sábado, 14 de outubro de 2023

IBERICO BIKE RACE (IBR) - 01/02/03/SETEMBRO (MONTALEGRE)

O IBERICO BIKE RACE (IBR) REALIZADO EM MONTALEGRE SERÁ  A PROVA DA MINHA VIDA E POR ISSO FICARÁ PARA SEMPRE NA MINHA MEMÓRIA, POIS FOI A PRIMEIRA VEZ QUE SUBI A UM PÓDIO E QUE TERMINEI NO PÓDIO :)

JUNTAMENTE COM O MONGE PACK FERREIRA, PARTICIPAMOS COMO SEMPRE EM DUPLAS E CLASSIFICADOS AINDA COMO MASTER 30, NUM FIM-DE-SEMANA CHUVOSO E EM QUE A VONTADE DE PEDALAR ERA POUCA, CONSEGUIMOS ALGO INÉDITO PARA OS CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA COM A OBTENÇÃO DESTE PÓDIO.



O PRÓLOGO ERAM CERCA DE 6 KMS EM QUE BASICAMENTE SE SUBIA 3 E DESCIA OUTROS 3.

COMO ACONTECE NESTE TIPO DE TIRADA, ARRANCAMOS COM UM ANDAMENTO CALMO E ASSIM SEGUIR ATÉ AO TOPO DA SUBIDA PARA DEPOIS DAR TUDO NA DESCIDA.

NO ENTANTO A SUBIDA REVELOU-SE DURA E COM OS BATIMENTOS CARDÍACOS A BATER NO "RED-LINE" TIVE DE ABRANDAR O RITMO PORQUE NÃO ESTAVA A AGUENTAR.

A DESCIDA TAMBÉM NÃO SE REVELOU FÁCIL DEVIDO À MUITA PEDRA SOLTA MAS CONSEGUIMOS RECUPERAR UM POUCO DO TEMPO QUE PERDEMOS DURANTE A SUBIDA.

AINDA ASSIM DEU PARA TERMINAR EM TERCEIRO LUGAR NAS DUPLAS M30.


ETAPA 1

DURANTE A NOITE ACORDEI COM A CHUVA QUE BATIA FORTE NA COBERTURA DO PAVILHÃO ONDE ESTÁVAMOS INSTALADOS. AÍ FIQUEI ALGO DESMORALIZADO PORQUE SABIA QUE DE MANHÃ IA LEVAR COM ELA.

ESTÁVAMOS NA META À ESPERA DA ORDEM DE PARTIDA QUANDO COMEÇOU A CHOVER.

A MINHA VONTADE ERA NENHUMA. NÃO GOSTO DE PEDALAR COM CHUVA E POR ISSO ESTAVA ALGO DESLIGADO DA PROVA E COM VONTADE DE REGRESSAR AO PAVILHÃO.

A MUITO CUSTO LÁ FUI CUMPRIR O DEVER E TENTAR CONCLUIR MAIS UMA PEREGRINAÇÃO.

ARRANCAMOS SUAVEMENTE E FOMOS NUM RITMO ALGO SUAVE JUNTAMENTE COM A DUPLA PRÓ-ENERGY-TWO WHEELS COMPOSTA PELO JOSÉ HENRIQUES E O HÉLDER CERQUEIRA. MALTA CONHECIDA, MALTA BOA.

ASSIM FOMOS ATÉ PITÕES DAS JÚNIAS ONDE TIVEMOS UM BOM E APETITOSO PRIMEIRO ABASTECIMENTO.

ASSIM CONTINUAMOS MAIS CERCA DE 6/7 KMS ATÉ QUE OS DEIXAMOS PARA TRÁS E COMEÇAMOS A IMPOR O NOSSO RITMO.

APESAR DE NO INÍCIO TER POUCA VONTADE EM PEDALAR, AS PERNAS ESTAVAM LÁ E FAZIAM-ME SENTIR BEM E COM FORÇA PARA AS PUXAR.

À PASSAGEM PELO SEGUNDO ABASTECIMENTO, COMEÇOU A CHOVER INTENSAMENTE E A TROVEJAR FORTE. NÃO SEI MAS PARECE QUE GANHAMOS MAIS FORÇA COM AQUELA INTEMPÉRIE E COMEÇAMOS A DESBRAVAR  CAMINHO COMO LOUCOS ATÉ QUE COMEÇAMOS A ULTRAPASSAR OUTRAS DUPLAS.

RAPIDAMENTE CHEGAMOS A MONTALEGRE MAS, PARA CORTAR A META TÍNHAMOS 1 KM DURÍSSIMO, QUER NO PISO, QUER NA INCLINAÇÃO DO MESMO

 PARA PERCORRER. NESSA ASCENÇÃO CONSEGUIMOS A MUITO CUSTO DEIXAR PARA TRÁS MAIS UMA DUPLA.

AO CORTAR A META, OIÇO PARA MEU ESPANTO A SER ANUNCIADO QUE TÍNHAMOS CHEGADO EM TERCEIRO LUGAR NAS DUPLAS M30.

FIQUEI ESPANTADO E VIREI-ME PARA O MONGE PACK FERREIRA E PERGUNTEI "... ELA DISSE TERCEIRO LUGAR? A SÉRIO? TERCEIRO LUGAR? QUER DIZER QUE VAMOS AO PÓDIO :) 

O MONGE PACK FERREIRA TAMBÉM ESTAVA NA DÚVIDA MAS LÁ DISSE QUE EFECTIVAMENTE TÍNHAMOS CHEGADO NO TERCEIRO LUGAR.

FOI UMA EXPLOSÃO DE ALEGRIA E CONTENTAMENTO EM QUE NA QUAL CUSTOU A CAIR NA REALIDADE :)

DEPOIS DE CONFIRMAR AS CLASSIFICAÇÕES, LÁ CONFIRMAMOS O NOSSO TERCEIRO LUGAR NA PRIMEIRA ETAPA DO IBR :)








ETAPA 2

PARA A SEGUNDA ETAPA A VONTADE ERA OUTRA E A ESTRATÉGIA TAMBÉM :)

A COISA ERA SIMPLES. SERIA MANTER A TERCEIRA POSIÇÃO, MARCAR A DUPLA QUE ESTAVA EM QUARTO LUGAR E TENTAR ATACAR A DUPLA QUE IA NO SEGUNDO POSTO. PARA ALCANÇAR A PRIMEIRA POSIÇÃO JÁ ERA MAIS COMPLICADO PORQUE ESTÁVAMOS NUMA DESVANTAGEM QUE NÃO ERA NADA FÁCIL RECUPERAR.

ANTES PARTIRMOS PARA O TERRENO, AINDA FOMOS À CERIMÓNIA DO PÓDIO RECEBER A MEDALHA DE TERCEIROS CLASSIFICADOS REFERENTE À PRIMEIRA ETAPA. FOI SEM DÚVIDA O PRIMEIRO MOMENTO DO DIA :)

O ARRANQUE FOI VIVO APESAR DE SER EM SUBIDA E CONTINUAMOS UMA BOA PARTE DO PERCURSO A PUXAR NUM RITMO ACEITÁVEL.

QUANDO ESTÁVAMOS A SUBIR MORGADE, TIVE DE PÔR OS PÉS NO CHÃO E PARAR POIS COMEÇARAM-ME A DOER AS COSTAS DE UMA FORMA TÃO FORTE  QUE NÃO ESTAVA A AGUENTAR. ARRANQUEI DEVAGAR E COM A BICICLETA À MÃO. AO CABO DE 40/50 METROS VOLTEI A MONTAR A BICICLETA PARA CONCLUIR A SUBIDA E COMEÇAR A PEDALAR SEM PARAR E COM UMA INTENSIDADE JÁ ALTA. SÓ NOS ABASTECIMENTOS É QUE PARÁVAMOS.

APÓS VILARINHO DAS PERDIZES, TINHAMOS PELA FRENTE A SUBIDA MAIS DURA E LONGA DE TODO O PERCURSO. ERA A ASCENÇÃO AO LAROUQUINHO.

OS ÚLTIMOS KMS DESTA SUBIDA  FORAM OS MAIS DUROS E OS MAIS PENOSOS COM INCLINAÇÕES DE 22%. JÁ COM AS FORÇAS A ESGOTAREM, NÃO TIVE FORÇA SUFICIENTE PARA FAZXER AQUELA BRUTALIDADE EM CIMA DA BICICLETA. TIVE DE DESMONTAR E FAZER AQUILO À MÃO. 

MESMO ASSIM FOI DE UM SOFRIMENTO DESCOMUNAL TAL ERA A DUREZA DA SUBIDA COM UM PISO SUPER RUGOSO E CHEIO DE CASCALHO.

CHEGADOS AO TOPO, SEGUIA-SE UMA LONGA DESCIDA ATÉ QUASE MONTALEGRE. SENTIA-ME ESGOTADO E COM AS CÃIBRAS A QUERER APARECER.

CHEGADOS A MONTALEGRE, TÍNHAMOS A MESMA SUBIDA DA ETAPA ANTERIOR ATÉ À META . AQUELE KM NÃO ERA FÁCIL E NO MEU ESTADO JÁ EM COMPLETA FALÊNCIA MUSCULAR IRIA SER O CAOS. MAS COM AQUELE SOFRIMENTO E AQUELA FORÇA QUE SE TEM ONDE NÃO SE SABE ONDE E, COM O INCENTIVO DO MONGE PACK FERREIRA LÁ ME CONSEGUI AGUENTAR E ASSIM CORTAR A META EM, PARA ESPANTO NOSSO SEGUNDO LUGAR NAS DUPLAS M30 E CONCLUIR A PROVA NO SEGUNDO LUGAR DA GERAL ISTO PORQUE A DUPLA QUE ESTAVA EM SEGUNDO LUGAR DESISTIU.

BEM SE O TERCEIRO POSTO JÁ ERA MUITO BOM, O SEGUNDO POSTO FOI AINDA MELHOR :)

FOI UMA SATISFAÇÃO ENORME PORQUE PASSAMOS POR MUITO PARA CHEGAR AQUI. FOI INESPERADO? FOI MAS TRABALHAMOS E FIZEMOS TUDO PARA FAZER UMA BOA PROVA. E, ATÉ PARA NÓS, POR AQUILO QUE TEMOS FEITO AO LONGO DESTES ANOS, PELAS "TAREIAS" QUE TEMOS LEVADO E TEIMAMOS EM CONTINUAR A LEVAR, MERECEMOS ISTO, MERECEMOS ESTE PÓDIO E ESTA ENORME SATISFAÇÃO.

ENFIM FOI ESPETACULAR E POR FIM, UMA PALAVRA PARA O MONGE FILIPE PACK FERREIRA E COMPANHEIRO NESTAS ANDANÇAS QUE NOS MOMENTOS MAIS COMPLICADOS DEU-ME A AJUDA PSICOLÓGICA NECESSÁRIA PARA AGUENTAR A MARRETADA :)

PARA 2024 CÁ ESTAREMOS PARA LUTAR PELO PRIMEIRO LUGAR :)












PARA LER A REPORTAGEM COMPLETA CLICAR AQUI

Sem comentários:

Enviar um comentário