quarta-feira, 12 de novembro de 2025

PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO - CAMINHO DE TORRES_CAMINHO (VIA) DA PRATA_CAMINHO FRANCÊS (01 A 07 /08/2025)

 QUANDO DECIDI QUE ESTE ANO A MINHA AVENTURA ANUAL SERIA PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO, E DEPOIS DE UMAS PESQUISAS E ALGUMAS PERGUNTAS, DECIDI QUE O CAMINHO A PERCORRER SERIA O CAMINHO DE INVERNO. CAMINHO ESSE QUE COMEÇARIA EM PONFERRADA.

PARA NÃO TER DE IR DE TRANSPORTES PÚBLICOS PARA PONFERRADA,  ELABOREI UM PLANO MAIS OUSADO. FOI QUANDO ENTÃO COMECEI A VASCULAR E A ESTUDAR MAPAS DE DIVERSOS CAMINHOS E ROTAS. 

FEITO TODO ESSE TRABALHO, CHEGUEI AO INTERESSANTE SEGUINTE  TRAJECTO; COMEÇARIA A MINHA EPOPEIA EM AMARANTE NO CAMINHO DE TORRES E SEGUINDO O MESMO ATÉ SALAMANCA, AO SEU INÍCIO.

EM SALAMANCA APANHARIA O CAMINHO OU VIA DA PRATA ATÉ ASTORGA E EM ASTORGA, ALCANÇARIA O CAMINHO FRANCÊS ATÉ PONFERRADA ONDE POR FIM, COMEÇARIA ENTÃO O CAMINHO DE INVERNO.

NA HORA DE ELABORAR TODO O PLANO DESTE PERCURSO, VI QUE O MESMO IRIA DURAR MUITOS DIAS MAS, MANTIVE-O ASSIM. 

NUMAS DAS HABITUAIS VOLTAS DE BICICLETA COM O MONGE PAK FERREIRA, O MESMO ME DISSE QUE EM AGOSTO GOSTAVA DE IR A SANTIAGO DE COMPOSTELA. FOI ENTÃO QUE LHE FALEI DO MEU PLANO PARA IR A SANTIAGO EM... AGOSTO.

LOGO O CONVIDEI PARA VIR COMIGO CASO ACEITASSE. PRONTAMENTE ACEITOU.

VOLTANDO À MESA DE TRABALHO E NUMA DE REDEFINIR O PLANO FEITO AFIM DE CORTAR EM DIAS, RESOLVI ABANDONAR A IDEIA DE PARTIR PARA O CAMINHO EM AMARANTE E A COLOQUEI BEM MAIS À FRENTE, EM TRANCOSO.

PLANO FEITO E CONCLUÍDO, SAIRÍAMOS DE TRANCOSO :) 




AS MINHAS CREDENCIAIS


O MEU SETUP



ETAPA 1 - TRANCOSO - PINHEL (CAMINHO DE TORRES) (01/08/2025)


... E A JORNADA COMEÇOU... :)

SAÍ DA CENTRAL DE CAMIONAGEM DE BRAGA NA REDE EXPRESSOS EM DIRECÇÃO A TRANCOSO ÀS 9:00. 

COM PARAGEM NO PORTO, ALBERGARIA, VISEU, CELOURICO DA BEIRA E POR FIM, EM TRANCOSO ÀS 15:45.

AGORA E PORQUE OS TRANSPORTES PÚBLICOS DE AUTOCARRO AINDA NÃO AUTORIZAM A VIAGEM NO MESMO DE DUAS BICICLETAS, TENHO DE ESPERAR PELO MONGE PACK FERREIRA QUE SÓ CHEGA ÀS 19:30 PORQUE TIVEMOS DE EMBARCAR EM HORÁRIOS DIFERENTES.

ATÉ À SUA CHEGADA, VOU MONTAR A BIKE E CONHECER TRANCOSO E AINDA CONQUISTAR UMA CACHE :)

ENQUANTO ESPERO, REPENSO O PLANO E EM VÊS DE PERNOITAR-NOS EM TRANCOSO, FARÍAMOS CERCA DE 30 KMS ATÉ PINHEL E PERNOITARIA-NOS NO QUARTEL DOS BOMBEIROS.

ASSIM FOI. QUANDO O MONGE CHEGOU, MONTAMOS RAPIDAMENTE A BIKE E PUSEMOS-NOS A CAMINHO. 

CHEGAMOS AO ANOITECER MAS AINDA A TEMPO DE TERMOS UM BOM DESCANSO.



DO INTERIOR DO AUTOCARRO CONSIGO VER E CONTROLAR A MINHA BIKE NA BAGAGEIRA 
























ETAPA 2 - PINHEL - ALBA DE YELTES (ESPANHA) - (CAMINHO DE TORRES) (02/08/2025)


AO ACORDAR PARA A ETAPA O PAKITO NÃO SE SENTIA BEM DA SUA MÁQUINA INTERNA.

TOMAMOS O PEQUENO ALMOÇO E RECORREMOS A UMA FARMÁCIA. 

DEPOIS DE MEDICADO SEGUIMOS POR FIM O CAMINHO DE TORRES EM DIRECÇÃO A ALMEIDA.

SÃO CERCA DE 23 KMS ESPETACULARES ENTRE CAMPOS AGRÍCOLAS E PEQUENAS POVOAÇÕES.

EM VALVERDE FIZEMOS UMA PARAGEM PARA ABASTECER E CARIMBAR. NA ASCENÇÃO  P ARA ALMEIDA, O PAKITO TEM UM FURO NA RODA TRASEIRA.

COM CALMA PORQUE NÃO HÁ PRESSA, TROCA-SE DE CÂMARA DE AR E UNS METROS À FRENTE, ESTAMOS A ENTRAR NA MURALHADA POVOAÇÃO DE ALMEIDA QUE SE REVELA UMA VILA MUITO BONITA E ASSEADA.

FOI NA RESIDÊNCIA PAROQUIAL QUE O SIMPÁTICO PADRE (NÃO PORTUGUÊS) JOAN QUE NOS FEZ UMA "FESTA" E SE MOSTROU AGRADADO E SURPREENDIDO POR NOS VER ALI, NOS CARIMBOU A CREDENCIAL. 

A VIAGEM CONTINUA, O PAKITO JÁ SEM QUALQUER MAL ESTAR, ENTRAMOS EM ESPANHA PELA LOCALIDADE DE ALDEA DEL OBISPO ONDE PARAMOS PARA ABASTECER E CARIMBAR.

O CAMINHO VAI SEGUINDO ENTRE GRANDES CAMPOS AGRÍCOLAS E DE PASTO MAS NUM DADO MOMENTO, TEMOS DE MUDAR DE RUMO E SAIR DO CAMINHO PORQUE COMEÇAMOS A ENTRAR EM CAMPOS ONDE TÍNHAMOS DE ABRIR E FECHAR A CANCELA E NUM DESSES CAMPOS, O GADO ESTÁ SOLTO. ORA ERA UM PROBLEMA PARA MIM. AINDA ANDEI UNS METROS MAS NÃO CONSEGUI AVANÇAR E DISSE AO PAKITO QUE POR ALI NÃO ÍA.

VOLTAMOS PARA TRÁS. REDEFINIMOS A ROTA E CONTINUAMOS POR ESTRADA ATÉ CUIDAD RODRIGO.

A CHEGADA A CIUIDAD RODRIGO NÃO É FÁCIL. NÃO PELA DIFICULDADE DO TERRENO PORQUE ESSA NÃO EXISTE MAS SIM PELO CALOR FORTE QUE SE FAZIA SENTIR.

EM SARANILHO PARÁMOS PARA ABASTECER PARA DEPOIS ENFRENTARMOS A SUBIDA NA PASSAGEM PELO RIO ÁGUELA E À POSTERIORI, AS LONGUÍSSIMAS  RETAS ATÉ CUIDAD RODRIGO.

ESTAS RETAS CAUSARAM MUITA MOSSA POIS ERAM RETAS COM QUILOMETRAGENS ENORMES. A MAIOR TINHA 16 KMS!!!

UMA VEZ EM CUIDAD RODRIGO, UMA CIDADE HISTÓRICA, PARÁMOS MAIS UMA VEZ PARA REFRESCAR A ALMA, DESCANSAR E ADMIRAR UM POUCO A BELEZA ARQUITECTÓNICA DOS SEUS ENORMES MONUMENTOS E GRANDES PRAÇAS COM INÚMERAS ESPLANADAS.

ATÉ ALBA DE YELTES SÃO 25 KMS MAS QUE PARA NOSSA SURPRESAS NÃO SERÃO MUITO FÁCEIS.

O ALTO CALOR E DEPOIS AQUELAS LONGUÍSSIMAS RETAS FIZERAM MOSSA E O CANSSAÇO JÁ SE APODERAVA DE NÓS.

UNS QUILÓMETROS DEPOIS DE CUIDAD RODRIGO TIVEMOS UMA BELA SUBIDA. FORAM CERCA DE 3 KMS MAS ÍNGREMES E COM UM PISO POR VEZES COM MUITA PEDRA. NUM DADO MOMENTO TIVEMOS MESMO DE DESMONTAR E PERCORRER UNS METROS COM A BIKE À MÃO.


CHEGADOS AO TOPO, ABRIU-SE UMA ESPÉCIE DE AVENIDA ENTRE PROPRIEDADES DE PASTOREIO BASTANTE ROLANTE E EM LIGEIRA DESCIDA.

ESTAVA A SER PORREIRO ATÉ QUE NUM DADO MOMENTO DO CAMINHO, UPSSS...SOMOS CONFRONTADOS COM UMA PEQUENA CANCELA. PARA PROSSEGUIR-MOS TEMOS DE A ABRIR E DEPOIS FECHAR. 

O MEU CORPO GELOU.

"... VAMOS TER DE SEGUIR POIS A ESTA HORA NÃO DÁ PARA VOLTAR PARA TRÁS..." DIZ-ME O PAKITO.

COM MUITO CUSTO TENHO DE CONCORDAR COM ELE. SEGUIMOS EM FRENTE E SÓ REZAVA PARA QUE NÃO FOSSE CONFRONTADO COM ALGUM ANIMAL.

EFECTIVAMENTE ELES, OS ANIMAIS, VACAS E TOUROS COMEÇARAM A APARECER MAS PARA MINHA SATISFAÇÃO, ESTAVAM PRESOS, DENTRO DE CERCAS. NAQUELA ALTURA, PEDALAVA O MAIS QUE PODIA E CONSEGUIA. 

CHEGADOS AO FIM DA ENORME PROPRIEDADE, FOI ABRIR E FECHAR NOVAMENTE A CANCELA.

DEPOIS DA DESCIDA QUE NOS CONDUZIU DA PROPRIEDADE A UMA ESTRADA NACIONAL, ALBA DE YELTES ESTAVA LOGO ALI A 7 KMS DE DISTANCIA.

CHEGUEI COMPLETAMENTE CANSADO.

ANTES DE NOS DIRIGIRMOS  ALBERGUE, AINDA FOMOS A UM CAFÉ BEBER ALGO FRESCO PORQUE O CORPO PEDIA.

POSTO ISTO E JÁ ALGO RECONFORTADO LIGUEI COM A SIMPÁTICA D.ª AURORA PARA A INFORMAR DE QUE JÁ ESTÁVAMOS EM ALBA DE YELTES JUNTO DO ALBERGUE QUE OFICIALMENTE TEM O NOME DO SEU FALECIDO ESPOSO O ALBERGUE DE PEREGRINOS JACINTO MARTÍN GARCÍA  POR TER SIDO UM GRANDE IMPULSIONADOR DO CAMINHO.

DEPOIS DE INSTALADOS, JÁ DE BANHO TOMADO E DE TERMOS LAVADO A ROUPA DO DIA, EU E O MONGE PAKITO FOMOS À PROCURA DO NOSSO REPASTO AFIM DE DEPOIS PODERMOS DESCANSAR BEM PARA O DIA SEGUINTE POIS A ETAPA SERIA MAIS UMA VEZ DURA E LONGA.

















VALVERDE





ALMEIDA













ALDEA DEL OBISPO







CUIDAD RODRIGO














ALBA DE YELTES








ETAPA 3 - ALBA DE YELTES - ZAMORA - (CAMINHO (VIA) DA PRATA) (03/08/2025)


RESOLVEMOS FAZER A LIGAÇÃO ENTRE ALBA DE YELTES E SALAMANCA POR ESTRADA. ISTO PARA GANHAR TEMPO.

O PERCURSO É BONITO. SEMPRE ENTRE ENORMES CAMPOS AGRÍCOLAS E DE PASTOREIO E LONGUÍSSIMAS RETAS. 

BEM CEDINHO NOS PUSEMOS AO CAMINHO. ESTÁ FESQUINHO E BOM PARA PEDALAR.

A ESTRADA É SÓ NOSSA E VER O SOL A ROMPER ENTRE AQUELES CAMPOS FOI ESPETACULAR.

EM TAMAMES PARÁMOS PARA TOMAR O PEQUENO ALMOÇO OU MELHOR, ENGANAR O ESTÔMAGO, POIS COMO AINDA ERA CEDO, O CAFÉ AINDA ESTAVA A ABRIR E NÃO TINHA PÃO FRESCO.

NOVAMENTE A ROLAR SOBRE RODAS E RETAS ENORMES, O MONGE PAKITO ESTÁ BEM E SATISFEITO E EU, BEM ESTOU E A USUFRUIR DO MOMENTO.

EM VECINOS PARÁMOS NUMA PADARIA/MERCEARIA E ABASTECEMOS, DESCANSAMOS E COMEMOS.

NOVAMENTE A ROLAR E SEMPRE A ENFRENTAR LONGUÍSSIMAS RETAS, SALAMANCA ESTÁ LOGO ALI.

A ENTRADA É TRANQUILA APESAR DE JÁ HAVER MUITO TRÂNSITO NA ESTRADA.

SALAMANCA É UMA CIDADE IMPONENTE COM EDIFÍCIO ANTIGOS ESPECTACULARES, QUER OS RELIGIOSOS COM A SUA CATEDRAL À CABEÇA, QUER OS UNIVERSITÁRIOS.

EM SALAMANCA FIZEMOS UMA PARAGEM MAIS DEMORADA PARA APRECIAR TODA A SUA VEIA ARQUITECTÓNICA, QUER PARA ALMOÇAR. 

A PRAÇA MAIOR É IMPONENTE E PESSOAS NAS RUAS E ESPLANADAS É O QUE NÃO FALTA.

EM SALAMANCA ENTRAMOS NA VIA DA PRATA E À SAÍDA A INTENSIDADE DO SOL COMEÇA A FAZER-SE SENTIR E VAI DEIXANDO MARCAS POIS ATÉ EL CUBO DE TIERRA DEL VINO FORAM CERCA DE 35 KMS EM RETA E SEM QUALQUER SOMBRA E COM POUCA ÁGUA. FOI DEMOLIDOR E EU, SENTI ISSO NO CORPO DE UMA FORMA BRUTAL.
O CAMINHO É ÁRIDO, CHATO E NÃO SE VÊM PEREGRINOS. TALVEZ RECOLHIDOS DO CALOR À EXCEPÇÃO DE DOIS TUGAS TOLOS DE BICICLETA A ROLAREM DEBAIXO DE TEMPERATURAS DE 40º A 45º

OS ÚLTIMOS 30 KMS SÃO DUROS PARA MIM PORQUE COMEÇO A SENTIR OS PRIMEIROS SINAIS DE UMA INDISPOSIÇÃO ESTOMACAL. A INGESTÃO DE ÁGUA NÃO ME CAÍA BEM E COM ISSO O FÍSICO VAI SOFRENDO.

A PARTIR DE EL CUBO DE TIERRA DEL VINO, O TERRENO MUDA POR COMPLETO. DEIXAMOS DE TER RETAS E PASSAMOS A TER CURVAS, COLINAS  E SOB E DESCE CONSTANTE MAS SEMPRE, ENTRE CAMPOS AGRÍCOLAS.

EM VILANUEVA DE CAMPEÁN, PARÁMOS NUM FONTANÁRIO PARA ENCHER OS CANTIS.
A ÁGUA CONTINUA A CAIR-ME MAL E AGUDIZA O MEU MAU ESTAR ESTOMACAL.

NESTA ALTURA ESTAVA COMPLETAMENTE AGARRADO ÀS CORDAS, SEM FORÇAS E SEM CONSEGUIR AJUIZAR OS PENSAMENTOS. ATÉ A DESCER ME CUSTAVA.

A ENTRADA EM ZAMORA É EM DESCIDA MAS A CHEGADA AO ALBERGUE É COMPLICADA PARA MIM. A SUBIDA EM SI É ÍNGREME MAS NADA QUE NÃO SE FAÇA MAS COMO EU ESTAVA, FOI SUPER DIFÍCIL.

CHEGADO AO ALBERGUE DE PEREGRINOS, SENTEI-ME NUM DEGRAU ALGO DESESPERADO COM DORES NAS PERNAS, NO ESTÔMAGO E UMA ZUEIRADA NA CABEÇA ENORME. NUNCA TINHA PASSADO POR AQUILO.

COM A AJUDA DO MONGE PAKITO, A HOSPITALEIRA LÁ ME ARRANJOU UM COPO DE ÁGUA COM AÇÚCAR E AOS POUCOS VOU RECUPERANDO.

NO ALBERGUE ENCONTRAMOS PESSOAS FANTÁSTICAS, PEREGRINOS VINDOS DE VÁRIOS LADOS. UM CANADENSE O GUILBERT, UM BELGA O GOY, UMA ARGENTINA A MARIA, UM COLOMBIANO O IVAN E MAIS TARDE UM ITALIANO E OS PRÓPRIOS HOSPITALEIROS A PILAR E O MANUEL.

FOMOS CONVIDADOS PELOS HOSPITALEIROS A JANTAR COM TODOS ELES. SERIA UM JANTAR PARTILHADO.

DE INÍCIO REJEITAMOS PORQUE NÃO TÍNHAMOS NADA PARA PARTILHAR. NO ENTANTO INSISTIRAM CONNOSCO. SERIA UM JANTAR SIMPLES, SEM GRANDE ABUNDÂNCIA MAS, QUE CHEGARIA PARA TODOS.

O MONGE PAKITO AINDA FOI A UMA LOJA CHINESA E COMPROU UMAS BEBIDAS.

FOI UMA NOITE MARAVILHOSA ONDE CONVERSAMOS E PARTILHAMOS EXPERIÊNCIAS DE OUTROS CAMINHOS.

TANTO O JANTAR COMO DEPOIS O ARRUMAR A COZINHA E A MESA DO MESMO FOI FEITO POR TODOS, SEM EXCEPÇÃO.

FOI MUITO BOM E GRATIFICANTE NUMA NOITE ONDE SOMOS ORIUNDOS DE SÍTIOS DIFERENTES, A PEREGRINAR POR CAMINHOS DIFERENTES MAS, TODOS COM O MESMO OBJECTIVO QUE É CHEGAR A SANTIAGO DE COMPOSTELA.








TAMAMES




VECINOS













SALAMANCA





































ZAMORA






ETAPA 4 - ZAMORA - LA BAÑEZA (CAMINHO (VIA) DA PRATA) (04/08/2025)


A SAÍDA DE ZAMORA É CALMA E BASTANTE CEDO E SINTO QUE A MINHA MÁQUINA INTERNA ESTÁ BOA.

ATÉ MONTAMARTA É MAIS DO MESMO, POIS O CAMINHO CONTINUA A TER LONGAS RETAS ENTRE GRANDES CAMPOS AGRÍCOLAS E, NUMA DESSAS RETAS PASSAMOS PELO GILBERT O PEREGRINO CANADENSE QUE TÍNHAMOS CONHECIDO NA NOITE ANTERIOR NO ALBERGUE DE ZAMORA.

EM MONTAMARTA DEPARÁ-MO-NOS COM UMA BARRAGEM PRATICAMENTE SEM ÁGUA. UM LUGAR BONITO E COM AS RUÍNAS DE UM MOSTEIRO A FAZER DE SENTINELA MAS, UM LUGAR SEM VIDA PORQUE A FALTA DE ÁGUA PROVOCA ISSO MESMO. ALGO SEM VIDA.

O MOSTEIRO EM QUESTÃO ERA O MOSTEIRO DE SÃO JERÓNIMO E PERTENCIA À ORDEM DOS FRADES DE SÃO JERÓNIMO QUE FOI RESPONSÁVEL PELA FUNDAÇÃO DO MOSTEIRO.

O CAMINHO CONTINUA COM MUITAS RETAS MAS AOS POUCOS COMEÇA A TER MAIS MUDANÇAS DE DIREÇÃO.

EM FONTANILHAS DE CASTRO PASSAMOS POR UMA FORTIFICAÇÃO MILITAR EM RUÍNAS OU, RUÍNAS DE CASTROTORAFE E QUE FOI CONSTRUÍDA  NO SÉC XII E RECEBEU O FORAL DE ZAMORA EM 1129. 

NA APROXIMAÇÃO A GRANJA DE MORERUELA ONDE PARÁMOS PARA BEBER E CARIMBAR, O MEU ESTÔMAGO COMEÇA AINDA CEDO A DAR SINAIS DE QUE NÃO CONTINUA BEM DISPOSTO O QUE ME PREOCUPA BASTANTE PORQUE AINDA HÁ MUITO PARA PERCORRER.

DEPOIS DE MAIS UMAS RETAS, O QUE VAI AFECTANDO UM POUCO O PSICOLÓGICO JÁ ALGO DEBILITADO DEVIDO À MÁ DISPOSIÇÃO ESTOMACAL O MONGE PAKITO TEM NOVO FURO QUE RAPIDAMENTE SE RESOLVEU.

EM SANTOVENIA ONDE A MINHA MÁ DISPOSIÇÃO MEXIA COMIGO, PARÁMOS NUMA POBRE E CADUCA MERCEARIA PARA COMPRAR ALGO FRESCO E UMAS LARANJAS QUE ATÉ TINHAM BOM ASPECTO MAS, AO SEREM ABERTAS ESTAVAM SECAS.

AINDA ERA CEDO E JÁ SENTIA QUE O MEU FÍSICO ESTAVA A SER AFECTADO E NUMA SUBIDA ALGO LIGEIRA TENHO A NECESSIDADE DE DESMONTAR E FAZER A SUBIDA COM A BICICLETA À MÃO.

EM BARCIAL DEL BARCO ENTRAMOS NUMA ECOVIA SOB UMA ANTIGA VIA FÉRREA ATÉ BENAVENTE.

EM BENAVENTE O MONGE PAKITO  DEU A IDEIA DE IRMOS ALMOÇAR AO MERCADONA E LÁ FOMOS.

O ALMOÇO QUE TINHA ESCOLHIDO TINHA BOM ASPECTO E A VONTADE DE O COMER ERA ENORME. NO ENTANTO QUANDO COMEÇO A COMER AS PRIMEIRAS GARFADAS, SINTO QUE O MEU ESTÔMAGO NÃO TENS AS MELHORES SENSAÇÕES E O MEU MAU ESTAR AUMENTA.

UMA VEZ QUE BENAVENTE É UMA GRANDE URBE, O MONGE PAKITO FOI A UMA LOJA DE BICICLETAS E EU A UMA FARMÁCIA PARA ME RECEITAREM ALGO.

A SAÍDA DA CIDADE É DURA E COINCIDE COM A HORA EM QUE O CALOR COMEÇA A APERTAR.

DEPOIS DE ENTRARMOS NO CAMINHO, NOVAMENTE RETAS DE PERDER A VISTA E COM ISTO O MEU ESTADO VAI PIORANDO E A ÁGUA QUE NECESSITO BEBER NÃO BEBO PORQUE ME CAI MAL.

AO KM 81 QUANDO ESTAMOS A PASSAR JUNTO A UM ENORME CAMPO DE MILHO, REPARAMOS QUE O MESMO NÃO ESTÁ VEDADO E TEM OS ASPRESSORES DE REGA LIGADOS. ESTAVAM NAQUELA ALTURA CERCA DE 45º E SIMULTANEAMENTE OLHAMOS UM PARA O OUTRO E DISSEMOS... "VAMOS? VAMOS POR-NOS DEBAIXO DOS ASPRESSORES?..." FOI UM MOMENTO DE ENORME ALEGRIA E EUFORIA. UM MOMENTO QUE PRECISAVA-MOS PORQUE O DIA ESTAVA A SER DIFÍCIL. E O FACTO DE TERMOS ÍDO PARA DEBAIXO DOS ASPRESSORES FOI MESMO BOM.

NO ENTANTO O CALOR ERA TANTO QUE RAPIDAMENTE FICAMOS SECOS E A PEDIR MAIS ÁGUA.

UM POUCO MAIS À FRENTE EM MAIRE DE CATROPONCE PARAMOS NUM BAR DO CLUBE LOCAL PARA BEBER. PEDI UM KÁS MAS NÃO ME CAIU BEM. CINCO MINUTOS DEPOIS ESTAVA A VOMITAR E COM UMA SENSAÇÃO DE IMPOTÊNCIA.

EM ALIJA DEL INFANTADO VOLTAMOS A FAZER NOVA PARAGEM PARA COMER ALGUMA COISA, COMPRAR ÁGUA E CARIMBAR. O CALOR CONTINUAVA FORTE E EU, PRESO POR ARAMES E AINDA POR CIMA, EM QUE A ETAPA TINHA UM ASCENDENTE EM SUBIDA.

UNS KMS MAIS À FRENTE E ENQUANTO DESCANSÁVAMOS UM POUCO NUMA SOMBRA DE UMA CASA E SENTADOS NO PASSEIO, DISSE AO MONGE PAKITO QUE PROVAVELMENTE NÃO AGUENTARIA ATÉ ASTORGA E QUE O MELHOR SERIA FICAR EM LA BAÑEZA PORQUE JÁ ME SENTIA NUM ESTADO DE PURO SOFRIMENTO E DESESPERO. NUNCA ME TINHA SENTIDO ASSIM MAS INFELIZMENTE ERA ASSIM QUE ME SENTIA.

CHEGAMOS AO ALBERGUE EM LA BAÑEZA E EU JÁ NUM ESTADO COMPLETAMENTE KO EM QUE SÓ DEITADO ME SENTIA BEM E É ENTÃO QUE COMEÇO A PENSAR QUE PROVAVELMENTE TEREI DE TERMINAR O CAMINHO POR ALI.

ENQUANTO O PAKITO FOI AO CENTRO DA CIDADE VER O QUE HAVIA PARA JANTAR, FUI TOMAR UM BANHO E DESCANSAR. NESSE TEMPO PENSEI EM MUITA COISA. PENSEI SERIAMENTE EM DESISTIR, EM AGUENTAR E CONTINUAR, CONTINUAR E VER ATÉ ONDE DAVA. ENFIM, UM SEM NÚMERO DE COISAS E CHOREI IMENSO.
NUNCA ME TINHA SENTIDO ASSIM, NUNCA TINHA LEVA O MEU CORPO TÃO AO LIMITE.

DEPOIS DESTE TEMPO DE REPOUSO, SENTI-ME MELHOR E FOMOS COMPRAR ALGO PARA LANCHAR E JANTAR E CLARO, CONVERSAR SOBRE O FUTURO NO CAMINHO.

O LANCHE CAIU BEM, O JANTAR NÃO CAIU MAL E ÀS TANTAS ESTAMOS A CONVERSAR AS ALTERNATIVAS PARA O DIA SEGUINTE.

O PAKITO COMEÇA A VASCULHAR NA NET ALTERNATIVAS DE TRANSPORTES DE REGRESSO E AO MESMO TEMPO ALTERNATIVAS AO CAMINHO E DECIDIMOS QUE CASO EU CHEGASSE BEM A ASTORGA, CONTINUARÍAMOS ATÉ PONFERRADA E PARÁVAMOS POR AÍ. FARÍAMOS UMA ETAPA MAIS CURTA PARA DAR PRIMAZIA AO DESCANSO QUE ERA AQUILO QUE NOS TINHA FALTADO NOS DIAS ANTERIORES.

EM PONFERRADA EM VEZ DE IRMOS PELO CAMINHO DE INVERNO QUE ERA O QUE ESTAVA PREVISTO, SEGUIRÍAMOS PELO CAMINHO FRANCÊS. O GANHO QUE NÓS TERÍAMOS ERA ENORME POIS SERIA MENOS ACUMULADO E MENOS 100 KMS.

ASSIM DECIDIMOS E ASSIM O FIZEMOS.















MONTAMARTA









RUÍNAS DE CASTROTORAFE




SANTOVENIA









LA BAÑEZA






ETAPA 5 - LA BAÑEZA  - PONFERRADA (CAMINHO (VIA) DA PRATA) + CAMINHO FRANCÊS (05/08/2025)


A ALVORADA FOI CEDO E TINHA PELA FRENTE OS 25 KMS MAIS IMPORTANTES DESTA EDIÇÃO DOS CAMINHOS DE SANTIAGO. 

ATÉ ASTORGA SE O MEU ESTÔMAGO SE PORTASSE BEM, SEGUIA CAMINHO. CASO CONTRÁRIO, TERMINARIA ALI E SEGUIA DE COMBÓIO PARA PORTUGAL.

ATÉ ASTORGA O PERCURSO É BONITO E AS COISAS ESTÃO A CORRER BEM.

EM ASTORGA, A CIDADE AINDA ESTÁ A ACORDAR E DEPOIS DE UMAS FOTOS, VAMOS A UMA PASTELARIA PARA TOMAR O PEQUENO ALMOÇO E CARIMBAR E POR FIM, ENTRAR NO CAMINHO FRANCÊS PORQUE O MEU ESTÔMAGO ASSIM O PERMITIU :)

PARA TRÁS FICA O CAMINHO DA PRATA. UM CAMINHO MUITO SOLITÁRIO E MUITO ÁRIDO E ONDE SE VÊM MUITO POUCOS PEREGRINOS.

EFECTIVAMENTE NESTA FASE DO DIA QUE AINDA VAI ACORDANDO, SINTO-ME BEM E COM ISSO A MORAL SOBE E SOBE  AINDA MAIS ASSIM COMO A DO MONGE PAKITO, QUANDO ENTRAMOS NO CAMINHO FRANCÊS E ENCONTRAMOS UMA REALIDADE TOTALMENTE DIFERENTE DO CAMINHO DA PRATA. POIS OS PEREGRINOS PELO CAMINHO SÃO IMENSOS E ENCONTRA-SE MUITOS MOTIVOS ALUSIVOS A SANTIAGO.

OS CAFÉS E TASCAS TAMBÉM AUMENTAM E MUITO. PRATICAMENTE DE 5 EM 5 KMS ENCONTRA-SE UM ESTABELECIMENTO ONDE SE PODE COMER, BEBER E ATÉ DORMIR.

NO CAMINHO FRANCÊS A PRÓPRIA VEGETAÇÃO MUDA. COMEÇAMOS A ENTRAR NAS MONTANHAS, ATRAVESSAR BOSQUES E ISSO TRÁS SOMBRA O QUE É BOM PORQUE AJUDA A NÃO FICARMOS TÃO FATIGADOS.

A PARTIR DE SANTA CATALINA DE SOMOZA O CAMINHO COMEÇA A INCLINAR E BASTANTE. SÃO 17 KMS ESPECTACULARES MAS DUROS ATÉ FONCEBADÓN ONDE PARÁMOS PARA DESCANSAR, ABASTECER E CARIMBAR.
CHEGO A FONCEBADÓN CANSADO E  A SENTIR O PESO DAS PERNAS.

FONCEBADÓN É UM PUEBLO ESPECTACULAR AO ESTILO MEDIEVAL E É ONDE ESTÁ SITUADA A FAMOSA CRUZ DE FERRO QUE É O PONTO MAIS ALTO DO CAMINHO FRANCÊS.

A PARTIR DA CRUZ DE FERRO  É SEMPRE A DESCER. SÃO 14 KMS BRUTAIS ATÉ MOLINASECA, UM PUEBLO TURÍSTICO E CHEIO DE VIDA ÀS PORTAS DE PONFERRADA.

NO ENTANTO, AINDA ANTES DE AQUI CHEGAR PASSAMOS PELO BONITO PUEBLO COM CARACTERÍSTICAS BEM VINCADAS DO TEMPO MEDIEVAL DE EL ACEBO.

DE SALIENTAR QUE FIZEMOS TODA A DESCIDA POR ESTRADA PORQUE PELO CAMINHO HAVIA CERTAS ZONAS QUE SERIA IMPOSSÍVEL ANDAR COM A BICICLETA E ENTÃO É ACONSELHÁVEL AOS PEREGRINOS QUE VIAGEM DE BICICLETA IREM PELA ESTRADA PRATICAMENTE SEMPRE EM PARALELO AO CAMINHO.

QUANDO PASSAMOS MOLINA SECA E ESTAMOS PRATICAMENTE ÀS PORTAS DE PONFERRADA, O SOL COMEÇA APERTAR. SÃO CERCA DE 9 KMS QUE SÃO FECHADOS RELATIVAMENTE RÁPIDOS.

CHAGADOS A PONFERRADA DEMOS A VOLTA AO IMPONENTE CASTELO TEMPLÁRIO DO SÉC XIII E DALI FOMOS PARA O ALBERGUE DE PEREGRINOS SAN NICOLÁS DE FLUE.

CHEGAMOS CEDO E FORA DO PICO DO CALOR COMO TÍNHAMOS PLANEADO. AGORA TÍNHAMOS TEMPO PARA DESCANSAR E RETEMPERAR.

O ALBERGUE TINHA MUITOS PEREGRINOS E DESTA VEZ NA CAMARATA FICAMOS COM UM SENHOR DE IDADE E COM UM JOVEM INGLÊS QUE POR SINAL FAZIA ANOS NO MESMO DIA DO MONGE PAKITO E QUE ERA NESSE DIA.

DEPOIS DE UM BANHO TOMADO, DE LAVAR A ROUPA, FOMOS ÀS COMPRAS PARA DEPOIS DESCANSAR O RESTO DA TARDE.

O CALOR ERA IMENSO E TER AS PORTAS FECHADAS ERA UM SUPLÍCIO MAS DEPOIS DE ADORMECER, JÁ SÓ SE ACORDOU NO DIA SEGUINTE :)






ASTORGA
















CHAGADA A FONCEBADÓN









CRUZ DE FERRO


PONFERRADA É LÁ AO LONGE


PUEBLO DE EL ACEBO


PONFERRADA




LAVANDO OS MEUS TALHERES :)




ETAPA 6 - PONFERRADA - PORTOMARÍN (CAMINHO FRANCÊS) (06/08/2025)


ESTA FOI PARA MIM CLARO, FOI A ETAPA MAIS BONITA DO QUE PERCORREMOS DURANTE DIAS. 

FOI DESAFIANTE, FOI ONDE AS MONTANHAS DEAMBULAVAM HARMONIOSAMENTE COM OS SEUS PUEBLOS CRIANDO PAISAGEM FABULOSAS.

A RECEITA PARA ESTA ETAPA SERIA COMO A DO DIA ANTERIOR. SAIR BEM CEDINHO E FAZER UMA ETAPA CURTA DE MODO QUE DESSE PARA FICAR ABAIXO DOS 100 KMS PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA.

TAL COMO A MAIOR PARTE DOS PEREGRINOS, SAÍMOS CEDO. CERCA DAS 6:20 (ESPANHOLAS) PARA CONSEGUIRMOS PASSAR O CEBREIRO "SEM SOL".

ATÉ VILLAFRANCA DEL BIERZO O CAMINHO É SUAVE E COM PASSAGEM POR MUITAS POVOAÇÕES.

AQUI EM VILLAFRANCA DEL BIERZO PARAMOS PARA TOMAR O PEQUENO ALMOÇO E RAPIDAMENTE VI QUE ESTAVA NUMA POVOAÇÃO CHEIA DE HISTÓRIA. 

HOJE ARREPENDO-ME DE NÃO TER ESTADO MAIS TEMPO LÁ PORQUE MERECE UMA VISITA COM CALMA POIS TEM CASTELOS, IGREJAS, CONVENTOS E ATÉ O SEU ENQUADRAMENTO COM A SERRA E O RIO É ESPECTACULAR... É SEM DÚVIDA UMA JÓIA NO CAMINHO.

É A PARTIR DAQUI QUE O ENCANTO DO CAMINHO COMEÇA A TER UM ENCANTO BRUTAL. 

OS PEREGRINOS SÃO AOS "MOLHOS" E ATÉ AO ALTO DE O CECBREIRO SÃO 30KMS SEMPRE A SUBIR EMBORA A "VERDADEIRA" SUBIDA ESTÁ MAIS À FRENTE.

ESTES 30 KMS SÃO FANTÁSTICOS, BRUTAIS, INCRÍVEIS... ENFIM SÓ MESMO PASSANDO POR ELES.

NA SUA GRANDE MAIORIA TEMOS COMO COMPANHIA O RIO VALCARE.

POVOAÇÕES COMO PEREJETRABADELOLA PORTELA DE VALCAREAMBASMESTASVEGA DE VALCARE (ONDE PARÁMOS NUM BAR MUITO SUI GENERIS E CARIMBAMOS), RUITELÁN, LAS HERRENAS, HOSPITAL, LA LAGUNA, ONDE VOLTAMOS A PARAR E CARIMBAR, SÃO POVOAÇÕES FENOMENAIS, COM UMA ÁUREA PRÓPRIA, DIFERENTE. NÃO SEI EXPLICAR, SÓ MESMO POR LÁ PASSAR E SENTIR.

NO TRAMO MAIS DURA, ONDE A SUBIDA INCLINAVA MUITO, FORAM 10 KMS NUMA PENDENTE DE SUBIDA MÉDIA ENTRE OS 10% E OS 12%. NO ENTANTO FEZ-SE BEM E QUASE TODA ELA À SOMBRA O QUE FOI MUITO BOM. ALIÁS, NOS 115 KMS TOTAIS DA ETAPA, PRATICAMENTE 80% DA MESMA FOI PERCORRIDA DE BAIXO DE SOMBRA POIS PASSAMOS POR MUITOS BOSQUES.

A CHEGADA AO O CEBREIRO FOI UM ALÍVIO POIS A PARTIR DALI E ATÉ PONFERRADA A DIFICULDADE DA DUREZA DO TERRENO DIMINUIRIA BASTANTE.

É NO O CEBREIRO, UMA ALDEIA PRÉ-HISTÓRICA SITUADA A 1300 METROS DE ALTITUDE ENTRE AS SERRAS D'O COUREL E DE OS ANCARES QUE COMEÇA A PARTE GALEGA DO CAMINHO.

DO O CEBREIRO ATÉ AO MONUMENTO AO PEREGRINO EM LINARES, SÃO 4 KMS BRUTAIS PERCORRIDOS NUMA ESPÉCIE DE SINGLETRACK LARGO NUM BOSQUE ESPECTACULAR COM PAISAGENS BEM BONITAS.

O CAMINHO VAI DESABROCHANDO ENTRE PAISAGENS FABULOSAS E PUEBLOS ENCANTADORES E SEMPRE ACOMPANHADOS POR MUITOS PEREGRINOS.

PASSAMOS POR UM ENORME GRUPO DE PEREGRINOS (PENSO QUE CHINESES), POR UM GRUPO DE PEREGRINOS QUE PERTENCIAM AO EXÉRCITO SUL COREANO, POR VÁRIAS VEZES POR  FAMÍLIAS COMPLETAS ( PAIS E FILHOS)... ENFIM, UMA MARAVILHA, UMA PAZ DE ESPÍRITO ENORME.

DE SALIENTAR QUE EM ALGUMAS ZONAS DO CAMINHO A MARCAÇÃO DO MESMO PARA BICICLETAS, MANDA SEGUIR PELA ESTRADA.

DE FONFRIA ATÉ TRIACASTELA SÃO 8,5 KMS DE UMA DESCIDA ALUCINANTE ENTRE ENORMES CAMPOS AGRÍCOLAS E PAISAGENS DE PERDER DE VISTA.

EM TRIACASTELA  NÃO NOS DEMORAMOS MUITO.MAS NESTE PUEBLO TÍNHAMOS DE DECIDIR QUAL DAS VARIANTES A SEGUIR. SE A DE SAN XIL OU, A DE SAMOS.

DECIDIMOS IR POR SAMOS.

EM SAMOS ATRAVESSAMOS O RIO SARRIA E PARAMOS PARA BEBER ALGO FRESCO E CARIMBAR.

ATÉ SÁRRIA O CAMINHO É ESPLENDOROSO ONDE ATRAVESSA BOSQUES E CAMPOS AGRÍCOLAS. A CHEGADA À CIDADE FAZ DOER AS PERNAS. NÃO SOBE MUITO MAS AQUELA INCLINAÇÃO LIGEIRA  FAZ SENTIR O CANSAÇO DOS MÚSCULOS.
 
EM SÁRRIA APROVEITAMOS PARA PARAR E DESCANSAR FAZENDO NUMA SIMPÁTICA TASCA O NOSSO ALMOÇO.

DE SÁRRIA ATÉ PORTOMARÍN SÃO 22 KMS QUE EMBORA NÃO SENDO DIFÍCEIS, O CORPO JÁ SENTE O DESGASTE E A FADIGA ACUMULA-SE E POR ISSO AS SUBIDAS MAIS LONGAS JÁ CUSTAVAM UM POUCO. NO ENTANTO, ESTE TRAJECTO É ESPECTACULAR E EM PERUSCALLO, AO LADO DE UMA FONTE DE ÁGUA FRESCA, ALGUÉM DONO DE UMA GARAGEM A CONVERTEU NUM ABRIGO DE DESCANSO AO PEREGRINO ONDE TEM UMA ENORME MESA REDONDA, BANCOS E DUAS MÁQUINAS DE VENDING.

NESSA GARAGEM ABRIGO, ALÉM DE ENCHERMOS OS BIDÕES DE ÁGUA FRESCA, BEBEMOS UMA FANTA E CONVERSAMOS UM POUCO COM UM CASAL JOVEM PEREGRINO QUE ESTAVAM TAMBÉM A PERCORRER O CAMINHO FRANCÊS.

EM O CRUCEIRO, VOLTAMOS A PARAR PARA CARIMBAR E É NESTE PONTO QUE TEM O MARCO ONDE TEM A INDICAÇÃO QUE FALTAM 100 KMS PARA SANTIAGO.

PORTOMARÍN ESTÁ LOGO ALI  E PARA ENTRARMOS NA CIDADE, ATRAVESSAMOS O RIO DOURO.

COMO É NORMAL, NÃO ENTRAMOS NA CIDADE PELO PECULIAR ESCADÓRIO PORQUE ERA COMPLICADO CARREGAR AS BICICLETAS ÀS COSTAS E POR ISSO, FOMOS PELA VIA PRINCIPAL ATÉ AO ALBERGUE DE PORTOMARÍN QUE VIRIA A FICAR LOTADO.

DEPOIS DE JÁ ESTARMOS INSTALADOS E DE BANHO TOMADO, FOMOS DAR UMA VOLTA PELA URBE QUE DIGA-SE, TINHA MUITOS PEREGRINOS NAS INÚMERAS ESPLANADAS E FAZER UMAS COMPRAS.

NO JANTAR APANHAMOS UMA SECA MONUMENTAL E DEPOIS, FOI DESCANSAR PARA O DIA FINAL :)


VILLA FRANCA DEL BIERZO









AMBASMESTAS




 NA SUBIDA PARA O CEBREIRO










NO O CEBREIRO






ATÉ TRIACASTELA







SAMOS






SÁRRIA




ATÉ PORTOMARÍN









ETAPA 7 - PORTOMARÍN - SANTIAGO DE COMPOSTELA (CAMINHO FRANCÊS) (07/08/2025)


COMO NOS DIAS ANTERIORES, O DESPERTAR FOI CEDO ASSIM COMO PARA A MAIORIA DOS PEREGRINOS QUE ESTAVAM NO ALBERGUE.
PARA NOSSA ADMIRAÇÃO E ESPANTO, A MANHÃ ESTÁ A ORVALHAR E FORTEMENTE  DANDO ATÉ AQUELA SENSAÇÃO DE SER AQUELA CHUVA "MOLHA-TOLOS".

A SAÍDA NÃO É FÁCIL POIS OS PRIMEIROS 14 KMS SÃO EM SUBIDA E DURA. A PARTIR DAÍ, MAIS PROPRIAMENTE DE VENDAS DE NARON O TRAJECTO TORNA-SE NUM AUTÊNTICO ROMPE-PERNAS.

É PRECISAMENTE EM VENDAS DE NARON QUE PARAMOS PARA TOMAR O PEQUENO ALMOÇO, CARIMBAR E MUDAR DE JERSEY PORQUE A QUE LEVO VESTIDA JÁ ESTÁ TODA MOLHADA.

À MEDIDA QUE O DIA VAI DESPERTANDO, OS RAIOS DE SOL COMEÇAM A DISSIPAR O ORVALHO E A FORTE NEBLINA MATINAL E OS PEREGRINOS SÃO CADA VEZ MAIS. COM ISSO A ÂNSIA DE CHEGAR A SANTIAGO VAI AUMENTANDO.

NESTA FASE DO PERCURSO, O CAMINHO TORNA-SE MUITO CHATO POIS PERCORRE-SE MUITA ESTRADA, MUITAS POVOAÇÕES  E QUANDO VAMOS PARA O MEIO MAIS RURAL O CAMINHO ESTÁ CHEIO DE PESSOAS A CAMINHAR.

EM MELIDE UMA GRANDE URBE ONDE A AZÁFAMA É ENORME COM TANTA GENTE NAS RUAS E ESPLANADAS. AQUI PARAMOS PARA BEBER E CARIMBAR.

SANTIAGO ESTÁ MAIS PERTO MAS PELA PRIMEIRA VEZ NO DIA, COMEÇO A SENTIR UM FORTE CANSAÇO E QUALQUER SUBIDINHA JÁ DÓI.

NESTA FASE JÁ POUCO LIGAVA AO CAMINHO. QUERIA ERA CHEGAR A SANTIAGO E À PASSAGEM PELO AEROPORTO DE SANTIAGO DE COMPOSTELA A COISA NÃO É FÁCIL POIS O CAMINHO APRESENTA-NOS UMAS SUBIDINHAS CURTAS MAS  MAS ÍNGREMES O QUE ME CUSTA IMENSO ULTRAPASSAR.

EM SAN MARCOS E JÁ PERTO DO MONTE DO GOZO PARAMOS NUM TASCO ONDE A EMPREGADA É PORTUGUESA E BEBEMOS UM SUMO FRESCO E CARIMBAMOS PELA ÚLTIMA VEZ A NOSSA CREDENCIAL.

DO MONTE DO GOZO, VÊ-SE PELA PRIMEIRA VEZ A CATEDRAL DE SANTIAGO DE COMPOSTELA E ATÉ À PRAÇA DO OBRADOIRO É UM PULINHO MAS NO ENTANTO, E COMO ACONTECE EM QUALQUER CHEGADA A SANTIAGO, AS SETAS DESAPARECEM E A CHEGADA TORNA-SE MAIS CAÓTICA.

ATÉ LÁ, AINDA NOS CRUZAMOS COM UMA GRUPO DE PEREGRINAS PORTUGUESAS DA ZONA DO PORTO/GAIA QUE ESTAVA A TERMINAR O CAMINHO PRIMITIVO.

A ENTRADA NA PRAÇA DO OBRADOIRO É SEMPRE EMOCIONANTE E MUITO SIGNIFICATIVA INTERIORMENTE.

FINALMENTE CHEGAMOS AO DESTINO E ASSIM CUMPRIMOS O NOSSO DESÍGNIO.

COM A PRESSA DE APANHARMOS TRANSPORTE PARA PORTUGAL, DEMORAMOS POUCO TEMPO NA PRAÇA DO OBRADOIRO E SEM VISITAR A CATEDRAL OU TÃO POUCO, LEVANTAR A COMPOSTELA. (POUCO MAIS TARDE VERIFICAMOS QUE FOI UM ERRO).

NA ESTAÇÃO, NÃO CONSEGUIMOS VIAJAR NO AUTOCARRO E O COMBOIO SÓ NOS LEVAVA PARA VIGO E JÁ NUM HORÁRIO TARDIO E POR ISSO NÃO TIVEMOS HIPÓTESES SENÃO EMBARCAR NESSE MESMO.

JÁ EM VIGO ESPERAMOS UM POUCO MAIS PELA NOSSA BOLEIA QUE NOS LEVARIA ATÉ CASA.

E FOI MAIS UMA AVENTURA ENORME CHEIA DE PERIPÉCIAS, SURPRESAS E CONTRATEMPOS MAS QUE COM GRANDE SENTIDO DE PENITÊNCIA, CAMARADAGEM, RESILIÊNCIA, TUDO FOI ULTRAPASSADO.

























PARA VER MAIS FOTOS EM BLOGUE DOS CISTERBTT

TRACK GPS DA ETAPA 1 CLICA AQUI

TRACK GPS DA ETAPA 2 CLICA AQUI

TRACK GPS DA ETAPA 3 CLICA AQUI

TRACK GPS DA ETAPA 4 CLICA AQUI

TRACK GPS DA ETAPA 5 CLICA AQUI

TRACK GPS DA ETAPA 6 CLICA AQUI

TRACK GPS DA ETAPA 7 CLICA AQUI





Sem comentários:

Enviar um comentário