TRAÇADO COMPLETO DA ROTA.

FOI MAIS DIFICIL FAZER OS 2 KILOMETROS QUE SE SEGUIRAM DO QUE OS QUE TINHA PERCORRIDO ATÉ ALI.

A PLACA INDICAVA PARA A DIREITA. TERIA DE DESCER O VALE. EU OLHAVA MAS NÃO VIA O CAMINHO. VIA ERA UNS SOCALCOS DE OLIVEIRAS MAS NADA DE CAMINHO. COMO O SOLO ESTAVA LAVRADO E CHEIO JÁ DE ERAS ALTAS, NÃO DAVA PARA TER A NOÇÃO QUE O CAMINHO ERA MESMO PELO SOLO LAVRADO. 

TRATAVA-SE DE UM SOLO DURO E CLARO TODO RUGOSO QUE IMPOSSIBILITAVA QUALQUER TIPO DE PEDALADA. ATÉ A CAMINHAR ERA EXTREMAMENTE DIFÍCIL.

COMO TINHA DE CONTINUAR, LÁ FIZ CERCA DE 150 METROS EM ZIGUE-ZAGUE MUITO COMPLICADOS EM DESCIDA ÍNGREME PELOS SOCALCOS LAVRADOS, COM A BICICLETA À MÃO E AOS AOLUÇOS ATÉ CHEGAR A UMA PEQUENA PONTE DE MADEIRA QUE ATRAVESSAVA O RIBEIRO  DE VENTUZELO.

NÃO ESTAVA ENGANADO PORQUE A MARCAÇÃO DA GR36.1 ESTAVA BEM VINCADA E À VISTA.




SE CHEGAR ATÉ ALI AQUELA PONTE NÃO FOI FÁCIL, SAIR DO MESMO LOCAL, ENTÃO NÃO FOI MESMO NADA FÁCIL.

POR MOMENTOS VI UM POUCO DA MINHA VIDA  A ANDAR AO P'ATRÁS.POIS O QUE SE SEGUIA ERA UM PEQUENO OLIVAL EM SOCALCOS PEQUENOS EM QUE PRATICAMENTE NÃO HAVIA QUALQUER TIPO DE CARREIRO PARA SE PODER TRANSPORTAR UMA BICICLETA COM ALFORGES.

MESMO CAMINHANDO NÃO ERA FÁCIL A PROGRESSÃO E DE BICICLETA CARREGADA PIOR AINDA. FORAM MOMENTOS TENSOS A PENSAR COMO SAIR DALI, SE LEVAVA A BICICLETA ÀS COSTAS, SE A DESMONTAVA E LEVAVA-A EM PEÇAS... ENFIM NÃO FOI FÁCIL...

ACALMADO OS ÂNIMOS COMECEI A PROGRESSÃO COM CALMA E DEVAGAR TENTANTO TRANSPOR OS SOCALCOS EFETIVAMENTE COM A BICICLETA ÀS COSTAS UMAS VEZES E OUTRAS VEZES, DE PÉ EM PÉ A EMPURRAR A BICICLTETA "APOIANDO-ME" NOS TRAVÕES. NO ENTANTO, HOUVE UM MOMENTO DE ALGUMA AFLIÇÃO EM QUE FALHEI O EQUILIBRIO DO CORPO E IA CAINDO POR ALI ABAIXO JUNTAMENTE COM A BICICLETA.

COM MUITO ESFORÇO E PEDIDOS DIVINOS LÁ CONSEGUI ULTRAPASSAR ESTE DURO OBSTÁCULO :)


 

 DIFICULDADE ULTRAPASSADA MAS A DUREZA NÃO ACABOU NEM DIMINUIU POIS A GR36.1 DEPOIS DESTE DOCE AMARGO :) PRESENTEOU-ME COM MAIS 700 METROS DE UMA SUBIDA DIFÍCIL E QUE TIVE DE A FAZER COM A BICICLETA À MÃO PORQUE JÁ NÃO TINHA FORÇAS PARA PUXAR UMA VEZ QUE AS DEIXEI TODAS AO SUBIR O OLIVAL.

PASSADO MAIS ESTA DIFICULDADE, FOI SÓ ROLAR ATÉ VILARINHO DOS GALEGOS ENTRANDO DE NOVO NA GR36.

CHEGADO A VILARINHO DOS GALEGOS LIGUEI PARA O SR. MANUEL GARCIA. LIGUEI UMA...LIGUEI DUAS... NÃO ATENDEU E EU TAMBÉM NÃO INSISTI PORQUE DEVERIA DE ESTAR A TRABALHAR E NÃO QUIS INSISTIR PARA NÃO INCOMODAR.

NADA DESESPERADO, PROCURO UM CAFÉ PARA ME REFRESCAR E PERGUNTAR ONDE POSSO ENCONTRAR O SR. PRESIDENTE DA JUNTA.

PELAS RUAS DA ALDEIA ENCONTRO PAI E FILHA A CAMINHAR. CUMPRIMENTO E DIGO AO QUE VENHO.

DURANTE A BREVE E AGRADÁVEL CONVERSA PASSA UM MIÚDO DE BICICLETA DE NOME RODRIGO AO QUAL O SENHOR COM QUEM CONVERSAVA O CHAMOU E PEDIU-LHE QUE ME LEVASSE AO ENCONTRO DO SR. MANUEL GARCIA QUE ERA TIO DO RODRIGO.

DEPOIS DOS AGRADECIMENTOS SEGUI A RODA DO RODRIGO QUE ME LEVOU ATÉ À CASA DO SR. MANUEL GARCIA.

FOI UM "TIRO NA MOUCHE" POIS O SR. MANUEL GARCIA ESTAVA A CHEGAR A CASA NO SEU TRATOR.

O SR. MANUEL UM HOMEM DE BAIXA ESTATURA MAS CORPOLENTO. DE ÓCULOS E BIGODE E COM UM SORRISO FÁCIL E LARGO. SIM FOI COM UM SORRISO FÁCIL E LARGO QUE O SR. MANUEL GARCIA ME RECEBEU. DEU PARA VER ALI QUE ERA UM HOMEM SIMPÁTICO.

-..."EU VI AS SUAS CHAMADAS MAS COMO ANDAVA COM O TRATOR NÃO OUVI O TELEMÓVEL A TOCAR.  ESPERE 5 MINUTINHOS QUE EU VOU GUARDAR O TRATOR E VOLTO JÁ..."

E FORAM AS PRIMEIRAS PALAVRAS DO SR. MANUEL.

ENQUANTO CONVERSAVA COM O RODRIGO, OS 5 MINUTOS PASSARAM E LÁ CHEGOU O SR. MANUEL.



FEITAS AS APRESENTAÇÕES LEVA-ME AOS MEUS APOSENTOS, A ESCOLA PRIMÁRIA QUE FICAVA MESMO NO CIMO DA RUA.

A ESCOLA PRIMÁRIA NÃO É GRANDE. TEM DUAS SALAS, 1 WC, 1 BALNEÁRIO E UMA BELA PISCINA. "...A JUNTA QUER DOTAR ESTE ESPAÇO, NUM ESPAÇO PARA OS JOVENS E PARA OS FORASTEIROS QUE POR VEZES PASSAM AQUI A NOITE ASSIM COMO VOCÊ. DOTANDO UMA SALA OU CONSTRUINDO UM ANEXO COM BELICHES ..." REFERIU O SR. MANUEL GARCIA.

DEPOIS DE ME TER INSTALADO, DE UM BANHO TOMADO, DE TER LAVADO A MINHA ROUPA DO DIA, FUI TER COM O SR. MANUEL CONFORME COMBINADO.







COMO COMBINADO, FOMOS AO MOGADOURO AO RESTAURANTE A LAREIRA JANTAR UMA VALENTE E VISTOSA E MUITO BOA POSTA À MIRANDESA.



DURANTE O MESMO CONVERSAMOS IMENSO E DEU PARA VER QUE O SR. MANUEL GARCIA É UMA EXCELENTE E AFÁVEL PESSOA. CINCO ESTRELAS MESMO.

DEPOIS DE UM BOM JANTAR E UMA EXCELENTE CONVERSA, O SR. MANUEL AINDA ME LEVOU A CONHECER UM POUCO DAS RUELAS E CENTRO HISTÓRICO DE MOGADOURO E FOI ESPETACULAR.  DEU PARA VER QUE MOGADOURO É UMA VILA MUITO MODERNA E DOTADA DE MUITAS INFRAESTRUTURAS IMPORTANTES PARA O BEM ESTAR DA POPULAÇÃO E AINDA ME APRESENTOU A SRª DRª GINA GOMES VEREADORA DA CULTURA DA CÂMARA MUNICIPAL DE MOGADOURO E QUE ATRAVÉS DELA, TINHA ENTRADO EM CONTACTO COM O SR. MANUEL GARCIA :) 

CHEGADOS A VILARINHO DOS GALEGOS, AINDA DEU TEMPO PARA ME MOSTRAR UM POUCO DA SUA ALDEIA E DA SUA OBRA.

DEPOIS DE UM DIA CHEIO DE EMOÇÕES, FOI HORA DE ME DEITAR NO MEU SACO CAMA E DESCANSAR, POIS O DIA SEGUINTE TAMBÉM IRIA TER A SUA DOSE DE DURESA E BELEZA :)



ETAPA 3 - VILARINHO DOS GALEGOS - FREIXO DE ESPADA À CINTA (04/06/2021)

5.30 OU 4.30 DA MANHÃ ???

O TELEMÓVEL DÁ-ME ESTES DOIS HORÁRIOS SENDO QUE AS 5.30 É A HORA LOCAL E AS 4.30 É A HORA DE LISBOA... EM QUE HORA FICO AFINAL? :)

FOI ALGO ESTRANHO PORQUE DE REPENTE ESTAVA EM ESPANHA A PARTIR DE PORTUGAL :)  O QUE É CERTO É QUE O SOL JÁ COMEÇAVA ARAIAR E POR ISSO PÚS-ME A PÉ PARA COMEÇAR CEDO A JORNADA.

COM UM AMARGO DE BOCA FIQUE PORQUE ME FUI EMBORA SEM ME DESPEDIR DO SR. MANUEL GARCIA. DESPEDIDA QUE FIZ MAIS TARDE POR TELEFONE. COMO ERA CEDO NÃO QUIS INCOMODAR E APENAS DEIXEI AS CHAVES DA ESCOLA NO LOCAL COMBINADO.

HOJE O DIA SERIA LONGO E NADA FÁCIL.

SEGUINDO AS ORIENTAÇÕES E  CONSELHOS DO JOÃO MARTINS, MEU "MENTOR TÉCNICO" RESOLVI E BEM TERMINAR A ETAPA EM FREIXO DE ESPADA À CINTA.

DEPOIS DAS PRIMEIRAS FOTOS DA MANHÃ AINDA EM VILARINHO DOS GALEGOS, SIGO O MEU CAMINHO PELA GR36.










A SAÍDA DE VILARINHO DOS GALEGOS É CALMA E TRANQUILA. NÃO SE VÊ NINGUÉM NA ALDEIA E POR ENTRE CAMPOS AGRICOLAS E ENTRANDO EM VASTOS OLIVAIS PLANTADOS EM SOCALCOS, SÓ SOU EU E A NATUREZA A CALCARREAR NUMA MANHÃ MACIA E CHEIA DE VIDA.



AINDA O SOL RAIAVA OS PRIMEIROS RAIOS DE LUZ E COMEÇO A VISLUMBRAR AS PRIMEIRAS VISTAS SOBRE O DOURO...








O MIRADOURO DOS ABICHEIROS FICAVA SENSIVELMENTE 400 METROS MAIS À FRENTE. NO ENTANTO PARA LÁ CHEGAR TIVE DE DESCER UM GRANDE OLIVAL, DEPOIS SUBIR O MESMO MAS NUMA OUTRA VERTENTE PARA DEPOIS, POR UM PINHAL FAZER UMA SUBDINHA JEITOSA ATÉ AO MIRADOURO DOS ABICHEIROS.

DO MIRADOURO, MAIS DO MESMO E QUE BELEZA TREMENDA TENHO DIANTE DOS MEUS OLHOS...FORAM MAIS UNS MOMENTOS A CONTEMPLAR O QUE A NATUREZA DESENHARA PARA O DOURO. MESMO FABULOSO.







 
DEPOIS DE MAIS UMAS FOTOS, SEGUE-SE MAIS UMA SUBIDINHA QUE ME LEVA ATÉ BRUÇÓ.
EM BRUÇO JÁ VISLUMBRO MOVIMENTO HUMANO :) UMA PACATA E BONITA ALDEIA COM UMA PRAÇA CENTRAL ELEGANTE E UMAS RUELAS ENGRAÇADAS E COM MUITAS HISTÓRIAS PARA CONTAR CERTAMENTE.
ENTREI NO CAFÉ PARA TOMAR O PEQUENO ALMOÇO E DOU DE CARAS COM TRÊS QUADROS DOS TRÊS GRANDES DO FUTEBOL PORTUGUÊS. AQUI PELO MENOS NINGUÉM SE ZANGA PENSEI PARA MIM :)
ENTRETANTO, CHEGA UM SENHOR AGRICULTOR COM O SEU TRATOR, O MOTORISTA DA CARREIRA PARA O MOGADOURO PARA TOMAREM O SEU CAFÉZINHO. ENQUANTO ME PREPARO SOU OBSERVADO POR UM OLHAR CURIOSO... ERA O SENHOR AGRICULTOR :)
"...VAI PARA LONGE?", PERGUNTOU-ME..." VOU PARA FREIXO DE ESPADA À CINTA PELA GRANDE ROTA 36" RESPONDI EU..."XIIIIIIIII TEM MUITO QUE ANDAR ENTÃO...SE FOR PELA ESTRADA CHEGA RÁPIDO MAS SE VAI PELA ROTA...OLHE TENHA BOA VIAGEM" E SIMPATICAMENTE ME RESPONDEU SENTANDO-SE NO SEU TRATOR E INDO À SUA VIDA.
DEFACTO AS PESSOAS NÃO SE AMEDRONTAM COM OS DESCONHECIDOS. ANTES PELO CONTRÁRIO,METEM CONVERSA E ISSO É SEMPRE BOM :) POIS FICO MAIS À VONTADE.





É EM BRUÇÓ QUE SAIO TEMPORARIAMENTE PELA PRIMEIRA VEZ DA GR36. ISTO PARA PERCORRER O CAMINHO PEDESTRE PR8 - TRILHO DO QUARTEL. TRILHO ESTE QUE ME LEVARÁ AO ANTIGO QUARTEL DA GUARDA FISCAL E ANDAR MAIS JUNTO DAS ARRIBAS E ESCARPAS SOBRE O RIO DOURO.
TRATA-SE DE UM TRILHO FABULOSO MAS DIFICIL DE PERCORRER COM BICICLETA ESPECIALMENTE QUANDO ELA ESTÁ CARREGADA DE ALFORGES.
+/- A MEIO DO TRILHO FIZ UM DESVIO EM DIREÇÃO ÀS ARRIBAS E SOBRETUDO VER O CASTRO DE BRUÇÓ OU CASTELO DOS MOUROS.
NESTE LOCAL OBTENHO PLANOS FANTÁSTICOS SOBRE O RIO.











VISTAS BEM AS VISTAS :) RETOMO NOVAMENTE A  MARCHA ATÉ AO QUARTEL. O TRILHO CONTINUA DIÍCIL MAS COMO A DESCOBERTA DO DESCONHECIDO É SEMPRE ALGO DESAFIANTE, LÁ CONTINUEI A MINHA DEMANDA.
MAIS UMAS DEZENAS DE METROS E EIS QUE VISLUMBRO O QUARTEL E UMA ARRIBA EMORME. ESPETACULAR.
O QUARTEL ESTÁ AO ABANDONO O QUE É TRISTE E DEPRIMENTE.
DO MESMO LOCAL, CONSEGUE-SE VER UMA MAJESTOSA  PELO SÍTIO A ONDE ESTÁ CONSTRUÍDA,  A BARRAGEM ESPANHOLA DE ALDEADÁVILA E POR CONSEQUINTE, UMAS ESCARPAS ENORMES E ÍMGREMES SOBRE O RIO.
É UM LOCAL "ASSOMBROSO" POIS O FOSSO "CRIADO" PELAS ARRIBAS ASSUSTA MESMO.
DEPOIS DE PALMILHAR BEM ESTE SÍTIO E DE TER TIRADO MAIS UMAS FOTOGRAFIAS, SENTO-ME UM POUCO. BEBO UMA FANTA QUE AINDA ESTÁ FRESQUINHA, COMO UMA SANDES DE QUEIJO  E ABSORVO TODA A SUA ENVOLVÊNCIA, TODA A HISTÓRIA QUE POR AQUI JÁ OCORREU,TODO O ESPLENDOR DA MÃE NATUREZA.
TUDO ISTO É BONITO, TUDO ISTO ESTÁ TÃO SÓ E EM SILÊNCIO E TUDO ISTO TEM TANTA HISTÓRIA...
















CONTEMPLADO O LOCAL DO ANTIGO QUARTEL DA GUARDA FISCAL, RETOMEI NOVAMENTE AS PEDALADAS MAS, COM A BICICLETA Á MÃO POIS LOGO À SAÍDA DO QUARTEL TINHA UM SIBIDINHA FORTE E COM UM PISO EM LAJES IRREGULARES.
MINUTOS DEPOIS E QUANDO JÁ PEDALAVA ALEGREMENTE E A POUCOS METROS DE REENTRAR NOVAMENTE NA GR36 EIS QUE TENHO O MOMENTO MAIS CRITICO DA MINHA AVENTURA.
FOI AQUELE MOMENTO EM QUE GELEI POR COMPLETO, ME BORREI TODO DE MEDO.
ESTAVA EU EM SUBIDA LIGEIRA  E A PASSAR POR UMA CORTE DE OVELHAS E GADO QUANDO SOU ABORDADO POR 5 CÃES. SIM 5 CÃES. NUMA PRIMEIRA FASE DOIS CÃES DE PORTE MÉDIO QUE LADRAVAM IMENSAMENTE ALTO E LOGO A SEGUIR MAIS TRÊS CÃES E ESTES DE PORTE BEM GRANDE QUE LADRAVAM AINDA MAIS FORTE E TODOS ELES AGRESSIVAMENTE NA MINHA DIREÇÃO.
AO DAR UM BERRO DE DESESPERO ANTEVENDO UM IMINENTE CONFRONTO AO QUAL EU NÃO TERIA A MÍNIMA HIPOTESE DE LEVAR VANTAGEM, SAI APRESSADAMENTE DE DENTRO DA CORTE O PASTOR E DONO DOS CÃES A AFUGUENTAR OS FEROZES ANIMAIS.
NAQUELE MOMENTO SENTI QUE OS DEUSES ESTIVERAM COMIGO PELA MÃO DA MINHA MÃE.
QUE PUTO DE SUSTO. QUE CAGAÇO DO CARAÇAS.
O SENHOR LÁ ACALMOU OS CÃES E ACOMPANHOU-ME ATÉ AO TRILHO DA GR36 QUE FICAVA LOGO À FRENTE.
DEPOIS DE UMA BREVE CONVERSA DESPEDI-ME E ZARPEI A TODO GÁS ATÉ LAGOAÇA MAS, SEM ANTES DE LHE PERGUNTAR SE AINDA IRIA PASSAR POR MAIS CORTES COM CÃES SOLTOS :)
DE REFERIR QUE DEIXAVA PARA TRÁS O TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE MOGADOURO E ENTRAVA EM TERRAS DO MUNICÍPIO DE FRAIXO DE ESPADA À CINTA.


DEPOIS DE PASSADO O SUSTO LÁ CONTINUEI ATÉ LAGOAÇA POR UM TRILHO QUE NÃO SE ENCONTRAVA LÁ MUITO PEDALÁVEL DEVIDO À VEGETAÇÃO APESAR DE TER SIDO LIMPO POUCOS DIAS ANTES.
CHEGADO A LAGOAÇA VEJO QUE O PNEU DIANTEIRO ESTÁ BAIXO. FIQUEI ALGO APREENSIVO POR PENSAR QUE PODERIA SER UM FURO.
PÁRO E DOU UM POUCO DE AR. 300 METROS À FRENTE PÁRO PARA BEBER UMA COCA-COLA E VEJO QUE O PNEU ESTÁ BAIXO NOVAMENTE. ESTÁ FURADO.
PARA NÃO PERER MUITO TEMPO, PEÇO AJUDA A UM SENHOR QUE ESTAVA A SAIR DO CAFÉ. 
PERGUNTEI SE CONHECIA PELAS REDONDESAS UM MECÂNICO DE MOTOS OU BICICLETAS. AMAVELMENTE O SENHOR DISSE-ME QUE CONHECIA UM MECÂNICO E PEDIU-ME PARA O SEGUIR QUE FICA PERTO DO LOCAL DE ONDE ME ENCONTRAVA.
ERA UM MECÂNICO AUTO E EM 15 MINUTOS FIQUEI COM O PROBLEMA RESOLVIDO :)
DEPOIS DOS AGRADECIMENTOS FEITOS, POIS O MECÂNICO NÃO ME LEVOU NADA PELO TEMPO DESPENDIDO A REPARAR O FURO LÁ CONTINUEI A MINHA DEMANDA.






À SAÍDA DE LAGOAÇA TENHO MAIS UM MIRADOURO PARA ME DESLUMBRAR. ERA O MIRADOURO DO CARRASCALINHO. 
A IMENSIDÃO DESTE LOCAL É SOBERBA E MAGNÍFICA E ATÉ COM DIREITO A BALOIÇO :)









MAIS UMAS FOTOS E TOCA A VOLTAR A PEDALAR.
POR ENTRE EXTENSOS CAMPOS DE AMENDOEIRAS CHEGO ATÉ FORNOS UMA ALDEIA AINDA GRANDE MAS QUASE DESERTA. 
AQUI FAÇO UMA PARAGEM PARA "ALMOÇAR". ENTRO NUM CAFÉ PARA COMPRAR UMA COCA-COLA E UM BOLO PARA FAZEREM PARTE DO MENÚ E INSTALO-ME NUMA FRESQUINHA AO LADO DA IGREJA PAROQUIAL.







SAÍDO DE FORNOS A GR36 PERCORRE UMA ESPÉCIE DE PLANÍCE ENTRE CAMPOS AGRICOLAS E OUTROS TERRENOS BRAVIOS SEM QUALQUER ESPÉCIE DE AGRICULTURA . O SOL ESTÁ FORTE E EU ALI NO MEIO DO NADA E PARECENDO QUE ANDO PERDIDO VOU PEDALANDO ATÉ QUE ENCONTRO A ESTRADA NACIONAL 221.
POR UNS MOMENTOS ANDO PARELELO A ESTA ESTRADA ENFRENTANDO DEPOIS  UMA FLORESTA DE NOME PENSO EU, LAMELAS FRIAS. NO TOPO DESTE TRILHO AVISTO O DOURO E  A  ALDEIA DO MAZOUCO.







DESTE PONTO ATÉ AO MAZOUCO FOI SEMPRE A DESCER E ACOMPANHADO DE UMAS UMAS PAISAGENS FABULOSAS SOBRE O RIO DOURO E TODA A ENVOLVÊNCIA DO MAZOUCO.








NO MAZOUCO FAÇO UM NOVO UPGRADE À MINHA ROTA. SAIO TEMPORARIAMENTE DA GR36 E PERCORRO O TRILHO PEDESTRE Nº4 FEC-ROTA DO MAZOUCO COM O INTUÍTO DE ME LEVAR A VISITAR A FAMOSA GRAVURA RUPESTRE DO CAVALO DO MAZOUCO E QUE DEPOIS, PERCORRENDO O MESMO TRILHO ESTE LEVAR-ME-Á DE NOVO À GR36.
ESTE TRILHO PEDESTRE FI-LO NA SUA TOTALIDADE EMBORA EM SENTIDO CONTRÁRIO. 
TRATA-SE DE UM PERCURSO ESPETACULAR, COM PAISAGENS MARAVILHOSAS QUE CRIAM UMA PAZ DE ESPÍRITO ENORME.
AS VINHAS, OS OLIVAIS, O DOURO SOMAM UMA CONJUGAÇÃO DE UMA BELEZA EXTRAORDINÁRIA.






CHAGADO AO LOCAL ARQUEOLÓGICO FUI ENTÃO "VISITAR" A GRAVURA RUPESTRE DO CAVALINHO DO MAZOUCO QUE EMBORA FOSSE UM DESEJO MEU DESDE HÁ MUITO TEMPO, ERA TAMBÉM COMO UMA ESPÉCIE DE PROMESSA  QUE TINHA FEITO AO MEU FILHO MAIS NOVO QUANDO PARTI PARA ESTA AVENTURA.
A GRAVURA EM SI E O PRÓPRIO LOCAL É ALGO DE MÁGICO QUE LEVA O VISITANTE ATÉ À IDADE DA PEDRA.
POR UNS MINUTOS SENTEI-ME PARA ABSORVER TODO O SIGNIFICADO DAQUELE LOCAL, PARA TENTAR SENTIR A VIDA DAQUELA GENTE NESTE LUGAR HÁ MUITOS ANOS ATRÁS. ERA COMO SE TIVESSE A VIVER A HISTÓRIA.












ACABADA A VISITA RETORNO AO PR4 E PARA EMPOLGAR A ADRENALINA, UMA SUBIDA MONUMENTAL COM UMA INCLINAÇÃO BRUTAL E COM O SOL A QUEIMAR :)
O QUE SE SEGUE PELA PR4 É DEFACTO MUITO BONITO.
O DOURO CORRE QUASE AO MESMO NÍVEL E A VITALIDADE DOS OLIVAIS E PEQUENOS LARANJAIS É FABULOSO E HARMONIOSO. NO ENTANTO O CALOR VAI APERTANDO E A ÁGUA ESCASSEANDO.
AO CHEGAR A UMA CAPELA, HAVIA NUM OLIVAL AO LADO DA MESMA UM TANQUE A ENCHER DE ÁGUA. REPAREI QUE TINHA UMA ABERTURA PARA O MESMO E NÃO HESITEI. ENTREI E REFRESQUEI-ME POR COMPLETO E ABASTECI OS BIDÕES, POIS TINHA MAIS 3 KMS PARA SUBIR.










CONTINUANDO O MEU CAMINHO, SAIO DA ESTRADA E ENTRO NA MONTANHA. SE JÁ VINHA EM SUBIDA, EM SUBIDA CONTINUEI. OS PRIMEIROS 1000 METROS FORAM FEITOS SOB UMA BOA SOMBRA DE ARVORES. NO ENTANTO NOS 2000 METROS SEGUINTES A COISA MUDOU. A SUBIDA INCLINOU BASTANTE SOB UM TERRENO RAPADO E SEM QUALQUER TIPO DE SOMBRA. NESTA ALTURA O SOL FAZIA-SE SENTIR E BEM. ESTAVA MUITO CALOR E PARA COMPLICAR, A MINHA RESERVA DE ÁGUA ESTAVA QUASE ACABAR E CHEGANDO AO PONTO DE A TER DE A RACIONAR MOLHANDO SOMEMTE OS LÁBIOS SEMPRE QUE NESSECITAVA. 
O CALOR ERA DE TAL FORMA GRANDE QUE TIVE DE TIRAR A JERSEY E COLOCA-LA SOB O CAPACETE PORQUE JÁ SENTIA  A CABEÇA A LATEJAR.
A PROGRESSÃO ERA LENTA TAL ERA A INCLINAÇÃO DA SUBIDA E O CANSAÇO TAMBÉM JÁ SE FAZIA SENTIR NO CORPO. FORAM CERCA DE 1500 METROS A SUBIR DEVAGARINHO A PÉ E A PUXAR PELA BICICLETA..








NO CIMO DA SUBIDA O GPS FEZ-ME VISLUMBRAR O TRAÇADO DA GR36. 
ESTAVA COM SEDE E DECIDI VOLTAR AO MAZOUCO PARA ABASTECER DE LÍQUIDOS.
TERIA DE ANDAR 3 KMS EM SENTIDO CONTRÁRIO NA GR36 MAS TINHA MESMO DE SER, TINHA DE ME HIDRATAR.
NUM PEQUENO CAFÉ, BEBI DE RAJADA DOIS SUMOIS, POIS COCA-COLA NÃO HAVIA E  COMI UNS AMENDOINS. FORAM UNS MINUTOS PRECIOSOS SENTADO À SOMBRA NUMA CADEIRA :)
NUMA BELA FONTE NUMA DAS ARTÉRIAS PRINCIPAIS DO MAZOUCO, ABASTECI OS MEUS BIDÕES DE ÁGUA E RETORNEI À GR36 PARA FECHAR O DIA EM FREIXO DE ESPADA À CINTA.
POR ENTRE GRANDES VINHEDOS A CHEGADA A FREIXO FOI RÁPIDA MAS, SEM ANTES FAZER MAIS UMA SUBIDINHA DIGNA DE REGISTO. FOI A SUBIDA À SENHORA DOS MONTES ERMOS.
LOCAL BONITO, APRAZÍVEL E COM UMA VISTA FABULOSA SOBRE FREIXO DE ESPADA À CINTA.







DA SENHORA DOS MONTES ERMOS ATÉ AO CENTRO DE FREIXO FOI UM TIRINHO. SEMPRE A DESCER :) NO ENTANTO A ENTRADA EM FREIXO É EM SUBIDA. NÃO É LONGA MAS É PUXADINHA E PARA QUÉM JÁ TINHA PUXADO TANTO NOS ÚLTIMOS KILÓMETROS, TODO O METRO EM SUBIDA CUSTAVA :)



CHEGADO ENFIM AO CENTRO DE FREIXO DE ESPADA À CINTA, DEPARO-ME COM A SUA FABULOSA IGREJA MATRIZ, PELO SEU CASTELO E CLARO, PELO SEU FAMOSO FREIXO.
UMAS FOTOS PARA MAIS TARDE RECORDAR E DEPOIS DIRIJO-ME AO POSTO DE TURISMO PARA UMAS INFORMAÇÕES E COMPRAR UM ÍMEN DO CAVALINHO DO MAZOUCO :)




DEPOIS DE ME INSTALAR E DE TER TOMADO UM BELO BANHINHO, FOI HORA DE DESCANSAR UM POUCO PARA DEPOIS JANTAR, CAMINHAR E POR FIM, DORMIR PARA ENFRENTAR A ÚLTIMA ETAPA DA GR36 QUE ME LEVARÁ ATÉ TORRE DE MONCORVO :)


ETAPA 4 - FREIXO DE ESPADA À CINTA - POCINHO (05/06/2021)

5.30 DA MANHÃ!
HORA DA ALVORADA PELA ÚLTIMA VEZ NA GR36.
ESTE ERA O ÚLTIMO DIA NA GR36 E O PRIMEIRO NA EN222 NO ENTANTO, NEM SEMPRE O QUE PROJETAMOS ACONTECE DA FORMA QUE QUEREMOS E A HISTÓRIA DESTE DIA ACABOU POR SER BEM DIFERENTE DA QUE TINHA DESENHADO.
PARA PODER INICIAR A EN222, TERIA DE CHEGAR AO POCINHO ENTRE AS 12.30 E AS 13.30 O MAIS TARDAR... ERA ESTE O MEU PLANO PARA O DIA DE HOJE.
CHEIO DE ENERGIA E VONTADE PARA MAIS UMA ETAPA, PREPARO  TUDO PARA SAIR MAS QUANDO VOU BUSCAR A BICICLETA, DEPARO-ME COM OS PNEUS "EM BAIXO"... DEI AR NOS PNEUS MAS 50 METROS À FRENTE, VEJO QUE O TRASEIRO NÃO AGUENTA. ESTÁ FURADO E TENHO DE PARAR PARA TROCAR DE CÂMARA.
DEPOIS DE TUDO RESOLVIDO, MONTO NA BICHINHA E LÁ VOU EU.
A SAÍDA DE FREIXO DE ESPADA À CINTA É DURÍSSIMA APESAR DE TER UMA BRVÍSSIMA DESCIDA PELO MEIO.
DEPOIS DE SUBIR UMA ESTRADA DE ALCATRÃO, TENHO A TAL DESCIDA PARA DEPOIS TER CERCA DE 3 KMS DUROS EM QUE ATRAVESSO UM VINHEDO E DEPOIS UM TRILHO FLORESTAL EM QUE AMBAS AS SITUAÇÕES TIVE DE PUXAR A BIKE À MÃO. 
AO ATRAVESSAR O VINHEDO CONFESSO QUE IA NUM SILÊNCIO TREMENDO POIS AS MARCAS FRESCAS DE TRATOR NO CHÃO ERAM INDÍCIO DE CÃES PELAS REDONDEZAS E POR ISSO, SUBIA COM CALMA SEM FAZER GRANDES BARULHOS :) 






NO ALTO DA SUBIDA, UM VISLUMBRE DAS ARRIBAS DO DOURO E DOIS KMS À FRENTE CHEGO AO MIRADOURO DO PENEDO DURÃO. É POR ASSIM DIZER O ÚLTIMO MIRADOURO DA GR36 COM VISTA PARA O RIO DOURO.
UMA VEZ MAIS ESTOU PERANTE PAISAGENS FABULOSAS SOBRE O RIO QUE DEIXA DE ESTAR GUARNECIDO PELAS GRANDES ARRIBAS E PASSA A "FLUTUAR" EM CAMPO ABERTO E A  BARRAGEM ESPANHOLA DE SAUCELHE E TODA A MONTANHA CIRCUNDANTE. SIMPLESMENTE FABULOSO.
O PNEDO DURÃO ALÉM DAS IMENSAS PAISAGEM QUE OFERECE, TEM TAMBÉM AO DISPOR DO VISITANTE UM BELO PARQUE DE MERENDAS.







SOB ESTAS PAISAGENS MAGNÍFICAS DO VALE DO DOURO, DESPEÇO-ME DAS GRANDES ARRIBAS, DOU UM ATÉ JÁ AO RIO DOURO E EMERGO PARA O INTERIOR TRANSMONTANO.
A CHEGADA A POIARES FOI RÁPIDA POIS FOI QUASE SEMPRE EM DESCIDA E PELO MEIO, NOVO ENCONTRO COM CÃES MAS DESTA VEZ...!!! DESTA VEZ COMO ESTAVA EM DESCIDA E EM GRANDE VELOCIDADE, NEM PARA ELES OLHEI. AO SENTIR QUE "CAVALGAVAM" ATRÁS DE MIM A LADRAR, FOI SÓ METER OUTRA MUDANÇA E ZÁSSS PARECIA O TGV :) AOS POUCOS DEIXAVA DE OS OUVIR E IA FICANDO MAIS SOSSEGADO.
UMA VEZ EM POIARES MAIS UMA ALDEIA PACATA E COM POUQUISSIMA GENTE NA RUA, PAREI PARA ABASTECER DE ÁGUA.
SEGUIA-SE LIGARES MAS ATÉ LÁ CHEGAR, MUITA COISA ACONTECERIA. DUREZA, MUITA DUREZA ERA O MOTE ACOMPANHADO POR PAISAGENS BRUTAIS.







A 3 KMS DE POIARES SENSIVELMENTE, ENTRO NA SERRA DO REBOREDO E POR AQUI VISLUMBRO E VIVENCIO PAISAGENS FANTÁSTICAS EM QUE A  NATUREZA DESENHA AUTÊNTICAS ESCULTURAS NATURAIS.
MOMENTOS IDÍLICOS EM QUE PAREI UM POUCO PARA ADMIRAR, ABSORVER O QUE A NATUREZA ME OFERECIA E DAVA OPORTUNIDADE DE ADMIRAR TAIS COMO O CASTRO DE SÃO PAULO, A CALÇADA DE STª ANA, A CALÇADA DE ALPAJARES E ATÉ UM VISLUMBRE AO LONGE DO RIO DOURO E TODA A "MONSTRUOSIDADE" DAS PAISAGEM DA SERRA DO REBOREDO.






NESTE PONTO EM QUE ME ENCONTRO, DE FRENTE PARA O CASTRO DE SÃO PAULO TINHA DUAS OPÇÕES DE CAMINHO A SEGUIR. OPTEI PELA CALÇADA DE STª ANA EM DETERIMENTO DA CALÇADA DEALPAJARES. POIS COMO LEVAVA MUITA CARGA, SERIA MUITO DIFÍCIL E COMPLICADO TRANSPOR A CALÇADA DE ALPAJARES.
A CALÇADA DE STª ANA, REVELOU-SE ESPETACULAR E DESAFIANTE. A MESMA SEGUE UMA ESCARPA NUMA MONTANHA ROCHOSA, COM VÁRIAS DOBRAS GEOLÓGICAS QUE POR VEZES TAMBÉM COLORIDAS E SOB A RIBEIRA DO MOSTEIRO EM QUE JUNTO À MESMA, NO FUNDO DO VALE FLORESCIA UMA ESPÉCIE DE OÁSIS, UMA PEQUENA FLORESTA JUNTO AO SEU CURSO DE ÁGUA.
SINTO-ME TERRIVELMENTE PEQUENO PERANTE TANTA BELEZA NATURAL.
A CALÇADA DE STª ANA PASSA PARA A OUTRA MARGEM PELA PONTE DE STª ANA E SE A DESCIDA É COMPLICADA E DESAFIANTE, A SUBIDA É DA MESMA FORMA.
OS MOMENTOS QUE VOU VIVENDO ENQUANTO ATRAVESSO ESTA CALÇADA, SÃO MOMENTOS PROFUNDOS E DE UM CONTENTAMENTO ENORME DE UMA PAZ INTERNA TREMENDA , DE UMA SATISFAÇÃO BRUTAL APESAR DAS DIFICULDADES QUE A MESMA DE OFERECE.
























A CALÇADA PASSOU E JÁ FICOU PARA TRÁS SEGUEM-SE 2 KMS A ROLAR E DE REPENTE!!!! DE REPENTE ESTOU A PERGUNTAR-ME "É POR AQUI???" NÃO... SOCALCOS OUTRA VEZ NÃO E O PIOR  É QUE VOU TER DE EMPURRAR A BICICLETA À MÃO PORQUE A INCLINAÇÃO É FORTE E O PISO É DE CASCALHO SOLTO.





COM SACRIFICIO E DEBAIXO DE UM CALOR TÓRRIDO LÁ COMECEI A SUBIR A MONTANHA ENTRE OS SOCALCOS DE VINHA.
O TEMPO PASSA E EU PARECIA QUE NÃO SAIA DO SÍTIO.
NESTE MOMENTO, ALÉM DA FORÇA FÍSICA QUE TENHO DE IMPRIMIR NO TERRENO, TENTO NÃO DEIXAR CAIR A FORÇA PSICOLÓGICA PORQUE COMEÇAVA A QUERER QUEBRAR.
AS VINHAS EM SOCALCO SÃO BONITAS PARA SE VER MAS PARA AS SUBIR COM UMA BICICLETA CARREGADA...




CHEGADO POR FIM AO CIMO DA VINHA, NÃO QUERIA ACREDITAR NO QUE VIA... UMA NOVA SUBIDA NUMA MONTANHA DE VEGETAÇÃO RASTEIRA. FORAM MAIS CERCA DE 3 KMS SENSIVELMENTE EM SUBIDA ÍNGREME E COM ALGUMAS PARAGENS PELO MEIO.
CHEGADO AO CUME, POR FIM O ALÍVIO E UMA DESCIDA PARA ALIMENTAR A MENTE NO ENTANTO, O AZAR VOLTOU A BATER-ME À PORTA E QUANDO DOU POR ELA, TENHO NOVO FURO NO PNEU TRASEIRO.
LOGO NAQUELE MOMENTO SENTI QUE TINHA DE DEIXAR POR TERRA O OBJETIVO DE PERCORRER A ESTRADA NACIONAL 222. 
O MEU PSICOLÓGICO ABANOU E ESMORECEU. JÁ ME SENTIA CANSADO, JÁ TINHA PERDIDO ALGUM TEMPO E AGORA COM ESTE FURO, TER DE DESMONTAR TUDO, TORNAVA-SE ASSIM COMPLICADO CUMPRIR ESSE OBJETIVO E AINDA NÃO IMAGINAVA O QUE POR AÍ VINHA...






SEM PENSAR EM MAIS NADA, METI MÃOS À OBRA E REMENDEI O FURO. ESTAVA NA GR36 E TINHA DE ME MANTER FOCADO E MOTIVADO PARA A CONCLUIR.
DE VOLTA À PEDALADA E LIGARES APARECEU  MEIA DÚZIA DE KMS À FRENTE.
EM LIGARES PAREI NUM CAFÉ PARA BEBER UMA COCA-COLA E ABASTECER DE ÁGUA.




SEGUIA-SE MAÇORES E UMA VEZ MAIS NÃO FOI FÁCIL POIS AS SUBIDAS APARECIAM EM CATADUPA E CADA UMA MAIS DIFICIL DE TRANSPOR DO QUE A ANTERIORE E DEPOIS O CALOR E A FALTA DE SOMBRA  TAMBÉM NÃO AJUDAVA MUITO.
DEPOIS DE SAIR DA ALDEIA DE LIGARES DESCI AO FUNDO DE UM VALE PARA DEPOIS O SUBIR NUMA VERTENTE MAIS PARA NORTE.
NO ALTO DA SUBIDA, A PAISAGEM SOBRE AS MONTANHAS  COM AS SUAS DIVERSAS TEXTURAS DEVIDO AOS SEUS CULTIVOS TAMBÉM DIVERSES, SÃO DE ENCHER O OLHO  E APAZIGUAM UM POUCO O CANSAÇO E ALGUM DESALENTO QUE SE FAZ SENTIR EM MIM NESTE MOMENTO.





ÀS TANTAS NO MEIO DO NADA E JÁ PERTO DE MAÇORES SEGUNDO INDICAÇÕES DO GPS, A GR36 TEM UM PORTÃO A FECHAR O CAMINHO. FIQUEI LOGO DESESPERADO.
VOLTAR PAR ATRÁS? PULAR A CERCA? ESTA ERA UMA HIPÓTESE VIÁVEL. COMPLICADA MAS VIÁVEL.
SEM GRANDES ALTERNATIVAS LIGUEI AO JÃO MARTINS E LÁ ME EXPLICOU O MOTIVO DO PORTÃO ESTAR INDEVIDAMENTE FECHADO. NO ENTANTO QUANDO ME DISSE QUE EU ESTAVA DO LADO PRIVADO DO PORTÃO, SOARAM EM MIM OS ALARMES... NÃO POR CAUSA DO DONO PORQUE DEVIA DE TER O PORTÃO ABERTO OU ENTÃO FECHADO MAS SEM CADEADO. ERA POR CAUSA DO CÃES... NÃO PENSEI DUAS VEZES E PULEI A CERCA. NÃO QUE FOSSE ASSIM TÃO DIFÍCIL, A BICICLETA É QUE TORNAVA A OPERAÇÃO MAIS COMPLICADA MAS COM CALMA, LÁ CONSEGUI COM A BICICLETA AO COLO E ÀS COSTAS "PULAR" A CERCA :)



MAÇORES JÁ NÃO FICAVA NADA LONGE. NO ENTANTO ESTAMOS NA GR36 E  A MESMA NÃO NOS OFERECEAS COISAS ASSIM TÃO FÁCEIS. POIS PARA CHEGAR A MAÇORES, FEZ-ME FAZER UMA DESCIDA ALUCINANTE ATÉ AO FUNDO DE UM VALE PARA O DEPOIS SUBIR ENTRE UMA PLANTAÇÃO DE AMÊNDOEIRAS EM...SOCALCOS...NOVA TAREIA, NOVO ROMBO NO CASCO. COMO SE NÃO BASTA-SE, AO ENTRAR EM MAÇORES, NOVA DIFICULDADE. ACABADINHO DE UMA SUBIDINHA COM A BIKE À MÃO,ANDO 100 METROS PLANOS E JÁ TODO CONTENTE, DEPARO-ME COM MAIS 70 METROS ÍNGREMES PELO MEIO DE UM CAMPO SUPER INCLINADO.



EM MAÇORES ENTRAVA EM TERRITÓRIO DO MUNICÍPIO DE TORRE DE MONCORVO, PAREI APENAS 2 MINUTOS PARA ABASTECER DE ÁGUA NUMA RUA HABITADA ONDE A FONTE BROTAVA DE UMA FRESCURA ENORME.
OLHANDO PARA O MEU MAPA E TIRANDO O AZIMUTE NO GPS, VIA QUE TINHA PELA FRENTE MAIS UMA SUBIDA COM ALGUMA EXTENÇÃO MAS, SERIA A ÚLTIMA. NO ENTANTO, QUANDO COMEÇO A SUA ASCENÇÃO, VI LOGO QUE NÃO IRIA SER PACÍFICO POIS A INCLINAÇÃO ASSUSTAVA. O MELHOR DA MESMA ERA A SOMBRA. ERA UM TRILHO NO MEIO DE UM BOSQUE COM MUITO ARVOREDO E POR ISSO O SOL POUCO ENTRAVA E QUE POR ISSO ME AJUDAVA IMENSO. MAS O CANSAÇO ERA ENORME E PARTE DESSA SUBIDA FILA UMA VEZ MAIS COM A BIKE À MÃO. MAIS UMA TORTURA PARA O CORPO E PARA A MENTE MAS SÃO ESTAS DIFICULDADES QUE NOS AJUDAM A TESTAR A NOSSA RESISTÊNCIA, A NOSSA FORÇA MENTAL. 
FORAM 2600 METROS DE SUBIDA DESDE A COTA 540 À 816 METROS. DE TÃO FATIGADO QUE IA, NEM FORÇAS TINHA PARA TIRAR FOTOGRAFIAS :)
E POR FIM CHEGADO AO TOPO, MAIS UMAS PAISAGENS FABULOSAS. 
ESTOU NUM ESTRADÃO QUE PELO SEU ESTADO DEVE TER SIDO INTERVENCIONADO HÁ POUCOS DIAS PORQUE O SEU PISO EM TERRA, ERA MAIS PÓ DO QUE PROPRIAMENTE TERRA. 






QUASE NO FIM DESTE ESTRADÃO E DEPOIS DE TER PASSADO POR UM ENORME REBANHO DE CABRAS E CLARO UM ENORME CÃO QUE TEVE DE MARCAR A SUA POSIÇÃO MAS, COM O SEU JOVEM PASTOR AO LADO :) AO QUAL EU CONVERSEI POR UNS MINUTOS, PAREI JUNTO A UM BANCO E A UMA TABULETA DA GR36. NÃO ERA UM MIRADOURO MAS FUNCIONAVA COMO TAL (ESTA É A MINHA LEITURA DESTE LOCAL) E COM VISTA PARA O RIO DOURO. FOI ALI QUE VI O RIO DOURO PELA ÚLTIMA VEZ ANTES DE CHEGAR AO POCINHO.
APROVEITEI O BANCO PARA ME SENTAR E DESCANSAR AO MESMO TEMPO QUE ADMIRAVA A PAISAGEM.











A PARTIR DESTE MOMENTO AS DIFICULDADES ACABARAM À EXCEPÇÃO DA DESCIDA PARA TORRE DE MONCORVO QUE ERA MUITO IRREGULAR COM MUITA PEDRA SOLTA O QUE EVITAVA AS GRANDES VELOCIDADES E FAZIA-ME REDOBRAR OS CUIDADOS PORQUE SE TORNAVA PERIGOSA.
CHEGADO A TORRE DE MONCORVO, FOI SÓ ENTRAR NA ECOVIA DO SABOR E FOI PREGO A FUNDO :)





 TORRE DE MONCORVO É UMA VILA SIMPÁTICA E COM VITALIDADE. TEM NA SUA IGREJA MATRIZ O SEU MONUMENTO MAIS EMBLEMÁTICO.
OUTRORA UM POLO IMPORTANTE NA EXTINTA LINHA FÉRREA DO SABOR, UMA LINHA CONVERTIDA EM CICLOVI/ECOVIA EM QUE NA QUAL JÁ A TINHA PERCORRIDO EM 2013 ATÉ CARVIÇAIS.(LINHA DO SABOR-MONGE DAS DUAS RODAS)
AO SAIR DE TORRE DE MONCORVO PELA ECOVIA DO SABOR E NUM PLANO DE DESCIDA EM QUE É PRECISO PEDAL, VOU DESFRUTANDO DO MOMENTO. FOI COMO SE DE REPENDE TODO O CANSAÇO ESTIVESSE AUSENTE DE MIM.
FOI UM RECORDAR DE SENSAÇÕES E EMOÇÕES VIVIDAS NESTES ÚLTIMOS QUATRO DIAS. 
NESTE PERCURSO ATÉ AO POCINHO, FUI ACOMPANHADO PELO ESTUÁRIO DO RIO SABOR E TAMBÉM POR UMAS PAISAGENS FABULOSAS JUNTO AO MESMO.
COMO ESTAVA NA ANTIGA LINHA FÉRREA, VI TAMBÉM A EXTINTO E DECADENTE APEADEIRO TÉCNICO QUE NA ALTURA, FUNCIONAVA COMO UMA PARAGEM TÉCNICA DO COMBÓIO DEVIDO AO GRANDE DESNÍVEL DA LINHA.











E POR FIM CHEGADO AO POCINHO VOLTO A REENCONTRAR O RIO DOURO E DOU POR TERMINADA  A MINHA  FABULOSA E FANTÁSTICA  AVENTURA PELA GRANDE ROTA36  :)





POR FIM NO POCINHO :) 
 PENSANDO EU QUE AS DIFICULDADES TINHAM PASSADO, ESTAVA BEM ENGANADO.
VOU "APANHAR" O COMBÓIO PARA O PORTO E EIS QUE O REVISOR NÃO ME DEIXA ENTRAR COM A BICICLETA. AQUELE HORÁRIO NÃO DAVA. NEM ESSE NEM O DAS 17:00. SOMENTE O DAS 19.20 É QUE DAVA PARA VIAJAR DE BICICLETA. 
ESTAVA TRAMADO. IA APANHAR UMA SECA DO CARAÇAS E DEPOIS,IA CHEGAR A BRAGA DE MADRUGADA.
POSTO ISSO DECIDO ARRANCAR PARA VILA NOVA DE FOZ CÔA.
 4 KMS DEPOIS VOLTEI PARA  TRÁS. VOLTEI PORQUE EFETIVAMENTE JÁ ESTAVA "FORA" DA HORA PARA INICIAR A ESTRADA NACIONAL 222 E DEPOIS, DEVIDO AO CALOR TÓRRIDO QUE SE FAZIA SENTIR E QUE ME ÍA "QUEIMANDO" TODO.
ESTAVA RESIGNADO E TINHA DE ESPERAR PELO COMBÓIO DAS 19:20
ESTAVA EU NO BAR DA ESTAÇÃO A LANCHAR QUANDO O CHEFE DE ESTAÇÃO VEM TER COMIGO...
 - "ENTÃO VOCÊ NÃO FOI NO COMBÓIO? FOI O REVISOR QUE OIMPEDIU?"
AO QUAL RESPONDO AFIRMATIVAMENTE E QUE SÓ PODIA IR NO COMBÓIO DAS 19.20 DEVIDO À BICICLETA.
O CHEFE DA ESTAÇÃO VOLTA A ABORDAR-ME... 
-"VOCÊ NÃO PODE IR NO DAS 19.20 PORQUE ALÉM DE CHEGAR TARDE, À MEIA NOITE OS REVISORES ENTRARÃO GREVE E PODE DEVIDO A ISSO TER DE FICAR PELO PORTO.
VOÇÊ  VAI TER DE IR NO DAS 17:00. VOU SABER QUEM É O REVISOR DESSE COMBÓIO E VAMOS FALAR COM ELE..."
AGRADECI E ESPEREI POR NOVIDADES. SABIA QUE A BICICLETA É UM PROBLEMA MAS, TINHA LIDO QUE JÁ ESTAVA AUTORIZADA.
DA ÚLTIMA VEZ QUE FIZ ESTA LINHA TRANSPORTEI-A DESMONTADA EM SACOS DO LIXO E PENSEI QUE DESTA VEZ NÃO FOSSE PRECISO.
ENTRETANTO LÁ VEM O CHEFE DA ESTAÇÃO NOVAMENTE ACOMPANHADO POR UMA FUNCIONÁRIA DA ESTAÇÃO...
-..." OLHE ESTAMOS A TENTAR SABER QUEM É O REVISOR PARA FALAR COM ELE. ENTRETANTO, TENTE ARRANJAR UNS SACOS DO LIXO PARA COLOCAR A BICICLETA DESNTRO DELES DESMONTADA..."
ASSIM FIZ. FUI COMPRAR UNS SACOS DO LIXO E DESMONTEI A BICICLETA. NO ENTANTO TINHA MUITA COISA PARA EMPACOTAR E COMECEI A CORTAR. O MEU COLCHÃO DEI-O À ESTAÇÃO, OS CHINELOS DEITEI-OS AO LIXO ASSIM COMO OUTRAS PEQUENAS COISAS QUE NÃO FIZERAM FALTA NA AVENTURA DA GR36.





PARA NÃO IR TODO CHEIO DE PÓ PARA O COMBÓIO, PERGUNTEI AO REVISOR SE PODIA USAR A MANGUEIRA DA ÁGUA QUE SERVE PARA ARREFECER (PENSO EU) OS COMBÓIOS PARA COM ELA TOMAR UM BANHO NO MEIO DO JARDIM DA ESTAÇÃO.
O JARDIM FICA NUMA ZONA EM QUE NÃO PASSA MUITA GENTE E POR ISSO PODIA ESTAR À VONTADE. SE ALGUÉM PASSASSE, NÃO VERIA NADA DO OUTRO MUNDO, APENAS UM HOMEM A TOMAR BANHO :)
O CHEFE DA ESTAÇÃO A RIR-SE LÁ ME DEIXOU TOMAR BANHO NO JARDIM DA ESTAÇÃO.
DE BANHO TOMADA E ASSEADO NA MEDIDA DO POSSÍVEL, JÁ TINHA MAIS AR DE TURISTA :)
ENTRETANTO CHEGA O COMBÓIO E LOGO QUE O REVISOR SAI DO MESMO É ABORDADO PELO CHEFE DA ESTAÇÃO E PELA FUNCIONÁRIA DA MESMA.
A CONVERSA DURA CERCA DE 7/10 MINUTOS. ÀS TANTAS CHAMAM POR MIM E PEDEM-ME PARA FAZER O MEU PEDIDO AO REVISOR.
ASSIM FIZ E PARA ALEGRIA MINHA, O REVISOR DEIXOU-ME VIAJAR NO COMBÓIO DAS 17:00.
AGREDECI A TODOSE EM ESPECIAL AO CHEFE DA ESTAÇÃO QUE FOI FORMIDÁVEL COMIGO. SE NÃO FOSSE A SUA AJUDA E DISPONIBILIDADE PARA TAL, TERIA APANHADO UMA SECA DOS DIABOS :)






E ASSIM DAVA POR TERMINADA A MINHA AVENTURA PELA GRANDE ROTA 36 DOURO INTERNACIONAL.
FORAM QUATRO DIAS INTENSOS, EMOTIVOS, EMPOLGANTES, FANTÁSTICOS EM SUMA, INESQUECÍVEIS. O SOFRIMENTO PSICOLÓGICO E FÍSICO  QUE PELOS QUAIS PASSEI EM ALGUMAS SITUAÇÕES, FIZERAM EM MOMENTOS QUEBRAR O MEU ESPÍRITO MAS TORNANDO-ME MAIS FORTE E CRENTE EM MIM MESMO EM ULTRAPASSAR ESSAS DIFICULDADES.
A GRANDE ROTA 36 OFERECE MUITO E PROPORCIONA UMA EXPERIÊNCIA FABULOSA.
EXCELENTEMENTE MARCADA E BEM MANTIDA PELA EXPLORA DOURO, O CAMINHANTE, O CICLOTURISTA OU OUTRO, NÃO SE PERDE. EMBORA TENHA LEVADO O GPS, FUI VERIFICANDO QUE O MESMO NÃO  É PRECISO DE TODO PARA A ORIENTAÇÃO NOS TRILHOS. SOMENTO PARA AS ESTATISTICAS EM TERMOS DE NÚMEROS E ALTIMETRIAS DAS JORNADAS.
PESSOAS QUE NÃO CONHECIA DE LADO ALGUM E QUE ME AJUDARAM IMENSO TAIS COMO A SRª. DRª GINA GOMES VEREADORA DA CULTURA DA CÂMARA MUNICIPAL DO MOGADOURO QUE ME LEVOU ATÉ AO SR. MANUEL GARCIA PRESIDENTE DA UNIÃO DE FREGUESIAS DE VILARINHO DOS GALEGOS E VENTUZELO QUE POR SUA VEZ ME AJUDOU NA PERNOITA DA SEGUNDA ETAPA, UMA VEZ MAIS DO JOÃO MARTINS QUE AINDA NÃO CONHEÇO PESSOALMENTE E QUE ME ORIENTOU NO MEU PLANO E POR VEZES NO TERRENO E OUTRAS PESSOAS "ANÓNIMAS" QUE PELO   MOMENTO DA SITUAÇÃO EM QUE ME AJUDARAM OU APOIARAM EM ALGO,  EU ESQUECI DE PERGUNTAR PELOS SEUS NOMES (DESDE JÁ AS MINHAS DESCULPAS POR ISSO) E A ELES MUITO OBRIGADO.
E DEPOIS, AS PAISAGENS, AS POPULAÇÕES, O MEIO, O PLANALTO MIRANDÊS, SÃO DE FACTO UM EX-LIBRIS DE PORTUGAL E QUE ESTÁ NA HORA DE SER MAIS VISITADO E MAIS VALORIZADO PORQUE EXISTE UMA BELEZA ÍMPAR, ALGO QUE SÓ SE VÊ E SE SENTE ESTANTO E VISITANTO ESTES LOCAIS.
A GR36 FOI PERCORRIDA E ESTÁ FEITA MAS, HEI-DE VOLTAR NOVAMENTE :)


EXCERTOS DO MEU PLANO E DIÁRIO








TRACKS GPS







Sem comentários:

Enviar um comentário