PELA LINHA DO COMBOIO

CONTINUANDO PELO MEU PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS, EIS QUE DO NADA, SURGE A OPORTUNIDADE DE PERCORRER MAIS UMA, DESTA VEZ A LINHA DESATIVADA DO RAMAL DE FAMALICÃO-PÓVOA OU, LINHA DA PÓVOA DE VARZIM-FAMALICÃO.
POSTAS EM CIMA DA MESA TODA A INFORMAÇÃO DA ECOVIA, A ELABORAÇÃO DO PLANO NÃO ERA DIFÍCIL E SIM MUITO SIMPLES DE FAZER E EXECUTAR POIS A MESMA NÃO SE SITUA ASSIM TÃO LONGE DA MINHA ZONA DE RESIDÊNCIA. FOI SÓ ATESTAR O CAMELBAK, AFINAR A BICLA E BORA LÁ PARA MAIS UMA AVENTURA SOBRE A LINHA DO COMBOIO :)
A MINHA DEMANDA COMEÇOU EM CASA ONDE PEDALEI ATÉ FAMALICÃO. PELO CAMINHO, AINDA PAREI NA ESTAÇÃO DE BRAGA. PERCORRIDA A ECOVIA, SEGUIRIA DE BICICLETA À MAIA ONDE À POSTERIORI PEGARIA NO MEU CARRO DE REGRESSO AO MEU LAR.


SEGUIA EU VIA ABAIXO E EIS QUE ENCONTRO O INÍCIO/FIM DA ECOVIA, ANTIGA LINHA DE COMBOIO QUE LIGAVA PÓVOA DE VARZIM A FAMALICÃO. A ECOVIA COMEÇA NUMA SIMPLES ENTRADA À FASE DA ESTRADA E SEM GRANDE INFORMAÇÃO DA MESMA. SÓ OS MAIS ATENTOS E OS QUE JÁ CONHECEM É QUE A CONSEGUEM VISLUMBRAR ASSIM À PRIMEIRA VISTA.
NOTA-SE QUE A ESTRADA CORTA A LINHA DE COMBOIO POIS DO OUTRO LADO, VÊ-SE A LINHA VEDADA E TODA ELA CHEIA DE MATO E DE ERAS. IMPOSSÍVEL DE SER TRANSITÁVEL.
DEPOIS DAS FOTOS DA PRAXE, SIGO EU PELA LINHA FORA COMO FIZERA OUTRA O COMBOIO...
"...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." QUE LÁ VOU EU ATÉ À PÓVOA DE VARZIM.
OS METROS INICIAIS, SÃO PROGRESSIVOS E RAPIDAMENTE, CHEGO AO APEADEIRO DE BARRADAS, HOJE CONVERTIDO EM HABITAÇÃO FAMILIAR.
A LINHA DESENVOLVE-SE ENTRE CAMPOS AGRÍCOLAS E AS POPULAÇÕES MAS UMA COISA, SALTA LOGO À VISTA; PARA UMA ECOVIA, A MESMA ENCONTRA-SE BASTANTE SUJA E SEM GRANDE INFORMAÇÃO E SINALIZAÇÃO. TORNA-SE UM POUCO DEPRIMENTE E POR VEZES ATÉ SOMBRIA.
OS KMS VÃO AVANÇANDO E LOGO, LOGO CHEGO A OUTIZ, UM APEADEIRO COM ASPETO DE ABANDONADO MAS COM A SUA HORTA TRATADA.
O TRAJETO CONTINUA E A PAISAGEM VAI-SE REVELANDO MUITO RURAL, COM A MISTURA ENTRE O CAMPO E AS POPULAÇÕES. A SUA BELEZA NÃO É GRANDIOSA MAS É BONITA DE SE VER E CONTEMPLAR .
NA CHEGADA A GONDIFELOS, DEPARO-ME COM O SEU APEADEIRO TOMADO PELO MATO E TREPADEIRAS. TOTALMENTE DEGRADADO E SEM QUALQUER VESTÍGIO DE VIDA ÚTIL.
VESTÍGIOS SOBRE A ANTIGA LINHA, SÃO MESMO POUCOS E ESCASSOS SOMENTE ALGUMAS PLACAS DE "PARE ESCUTE E OLHE", ALGUMAS TRAVESSAS AINDA CRAVADAS NO CHÃO E OUTROS TANTOS CARRIS QUE AINDA VÃO RESISTINDO AO TEMPO.
EM BARRADAS, MAIS DO MESMO. O APEADEIRO JÁ NÃO SE VÊ E SÓ UMA PLACA TODA ELABORADA SE DÁ CONTA DE QUE CHEGAMOS AQUELA LOCALIDADE.
A PARTIR DAQUI, A LINHA COMEÇA A TER MAIS RETAS E MENOS CURVAS. RETAS DE PERDER DE VISTA QUE EXISTEM MUITO PEDAL.
CHEGADO ÀS FONTAINHAS, DEPARO-ME COM UMA ESTAÇÃO FECHADA E TOTALMENTE BLOQUEADA ENTRE SI. O RESERVATÓRIO DE ÁGUA AINDA SE MANTÉM MAS DESPIDO PELO TEMPO QUE AOS POUCOS O VAI CORROENDO. O LARGO DA ESTAÇÃO ESTÁ BEM DELINEADO MAS JÁ NENHUMA LINHA MORA ALI. NESTE LOCAL, SENTI UM POUCO A NOSTALGIA PROVOCADA PELA PERDA DO COMBOIO E ESTA ESTAÇÃO, FOI A ÚLTIMA QUE VI ATÉ CHEGAR À PÓVOA DE VAZIM. CONTINUANDO PELA VIA FORA, AS RETAS ENORMES IAM-SE  SUCEDENDO ATÉ QUE NUMA DELAS, PAREI PORQUE ENCONTREI UM PARAFUSO DE APERTO DOS CARRIS ÀS TRAVESSAS DE MADEIRA. GRANDE MOMENTO ESTE :) E PARA NÃO FICAR POR AQUI, AINDA DEI DE CARAS COM UMA LATADA DE UVAS BRANCAS. COMO CONSEQUÊNCIA, PAREI MAIS UM POUCO E APRECIEI O DOCE DAQUELAS UVAS QUE ERAM DE FATO MUITO BOAS :).
MAIS 1,5KM À FRENTE ATRAVÉS DA LINHA, FAÇO EXEQUO O CAMINHO DE SANTIAGO E CHEGO POR ISSO A SÃO PEDRO DE RATES.
NUMA DE VISITAR O MOSTEIRO, NÃO PUDE PORQUE ESTAVA A COMEÇAR A DECORRER UM CASAMENTO. FOI POR ISSO ALMOÇAR E AINDA TER TEMPO DE DESEJAR A UMA CAMINHANTE ESTRANGEIRA "BON CÃMINO" :)
POSTO ISTO, DIRIGI-ME AO APEADEIRO LOCAL ONDE ENTREI NOVAMENTE NA ANTIGA LINHA FÉRREA E POR ALGUNS METROS, PELO CAMINHO DE SANTIAGO.
A PARTIR DE RATES, AS RETAS ACENTUAM-SE AINDA MAIS E APEADEIROS NUNCA MAIS SERÃO VISTOS UMA VEZ QUE NÃO EXISTE MAIS NENHUM "VIVO" PARA CONTAR A SUA HISTÓRIA. A ECOVIA, MAIS NOVA (INAUGURADA ESTE ANO) TAMBÉM DE ECOVIA/CICLOVIA TINHA POUCO POIS INFORMAÇÃO NÃO TINHA, SINALIZAÇÃO MUITO MENOS E ONDE TODOS OS TRANSPORTES PODIAM ANDAR. UMA TRISTEZA POIS É MAS ESTAMOS EM PORTUGAL ONDE MUITAS COISAS NÃO SÃO LEVADAS A SÉRIO.
AO CHEGAR À POVOA ATRAVESSA-SE INÚMERAS PLANTAÇÕES AGRÍCOLAS COM EXTENSÕES ENORMES E POR ISSO, RAPIDAMENTE SE CHEGA AO FIM DA LINHA QUE TAL E QUAL COMO NO SEU INÍCIO, EM FAMALICÃO ACABA EM CIMA DE UM PASSEIO, ASSIM DO NADA E SEM QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO. DEPLORÁVEL E ATÉ ESPANTOSO PORQUE SENDO AS CÂMARAS MUNICIPAIS DE FAMALICÃO E PÓVOA DE VARZIM VIRADAS PARA O DESPORTO E MODERNIDADE, TÊM EM COMUM ESTA ECOVIA/CICLOVIA QUE SE ENCONTRA NUM ESTADO PÉSSIMO PARA SER O QUE REALMENTE SÃO E PARA O QUE FORAM FEITAS.
ESPERO POR ISSO, QUANDO LÁ VOLTAR ENCONTRAR A MESMA COM OUTRO SORRISO E DE CARA BEM LAVADA.

 photo CIMG9869_zps4a103522.jpg
 photo aa_zps73094430.jpg


DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DA PÓVOA DE VARZIM - FAMALICÃO

 photo a_zps1ae50f53.jpg

A Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, igualmente conhecida como Linha do Litoral do Minho ou Linha da Póvoa, foi uma via-férrea de via estreita em Portugal, que ligava a cidade do Porto às localidades de Póvoa de Varzim e Famalicão. O primeiro troço, entre as Estações de Porto-Boavista e Senhora da Hora, foi inaugurado em 1 de Outubro de 1875, tendo sido a primeira linha férrea pública de via estreita em Portugal. A linha foi completada com a chegada a Famalicão, em 12 de Junho de 1881.

Esta linha ligava a cidade do Porto a Famalicão, passando pela Póvoa de Varzim. A principal interface desta linha era a estação terminal de Porto-Boavista , que foi substituída pela Estação de Porto-Trindade em 1932. Na Estação de Senhora da Hora, havia um entroncamento com a Linha de Guimarães.4 Na Estação de Famalicão, onde era estabelecida a ligação com a Linha do Minho , existiam infra-estruturas próprias para servir a Linha da Póvoa.
A bitola original era de 900 mm, mas a via foi completamente convertida, em 1930, para bitola métrica.

Planeamento, construção e inauguração

Em 19 de Junho de 1873, o Barão de Kessler e Temple Ellicot foram autorizados a construir e explorar uma ligação ferroviária, com bitola de 900 milímetros, entre as cidades do Porto e da Póvoa de Varzim, sem quaisquer apoios do estado; um despacho de 30 de Dezembro de 1873 deferiu o trespasse da concessão para a Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa, que foi formada expressamente para aquele fim, tendo uma portaria de 9 de Abril de 1874 validado o processo. O principal motivo para a utilização desta bitola foi o facto dos capitais serem maioritariamente de origem britânica, e as primeiras locomotivas serem fornecidas pela empresa inglesa Fairlie Engine Co..
As obras decorreram sem grandes problemas, tendo o primeiro troço, entre a Boavista, na cidade do Porto, e a Estação Ferroviária da Póvoa de Varzim sido inaugurado no dia 1 de Outubro de 1875. Como previsto, a linha foi construída numa bitola de 900 milímetros, tendo esta sido a primeira linha pública de via estreita em Portugal.
A Companhia obteve, em Agosto de 1875 e em 19 de Dezembro de 1876, a autorização para construir um novo troço, com cerca de 29 km de comprimento, entre a Póvoa de Varzim e Famalicão, aonde se iria ligar à Linha do Minho ; a construção não sofreu quaisquer incidentes, tendo a linha chegado às Fontainhas em 7 de Agosto de 1878, e até Famalicão em 12 de Junho de 1881.

Formação da Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal e alteração de bitola

Desde cedo que o Estado Português reconheceu que nem a Companhia da Póvoa nem a sua congénere de Guimarães possuíam condições para sobreviver separadamente ; Assim, uma lei de de 20 de Junho de 1912 estabeleceu as condições para autorizar a fusão entre ambas as Companhias, tendo um dos vários pontos referido-se ao alargamento da bitola na Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, para 1 metro. O processo de fusão foi atrasado por vários problemas, incluindo o despontar da Primeira Guerra Mundial, tendo ambas as companhias sido fundidas, em 14 de Janeiro de 1927, na Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal; o novo contrato, assinado em 8 de Agosto do mesmo ano, estabeleceu a alteração da bitola nesta Linha, como tinha sido, anteriormente, acordado. As obras de alargamento da via, terminadas em 19303 , foram efectuadas de forma célere e eficaz, não se tendo verificado interrupções na circulação ferroviária.

Segunda metade do Século XX e encerramento

Estação Ferroviária de Famalicão.

Estação Ferroviária de Gondifelos.
A partir da Década de 1960, esta linha conheceu um aumento inesperado no movimento de passageiros, fruto do crescimento urbano da zona metropolitana do Porto; este acréscimo abrupto na procura revelou-se, no entanto, insustentável para os recursos existentes.

Projecto de electrificação e alteração nos horários

Em 1991, existia um projecto de electrificação para esta linha, razão pela qual as automotoras da Série 9630, que entraram ao serviço nesse ano com vista a reforçar a oferta, vieram desde logo preparadas para a sua adaptação à tracção eléctrica.
Na Década de 1990, foram introduzidos novos horários, que melhoraram consideravelmente a qualidade dos serviços, ao agrupá-los em famílias com destinos, frequências e paragens diferentes; isto resultou numa optimização do material circulante disponível e dos recursos humanos.

Encerramento

A Linha foi encerrada para ser substituída pelo Metro do Porto; em 28 de Abril de 2001, foi encerrado o primeiro troço, entre a Trindade e Senhora da Hora , tendo a circulação no troço seguinte, entre a Senhora da Hora a e Póvoa de Varzim, sido oficialmente suspensa à meia-noite do dia 24 de Fevereiro de 2002.
O restante troço, entre a Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, encontra-se a ser convertido numa ciclovia. O percurso entre Gondifelos e Famalicão já se encontra aberto, enquanto que a transformação do troço entre a Póvoa de Varzim e Balasar já se encontrava aprovada em Agosto de 2009.

PARA A POSTERIDADE A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA

NA ESTAÇÃO DE BRAGA NA LINHA DO MINHO A CONJUGAÇÃO DO ANTIGO E DO MODERNO ASSIM COMO A NOVA LINHA EM NOVA BITOLA

 photo CIMG9861_zps45dda0bf.jpg
 photo CIMG9863_zps874260b8.jpg
 photo CIMG9866_zpsfa2aed32.jpg
 photo CIMG9874_zps21467c89.jpg
 photo 1_zpsad3fce87.jpg

O QUE RESTA DA ANTIGA LINHA EM FAMALICÃO...ATRAVESSA A ESTRADA E ENTRA NA MESMA LINHA CONVERTIDA AGORA EM CICLOVIA

 photo CIMG9868_zps6a394d99.jpg
 photo CIMG9869_zps4a103522.jpg
 photo CIMG9870_zps439374da.jpg
 photo CIMG9876_zps54b7dd78.jpg

PRIMEIROS VESTÍGIOS DA ANTIGA LINHA...TRAVESSAS DE MADEIRA QUE AINDA SÃO BEM VISÍVEIS

 photo CIMG9878_zps3b9a1a88.jpg

E ALINHA AVENÇA ENTRE AS POPULAÇÕES E OS CAMPOS DE VINHO À ESPERA JÁ DA HORA DA VINDIMA

 photo CIMG9879_zpsf1487eca.jpg
 photo CIMG9880_zpsa08a9728.jpg
 photo CIMG9882_zpsa4b4fe00.jpg
 photo CIMG9885_zpsae16df27.jpg
 photo CIMG9886_zps232f25aa.jpg
 photo CIMG9887_zpsdef42b96.jpg
 photo CIMG9890_zpscecad8b5.jpg

EM BARRADAS, DÁ-SE A PRIMEIRA DE MUITAS TRAVESSIAS PELA ESTRADA...AQUI, O APEADEIRO ESTÁ CONVERTIDO EM HABITAÇÃO FAMILIAR E DAÍ O SEU BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO

 photo CIMG9892_zps6b317bbf.jpg
 photo CIMG9894_zps2c44c92b.jpg

A LINHA VOLTA A MERGULHAR ENTRE OS CAMPOS AGRÍCOLAS COM AS POPULAÇÕES SEMPRE PRESENTES...O MEU PENSAMENTO É VAGO, É DE ALGUMA PERPLEXÃO PORQUE IMAGINAVA A CICLOVIA COM OUTRA VIDA, COM OUTRA "ARRUMAÇÃO"... NÃO ME ESTÁ A DAR GRANDE GOZO COMPARATIVAMENTE COM AS ÚLTIMAS QUE PERCORRI... MAS, VAMOS ANDANDO E VAMOS VENDO SE O SENTIMENTO MUDA...

 photo CIMG9895_zps2831a18f.jpg
 photo CIMG9896_zpsdc3fc6af.jpg
 photo CIMG9897_zpsd0de0d27.jpg
 photo CIMG9898_zpsa3a67f2b.jpg
 photo CIMG9906_zpsb1b52795.jpg

ISTO NÃO É DE CICLOVIA/ECOVIA ONDE NÃO HÁ DELIMITAÇÃO DA MESMA NEM QUALQUER TIPO DE SINALIZAÇÃO E ONDE QUALQUER VEÍCULO PODE CIRCULAR...INFELIZMENTE, CENA COMO ESTA VOU OBSERVAR AO LONGO DE TODA A LINHA . ASSIM COMO A GRANDE QUANTIDADE DE ERAS NAS BERMAS DA LINHA QUE QUASE A "COMEM" POR COMPLETO...

 photo CIMG9907_zpsd35f7d22.jpg
 photo CIMG9909_zpsc62bf44d.jpg
 photo CIMG9911_zps605879d3.jpg
 photo CIMG9912_zps93486be7.jpg
 photo CIMG9915_zpsbe634043.jpg

A CHEGAR A OUTIZ...O SENTIMENTO MUDOU UM POUCO A PARTIR DAQUI, POIS COMEÇARAM APARECER ALGUNS APEADEIROS QUE ME FEZ DESPERTAR E LEMBRAR QUE NA REALIDADE ESTOU NUMA ANTIGA LINHA DE COMBOIO.
NO APEADEIRO, ENCONTREI UMA ESTRUTURA

 photo CIMG9913_zps96ba6064.jpg
 photo CIMG9916_zpsa9d7e8a6.jpg
 photo CIMG9917_zps2c67ee2b.jpg
 photo CIMG9919_zps40649ea6.jpg
 photo CIMG9920_zpse3e31682.jpg
 photo CIMG9921_zps446d6424.jpg
 photo CIMG9922_zps7c71daba.jpg
 photo CIMG9923_zps164ca7e0.jpg

TOMANDO NOVAMENTE A LINHA, MAIS DO MESMO E SÓ UM RASTO DE CHÃO SE CONSEGUE VER...

 photo CIMG9924_zps51becb6b.jpg
 photo CIMG9925_zps5a3c5cbf.jpg
 photo CIMG9927_zpsf140e380.jpg
 photo CIMG9929_zps05a6587c.jpg

AOS POUCOS, AS GRANDES RETAS COMEÇAM A APARECER

 photo CIMG9930_zpsdb89f439.jpg
 photo CIMG9933_zps0ac39729.jpg

EM ALGUNS LOCAIS, O PISO AINDA É O ORIGINAL COM AQUELE ASPETO NEGRO CARACTERÍSTICO

 photo CIMG9934_zps20cb2321.jpg
 photo CIMG9936_zpsb4d0c6b1.jpg

EM MAIS UMA PASSAGEM DE ESTRADA

 photo CIMG9935_zps75d49d5c.jpg

"POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." LÁ VOU EU NO MEU PASSO ACELERADO A CURTIR UMA MANHÃ DE BTT NUM TRILHO QUE OUTRORA FORA UMA LINHA DE COMBOIO

 photo CIMG9937_zps6bee49c7.jpg
 photo CIMG9938_zps391c8049.jpg
 photo CIMG9939_zps9bbd6158.jpg
 photo CIMG9941_zpsb621f706.jpg

"PARA, ESCUTE E OLHE" FOI A PRIMEIRA PLACA QUE VI DESDE QUE ENTREI NA CICLOVIA

 photo CIMG9942_zps19fdfb4a.jpg

AINDA DEU TEMPO PARA UM GEOCACHING

 photo CIMG9943_zpsd93fbd8e.jpg
 photo CIMG9946_zps28b4dee5.jpg

NA ZONA DE ALDEIA NOVA, CRUZEI O RIO ESTE PELA PONTE DE PEDRA. A ÚNICA PONTE SOBRE UM RIO POR ONDE ESTA LINHA PASSA

 photo CIMG9947_zps8c2a7abc.jpg
 photo CIMG9949_zps2cd2ce7f.jpg
 photo CIMG9951_zpsf8501ed4.jpg
 photo CIMG9952_zps7cb92000.jpg
 photo CIMG9953_zpsca5aef39.jpg

AO FAZER A ABORDAGEM A GONDIFELOS, A ECOVIA CONTINUAVA COM MUITAS ENTRAVES SOBRE AS SUAS ENTRANHAS...

 photo CIMG9957_zps14fbc450.jpg
 photo CIMG9960_zps99d593d7.jpg
 photo CIMG9962_zps1ffc1b0f.jpg

EM GONDIFELOS, O SEU APEADEIRO METIA PENA TAL ERA O SEU ESTADO ALTO DE DEGRADAÇÃO...MAIS UMA VEZ AS AUTORIDADES DEIXAM AO ABANDONO E DE UMA FORMA DEPLORÁVEL ALGO QUE FAZ PARTE DE TODOS NÓS E DA NOSSA HISTÓRIA...SERÁ QUE NÃO HÁ MEIO DE DAR OUTRA VIDA A ESTAS INFRAESTRUTURAS? EU PENSO QUE SIM, BASTA HAVER VONTADE E QUERER...

 photo CIMG9963_zps48c3bb52.jpg
 photo CIMG9964_zps9b2475ea.jpg
 photo CIMG9965_zps3bdfc165.jpg
 photo CIMG9966_zps0b33a6e4.jpg
 photo CIMG9967_zps2e4f1838.jpg
 photo CIMG9968_zps2c914694.jpg
 photo CIMG9969_zpsd8659ea4.jpg

NESTE MOMENTO E DEPOIS DE DEIXAR GONDIFELOS, PENSO QUE PASSAMOS PELAS ZONAS MAIS BONITAS DESTA LINHA. FOI A SENSAÇÃO QUE ME DEU. ESTAVA AINDA A ALGUNS KMS DE SÃO PEDRO DE RATES QUE SERIA O PONTO ONDE QUERIA ALMOÇAR UMA VEZ QUE A ESTAS HORAS O ESTÔMAGO JÁ RECLAMAVA

 photo CIMG9970_zpsea632bef.jpg


VESTÍGIOS DE CARRIS AINDA FAZEM LEMBRAR A MEMÓRIA DOS MAIS ANTIGOS E DAR A CONHECER AOS MAIS NOVOS QUE NO PASSADO, O COMBOIO PASSOU POR ALI

 photo CIMG9971_zps88ae9aa9.jpg

 photo CIMG9973_zps4e4e176e.jpg
 photo CIMG9974_zps19a716cc.jpg
 photo CIMG9975_zps9439fd47.jpg
 photo CIMG9976_zps37aaf153.jpg

UI...UI...UI...ISTO É A CICLOVIA???? SERÁ??? E NÃO É QUE É MESMO???? PODE-SE CHAMAR A ISTO UMA CICLOVIA?...NADA DISSO E HÁ QUE MANDAR ARRANJAR ISTO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA DE FAMALICÃO...

 photo CIMG9977_zpsf98d5e5f.jpg

E A LINHA CONTINUAVA...COM OS SEUS SOBRESSALTOS MAS CONTINUAVA...JUNTOS AOS CAMPOS AGRÍCOLAS ONDE AS VINHAS ERAM DOMINANTES, APETECIA-ME POR VEZES DESMONTAR E COMER MEIA DÚZIA DE CACHOS...NO ENTANTO AS HORAS É QUE MANDAVAM E NÃO PODIA PARAR

 photo CIMG9978_zpsc219d33c.jpg
 photo CIMG9980_zps7c113145.jpg
 photo CIMG9983_zpsf9e25f7c.jpg
 photo CIMG9984_zps89b6bfc8.jpg

E MAIS VESTÍGIOS DA VIA IAM APARECENDO...NOVAMENTE CARRIS CRAVADOS NO SOLO QUE POR QUALQUER RAZÃO, NÃO FORAM RETIRADOS E JAZEM AGORA NO MESMO LUGAR ONDE SEMPRE ESTIVERAM PARA CONTAR A SUA HISTÓRIA

 photo CIMG9985_zps4a8dc7cc.jpg
 photo CIMG9986_zps1615f2aa.jpg

EM BALAZAR, JÁ POUCO OU NADA RESTA DO ANTIGO APEADEIRO. O QUE MARCA PRESENÇA, É MESMO O CHEIRO NAUSEABUNDO DE UMA VACARIA AO LADO DA LINHA PLANTADA. AINDA ASSIM, DÁ PARA VER PARTE DO QUE SERIA TALVEZ O APEADEIRO E A PLACA INFORMATIVA DO NOME DA TERRA

 photo CIMG9987_zps37a6df8a.jpg
 photo CIMG9989_zps8ba38117.jpg
 photo CIMG9990_zps92f0cf69.jpg
 photo CIMG9991_zps23a2a2ae.jpg
 photo CIMG9994_zps0a009c91.jpg

UMA VEZ MAIS COM UMA ENORME RETA À MINHA FRENTE, RAPIDAMENTE CHEGO A FONTAINHAS ONDE ENCONTRO AINDA BEM DELINEADO TODO O ESPAÇO QUE OUTRORA ALBERGAVA O TERMINAL DA ESTAÇÃO DAS FONTAINHAS. O DEPÓSITO AINDA ESTÁ NO AR E O EDIFÍCIO PRINCIPAL ESTÁ TODO FECHADO. NÃO ESTÁ DEGRADADO MAS PODIAS SER MAIS ÚTIL UMA VEZ, QUE SE NOTA QUE É UMA ZONA "MORTA" COM O FECHO DA ESTAÇÃO

 photo CIMG9998_zps1df9c0a6.jpg
 photo CIMG9999_zps05961b23.jpg
 photo CIMG0001_zpse32eb0b8.jpg
 photo CIMG0002_zps2ef052f4.jpg
 photo CIMG0003_zpsaa087f22.jpg
 photo CIMG0004_zps1bfae099.jpg
 photo CIMG0005_zpsebe94f97.jpg
 photo CIMG0006_zps485eebdc.jpg

 photo CIMG0008_zpse37b57ee.jpgÁ SAÍDA DAS FONTAINHAS MAIS UMA RETA MAS AO MEIO DA MESMA SENSIVELMENTE, NÃO PUDE DIZER QUE NÃO A MIM MESMO E PAREI...PAREI PARA AGRACIAR UNS CACHOS DE UVAS BRANCAS QUE ESTAVAM AO ALCANCE DAS MINHAS MÃOS :) E QUE BOAS, BOAS ELAS ERAM:)... NO MESMO LUGAR ENCONTREI UMA PEÇA RARA, UM PARAFUSO ANTIGO, DAQUELES QUE APERTAVA O CARRIL À TRAVESSA DE MADEIRA...ESPETACULAR...


 photo CIMG0009_zps7db8268e.jpg
 photo CIMG0010_zpsbecd6077.jpg
 photo CIMG0011_zps6f1ac0c7.jpg
 photo CIMG0012_zpsb547dbd1.jpg
 photo CIMG0015_zps98df7693.jpg

MAIS UMA PASSAGEM SOB UMA ESTRADA COM OS VESTÍGIOS DE CARRIS A FAZEREM DE SINALEIROS

 photo CIMG0016_zps44721e9c.jpg
 photo CIMG0017_zpsee97c7b7.jpg

A CHEGAR A SÃO PEDRO DE RATES
GOSTAVA DE TER IO VISITAR O MOSTEIRO MAS NA ALTURA, ESTAVA A DECORRER UM CASAMENTO. COM PUDE ENTRAR. APROVEITEI A PARAGEM PARA ALMOÇAR ALGO NUM CAFÉ ONDE PARAM HABITUALMENTE OS PEREGRINOS DO CAMINHO DE SANTIAGO. À SAÍDA DO MESMO, AINDA DESEJEI "BON CAMINO" A UMA PEREGRINA ESTRANGEIRA.
POSTO ISTO, REGRESSEI À LINHA E DURANTE 2 KMS PERCORRI EM SIMULTÂNEO O CAMINHO PORTUGÊS PELA COSTA PARA SANTIAGO

 photo CIMG0019_zps18620453.jpg
 photo CIMG0021_zpsbf8b3e32.jpg
 photo CIMG0024_zpse3ac61c9.jpg
 photo CIMG0026_zpsafd77e38.jpg
 photo CIMG0027_zps18104998.jpg

O PONTE? SERÁ QUE EXISTIU? PELO MENOS, NOS DIAS DE HOJE, É UMA ESPÉCIE DE PONTE COM O TABULEIRO DA MESMA FEITA DE TRAVESSAS DA ANTIGA LINHA E PELOS VISTOS É UMA TRAVESSIA PARA QUALQUER VEÍCULO...PARA UMA CICLOVIA?!!!! POR AMOR DE DEUS...

 photo CIMG0028_zps72d7cf6e.jpg
 photo CIMG0029_zps0495ba04.jpg

PELA ANTIGA LINHA, SIGO AS SETAS PARA SANTIAGO

 photo CIMG0030_zpsb482888f.jpg
 photo CIMG0032_zpsf814cd54.jpg
 photo CIMG0033_zps8895ea60.jpg
 photo CIMG0038_zpse0807107.jpg

NESTE MOMENTO EM QUE ME APROXIMAVA DE LAÚNDOS, O PERCURSO TORNA-SE MAIS EM LINHA RETA E MENOS CURVAS...A SUA BELEZA DECRESCE A OLHOS VISTOS E SÓ OS IMENSOS CAMPOS A CHEGAR À PÓVOA DE VARZIM, QUEBRA UM POUCO A MONOTONIA DA PAISAGEM

 photo CIMG0037_zps8d8e3e11.jpg
 photo CIMG0041_zps20a49474.jpg
 photo CIMG0043_zps937e91e8.jpg
 photo CIMG0045_zps8da3fd88.jpg
 photo CIMG0046_zps4ad5f3b5.jpg
 photo CIMG0050_zpsfb8466c2.jpg
 photo CIMG0051_zps5af5709f.jpg
 photo CIMG0052_zps1357a01f.jpg
 photo CIMG0053_zps9dc1251e.jpg
 photo CIMG0055_zps9771901f.jpg
 photo CIMG0058_zpsbeb03e8f.jpg
 photo CIMG0059_zps4abcf939.jpg
 photo CIMG0060_zps290263c6.jpg
 photo CIMG0061_zpscc5485d6.jpg
 photo CIMG0062_zps69c3c53c.jpg
 photo CIMG0064_zps052d3911.jpg
 photo CIMG0065_zpsb004f162.jpg
 photo CIMG0067_zps5c82e38a.jpg

ESTE EDIFÍCIO IMPECAVELMENTE REMODELADO, PELA SUA FISIONOMIA, PENSO QUE TENHA SIDO EM TEMPOS A ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO DE AMORIM

 photo CIMG0071_zpsf12ec50d.jpg

ESTOU QUASE A CHEGAR AO TÉRMINO DE MAIS UMA LINHA. LINHA ESSA QUE NESTE MOMENTO CONVERTE-SE NUMA SUCESSÃO DE LONGAS RETAS. SE NÃO FOSSE UMA ESPÉCIE DE BARREIRAS (DIGA-SE MAL CONSEGUIDAS) NOS CRUZAMENTOS DA LINHA COM AS ESTRADAS MUNICIPAIS, CONSEGUIA IMPRIMIR UM ANDAMENTO MAIS CONSTANTE

 photo CIMG0072_zps18e97ca7.jpg
 photo CIMG0074_zps2d746d9a.jpg
 photo CIMG0076_zps2833ea58.jpg
 photo CIMG0079_zpse581913a.jpg
 photo CIMG0082_zps991ced93.jpg
 photo CIMG0084_zps1578cf20.jpg
 photo CIMG0086_zpsd0101057.jpg

E CHEGUEI AO FIM DA LINHA...DA TRISTE LINHA...SIM TRISTE PORQUE ACABOU...TRISTE PELO FIM DA LINHA E TRISTE PELA QUALIDADE DA CICLOVIA QUE É DE FACTO A ROÇAR O DEPLORÁVEL...
PARA FAZER BTT É EXCELENTE, ESTÁ FANTÁSTICA. AGORA PARA USUFRUIR COMO CICLOVIA NÃO SERVE. NÃO APRESENTA AS CONDIÇÕES PARA TAL.
NO ENTANTO, FICA O REGISTO DE MAIS UMA ANTIGA LINHA FÉRREA PERCORRIDA.

 photo CIMG0088_zps67043447.jpg
 photo CIMG0094_zpsad7315d2.jpg
 photo 2_zps9aecf9dc.jpg

A MODERNIDADE DA NOVA LINHA AGORA CONVERTIDA PARA O METRO À SUPERFÍCIE E O EDIFÍCIO RENOVADO QUE OUTRORA ERA A ESTAÇÃO DA PÓVOA DE VARZIM

 photo CIMG0097_zpsc527565b.jpg
 photo CIMG0099_zps405b6bde.jpg

AGORA SIGA PARA BINGO QUE A MAIA É O DESTINO :)
O PLANO SERIA SEGUIR PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO MAS COMO O TEMPO APERTA, SEGUIREI PELA ESTRADA.

A SERENIDADE DO RIO AVE E A CALMA E COMPAIXÃO DO MOSTEIRO DE SANTA CLARA

 photo CIMG0100_zpsd1646490.jpg
 photo CIMG0101_zps627c1f9a.jpg

E POR FIM, CHEGUEI AO FIM DE UM DIA FANTÁSTICO PASSADO A PEDALAR :)

 photo aaa_zpsf3bbc372.jpg
 photo 3_zps4da94441.jpg

MAPA ALTIMÉTRICO TOTAL EMPREENDENDO AS TRÊS ETAPAS

 photo Semtiacutetulo_zps7869cf43.jpg


PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS DO NORTE: LINHA DO MINHO (RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE); LINHA DO TÂMEGA (ARCO DE BAÚLHE-AMARANTE); LINHA DO DOURO COMO TRANSFERE (MARCO DE CANAVESES-POCINHO); LINHA DO SABOR (POCINHO-CARVIÇAIS-POCINHO); LINHA DO CORGO (RÉGUA-VILA REAL-RÉGUA) - DIAS 22/23/24 DE AGOSTO DE 2013

3º DIA (24/08/2013) - LINHA DO CORGO - RÉGUA- VILA REAL - RÉGUA

QUASE AO TOQUE DA BUZINA DO COMBOIO, ACORDO PARA PEDALAR ATÉ AO FIM DA LINHA. ERA O TERCEIRO E ÚLTIMO DIA DESTA MINHA AVENTURA E TINHA PELA FRENTE A LINHA DO CORGO ATÉ VILA REAL E DEPOIS, REGRESSAR PELA MESMA ATÉ NOVAMENTE À REGUA AFIM DE IR DE COMBOIO ATÉ BRAGA.
DEIXEI AS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS E FOI PROCURAR UMA PASTELARIA PARA O PRIMEIRO REFORÇO DO DIA. FINDO ISTO, FUI À ESTAÇÃO PARA SABER DE HORÁRIOS. O SR. DA BILHETEIRA, BASTANTE SIMPÁTICO NÃO FOSSE ELE UM BOM CIDADÃO E CLARO, UM BETETISTA :) QUE ME PRESTOU TODA ATENÇÃO POSSÍVEL. O MESMO ME ACONSELHOU A ESTAR DE VOLTA À ESTAÇÃO DA RÉGUA ATÉ ÀS 13H00, AFIM DE APANHAR UM COMBOIO QUE NÃO LEVARIA MUITA GENTE E POR ISSO, ELE MESMO FALARIA COM O REVISOR AFIM DE EU PODER VIAJAR COM A BICICLETA MONTADA. SEM TER O TRABALHO DE A DESMONTAR E EMBALAR. ASSIM FICOU COMBINADO.
DEPOIS DE UMAS FOTOS E UMAS PERGUNTAS, LÁ SEGUI EU PARA A LINHA DO CORGO. NÃO ATRAVESSEI A PONTE DA LINHA DO DOURO/CORGO PARA A ESTAÇÃO DO CORGO PARA NÃO INFRINGIR AS REGRAS. POR ISSO, ENTREI NA LINHA UNS 3KMS MAIS À FRENTE.
AINDA ESTAVA A AQUECER, QUANDO APARECE O PRIMEIRO PONTO DE VERDADEIRO INTERESSE. A PASSAGEM SOBRE A PONTE METÁLICA DE TANHA. OS CARRIS JÁ NÃO ESTAVAM E SÓ PELAS LATERAIS PODEMOS PASSAR. FOI DIVERTIDO.
A PARTIR DAQUI, FOI SOMENTE DESVENDAR A CADA METRO A LINHA DO CORGO. A PAISAGEM É ARREPIANTE COM MUITAS RAVINAS MAS ESPETACULAR. TODA ELA ESTÁ COBERTA COM UM MANTO DE VINHAS. É REALMENTE SOBERBO. O NOSSO OLHAR PERDE-SE DE FACTO. AS POPULAÇÕES PLANTADAS "EM CIMA" DA LINHA, DÃO UM AR BUCÓLICO E AO MESMO TEMPO NOSTÁLGICO...O TEMPO DO "POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA" JÁ LÁ VAI MAS AS PESSOAS SENTEM ESSA FALTA.
CONTINUO A PEDALAR E AO FUNDO DA RAVINA, UM FIO DO RIO CORGO ACOMPANHA A MINHA MARCHA. EM ALVAÇÕES DO CORGO, UM APEADEIRO EM BOM ESTADO MAS FECHADO.  SIGO EM DIREÇÃO A POVOAÇAO. AQUI, TODO O M2 É OCUPADO POR UMA PLANTAÇÃO. É ESPANTOSO. É O NOSSO PORTUGAL RURAL BONITO E CHEIO DE VIDA. O SEU APEADEIRO ESTÁ CONSERVADO MAS FECHADO. DE MÁQUINA EM PUNHO, FOTOGRAFO CADA METRO DE VINHA, CADA TERRENO DE CASA SE "CAI" SOBRE A LINHA. A MINHA DESCOBERTA ESTÁ A SER MELHOR DO QUE IMAGINAVA. SINTO-ME FELIZ APESAR DE ESTAR SÓ NESTA AVENTURA ONDE NÃO CONHEÇO NINGUÉM E SÓ O RECITAR O BOM DIA/BOA TARDE ME FAZ OUVIR AS PESSOAS E SENTIR DE QUE AFINAL NÃO ESTOU ASSIM TÃO SÓ. EM CARRAZEDO, A ESTAÇÃO VIVE SOLITÁRIAMENTE NUM MISTO DE DEGRADAÇÃO E RENOVAÇÃO. ENQUANTO QUE O CORPO PRINCIPAL ESTÁ CONVERTIDO NUM CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL, TUDO O RESTO ESTÁ DEITADO AO ABANDONO. LOGO A SEGUIR À ESTAÇÃO, SURGE UM PEQUENO DESVIO, DENOMINADO O "DESVIO DE CARRAZEDO". ESTE DESVIO TINHA A FUNÇÃO DE VENCER O DESNÍVEL E ERA AQUI QUE ANTERIORMENTE, NOS TEMPOS DO COMBOIO, HAVIA PESSOAL QUE SAIA DAS CARRUAGENS E IA APANHAR O COMBOIO MAIS À FRENTE TAL ERA A LENTIDÃO QUE O MESMO FAZIA ESTE DESVIO. ENGRAÇADO E POR ISSO, PAREI UM POUCO PARA TENTAR ATRAVÉS DO PENSAMENTO, "VIVER" A SITUAÇÃO. O QUE O NOSSO POVO TINHA E FAZIA. ERA INCRÍVEL, ERA A VIDA. INFELIZMENTE OS POLÍTICOS ATÉ ISSO ROUBARAM.
CONTINUANDO NA MINHA DEMANDA, LÁ SIGO EU LINHA ACIMA ATÉ VILA REAL. AO KM 17,96 PASSO PELO ÚLTIMO APEADEIRO ATÉ CHEGAR A VILA REAL. ESTÁ CONSERVADO MAS FECHADO. AQUI ENCONTRO-ME COM DOIS BETETISTAS. PAI E FILHO QUE DÃO A SUA VOLTA MATINAL. ENTRETANTO A VISTA ALCANÇA UM ENORME VIADUTO DA AUTO ESTRADA ESCONDIDO PELA BRUMA MATINAL. NÃO ESTOU LONGE E NUM INSTANTE, CHEGO A VILA REAL MAS SEM ANTES, DE TRANSPOR NOVAMENTE UMA PONTE METÁLICA COMO A DE TANHA.
CHEGADO A VILA REAL, DEPARO-ME COM UMA ESTAÇÃO COM UMA ÁREA ENORMÍSSIMA MAS, ABANDONADA AO SEU DESTINO. O CORPO PRINCIPAL ESTÁ FECHADO. HÁ UM ARMAZÉM QUE INTELIGENTEMENTE ESTÁ CONVERTIDO NUM RESTAURANTE/BAR MAS TUDO O RESTO ESTÁ VELHO E A PASSOS LARGOS DA DESTRUIÇÃO TOTAL. É UMA PENA. É UM DESCALABRO CULTURAL. NÃO HÁ CONSCIÊNCIA POLITICA EM RESTAURAR VERDADEIRAS PEÇAS DE MUSEU QUE SE PERDEM E ENVELHECEM À CHUVA E AO SOL. TRATA-SE DE PEDAÇOS DA NOSSA HISTÓRIA FERROVIÁRIA QUE MORREM SEM DÓ NEM PIEDADE.O TEMPO PASSA E TENHO DE REGRESSAR. EM SENTIDO CONTRÁRIO, SINTO A LINHA A ENTRANHAR-ME NA MEMÓRIA COMO QUE A FAZER PARTE DA MINHA VIDA. CONTINUO A TIRAR FOTOS, DE ÂNGULOS DIFERENTES E A GUARDAR CADA PEDAÇO DE TERRENO QUE UM DIA FOI PERCORRIDO POR COMBOIOS.
RAPIDAMENTE CHEGO À RÉGUA ONDE TERMINA O MEU PÉRIPLO, AO FIM DA LINHA. JÁ SINTO A SAUDADE DESTES LUGARES. PERCORRI QUATRO LINHAS. TODAS ELAS DIFERENTES. TODAS ELAS COM AS SUAS CARATERÍSTICAS. TODAS ELAS COM AS SUA PRÓPRIAS PAISAGENS MAS TODAS ELAS IGUAIS EM BELEZA, HISTÓRIA E UM SENTIMENTO NOSTÁLGICO DIFÍCIL DE NÃO SE SENTIR. NÃO SEI QUANDO MAS UM DIA, UM DIA VOLTAREI :)
DEPOIS DE TER FALADO COM O SR. DA BILHETEIRA E ESTE JÁ TER FALADO COM O REVISOR, FOI A MANDO DESTE INSTALAR-ME NA ÚLTIMA CARRUAGEM E, SEM A NECESSIDADE DE DESMONTAR A BICICLETA. QUE ALÍVIO :)
DA RÉGUA ATÉ PENAFIEL FOI UM MISTO DE SENSAÇÕES. DEU PARA VER NOVAMENTE O VALE DO DOURO E SENTIR POR TUDO O QUE PASSEI NESTES TRÊS DIAS. FOI VERDADEIRAMENTE INESQUECÍVEL.
UMA VEZ CHEGADO A PENAFIEL, APANHEI O COMBOIO SUBURBANO PARA ERMESINDE E AQUI, APANHEI O COMBOIO PARA BRAGA E DEPOIS, AINDA APANHEI O AUTOCARRO DA EMPRESA HOTELEIRA DO GERÊS ATÉ CASA :)
E NUM ÁPICE, CHEGOU AO FIM UMA AVENTURA CHEIA DE HISTÓRIA, PERIPÉCIAS, DE ALEGRIA, NOSTALGIA E SOBRETUDO ENRIQUECEDORA. VENHA AGORA A PARTE II;III;IV... PARA 2014 :)

 photo CIMG9534_zpsad95b6b7.jpg

DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO SABOR QUE LIGAVA A RÉGUA A CHAVES

 photo Semtiacutetulo1_zpsdb13f320.jpg
 photo Semtiacutetulo2_zpse3029809.jpg

A Linha do Corgo, originalmente denominada de Linha do Valle do Corgo e de Caminho de Ferro da Regoa a Chaves, foi uma ligação ferroviária entre a Estação de Régua, na Linha do Douro, e a cidade de Chaves, no Distrito de Vila Real, em Portugal.

O primeiro caminho de ferro a fazer este percurso foi uma linha de carros americanos, a tracção animal, que funcionou entre 26 de Novembro de 1875 e Setembro de 1876, unindo a Régua a Vila Real, num percurso de cerca de 26 quilómetros.

Desde a chegada da Linha do Douro à Régua, em 15 de Julho de 1879, que se planeou a construção de um caminho de ferro entre este ponto e as cidades de Vila Real e Chaves, passando pelo vale do Rio Corgo.
Com efeito, desde o Século XIX que já se reconhecia a necessidade de construir uma ligação ferroviária entre a Régua e a fronteira, passando pelas importantes localidades de Vila Real e Vila Pouca de Aguiar, as estâncias termais nas Pedras Salgadas e em Vidago, e as planícies em redor de Chaves; esperava-se que a linha servisse, igualmente, a região de Verín, em Espanha3 , ligando-se à linha entre aquela localidade e Orense. Junto a Vidago, terminaria a Linha do Tâmega, que se previa que fosse o mais importante caminho de ferro naquela região; no entanto, a Linha do Corgo também possuía uma considerável importância, por servir Vila Real.
Durante a pasta de Emídio Navarro, aquele estadista procurou desenvolver o transporte ferroviário na região a Norte do Rio Douro, tendo ordenado a formação de brigadas técnicas para elaborar os ante-projectos de diversos projectos, incluindo um, de 1885, em via larga ou estreita, que ligaria Viseu a Chaves, transitando por Lamego e pela Régua, e pelos vales dos Rios Paiva e Tâmega. O estudo para estas linhas foi realizado por dois grupos, um a Norte, chefiado por Pereira Dias, e outro a Sul do Rio, liderado por Matos Cid. Verificou-se que o difícil relevo da região tornava mais apropriada a utilização de bitola estreita, pelo que o ante-projecto foi elaborado a pensar neste tipo de via. Este projecto acabou por ser cancelado, e substituído por uma linha a norte do Rio Douro, saindo de Livração.
Em 1898, Elvino de Brito ordenou que fossem realizados os Planos Complementares ao Sul do Tejo e ao Norte do Mondego. Entre as linhas propostas pela comissão destacada para a zona Norte do Mondego, figurava a Linha do Vale do Corgo, unindo a Régua ao Vidago, passando por Vila Pouca de Aguiar e Vila Real. Esta linha foi classificada, junto com as restantes do Plano Complementar, em 15 de Fevereiro de 1900.
Posteriormente, foram realizadas várias tentativas, como a da Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão, que esteve quase a ver concedida a garantia de juro, ou os estudos efectuados por Emídio Navarro. Em 12 de Abril de 1897, os empresários Alberto da Cunha Leão e António José Pereira Cabral obtiveram a concessão para a construção e gestão do Caminho de Ferro da Regoa a Chaves ; este caminho de ferro, em via métrica, seria empreendido sem apoios do governo. No entanto, depressa perceberam que o auxílio estatal seria indispensável, pelo que conseguiram que o alvará de Abril fosse substituído por um decreto de 1 de Abril, que estabeleceu uma concessão provisória, com diversas isenções nos impostos. Um plano original, de 1887, que previa um limite de 150 metros nas curvas, e que, por isso, aumentaria consideravelmente os custos de instalação de via na difícil região entre Régua e Vila Pouca de Aguiar, foi, igualmente, substituído em 1897, estabelecendo o novo plano um máximo de 60 metros nas curvas, o que permitiria uma maior adaptação da linha ao terreno, e, desta forma, uma redução nos custos de construção. No entanto, em 12 de Julho do mesmo ano, saiu uma proposta de lei, que regulou o arrendamento das linhas do estado, e a construção das linhas complementares; este documento beneficiou, principalmente, a rede ferroviária no Minho, em prejuízo das linhas em Trás-os-Montes, tendo apenas uma linha entre Braga e Chaves recebido garantia de juro. Uma vez que iria entrar em conflito com esta nova ligação, a iniciativa para ligar a Régua a Chaves foi liquidada.3 Ainda assim, uma carta de lei de 27 de Julho de 1898 autorizou o governo a tornar a concessão definitiva, e a realizar mais concessões nos impostos; no entanto, esta autorização não chegou a ser utilizada.

Em 14 de Julho de 1899, uma lei reorganizou a gestão dos Caminhos de Ferro do Estado, e instituiu o fundo especial para auxiliar a construção de linhas complementares e a realização de obras e melhoramentos necessários. Este diploma autorizou, igualmente, a instalação de todas as linhas cuja concessão já estivesse caducada ou em vias de caducar, tendo o governo aproveitado para decretar a construção da linha de Régua a Vila Real.
A publicação deste documento revitalizou as iniciativas para a construção da ligações ferroviárias, tendo o deputado José Ferro Madureira Beça defendido a implantação de uma linha entre Mirandela e Bragança; na sequência deste pedido, o ministro das Obras Públicas, Conde de Paçô Vieira, aproveitou para regularizar a situação das várias linhas, incluindo a da Régua a Chaves, tendo estabelecido a concessão por um alvará de 10 de Outubro de 1901.
No entanto, os concessionários, Alberto da Cunha Leão e António Júlio Pereira Cabral, tiveram de pedir a rescisão do contrato, uma vez que não conseguiram reunir os recursos financeiros necessários para este projecto. Posteriormente, quando foi necessário apresentar, às Câmaras, uma proposta de lei sobre a linha de Mirandela a Bragança, foi logo incluída uma autorização para realizar um novo concurso para a linha da Régua à fronteira, e aceitar a desistência dos antigos concessionários; a garantia de juro a atribuir seria de 4½%, sobre um custo quilométrico de 26 000$000 réis. No relatório desta proposta de lei, discutiu-se sobre como as linhas transmontanas iriam aumentar consideravelmente os rendimentos na Linha do Douro, suficientes para compensar os encargos com as garantias de juro; estudaram-se, igualmente, as condições técnicas da ligação entre Régua e Chaves, tendo sido aceite a possibilidade de reduzir até aos 100 metros os raios das curvas, nos troços de via mais complicados.
Na reunião do Conselho de Estado de 14 de Maio, foi ratificada a lei, votada pelas Cortes, que autorizava a construção do caminho de ferro entre a Régua e a fronteira. Uma carta de lei de 24 de Maio de 1902 autorizou o Governo a aceitar a desistência dos concessionários, e a abrir um novo concurso para este projecto, com o apoio do Fundo Especial, através de garantias de juro. No mesmo dia, foi publicado um decreto com as bases do concurso, que, por ter saído com erros do Diário do Governo, foi novamente publicado em 21 de Abril.
As bases para o concurso foram publicadas em 21 de Abril desse ano. O concurso, aberto no dia 2 de Agosto, estipulava que a construção fosse dividida em 5 fases, que terminavam em Vila Real, Vila Pouca de Aguiar, Vidago, Chaves, e na fronteira com Espanha. Em Setembro, um dos concorrentes era o empresário Isidro de Campos, em nome de um grupo financeiro portuense.
Este processo terminou no dia 5 de Novembro, tendo sido concorrentes a casa Fonsecas, Santos & Vianna, em representação de uma associação de capitalistas estrangeiros , Alfredo Menéres, David Cohen, e João Lopes da Cruz; no entanto, o governo discordou de todas as propostas apresentadas, e resolveu abrir um novo concurso, no qual permitiu o uso de curvas de raios de 60 metros e de material circulante articulado , aumentou-se o peso por metro dos carris até 24 quilogramas, retirou-se a base de licitação e aumentou-se o depósito, e possibilitou velocidades comerciais semelhantes às praticadas na Linha do Douro.
O novo concurso foi aberto no dia 2 de Dezembro ; o engenheiro Raul Mesnier du Ponsard candidatou-se, enquanto que João Lopes da Cruz não se apresentou, porque já tinha constituído uma empresa para a construção do troço entre Mirandela e Bragança da futura Linha do Tua. O final deste processo foi atrasado, a pedido de um concorrente, tendo sido encerrado no dia 16 de Janeiro de 1903; no entanto, só uma proposta foi entregue, que foi recusada por apresentar vários pontos nulos, tendo um outro candidato desistido.
Na sessão das Câmaras Legislativas de 1902-1903, foram discutidos vários projectos ferroviários, incluindo a construção da linha da Régua à fronteira, passando por Vila Real e Chaves, tendo-se determinado que deveria ser realizada directamente pelo Governo, através dos Caminhos de Ferro do Estado ; o concurso correspondente foi debatido na sessão da Câmara Electiva, em 20 de Abril, por Filipe de Moura e Magalhães Ramalho. A instalação desta linha foi apoiada pela autarquia de Chaves, em representação da população daquele concelho, que pretendia uma ligação à Linha do Douro.
Após a publicação da lei de 1899, verificou-se a necessidade de planear várias ligações complementares por todo o país, que foram classificadas nos planos das redes ferroviárias ao Norte do Mondego, decretado em 15 de Fevereiro de 1900, e ao Sul do Tejo, decretado em 27 de Novembro de 1902; desta forma, a lei tornou-se insuficiente, tendo sido necessária uma nova proposta de lei, apresentada em 1903, e que autorizava o Governo a gastar 6:500.000$000 réis do fundo especial, para encetar vários projectos ferroviários por todo o país, incluindo a ligação de Vila Real a Chaves. Porém, antes disso, seria necessário terminar os investimentos previstos na lei anterior, como o primeiro troço de Régua a Chaves.

Planeamento e construção do troço entre a Régua e Vila Real

Na sessão do Parlamento de 11 de Fevereiro de 1903, o deputado Alexandre Cabral questionou o ministro das Obras Públicas, Manuel Francisco de Vargas, acusando-o de ilegalidades nas alterações que este tinha introduzido nas bases do concurso para a linha da Régua à fronteira. O concurso realizou-se em 16 de Fevereiro, não tendo, até ao dia anterior, entrado quaisquer propostas no Ministério, embora fosse comum, naquela altura, que os requerimentos só fossem apresentados na hora do concurso. Por outro lado, calculou-se que este facto tenha resultado do forte debate ocorrido no Parlamento apenas alguns dias antes, e que causou uma situação pouco propícia para este processo. Ainda assim, surgiu uma só proposta, que, por conter vários vários erros, não pôde ser aceite. Desta forma, um decreto de 17 de Fevereiro de 1903 ordenou a construção da linha por parte do estado , acto que foi promulgado por Manuel Vargas numa lei, no dia seguinte ; no dia 25, foi oficialmente destacada a Administração dos Caminhos de Ferro do Estado para dirigir a construção do primeiro troço, entre a Régua e Vila Real. As obras deviam começar após serem terminados e aprovados os trabalhos preparatórios, pela Divisão de Minho e Douro dos Caminhos de Ferro do Estado; esta divisão também seria responsável pelos estudos necessários para os troços seguintes da linha.
Foi utilizado o plano de 1897 de Alberto da Cunha Leão , tendo apenas sido modificado na saída da Estação de Régua ; o plano revisto, datado de 31 de Março de 1903 , já tinha dado entrada no Conselho Superior de Obras Públicas e Minas em 16 de Abril. O parecer desta organização foi publicado no dia 23, e, dois dias depois, o governo, baseado neste relatório, aprovou o plano e o orçamento correspondente. Considerou-se que foi elaborado com rapidez, por 5 brigadas de estudo dirigidas pelo conselheiro Póvoas, tendo demorado pouco mais de um mês os trabalhos de campo e de gabinete; esperava-se, nessa altura, que as obras começassem em Maio. O traçado proposto aproveitava a ponte que já existia, da Linha do Douro, sobre o Rio Corgo, seguindo sempre a margem esquerda deste curso de água, e terminando em frente de uma nova ponte em Vila Real ; devido à extrema dificuldade do terreno, a travessia do Rio só se deveria realizar no troço entre Vila Real e Vidago, no Vale de Vila Pouca, onde o terreno era muito mais aberto. O raio mínimo para as curvas deveria ser de 60 m, e as rampas só deveriam possuir até 25 mm de inclinação.
As leis de 24 de Abril e 1 de Julho de 1903 forneceram os meios necessários para a construção , e, no dia 7 de Maio, a Direcção de Minho e Douro dos Caminhos de Ferro do Estado anunciou que iria abrir em 10 de Junho, na Estação de Campanhã, um concurso público para a adjudicação de duas empreitadas, denominadas de A e B, correspondentes a dois troços entre Régua e Vila Real. Deste processo resultaram 8 propostas tendo sido aceite a do concorrente José Pereira.
Em 10 de Setembro de 1903, o governo ordenou que fosse iniciado o concurso para as partes restantes da linha entre a Régua e Vila Real ; no dia 16 de Outubro, o programa e o correspondente caderno de encargos já tinham sido aprovados , tendo sido anunciado, nesse dia, a realização de um concurso, para o dia 16 de Dezembro, para outras duas empreitadas naquele troço, com os códigos C e D. Em 21 de Outubro, foi aceite um requerimento do Ministro das Obras Públicas para aumentar os valores do empréstimo, de forma a iniciar novos projectos e concluir outros em andamento; assim, o orçamento dos estudos e da construção da Linha da Regua por Villa Real a Chaves foi incrementado para 240:000$000 réis.
Em 6 de Novembro, a Direcção do Minho e Douro comunicou que iria abrir, no dia 10 de Dezembro, um outro concurso, para as empreitadas E e F , completando, assim, o troço entre a Régua e Vila Real.
Em Setembro, a construção do troço entre a Régua e Vila Real já estava em curso, partindo de dois pontos ao mesmo tempo. Naquele mês, esperava-se que as obras fossem concluídas antes do final do ano , e o plano para a ampliação da Estação de Régua, de forma a acolher não só a nova linha, mas também a programada extensão até Vila Franca das Naves, já tinha sido produzido e entregue ao Conselho Superior de Obras Públicas, para que este órgão o apreciasse. No entanto, em Setembro de 1905, este troço ainda estava em construção, encontrando-se quase terminado.
O troço até Vila Real foi aberto à exploração em 12 de Maio de 1906. No princípio do Século, considerava-se que este caminho de ferro apresentava boas promessas para o futuro, e que, como afluente da Linha do Douro, iria aumentar consideravelmente o tráfego naquela ligação.

Troço entre Vila Real e Vidago

Antigas locomotivas da Linha do Corgo, abandonadas na Estação de Régua.
Em Julho de 1903, previa-se que os futuros estudos para a construção do troço entre Vila Real e Chaves iriam ser liderados por José António Moraes Sarmento, que, naquela altura, era encarregado pelos estudos do primeiro troço da Linha do Vale do Sado. O plano e o orçamento para o primeiro lanço da segunda parte da linha, que correspondiam ao troço entre a Estação de Vila Real e o Ribeiro de Varges, datados de 13 de Fevereiro de 1905, foram aprovados em 2 de Março do mesmo ano ; no dia 13 de Março, a Direcção de Minho e Douro dos Caminhos de Ferro do Estado anunciou a abertura de um concurso para o dia 18 de Abril, para a construção daquele lanço. Em 13 de Setembro, foi aprovado o projecto e o orçamento, no valor de 254:826$000 réis, do segundo lanço da segunda secção do Caminho de Ferro de Regoa a Chaves, correspondente ao troço entre o Ribeiro de Varges e as Pedras Salgadas ; nesse mês, já se executavam as terraplanagens nos cerca de 15 quilómetros até ao Ribeiro de Varges, encontravam-se em realização vários estudos para a continuação até Chaves , e estavam a ser montadas, nas oficinas de Campanhã, as duas primeiras locomotivas, da marca alemã Henschel & Sohn. Em 29 de Setembro, os Caminhos de Ferro do Estado marcaram, para o dia 6 de Novembro, um concurso público para várias infra-estruturas e terraplanagens nesta linha.
Uma portaria de 14 de Setembro de 1905 aprovou o plano entre o Ribeiro de Varges e as Pedras Salgadas; este documento foi elaborado por duas brigadas, chefiadas pelos engenheiros Alfredo Pereira, que já tinha sido responsável pela execução dos estudos para o primeiro troço, e Byrne Pereira. O traçado proposto acompanhou, forçosamente, o curso do Rio Corgo até Vila Pouca de Aguiar; como previsto anteriormente, a travessia do Rio cumpriu-se junto a esta localidade, no Vale de Vila Pouca, onde o terreno era muito mais fácil. A construção da ponte, incluindo as avenidas de acesso, foi orçada em 4:856$000 réis. O plano incluía a instalação de 4 estações: Pedras Salgadas, Tourencinho ao quilómetro 4.920, Parada no ponto 8.850, e, no quilómetro 13.920, Vila Pouca de Aguiar; previa-se, igualmente, a construção de dois apeadeiros, um entre Tourencinho e Parada, para servir as localidades de Gralheira, Tolões e Zimães, e outro, para ser utilizado pelas povoações de Nuzedo, Sampaio e Vila Meã.
Em Setembro de 1905, previa-se que a linha chegaria às Pedras Salgadas antes da época balnear de 1907 ; com efeito, este troço foi aberto à exploração em 15 de Julho de 1907. Em 1905, ainda faltava estudar o lanço seguinte, até à importante estância termal do Vidago, mas o local da estação já tinha sido definido pelo engenheiro Eleutério da Fonseca, num sítio com espaço para se poder, posteriormente, fazer ali o projectado entroncamento com a Linha do Tâmega Este troço deveria ser planeado de forma a evitar a realização de grandes terraplanagens junto às nascentes de águas termais, e a servir o melhor possível Loivos, localidade que, na altura, era um ponto de passagem e o principal centro da região. Este lanço já tinha sido estudado pelo engenheiro António Sarmento em 1888, mas passando pela zona de Reigás, servindo apenas Vidago; outro projecto que também passou por esta região, mas sem passar por Vidago, foi elaborado pelo engenheiro Gama Braga em 1887, por ordem da Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão, que procurava prolongar a Linha da Póvoa até Chaves.
O troço entre Pedras Salgadas e Vidago entrou ao serviço em 20 de Março de 1910. Nesse ano, iniciaram-se os serviços de ambulâncias postais nesta linha, que permaneceriam até 1972.

Troço entre Vidago e Chaves

Automotora da Série 9700 na Estação de Vila Real.
Uma portaria de 17 de Abril de 1915, fundada nos pedidos da população de Chaves, e baseada nos pareceres do Conselho Superior de Obras Públicas e Minas, apresentados no dia anterior, ordenou que o troço entre Moure e Chaves fosse construído pela margem direita do Rio Tâmega, mas foi revogada por outra portaria, publicada em 10 de Julho, que determinou que a linha seguisse a margem esquerda; no entanto, e apesar dos trabalhos terem já sido iniciados pelo novo traçado, verificou-se que o traçado primitivo oferecia melhores condições técnicas, seria menos dispendioso, e fornecia uma melhor posição para a futura continuação até à rede ferroviária espanhola, pelo que a Portaria 1459, de 2 de Agosto de 1918, ordenou o regresso ao projecto original, pela margem direita.
O troço entre Vidago e Tâmega foi inaugurado em 20 de Junho de 1919, e, em 28 de Agosto de 1921, foi aberta à exploração a linha até Chaves.

Declínio e encerramento do troço Vila Real - Chaves

Em 1970, esta linha apresentava um reduzido tráfego ferroviário, motivo pelo qual a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses a incluiu, junto com outras linhas e ramais, numa série de estudos que realizou; o objectivo era saber se existiam condições para manter os serviços, com apoios do estado, e averiguar sobre a possibilidade de os substituir por carreiras de autocarros. Na primeira metade da Década de 1980, é aberto um núcleo museológico na Estação de Chaves, no âmbito de um esforço dos Caminhos de Ferro Portugueses pela preservação do seu património.
Em 1984, o troço até Chaves foi alvo de obras de requalificação, lideradas por José Pinto Mourinha, chefe de distrito dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Em 1990, foi encerrado o troço entre Vila Real e Chaves.

A Linha nas Décadas de 1990 e 2000

Em meados de 2000, estava prevista a realização de comboios históricos a vapor entre a Régua e Vila Real, numa iniciativa da Rede Ferroviária Nacional, da operadora Comboios de Portugal, e de outras entidades; seria empregue uma locomotiva da casa alemã Henschel & Sohn, que já tinha circulado nesta Linha, estando também prevista a abertura de lojas nas estações ao longo do percurso, para vender artigos regionais e Vinho do Porto. Nesta altura, já circulavam, de forma esporádica, comboios históricos, rebocados por locomotivas a gasóleo.
Em Janeiro de 2001, o trânsito ferroviário foi suspenso nesta linha, devido às condições atmosféricas adversas. Em Julho, uma colisão entre um comboio e um automóvel, numa passagem de nível junto ao Peso da Régua, provocou 3 feridos graves.
Em 2002, já estavam em funcionamento os comboios turísticos com a locomotiva a vapor, realizados entre Março e Outubro.
Em 2005, realizou-se a última viagem turística na Linha do Corgo, até Vila Real, utilizando o comboio histórico preservado na Estação de Régua.

Desactivação do troço Régua - Vila Real
Encerramento para obras

O troço entre a Régua e Vila Real foi encerrado pela Rede Ferroviária Nacional a 25 de Março de 2009, para a realização de obras, de forma a modernizar a linha e aumentar a sua segurança. A empresa previa a reabertura da linha em 2011, tendo, em Novembro, iniciado um estudo às populações entre Vila Real e Peso da Régua, que pretendia reconhecer as necessidades das populações, de forma a ajustar o futuro funcionamento da linha. Nesse ano, a então secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino, anunciou que iriam ser investidos 23,4 milhões de euros em obras de reparação da linha, prevendo que estariam terminadas antes do final de 2010.
Foi organizado um serviço alternativo de autocarros, mas a segurança deste transporte foi criticada devido à reduzida largura das estradas. Por outro lado, o deputado Socialista Jorge Almeida criticou o processo de suspensão, afirmando que foi feito de forma demasiado rápida, e que devia ter havido melhor preparação junto das populações, de forma a evitar maiores incómodos na transição para os transportes alternativos. Em Setembro de 2011, a CP gastava 7.346 euros por mês com empresas privadas, para assegurar este serviço.
A primeira fase, correspondente à remoção da infra-estrutura de via e alterações na plataforma, no valor de 4,4 milhões de euros , estava prevista para começar em Junho, mas, nos princípios de Julho, ainda não se tinha iniciado, devido a dificuldades em adquirir novos materiais para a via ferroviária. Nos finais desse mês, a primeira fase já tinha arrancado. , tendo sido terminada nos finais do ano. Em seguida, a Rede Ferroviária Nacional iniciou a criação de vários projectos de geotecnia, de drenagem e de via; esta aparente paragem nos trabalhos provocou alguns receios entre as populações e autarcas locais. Além disso, e como previsto, esta entidade iniciou, em 2010, um programa de inquéritos nos principais pontos de atracção e geração de viagens, nas escolas, e aos utentes dos transportes públicos rodoviário e ferroviário, por forma a reconhecer os padrões de mobilidade das populações abrangidas; esta informação foi, posteriormente, analisada, de forma a preparar soluções de transporte integrado rodoviário e ferroviário.
Em Abril do mesmo ano, a Assembleia Municipal de Vila Real, presidida por Pedro Passos Coelho, aprovou uma moção, exigindo ao governo que se inicie a segunda fase nas obras da Linha; Luís Pedro Pimentel e António Cabeleira, deputados do Partido Social Democrata, entregaram um requerimento na Assembleia da República, por forma a que o governo informasse sobre as datas de reinicio e conclusão de obras, e se a Linha estaria requalificada e reaberta até Setembro de 2010, como havia sido prometido anteriormente pelo Ministro das Obras Públicas.

Suspensão das obras e encerramento da Linha

Em Julho, a Rede Ferroviária Nacional decidiu suspender, entre outros investimentos, o projecto de reabilitação da Linha do Corgo, de acordo com as directrizes do Plano de Estabilidade e Crescimento, que prevê restrições orçamentais e o combate ao endividamento público, e do Plano Estratégico de Transportes.
Em Março de 2011, a organização Quercus exigiu a reabertura da Linha do Corgo. Em 2 de Abril, realizou-se uma manifestação na Estação de Vila Real, protestando contra o encerramento daquele troço. No mês seguinte, Passos Coelho defendeu, numa campanha eleitoral no Peso da Régua, a requalificação desta linha. Em Junho, um estudo realizado por uma equipa conjunta do Ministério das Obras Públicas e Transportes e do Ministério das Finanças foi entregue à Troika, defendendo o encerramento de vários troços ferroviários e a suspensão definitiva das obras em várias linhas, incluindo a do Corgo.
Em Outubro, a organização Movimento Cívico pela Linha do Corgo organizou um debate em Alvações do Corgo, sobre a desactivação da linha. Nesse mês, o governo anunciou o encerramento definitivo da Linha do Corgo.
Em Novembro, a divisão CP Frota da operadora Comboios de Portugal procurou vender a composição história de via estreita que estava guardada na Estação de Régua, alegando que, com o previsto encerramento da Linha do Vouga, este comboio deixaria de ser útil; este processo provocou polémica, com a Federação Europeia das Associações de Caminhos-de-Ferro Turísticos a ter boicotado a tentativa de venda. Nesse mês, a Rede Ferroviária Nacional colocou barreiras nas entradas de vários troços da antiga Linha do Corgo, de forma a impedir a sua utilização abusiva.
Em Dezembro, o Movimento Cívico alertou que os antigos carris da Linha do Corgo, que tinham sido armazenados na Estação de Vila Real, foram retirados por camiões. Nesse mês, a operadora Comboios de Portugal anunciou, para 1 de Janeiro de 2012, o encerramento do serviço rodoviário de substituição nesta linha, devido ao fim do processo de reactivação, como previsto pelo Plano Estratégico de Transportes; desta forma, os serviços de autocarros passariam a ser prestados por empresas locais de transporte.


PARA A POSTERIDADE, FICAM AS FOTOS :)

À SAÍDA DAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO PESO DA RÉGUA

 photo CIMG9509_zps18810a12.jpg
 photo CIMG9510_zps43cf8eb3.jpg

O ACORDAR DA RÉGUA

 photo CIMG9512_zpsb9e0974e.jpg
 photo CIMG9513_zps3b1c88bd.jpg
 photo CIMG9514_zpscae131d4.jpg
 photo CIMG9515_zpsbaa7823d.jpg
 photo CIMG9516_zps273b83e0.jpg

LINHA DO DOURO (BITOLA LARGA) E A LINHA DO CORGO (BITOLA ESTREITA) NESTA FASE, A LINHA É DUPLA E ÚNICA NA EUROPA

 photo CIMG9517_zps6ac728ed.jpg
 photo CIMG9518_zps82237ed8.jpg

EM PLENA LINHA DO CORGO

 photo CIMG9519_zps4a80f386.jpg
 photo CIMG9520_zps49c5ee1e.jpg
 photo CIMG9521_zpsd9e94bc8.jpg
 photo CIMG9522_zpsa65cd529.jpg
 photo CIMG9523_zpsa4693779.jpg
 photo CIMG9524_zps90ae5f21.jpg
 photo CIMG9525_zpsdb8c2115.jpg
 photo CIMG9526_zpsbbdac39f.jpg
 photo CIMG9527_zps567aa76d.jpg
 photo CIMG9528_zps5e3dea0b.jpg

APEADEIRO DE TANHA CONVERTIDO NUMA RESIDÊNCIA PARTICULAR

 photo CIMG9529_zps2a91f83e.jpg
 photo CIMG9531_zpsd80530a4.jpg

PONTE METÁLICA DE TANHA

 photo CIMG9532_zpsdd4dfafc.jpg
 photo CIMG9534_zpsad95b6b7.jpg
 photo CIMG9535_zpscc3a7cc4.jpg
 photo CIMG9536_zps1ad7eb50.jpg

A MODERNIDADE

 photo CIMG9533_zps3d8db21c.jpg

A PARTIR DAQUI, DA PONTE DE TANHA A PAISAGEM MUDA E COMEÇA-SE A VER AS MONTANHAS EM ESCARPAS E COBERTAS DE VINHAS E PEQUENAS PLANTAÇÕES. É FENOMENAL E MUITO BONITO

 photo CIMG9538_zps98d4a663.jpg

O RIO CORGO CORRE SEMPRE SERENO E SEM GRANDES PRESSAS

 photo CIMG9540_zps5a57ebbd.jpg

A LINHA POR VEZES EM PEQUENINOS TROÇOS ESTAVA ASSIM

 photo CIMG9539_zps7a65b49e.jpg

MAIS UMA VEZ, A CONSONÂNCIA ENTRE A lINHA E A TERRA CULTIVADA

 photo CIMG9541_zps2adeec8f.jpg
 photo CIMG9542_zpsbae610df.jpg
 photo CIMG9543_zpsff9405b3.jpg
 photo CIMG9544_zpsb2d66c61.jpg
 photo CIMG9545_zps867b93d5.jpg
 photo CIMG9546_zps0a5b4f8c.jpg
 photo CIMG9547_zps77f52286.jpg
 photo CIMG9548_zpsf3778a6e.jpg
 photo CIMG9549_zpsba1c89b3.jpg

"POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." LÁ VEM O MONGE

 photo CIMG9550_zps6b0bc03a.jpg
 photo CIMG9551_zpscaa6052c.jpg

O RIO CORGO NA SUA SOLIDÃO CORRE LENTAMENTE...NA LINHA AINDA VÃO SENDO VISÍVEIS VESTÍGIOS COMO A GRAVILHA QUE FOI UMA CONSTANTE EM QUASE TODO O PERCURSO

 photo CIMG9552_zps2d7c888d.jpg
 photo CIMG9553_zpsfede1ae1.jpg

APEADEIRO DE ALVAÇÕES DO CORGO. NÃO ESTÁ DEGRADADO MAS PODIA SER MAIS ÚTIL PARA A POPULAÇÃO

 photo CIMG9554_zpse9bc8d16.jpg
 photo CIMG9555_zpse2c3fc8b.jpg
 photo CIMG9556_zpsd4fabf70.jpg
 photo CIMG9557_zps3d528b25.jpg
 photo CIMG9558_zps2b7c8359.jpg
 photo CIMG9559_zps452b7a4e.jpg
 photo CIMG9562_zpsbd7d9a12.jpg
 photo CIMG9563_zps0d2f7164.jpg

POR ESTA FASE, A LINHA ROMPIA PELAS POVOAÇÕES.

 photo CIMG9564_zps8555b45b.jpg
 photo CIMG9566_zps993a9f03.jpg

E A LINHA SEGUE CALMA E SERENA ATÉ VILA REAL. PELO MEIO AINDA DEU PARA FAZER UM GEOCACHING

 photo CIMG9567_zps3b39909d.jpg
 photo CIMG9568_zpse403e499.jpg
 photo CIMG9569_zps2f6f2a94.jpg
 photo CIMG9572_zps76e4eeb7.jpg
 photo CIMG9573_zps08f578ce.jpg
 photo CIMG9575_zpsf918a2dc.jpg
 photo CIMG9579_zps12d19bc2.jpg

O CONTORNO DA LINHA PELA MONTANHA

 photo CIMG9578_zps57365d22.jpg

A CHEGAR AO APEADEIRO DE POVOAÇÃO. É INCRÍVEL COMO HAVIA MORADIAS PRATICAMENTE EM CIMA DA LINHA, DE MÃOS DADAS COM OS CARRIS QUE AINDA SE VÃO VENDO SOBRE O ASFALTO DE VÁRIAS PASSAGENS DE NÍVEL. AQUI E ALI AINDA SE VÊ TRAVESSAS DE MADEIRA DA LINHA A SERVIREM DE BANCOS OU APOIOS DE MESAS. CARRIS QUE VÃO SUPORTANDO PLANTAÇÕES. NO ENTANTO, O SENTIMENTO NOSTÁLGICO TAMBÉM SE FAZ SENTIR E NOTAR. POR AQUI É ESPANTOSO VER QUE CADA M2 ESTÁ PLANTADO E CUIDADO.

 photo CIMG9580_zps3890dd2e.jpg
 photo CIMG9581_zps07e2581e.jpg
 photo CIMG9582_zps28e597e5.jpg
 photo CIMG9583_zps7cf8d230.jpg
 photo CIMG9584_zps8c93b340.jpg
 photo CIMG9585_zps596aa183.jpg
 photo CIMG9586_zps0c4f71c2.jpg
 photo CIMG9587_zps4e972b2d.jpg
 photo CIMG9588_zpsdab6daa1.jpg
 photo CIMG9589_zps6c5e128a.jpg
 photo CIMG9590_zps8ceb4095.jpg
 photo CIMG9592_zpsb012732b.jpg
 photo CIMG9593_zps16723dce.jpg

DEPOIS DE MUITA OBSERVAÇÃO, NÃO TENHO DÚVIDAS QUE AS POPULAÇÕES INTERAGIAM COM O COMBOIO DE UMA FORMA MUITO PRÓPRIA, MUITO FAMILIAR. A LINHA SERIA COMO UM SEGUNDO CORAÇÃO QUE DAVA VIDA A ESTA GENTE.

 photo CIMG9594_zpsa9e93629.jpg
 photo CIMG9595_zps2b7d5ac1.jpg
 photo CIMG9596_zps4eff507a.jpg
 photo CIMG9597_zps475690a2.jpg
 photo CIMG9598_zps2cde471f.jpg
 photo CIMG9599_zpsecb83bf9.jpg

CHEGADO A CARRAZEDO, PAREI UM POUCO PARA APRECIAR UMA VEZ MAIS A PAISAGEM E A ESTAÇÃO QUE SE ENCONTRA NUM MISTO DE ABANDONO E APROVEITAMENTO. O CORPO PRINCIPAL ESTÁ CONVERTIDO NUM CENTRO SOCIAL E PAROQUIAL NO ENTANTO, TUDO O RESTO ESTÁ EM FRANCA DECADÊNCIA. PENA É QUE NÃO HAJA ALGUÉM PARA REVITALIZAR ESTA ÁREA E DAR UMA NOVA VIDA A ESTE ESPAÇO. MAIS UNS METROS À FRENTE, TEMOS O FAMOSO DESVIO DE CARRAZEDO ONDE ANTES, MUITOS PASSAGEIROS SALTAVAM PARA FORA DO COMBOIO E IAM A PÉ APANHAR O COMBOIO MAIS À FRENTE TAL ERA A LENTIDÃO DO MESMO

 photo CIMG9600_zps79c41065.jpg
 photo CIMG9601_zps1816e340.jpg
 photo CIMG9602_zpsbadc69c8.jpg
 photo CIMG9603_zps866eb898.jpg
 photo CIMG9604_zps3926d611.jpg
 photo CIMG9605_zps99ca7be4.jpg
 photo CIMG9606_zps81f56925.jpg
 photo CIMG9608_zps8062b20d.jpg
 photo CIMG9609_zps1c92f30b.jpg
 photo CIMG9610_zpsb476e23d.jpg

O FAMOSO DESVIO DE CARRAZEDO

 photo CIMG9611_zps11e8bfb1.jpg
 photo CIMG9612_zps198c636b.jpg
 photo CIMG9613_zpsee59bb0b.jpg

UMA VISTA PANORÂMICA PARA ESTAÇÃO DE CARRAZEDO

 photo CIMG9614_zps5684d2ce.jpg
 photo CIMG9615_zpsec2f5d02.jpg
 photo CIMG9620_zps2f9af9e8.jpg
 photo CIMG9621_zpse69246b7.jpg


NAS MINHAS CALMAS EMBORA SEMPRE COM UM OLHO NO RELÓGIO, LÁ SEGUIA EU CHEIO DE FORÇA E COM O EGO EM ALTA POR ESTAR A VIVER MOMENTOS ESPECIAIS. SIM PARA MIM SÃO ESPECIAIS PORQUE TRATA-SE DE PERCORRER "CAMINHOS" COM HISTÓRIA E QUE O SEU FIM FOI MUITO CONTROVERSO. AS PAISAGENS CONTINUAM BELAS COM AS SUAS VINHAS EXCELENTEMENTE ORDENADAS PELAS ENCOSTAS DA SERRA. AS UVAS JÁ COLORIDAS DÃO MAIS COR A TODO ESTE QUADRO QUE JÁ É COLORIDO POR NATUREZA

 photo CIMG9616_zpsca65a19c.jpg
 photo CIMG9617_zps60617735.jpg
 photo CIMG9618_zps9be1e278.jpg
 photo CIMG9623_zpsc957ade5.jpg
 photo CIMG9624_zps21215a5d.jpg
 photo CIMG9625_zps4de565a9.jpg

AO FUNDO ENTRE AS BRUMAS DA NEBLINA, UM TRAÇO DE MODERNIDADE E DE PROGRESSO QUE SE MISTURA COM A LINHA E A SUA HISTÓRIA

 photo CIMG9626_zps5505d792.jpg
 photo CIMG9627_zpsa7a0e13e.jpg
 photo CIMG9631_zps9c289e9e.jpg

NO APEADEIRO DE CRUZEIRO. PINTADINHO MAS MORTO. ATÉ AS PORTAS E JANELAS ESTÃO TAPADAS POR ALVENARIA

 photo CIMG9628_zpsf0e3d437.jpg
 photo CIMG9629_zps6f50731a.jpg
 photo CIMG9630_zpsf76a8fd3.jpg

A LINHA SEGUE PROGRESSIVAMENTE E SENTE-SE UM POUCO A INCLINAÇÃO DA MESMA. VILA REAL ESTÁ AO VIRAR DA ESQUINA, DEPOIS DE PASSAR O ENORME VIATUDO DE BETÃO ARMADO

 photo CIMG9632_zps61a10f3a.jpg
 photo CIMG9633_zpsc33ab619.jpg
 photo CIMG9635_zps425b6a91.jpg
 photo CIMG9636_zpsa4147283.jpg
 photo CIMG9637_zps0d03c976.jpg

E FINALMENTE, NA ESTAÇÃO DE VILA REAL. ENTRO PELA PONTE METÁLICA E DEPARO-ME COM UM CENÁRIO DE ABANDONO, SOLIDÃO E TRISTEZA. COMO É POSSÍVEL UMA CIDADE COMO ESTA, ESTAR MUNIDA DE UMA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA NUM ESTADO DEVOLUTO. SERÁ QUE NÃO SERIA PROGRESSO QUE TODA A ÁREA DA ESTAÇÃO E A PRÓPRIA FOSSEM CONVERTIDA EM AMPLOS ESPAÇOS PÚBLICOS? OU SERÁ QUE AINDA ESPERAM PELO REGRESSO DO COMBOIO? HUMMMMMM.... O ESPAÇO É ENORME MAS ESTÁ ABANDONADO. A TORRE DE DEPÓSITO, O MECANISMO DE RODAR AS LOCOMOTIVAS, A ZONA DA BALANÇA E OUTROS ANEXOS ESTÃO DEGRADADOS E DEITADOS AO ABANDONO. O CORPO PRINCIPAL DA ESTAÇÃO, ESTÁ EM BOM ESTADO E ARQUITETONICAMENTE, É UM EDIFÍCIO BONITO QUE MERECIA OUTRO FIM, OUTRO DESTINO QUE NÃO O QUE TEM ATUALMENTE, FECHADO. NO ENTANTO HÁ UM ESPAÇO RENOVADO E CONVERTIDO NUM RESTAURANTE-BAR COM MUITA CATEGORIA. FALO DO ARMAZÉM DA ESTAÇÃO.

 photo CIMG9638_zps1a708b90.jpg
 photo CIMG9639_zps7fee3c50.jpg
 photo CIMG9640_zps5e28ae02.jpg
 photo CIMG9641_zps16c0f554.jpg
 photo CIMG9642_zps95582f54.jpg
 photo CIMG9643_zps4beaca83.jpg
 photo CIMG9644_zps2d4636f5.jpg
 photo CIMG9645_zps33ab3cab.jpg
 photo CIMG9646_zpsaaf5ee0b.jpg
 photo CIMG9647_zps49a057c3.jpg
 photo CIMG9648_zpsf9e40193.jpg
 photo CIMG9649_zps3ed5832a.jpg
 photo CIMG9650_zps5f97a91d.jpg
 photo CIMG9651_zps531b9a1b.jpg
 photo CIMG9652_zps8764d22c.jpg
 photo CIMG9653_zps57f26abf.jpg
 photo CIMG9654_zpsdb4a1d78.jpg
 photo CIMG9655_zps964c02df.jpg
 photo CIMG9656_zpsffb09fc3.jpg
 photo CIMG9658_zps460d9e36.jpg
 photo CIMG9659_zpsc442e1e8.jpg
 photo CIMG9660_zps6288ea97.jpg
 photo CIMG9661_zpsbcc019a1.jpg
 photo CIMG9664_zps6af09990.jpg
 photo CIMG9665_zps3e6feb90.jpg
 photo CIMG9666_zps968dfea6.jpg
 photo CIMG9667_zpsd9c5da5f.jpg
 photo CIMG9668_zps90dde4c0.jpg
 photo CIMG9669_zpsddadc967.jpg

DE VOLTA À LINHA EM DIREÇÃO À RÉGUA, SIGO CONTEMPLANDO A VIVACIDADE DAS PAISAGENS E ENCHENDO OS PULMÕES COM ESTE FRESCO AR CHEIO DE VITALIDADE. É SÁBADO E NESTA ALTURA NOTA-SE ISSO NA LINHA, POIS CRUZO POR BETETISTAS, GENTE A FAZER CAMINHADAS E OUTROS DESPORTISTAS A PRATICAR ULTA-TRAIL. O COMBOIO DEIXOU DE AQUI VIVER MAS PELOS VISTOS A LINHA CONTINUA A TER VIDA E A DAR VIDA EQUANTO QUE O CORGO, O RIO CORGO CONTINUA A SUA DESCIDA ATÉ SE ENONTRAR COM O DOURO NO "TABULEIRO" DA RÉGUA

 photo CIMG9670_zps03656383.jpg
 photo CIMG9671_zps1950eb45.jpg
 photo CIMG9674_zps74a961f4.jpg
 photo CIMG9675_zps977407df.jpg
 photo CIMG9676_zpsa18fb178.jpg
 photo CIMG9677_zpsf697e837.jpg
 photo CIMG9678_zps452e9f23.jpg
 photo CIMG9679_zpsdd7ae0eb.jpg
 photo CIMG9680_zpsc9f0a9ac.jpg
 photo CIMG9681_zps3af6a8c1.jpg
 photo CIMG9682_zps9c571de0.jpg
 photo CIMG9683_zpsdd1b15c7.jpg
 photo CIMG9684_zpsb49eb9bd.jpg
 photo CIMG9687_zps3876a910.jpg
 photo CIMG9689_zps85d9294c.jpg
 photo CIMG9690_zps7185bbac.jpg
 photo CIMG9691_zps7dd25c04.jpg
 photo CIMG9692_zpsd56e86c5.jpg
 photo CIMG9693_zps20bc9aa6.jpg
 photo CIMG9694_zps9503818c.jpg
 photo CIMG9695_zpsbb45bf50.jpg
 photo CIMG9696_zps680d18ff.jpg

DEVIDO A UNS CÃES QUE ESTAVAM A TEIMAR EM NÃO ME DEIXAR PASSAR, OBRIGARAM-ME A FAZER OS ÚLTIMOS 8KM EM ASFALTO, PELA ESTRADA NACIONAL. TENDO PARA ISSO, VENCER UMA RAMPA COM CERCA DE 1,5KM DE EXTENÇÃO A 15/20% DE INCLINAÇÃO. MAS QUE BRUTALIDADE. ACABOU POR NÃO SER MAU DE TODO JÁ QUE DEPOIS TIVE VÁRIAS PERSPECTIVAS DA LINHA DE UM PLANO SUPERIOR

 photo CIMG9701_zps6cf6ca66.jpg
 photo CIMG9697_zps0fe3ac2d.jpg
 photo CIMG9698_zpsa75b8e09.jpg
 photo CIMG9699_zpseb5c9540.jpg
 photo CIMG9703_zpsee2b9747.jpg
 photo CIMG9705_zps44025d20.jpg
 photo CIMG9706_zps92a258c2.jpg
 photo CIMG9707_zps607298ba.jpg
 photo CIMG9709_zps5545835f.jpg
 photo CIMG9710_zps83f36731.jpg

COM A CHEGADA À ESTAÇÃO DA RÉGUA, DEU-SE O FIM DA LINHA DE TRÊS DIAS VERDADEIRAMENTE FANTÁSTICOS E INESQUECÍVEIS

 photo CIMG9714_zps2990ab1f.jpg
 photo CIMG9712_zps9e57d969.jpg
 photo CIMG9713_zps42a20eed.jpg
 photo Semtiacutetulo3_zpse03f7a33.jpg
 photo Semtiacutetulo4_zps6e0b5608.jpg

NA ESTAÇÃO DA RÉGUA AINDA DEU PARA TIRAR UMAS FOTOS A ANTIGAS CARRUAGENS E LOCOMOTIVAS QUE ENVELHECEM TRISTEMENTE QUANDO PODIAM FIGURAR COMO VERDADEIRAS PEÇAS NUM MUSEU.

 photo CIMG9715_zps318bd40c.jpg
 photo CIMG9716_zps535781a9.jpg
 photo CIMG9718_zpsf7f0b1a4.jpg
 photo CIMG9719_zps6c7eb13d.jpg
 photo CIMG9720_zps3b8c05b9.jpg
 photo CIMG9721_zps35d2d86a.jpg
 photo CIMG9722_zps31d70ad5.jpg
 photo CIMG9723_zps402f42d6.jpg
 photo CIMG9724_zpsffd2e01e.jpg
 photo CIMG9727_zpsf9fa4bb7.jpg
 photo CIMG9728_zps058e227e.jpg
 photo CIMG9729_zps953498f6.jpg
 photo CIMG9730_zps817ffee3.jpg
 photo CIMG9731_zpsea0a9f01.jpg
 photo CIMG9732_zps4df9c603.jpg
 photo CIMG9733_zps13f43a1b.jpg
 photo CIMG9736_zpsec901499.jpg
 photo CIMG9738_zps63a2cb45.jpg
 photo CIMG9739_zps41fea03e.jpg
 photo CIMG9741_zps4d3ffeda.jpg

PORTOU-SE MUITO BEM

 photo CIMG9734_zps183fb91f.jpg

PONTE QUE SERIA PARA LIGAR A RÉGUA A LAMEGO POR COMBOIO. NUNCA CHEGOU A LEVAR CARRIS PORQUE O PROJETO NUNCA SAIU DO PAPEL

 photo CIMG9735_zps1e2d4f77.jpg

O MEU TRANSPORTE CHEGOU

 photo CIMG9725_zps2e7c0ea4.jpg
 photo CIMG9726_zpscbc190a0.jpg
 photo CIMG9743_zps3d9df659.jpg

DE VOLTA À LINHA DO DOURO E DESTA VEZ ATÉ A BATINA TEVE DIREITO DE IR À JANELA

 photo CIMG9744_zpsfe53befc.jpg
 photo CIMG9746_zpsf8b9265c.jpg
 photo CIMG9747_zps2b4776d5.jpg
 photo CIMG9748_zpsf0550f06.jpg
 photo CIMG9750_zpse4caff52.jpg
 photo CIMG9752_zpsa0e013ba.jpg
 photo CIMG9757_zpsf405da2b.jpg
 photo CIMG9759_zpsef0010ef.jpg
 photo CIMG9760_zpse870fe70.jpg
 photo CIMG9761_zps8939c175.jpg
 photo CIMG9762_zps3e75b84c.jpg
 photo CIMG9764_zps0a1aec3e.jpg
 photo CIMG9765_zpsded62fae.jpg
 photo CIMG9766_zps344fac5f.jpg
 photo CIMG9768_zps95b70626.jpg
 photo CIMG9770_zps135a40ac.jpg
 photo CIMG9771_zps17141a20.jpg
 photo CIMG9777_zpsbeb97ee1.jpg
 photo CIMG9778_zps16620bf2.jpg
 photo CIMG9779_zpsa088cc83.jpg

A SATISFAÇÃO ERA DE FACTO ENORME. ESTA DUPLA ESTÁ DE PARABÉNS PORQUE FIZERAM COM QUE AS COISAS CORREM SEMPRE BEM. A SORTE TAMBÉM NOS ACOMPANHOU E TAMBÉM NUNCA NOS ARRISCAMOS A ALGO MAIS

 photo CIMG9789_zpsd67b1c18.jpg
 photo CIMG9790_zps5ac58b99.jpg

COM O DOURO QUASE A PERDER DE VISTA, EM DIREÇÃO A PENAFIEL

 photo CIMG9792_zps5325080c.jpg
 photo CIMG9794_zpsd08bc6d6.jpg
 photo CIMG9795_zps8d608943.jpg
 photo CIMG9796_zps0f8446b2.jpg
 photo CIMG9797_zps49e9ee59.jpg
 photo CIMG9799_zpsfdd48e13.jpg
 photo CIMG9801_zps5471c5d4.jpg
 photo CIMG9809_zps46c06acb.jpg
 photo CIMG9810_zps1a74f7c7.jpg
 photo CIMG9811_zps6c47feed.jpg

NA ESTAÇÃO DA LIVRAÇÃO ONDE PASSA A LINHA DO DOURO E ONDE SE INICIA A LINHA DO TÊMEGA. AQUI, CONSEGUE-SE VER EQUIPAMENTO DE VELHO PERTENCENTE À LINHA DO TÂMEGA

 photo CIMG9814_zps6543fa4a.jpg
 photo CIMG9815_zpsf3a520d0.jpg
 photo CIMG9817_zpse3bb4608.jpg
 photo CIMG9821_zpsa6a56faf.jpg
 photo CIMG9822_zps510df6d0.jpg
 photo CIMG9826_zps94a62320.jpg
 photo CIMG9827_zpsa9a3167e.jpg

NO SUBURBANO PARA ERMESINDE

 photo CIMG9829_zpse1154093.jpg

EM ERMESINDE, A ARQUITETURA MODERNA, CONTRASTAVA E DE QUE MANEIRA A ARQUITETURA DAS ANTIGAS LINHAS...MESMO ASSIM, PREFIRO O ANTIGO...

 photo CIMG9830_zpsaf6cbb5b.jpg
 photo CIMG9831_zps5043ef81.jpg

NO AUTOCARRO DA EMPRESA HOTELEIRA DO GERÊS EM DIREÇÃO A CASA

 photo CIMG9836_zps4972d88a.jpg
 photo CIMG9839_zps64ea5cf8.jpg

O CUSTO DO COMBOIO DO DIA DE HOJE

 photo 20130914_151358_zps52f9d358.jpg

O TRACK GPS NO SEGUINTE LINK http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5271992



2º DIA (23/08/2013) - LINHA DO SABOR - POCINHO - CARVIÇAIS - POCINHO

O DIA ACORDA CEDO E BASTANTE NUBLADO. DE BICICLETA DEVIDAMENTE DESMONTADA E EMPACOTADA, ENCONTRO-ME NA ESTAÇÃO DO MARCO DE CANAVESES À ESPERA DO COMBOIO QUE VEM DO PORTO EM DIREÇÃO AO POCINHO.
ESTOU APREENSIVO POR CAUSA DO REVISOR MAS PENSO QUE NADA DIRÁ. JÁ EM PLENA LINHA DO DOURO, COMEÇO A VISLUMBRAR AS MARGENS DO RIO DOURO E AOS POUCOS TODA A IMPONÊNCIA DO SEU LEITO. AS PAISAGENS SÃO AVASSALADORAS E ORNADAS POR VINHAS E MAIS VINHAS. QUE BELEZA, QUE BONITO.
ESTAVA EU A TIRAR FOTOGRAFIAS QUANDO CHEGA O REVISOR PARA PICAR O BILHETE. OLHOU PARA O EMBRULHO E ESBOÇOU UM SORRISO E DIZENDO " ASSIM ESTÁ BEM...". A VIAGEM CONTINUOU DOURO A CIMA. NA ESTAÇÃO DA RÉGUA, TIVE DE MUDAR DE COMBOIO. COISA PACIFICA. QUANDO O MESMO PAROU NA ESTAÇÃO DO TUA, AINDA DEU TEMPO PARA ADMIRAR UMAS ANTIGAS LOCOMOTIVAS E CARRUAGENS POR ALI ARRUMADAS E DEITADAS UM POUCO AO ABANDONO. O COMBOIO PROSSEGUE E EU, VOU CONTINUANDO A DESLUMBRAR-ME COM A PAISAGEM JÁ BANHADA PELOS PRIMEIROS RAIOS DE SOL. ISTO É LINDO E PERCO-ME NAS MINHAS VISÕES SOBRE TAMANHA BELEZA.
SÃO 10:30 E POR FIM, CHEGO AO POCINHO. CORRE-ME PELO CORPO UM SENTIMENTO DE ALEGRIA E ADRENALINA EM ESTAR AQUI E DE IR PERCORRER ALGO COM HISTÓRIA.
DEPOIS DE MONTAR A BICICLETA, COLOCAR UM PROTETOR SOLAR SOBRE BRAÇOS, PERNAS, ROSTO E DE TER REABASTECIDO, AS PRIMEIRAS PEDALADAS RUMO À DESCOBERTA DA LINHA DO SABOR.
DEPOIS DE UMA LONGA SUBIDA DE 8KM DEBAIXO DE UM CALOR TÓRRIDO, CHEGO MESMO ASSIM CHEIO DE FORÇA A TORRE DE MONCORVO. UMA CIDADE PEQUENA MAS MUITO ACOLHEDORA. AQUI, ENTRO NA ECOVIA AINDA COM VESTÍGIOS (CARRIS).
JÁ PERCORRI ALGUNS KMS E A SENSAÇÃO QUE TENHO É DE UMA NOSTALGIA ENORME. ESTE É O SENTIMENTO QUE VOU TENDO À MEDIDA QUE AVANÇO PELO ECOVIA. AS PAISAGENS, OS APEADEIROS DEGRADADOS, ALDEIAS DESPIDAS DE GENTES DÃO ESSA SENSAÇÃO. A EXPERIÊNCIA CONTINUA A SER ENRIQUECEDORA E QUANDO PAREI EM CARVALHOSA, ONDE ANTIGAMENTE FUNCIONAVAM UMAS EXPLORAÇÕES MINEIRAS DE EXTRAÇÃO DE FERRO, OUÇO A ÚNICA VOZ DURANTE TODO O PERCURSO DA ECOVIA. "...SOFIA, ANDA AO TELEFONE..." FOI O QUE OUVI E FOI DITA EM FRANCÊS."... OLHA, UMA CASA DE EMIGRANTES..." PENSEI EU PARA MIM.
A "LINHA" E O SENTIMENTO NOSTALGICO É O MESMO. AS PAISAGENS CONTINUAM BELAS E SÓ OS APEADEIROS DEGRADADOS A DESTOAM. CHEGO A CARVIÇAIS E VEJO UMA TERRA VAZIA, SEM UMA ALMA VIVA A VAGUEAR PELAS RUAS. JUNTO À ESTAÇÃO, UMA ENORME PRAÇA DE NOME "PRAÇA DA ESTAÇÃO", ESTÁ COMPLETAMENTE "MORTA". NOTA-SE QUE EM TEMPOS ESTE LUGAR DEVERIA SER DE UMA AZÁFAMA ENORME. HÁ CAFÉS, RESTAURANTES, CASAS DE COMÉRCIO QUE ESTÃO FECHADOS, VELHOS E VOTADOS AO ABANDONO... É ASSIM O ESTADO EM QUE TUDO SE TRANSFORMOU COM O FIM DA LINHA.
GOSTAVA DE PROSSEGUIR MAS O PLANO É VOLTAR PARA TRÁS, POIS TENHO UM COMBOIO PARA "APANHAR".
O REGRESSO É FEITO À IMAGEM DO QUE FIZ NA VOLTA. COM CALMA E APRECIAR O QUE ME ESCAPARA DA PRIMEIRA VEZ QUANDO PASSEI NÃO HÁ MUITAS HORAS.
EM LARINHO, A LINHA FAZ UMA CURVA ENORME PARA VENCER O DESNÍVEL. O SEU APEADEIRO, ESTÁ CONVERTIDO NUM CAFÉ-RESTAURANTE E É O ÚNICO ENTRE TORRE DE MONCORVO-CARVIÇAIS QUE ESTÁ RESTAURADO.
ISTO ESTÁ A SER ESPETACULAR E ENRIQUECEDOR E É DÁ QUE PENSAR NO QUE ESTA REGIÃO PERDEU COM O FIM DA LINHA.
CHEGADO NOVAMENTE À ESTAÇÃO DO POCINHO, O MESMO RITUAL DA MANHÃ, DESMONTAR E EMBALAR A BICICLETA MAS DESTA VEZ, COM DESTINO À RÉGUA ONDE VOU PERNOITAR NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS.
NOVA VIAGEM DESLUMBRANTE DE COMBOIO QUE ENCHEU (PESSOAS QUE SUBIRAM O DOURO DE BARCO)QUANDO CHEGOU AO PINHÃO. PARECIA UMA LATA DE SARDINHAS COM TANTA GENTE NAS CARRUAGENS.
CHEGADO À RÉGUA, MAIS UMA VEZ O MESMO RITUAL DO MONTAR A BICICLETA E ZARPAR EM DIREÇÃO AO QUARTEL. PELO CAMINHO, AINDA FIZ UNS METROS DO CAMINHO PORTUGUÊS DO INTERIOR QUE VAI PARA SANTIAGO DE COMPOSTELA. EM PLENO FUI RECEBIDO AMAVELMENTE PELO SRº RUI LOPES (ADJUNTO DE COMANDO) QUE ME INSTALOU CONFORTAVELMENTE E ME COLOCOU À VONTADE. FOI(RAM) ESPETACULARES. AOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DO PESO DA RÉGUA, UMA VEZ MAIS O MEU OBRIGADO.
PARA TERMINAR A JORNADA, SEGUIU-SE UM BREVE JANTAR PARA RECUPERAR AS FORÇAS E UM BOM SONO PARA ACORDAR BEM DE MANHÃ PARA SEGUIR VIAGEM PELA LINHA DO CORGO.


 photo CIMG9199_zps82514142.jpg

DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO SABOR QUE LIGAVA POCINHO A DUAS IGREJAS (MIRANDA DO DOURO)

 photo CIMG9066_zpsb8a7a69e.jpg
 photo CIMG9067_zps96fcec4b.jpg

A Linha do Sabor é uma linha ferroviária portuguesa de via estreita, extinta, que ligava a Estação de Pocinho, na Linha do Douro, à estação de Duas Igrejas - Miranda, em (Duas Igrejas / Dues Eigreijas), nos arredores de Miranda do Douro / Miranda de l Douro, no extremo nordeste do país. Embora tenha começado a ser planeada em 1877 , o seu primeiro troço, entre Pocinho e Carviçais, só foi inaugurado em 1911 , tendo sido concluída com a chegada a Miranda do Douro, em 1938. Os serviços ferroviários foram encerrados em 1988.

Planeada desde 1877, a construção da Linha do Sabor tinha como objectivo fornecer uma ligação ferroviária ao Planalto de Miranda, atravessando os Concelhos de Moncorvo, Freixo, Mogadouro, Vimioso e Miranda do Douro; esta região possuía uma forte produção agrícola, principalmente em termos de pecuária, e importantes recursos naturais, destacando-se as minas de ferro em Torre de Moncorvo e os depósitos de mármore e alabastro de Santo Adrião, em Vimioso. No entanto, apesar da sua riqueza, esta zona encontrava-se muito deficiente em termos de comunicações, com a rede viária pouco desenvolvida; com efeito, nos princípios do Século XX, a Estrada Real n.º 9, entre a região da Beira e a fronteira com Espanha, passando por Moncorvo e Mogadouro, ainda estava no início da sua construção, faltando atravessar o Rio Douro junto ao Pocinho. Por outro lado, a Linha também deveria servir o tráfego internacional na província em Zamora.
Em Setembro de 1878, o engenheiro e estadista João Crisóstomo de Abreu e Sousa apresentou um relatório sobre os caminhos de ferro em Portugal, aonde previu a construção de várias ligações ferroviárias; entre as linhas projectadas, encontrava-se uma entre Miranda do Douro e a foz do Rio Sabor, na Linha do Douro, para transportar alabastro de Vimioso e os minérios de Reboredo, e que continuava para Sul até Vila Franca das Naves, na Linha da Beira Alta.

Quando o conselheiro Emídio Navarro passou pela pasta das Obras Públicas, levou a cabo um plano de desenvolvimento do transporte ferroviário em Portugal ; no âmbito deste programa, foram realizados estudos às ligações ferroviárias complementares às Linhas do Douro e Minho. Em poucos dias, foram criadas várias brigadas, para a realização dos estudos; a análise da Linha de Pocinho a Miranda foi dirigida pelo engenheiro Augusto Luciano Simões de Carvalho.
No entanto, no projecto de lei de 1887 para a construção de vários caminhos de ferro a Norte do Mondego, esta Linha não foi contemplada, devido à sua natureza complementar, tendo sido relegada para uma futura providência; ainda assim, foram feitos, em 1888, os estudos para o uso de via larga, tendo sido calculado que o custo quilométrico seria de 49:000$000 réis para a primeira secção, e de 14:000$000 réis nas seguintes.
Um estudo dos depósitos no Reboredo, realizado pelos engenheiros Lourenço Malheiro e Pedro Victor da Costa Sequeira, preconizava a construção de um caminho de ferro, que iria ser bastante importante, não só pelo transporte de minério, mas também pelas suas relações transfronteiriças. Nessa altura, foi elaborado um projecto para a primeira secção, do Pocinho a Carviçais, pelo engenheiro Manuel F. da Costa Serrão; esta parte da linha seria a mais difícil e dispendiosa, pela elevada quantidade de obras de arte necessárias, devido ao reduzido espaço disponível e aos grandes desníveis a vencer. Devia empregar-se a via larga, de forma a evitar a necessidade de transbordos no Pocinho, e para possibilitar uma futura ligação internacional. Numa monografia publicada em 1890 na Revista de Obras Públicas, Costa Serrão defendia o prolongamento da linha até à região de Zamora, em Espanha.
Porém, com a crise de 1890, o erário público ficou bastante reduzido, tendo sido suspensas quase todas as obras ferroviárias no território nacional, incluindo as projectadas; no entanto, as populações ao longo da futura Linha continuaram a reclamar a sua construção, reclamando das precárias condições em que se encontravam as vias de comunicação.
Em 6 de Outubro de 1898, foi publicado, por exortação de Elvino de Brito, um decreto, que ordenou o estudo e classificação dos caminhos de ferro que ainda não dispusessem de um projecto, a Norte do Rio Mondego e a Sul do Rio Tejo, de forma a integrá-los em planos gerais da rede ferroviária. Um dos membros da comissão técnica responsável pelo planeamento das linhas, Simões de Carvalho, conseguiu que o projecto da Linha do Pocinho a Miranda fosse inserida no plano, com via larga ; desta forma, seria facilitada a futura ligação internacional, baseada no estudo de 1890 de Costa Serrão.9 No entanto, as corporações consultivas discordaram do uso da via larga, devido à extrema dificuldade que a construção iria oferecer, e pelo facto de se considerar que as previsões de tráfego eram demasiado optimistas; por seu lado, os militares também defenderam o uso de via estreita, devido à proximidade do traçado em relação à fronteira. Assim, o Conselho Superior de Obras Públicas propôs uma solução intermédia, que preconizava a utilização de via métrica em todo o percurso da Linha, mas com um ramal de bitola ibérica entre o Pocinho e as Minas de Reboredo; a passagem pela Ponte do Pocinho seria realizada em via algaliada. A utilização deste tipo de via, e de curvas de raio reduzido, tinham como propósito reduzir os custos de construção. Esta solução foi aceite, tendo a Linha sido, assim, inserida no Plano da Rêde Complementar das Linhas do Minho e Douro, decretado em 13 de Fevereiro de 1900. Neste documento, também se encontrava a referência à Transversal de Trás-os-Montes, que ligaria as Linhas do Sabor, Tâmega, Corgo, Tua, e Basto. Entretanto, uma lei de 14 de Julho de 1899 tinha autorizado o dispêndio de 3 milhões de reais na construção de várias linhas, nas quais não se encontrava, no entanto, a Linha do Pocinho a Miranda, uma vez que não se encontrava ainda classificada, e porque se previa que o seu custo iria ser superior ao permitido.
Em Dezembro de 1901, o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria encarregou o conselho de administração da companhia dos Caminhos de Ferro do Estado de preparar e abrir o concurso para a construção da Ponte do Pocinho , e uma portaria de 1 de Dezembro de 1902 abriu um novo concurso para a construção da Ponte, utilizando a bitola ibérica. A construção foi concessionada à Empreza Industrial Portugueza. O local da ponte foi bastante próximo do que tinha sido previsto no anteprojecto de 1887, com uma rasante em rampa para começar desde logo a vencer o desnível existente entre o Rio e o planalto. Nesta altura, surgiu a questão se o ramal privativo das minas deveria ir até Reboredo, ou ter apenas as dimensões indispensáveis para o transporte dos minérios; com efeito, previa-se que a construção iria ser bastante onerosa e complicada, devido às difíceis condições no terreno, pelo que a via estreita se apresentava mais apta, devido à sua maior flexibilidade e adaptação ao relevo. Fazer a linha em via algaliada seria, assim, perder as vantagens inerentes a construir apenas em bitola métrica. Por outro lado, a via algaliada permitiria evitar os transbordos de minério no Pocinho, e reduzir, assim, os custos de transporte, que já iriam ser bastante elevados, devido à distância a percorrer até ao porto de embarque. Além disso, as vias entre as minas e a futura estação de Reboredo teriam forçosamente de ser em via reduzida, pelo que teria sempre de se realizar as operações de transbordo naquela interface. Assim, chegou-se à conclusão que a utilização de duas bitolas distintas seria desnecessária, devido à facilidade com que os transbordos seriam realizados no Pocinho, pelo que se decidiu avançar com a construção da linha apenas em bitola métrica. Não se colocou de parte, no entanto, uma terceira hipótese, de utilizar via algaliada na Ponte do Pocinho, de forma a se poder instalar uma estação de transbordo na margem Norte do Rio Douro, aonde havia mais espaço disponível do que no Pocinho.
Nos inícios de 1903, o Ministro das Obras Públicas, Conde de Paçô Vieira, apresentou uma proposta para a construção, por parte do Estado, de vários caminhos de ferro em Portugal, financiada pelo Fundo Especial de Caminhos de Ferro, um órgão governamental de auxílio financeiro aos caminhos de ferro; a linha do Pocinho a Miranda também poderia ser instalada pelo Governo, ou contratada, com recurso a garantias de juro. A atenção prestada ao transporte ferroviário por Paçô Vieira provocou uma multiplicação dos requerimentos e pedidos por parte de várias instituições públicas e privadas, para a construção de caminhos de ferro; no caso da Linha do Sabor, foi a população de Miranda do Douro que mais apoiou este projecto.6 Assim, uma portaria datada de 9 de Março de 1903 ordenou a execução dos estudos para toda a linha, em via métrica; este documento também procurou adjudicar a construção e gestão desta linha à iniciativa particular, com uma garantia de juro de 5,5%.
No entanto, esta iniciativa falhou, pelo que uma carta de lei de 1 de Julho de 1903 autorizou o Estado Português a construir directamente a Linha do Pocinho a Miranda1 , utilizando os recursos do Fundo Especial. Nesse mês, já se tinham iniciado os estudos da primeira secção da Linha, correspondente ao troço entre o Pocinho e Carviçais; o encarregado pelos estudos foi o engenheiro Themudo, sob a direcção de Affonso Cabral. O projecto para a Ponte do Pocinho já tinha sido elaborado por Estevam Torres, tendo sido afecto ao Conselho Superior de Obras Públicas.
No dia 15 do mesmo mês, um decreto ordenou que o troço em via algaliada fosse reduzido, deixando de ir até Reboredo, e passando a ser apenas até à margem Norte do Rio Douro, onde se estabeleceria um ponto de transbordo para os minérios; o resto da linha seria apenas em bitola métrica.
Em Outubro, os estudos para a primeira secção da Linha estavam muito adiantados, prevendo-se o início dos trabalhos ainda para esse ano, a partir da margem direita do Rio Douro; para as obras, foi aplicada uma verba inicial de 50:000$000 réis, que seria reforçada no ano seguinte.
Em 11 de Novembro, uma portaria estabeleceu que toda a linha deveria ser em via métrica, embora a Ponte devesse ser preparada para receber bitola ibérica ; desta forma, o transbordo das mercadorias passaria a ser realizado na Estação do Pocinho, que teve de ser profundamente modificada, de forma a acomodar estas novas funções.19 Os planos para a linha e para a ponte foram regulados, correspondentemente, pelas portarias de 20 de Junho e 8 de Outubro do mesmo ano, e um decreto de 21 de Outubro voltou a estabelecer os subsídios para a construção.

Troço do Pocinho a Carviçais

Em 15 de Novembro de 1903, foram inauguradas oficialmente as obras na Linha do Sabor, começando pela Ponte do Pocinho. Em 14 de Fevereiro de 1905, os Caminhos de Ferro do Estado marcaram, para 21 de Março, o concurso referente às empreitadas B e C, no troço entre Pocinho e Moncorvo. Em Outubro de 1905, já se estavam a realizar os estudos para o troço seguinte da Linha.
As obras da Ponte terminaram em 1906, tendo o primeiro troço, entre Pocinho e Carviçais, sido inaugurado em 17 de Setembro de 1911.

Troço de Carviçais a Lagoaça

Em 7 de Outubro de 1925, um comboio de adubos entre Lagoaça e Carviçais foi atingido por vários tiros junto à localidade de Fornos, ferindo gravemente um dos funcionários; a composição retornou para a Estação de Lagoaça, que foi invadida pela população, com o intuito de incendiar o comboio. A tentativa falhou graças à rápida intervenção da Guarda Nacional Republicana, que foi chamada ao local. Este episódio demonstrou a animosidade que a população possuía contra a introdução do transporte ferroviário naquela região.
A constante desorganização administrativa dos Caminhos de Ferro do Estado, agravada pela instabilidade política, e que se acentuou após a Revolta de 19 de Outubro de 1921, teve efeitos nefastos na gestão das suas linhas, com o coeficiente de exploração a aumentar. As obras de construção foram interrompidas, prevendo-se, em Julho de 1926, que se iniciariam em breve as obras além da Estação de Carviçais, até ao Mogadouro. Nesse ano, os trabalhos ainda estavam a avançar com dificuldade, não tendo sido possível levar a linha até Bruçó, como estava previsto.
Como resultado da situação pela qual os Caminhos de Ferro do Estado se encontravam, o Estado resolveu passar a gestão das antigas linhas desta entidade para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, em dia 27 de Março de 1927. Foi, assim, com a CP que se inaugurou o troço até Lagoaça, em 6 de Julho de 1927. Em 27 de Janeiro de 1928, foi assinado o contrato de trespasse das Linhas do Sabor e do Corgo, para a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, uma vez que, devido à sua maior experiência na gestão de linhas de via estreita, se apresentava mais apropriada para explorar estas ligações. O contrato teria a duração de 30 anos, entrando em vigor no dia 11 de Março do mesmo ano. Em troca da concessão, a Companhia teria de entregar ao Estado uma renda fixa, correspondente a 6% das receitas brutas do tráfego, e uma renda variável, que se baseava numa percentagem dos lucros líquidos; a condição da renda fixa foi criticada, uma vez que as linhas já eram por si próprias deficitárias, tendo como principal função complementar o tráfego de passageiros e mercadorias na Linha do Douro. Caso as linhas dessem prejuízo, como sucedeu, o Estado cobriria até 70% do défice, excepto se essa situação se devesse a casos de Força maior ou de insuficiência de tarifas.

Troço de Lagoaça ao Mogadouro

O Decreto 18190, de 28 de Março de 1930, classificou oficialmente a Linha do Sabor até ao Vimioso, com ligação às Pedreiras de Santo Adrião; encontrava-se, igualmente, incluída a Transversal de Chacim, que ligaria Macedo de Cavaleiros ao Mogadouro, transitando pela localidade de Chacim.
A Companhia Nacional tomou, assim, a construção da empreitada N1, correspondente ao troço de Lagoaça ao Mogadouro, e que entrou ao serviço em 1 de Julho de 19301 ; porém, a Direcção Geral de Caminhos de Ferro entendeu que o antigo plano dos trabalhos para aquele troço estava incompleto, e por isso ordenou que fossem realizados vários projectos e orçamentos, para duas casas de partido de conservação, habitações para os carregadores em Bruçó e Vilar do Rei e para o pessoal braçal em Mogadouro, um cais coberto para mercadorias, em Vilar do Rei, e um cais descoberto em Mogadouro. Devido, no entanto, a atrasos na aprovação destes investimentos, a sua construção só se pôde iniciar em Agosto de 1930, tendo sido completos em 1932, junto com as últimas obras de assentamento naquele troço. Ao mesmo tempo, já se encontrava em construção o troço entre Mogadouro e Urrós.

Troço de Mogadouro a Duas Igrejas-Miranda

Entretanto, continuaram os problemas de exploração; embora a Companhia Nacional tenha conseguido melhorar a gestão da linha, o que se reflectiu na redução das despesas e consequentemente no coeficiente de exploração, que baixou de uma média de 9,84 entre 1923 e 1925, para uma média de 1,78, entre 1929 a 1933, o balanço continuava a ser negativo. Para conseguir o pagamento de 70% do défice por parte do Estado, como tinha sido acordado anteriormente, a Companhia Nacional teve de recorrer aos tribunais; o Tribunal Arbitral, num acórdão de 5 de Julho de 1932, deu razão à Companhia, declarando que esta não podia ser culpada das condições em que operava, devido aos difíceis traçados das linhas e aos problemas com o material circulante, que já era anterior aos contratos; por outro lado, estes factores explicavam, igualmente, a insuficiência das tarifas em cobrir as despesas. Desta forma, o Estado foi condenado a pagar 2.764.000$00 escudos, por compensação do défice entre 1929 e 1931, relativo às Linhas do Sabor e do Corgo. Outros factores que foram apontados como causadores desta situação foram a crise económica que se fazia sentir naquela altura, e o forte desenvolvimento do transporte rodoviário.
Em 1932, começaram os serviços de ambulâncias postais nesta linha, que seriam suprimidos em 1972. Em 1933, foi colocada uma trave de ferro sobre os carris, junto à estação de Mogadouro, para descarrilar o serviço correio proveniente do Pocinho; o maquinista conseguiu parar a composição, evitando, assim, um acidente.
Em 15 de Novembro de 1934, uma comissão de Miranda do Douro foi recebida pelo ministro Duarte Pacheco, pedindo que fosse construída uma variante à Linha do Sabor. Nesse ano, continuaram as obras entre Mogadouro e Urrós , e foi balastrado, com pedra britada, o troço entre Pocinho e Moncorvo. Ainda no mesmo ano, o Conselho Superior de Caminhos de Ferro encontrava-se a estudar uma forma de melhorar as condições em que a Linha estava a ser operada; com efeito, a situação da Companhia Nacional continuava muito negativa, estando a empresa à beira de falir, ou de abandonar a gestão das Linhas do Sabor e Corgo. Uma comissão que tinha sido formada para estudar este problema apontou um estudo do engenheiro Vasconcelos de Sá, que defendia o uso de automotoras, uma vez que permitiam separar o transporte de mercadorias e dos passageiros, e reduzir consideravelmente as despesas de exploração.
No ano seguinte, continuaram as obras até Urrós, e foi aberto o concurso para a construção do troço desde aquela estação até Duas Igrejas. Nesse ano, a Companhia Nacional renovou os componentes metálicos da via entre Pocinho e Moncorvo. Na reunião do Conselho de Ministros de 10 de Janeiro de 1934, foi aprovada a minuta do contrato para a terceira empreitada da Linha do Vale do Sabor, que consistiu nas terraplanagens e instalação das infra-estruturas de via e das estações, cabos telefónicos, e estradas de acesso para Sendim e Duas Igrejas.
O troço até Duas Igrejas-Miranda foi inaugurado em 22 de Maio de 1938.3 4 A Ponte foi desde logo construída com a resistência necessária a uma possível adaptação a via larga.

Este caminho de ferro foi utilizado para importar adubos e trigo de adubos para esta região e escoar a produção agrícola; além dos minérios de carvalhal, eram exportadas laranjas de Mazouco, pão de Lagoaça e de Felgar, mantas e broas de milho de Miranda do Douro, cerejas de Variz, e lembranças do Menino Jesus da Cartolinha.

Todos os serviços ferroviários na Linha do Sabor foram suspensos em 1988.

Entre os finais de 2011 e princípios de 2012, foi anunciado que a empresa multinacional anglo-australiana Rio Tinto estaria a planear vários investimentos, de forma a reabrir as Minas de Moncorvo ; uma das soluções apresentadas para o escoamento do minério passava pela construção de um caminho de ferro, no antigo traçado da Linha do Sabor, até ao Pocinho, utilizando os comboios a rede existente até aos Portos de Leixões ou Aveiro. Propôs-se, igualmente, reavivar o antigo projecto de construção de uma linha entre o Pocinho e Vila Franca das Naves, na Linha da Beira Alta, como forma de facilitar o transporte do minério para Espanha.43 No entanto, a companhia desmentiu estas notícias, tendo acusado a imprensa portuguesa de especulação.
Nos inícios de 2012, a Rede Ferroviária Nacional declarou que pretendia transformar todo o antigo traçado da Linha do Sabor numa via verde, aproveitando o facto de atravessar o Parque Natural do Douro Internacional.

PARA A POSTERIDADE, FICAM AS FOTOS :)

NA ESTAÇÃO DO MARCO DE CANAVESES E JÁ COM A BATINA DEVIDAMENTE EMBALADA :)

 photo CIMG9069_zps1c0341ea.jpg
 photo CIMG9068_zps1c114530.jpg
 photo CIMG9070_zpse5645477.jpg

ESTE É O LOCAL DA LINHA DO DOURO, DE ONDE SE VÊ PELA PRIMEIRA VEZ O RIO DOURO EM TODA A SUA LARGURA

 photo CIMG9074_zps26c945f7.jpg

UIIII, A LINHA JUNTO AO RIO

 photo CIMG9081_zpsc3a08d51.jpg

NO APEADEIRO DA ERMIDA

 photo CIMG9081_zpsc3a08d51.jpg

O BARCO NO DOURO E OS TURISTAS A BORDO

 photo CIMG9089_zps4cdf7e8c.jpg

NA RÉGUA TIVE DE MUDAR DE COMBOIO

 photo CIMG9100_zpsc3500bfc.jpg

BARRAGEM NA RÉGUA

 photo CIMG9112_zps2e7f5080.jpg

FUI SEMPRE ENTRE VAGÕES PARA ADMIRAR MELHOR A PAISAGEM

 photo CIMG9114_zpsc3d38454.jpg

AS VINHAS ERAM ÀS MILHARES E A CONSONÂNCIA COM O RIO DOURO, ERA TOTAL

 photo CIMG9109_zpsaf1d2f5a.jpg
 photo CIMG9115_zps450a9aa4.jpg
 photo CIMG9117_zps56d966a7.jpg

AS POVOAÇÕES NAS ESCARPAS DAS SERRAS E JUNTO AO RIO FORMAVAM UM PUZZLE PERFEITO

 photo CIMG9118_zps30a75d1a.jpg
 photo CIMG9120_zpsf6994f5b.jpg

NO APEADEIRO DO FERRÃO

 photo CIMG9123_zps6093c5c3.jpg

 photo CIMG9124_zps73814f9e.jpg
 photo CIMG9126_zps2a34a0cd.jpg

NO PINHÃO E NA SUA ESTAÇÃO...

 photo CIMG9127_zps40bc9779.jpg
 photo CIMG9129_zpsf9e40f4f.jpg
 photo CIMG9130_zps815b8e3c.jpg
 photo CIMG9132_zps441e8beb.jpg
 photo CIMG9133_zps1932c3ef.jpg
 photo CIMG9134_zps5b8d9dc2.jpg
 photo CIMG9135_zps33a203fe.jpg
 photo CIMG9136_zpsada06efe.jpg

E CONTINUAMOS DOURO ACIMA SOB O OLHAR ATENTO DE GRANDES QUINTAS GUARNECIDAS PELAS SUAS VINHAS E SOLARES

 photo CIMG9142_zps89bbfe4f.jpg
 photo CIMG9143_zps204c0428.jpg
 photo CIMG9144_zps8c21df50.jpg
 photo CIMG9145_zpsfe764f97.jpg
 photo CIMG9146_zps01b6bcab.jpg

NA ESTAÇÃO DO TUA, VI LOCOMOTIVAS E CARRUAGENS VELHAS, DESPIDAS E ARRUMADAS NO TEMPO

 photo CIMG9148_zpsb157e5b2.jpg
 photo CIMG9149_zps7e012453.jpg
 photo CIMG9150_zps03c73efc.jpg
 photo CIMG9151_zpscf03555f.jpg

MAIS UMA BARRAGEM NO DOURO

 photo CIMG9152_zps4ea0dd01.jpg
 photo CIMG9155_zps854a63fd.jpg

QUE FABULOSO...

 photo CIMG9156_zpsf4850b2d.jpg
 photo CIMG9157_zps0f866d90.jpg
 photo CIMG9158_zps345370a6.jpg
 photo CIMG9159_zpsaba1cae7.jpg
 photo CIMG9160_zpse77e863c.jpg
 photo CIMG9161_zps2972250c.jpg
 photo CIMG9162_zpscfd350e0.jpg



PONTE METÁLICA ONDE O COMBOIO MUDA DE MARGEM ATRAVESSANDO O RIO DOURO

 photo CIMG9163_zps08048caa.jpg

E O RIO CONTINUA IMPONENTE

 photo CIMG9164_zps595ba376.jpg
 photo CIMG9165_zps7a5ff494.jpg
 photo CIMG9169_zpseba76c97.jpg
 photo CIMG9171_zpsfdea6751.jpg
 photo CIMG9172_zps2f83f8f8.jpg

APEADEIRO DE FREIXO DE NUMÃO

 photo CIMG9177_zpsd6a02990.jpg

O COMBOIO ESTÁ A CHEGAR AO POCINHO E EU, JÁ VEJO A LINHA DO SABOR :)

 photo CIMG9180_zps527cad4e.jpg
 photo CIMG9181_zpse0953f56.jpg
 photo CIMG9182_zps1c46904c.jpg

CHEGUEI AO POCINHO

 photo CIMG9179_zps7fa75a33.jpg
 photo CIMG9183_zpsad904369.jpg
 photo CIMG9185_zps4b82a099.jpg

"VIAJEI" NESTA LOCOMOTIVA

 photo CIMG9184_zps5f559556.jpg

E AÍ ESTOU EU NO PROCESSO DE MONTAGEM...

 photo CIMG9186_zps64cfa52c.jpg
 photo CIMG9187_zpsf1ed9b2a.jpg

JÁ PRONTA PARA MAIS UM ASSALTO A UMA LINHA FÉRREA DESATIVADA

 photo CIMG9188_zpse4037ab5.jpg

PAINEL BONITO NA ESTAÇÃO

 photo CIMG9189_zps6d01e372.jpg

SÃO HORAS DE PARTIR E DEIXAR PARA TRÁS A ESTAÇÃO DO POCINHO

 photo CIMG9190_zpsf81e597a.jpg
 photo CIMG9191_zps21f2661f.jpg
 photo CIMG9193_zps8944f2de.jpg

A PONTE DESATIVADA COM O FIM DA LINHA

 photo CIMG9192_zps71f76a60.jpg

O MONGE ABORDANDO A LINHA

 photo CIMG9194_zps8d165dc0.jpg

BARRAGEM DO POCINHO

 photo CIMG9195_zps43c1affe.jpg
 photo CIMG9197_zps33c98511.jpg
 photo CIMG9204_zpsa7f30a36.jpg

A PARTE DA LINHA DO DOURO QUE ESTÁ DESATIVADA. EXATAMENTE, O RAMAL DE BARCA D'ALVA

 photo CIMG9196_zps3844c836.jpg

MESMO DESATIVADA, A PONTE CONTINUA BELA E CHEIA DE ENCANTO E CARREGADA DE HISTÓRIA

 photo CIMG9198_zpsc761e405.jpg
 photo CIMG9199_zps82514142.jpg

AINDA A TEMPO DE VER UM BARCO COM TURISTAS A DESCER NA COMPORTA DA BARRAGEM

 photo CIMG9200_zps91fc2f19.jpg

O MONGE

 photo CIMG9202_zpsd2b36b96.jpg
 photo CIMG9205_zps8f650067.jpg

UIIII COM TANTO CALOR, AINDA TINHA DE SUBIR TUDO AQUILO

 photo CIMG9207_zps0eab3fa5.jpg

LINDO...LINDO...LINDO...

 photo CIMG9209_zps349a7786.jpg
 photo CIMG9210_zpsed9a3eee.jpg
 photo CIMG9211_zps67b7422c.jpg
 photo CIMG9213_zps909e6b20.jpg

AINDA TANTO PARA SUBIR...

 photo CIMG9214_zpsbab8bdda.jpg

E O QUE EU JÁ SUBI...

 photo CIMG9215_zps8724dae0.jpg
 photo CIMG9216_zpsd2ddf321.jpg

JÁ DEPOIS DE AS GRANDES MONTANHAS ULTRAPASSADAS, É HORA DE DESCER PARA TORRE DE MONCORVO E AQUI, A PAISAGEM É DE PERDER DE VISTA

 photo CIMG9219_zps425573dc.jpg
 photo CIMG9220_zpse742ac98.jpg


TORRE DE MONCORVO

 photo CIMG9221_zps7c2e4d4b.jpg
 photo CIMG9222_zpsfa8962cf.jpg
 photo CIMG9223_zps7fd2d73a.jpg
 photo CIMG9224_zps8c01080a.jpg
 photo CIMG9225_zps0fb0fb80.jpg

E ENTRANDO NA LINHA DO SABOR

 photo CIMG9226_zpsc3e9c0bc.jpg
 photo CIMG9227_zps0b525716.jpg
 photo CIMG9228_zps263eface.jpg
 photo CIMG9229_zps9b060215.jpg
 photo CIMG9230_zps30738a08.jpg

VESTÍGIOS DE CARRIS NA ECOVIA

 photo CIMG9231_zps7e65b642.jpg
 photo CIMG9232_zpse2337acc.jpg

NA ESTAÇÃO DE TORRE DE MONCORVO

 photo CIMG9233_zpsbb3fb482.jpg
 photo CIMG9234_zps61f1ce1a.jpg
 photo CIMG9235_zps641c2510.jpg
 photo CIMG9237_zpsb1f75d51.jpg
 photo CIMG9238_zpsf0646988.jpg
 photo CIMG9239_zpsb58bec2f.jpg
 photo CIMG9240_zps233ea6a3.jpg
 photo CIMG9241_zpsc25fb365.jpg
 photo CIMG9242_zpsf18b8db6.jpg
 photo CIMG9243_zps4adc6f32.jpg

E CONTINUO EU A MINHA DEMANDA ATÉ CARVIÇAIS, DEIXANDO TORRE DE MONCORVO PARA TRÁS

 photo CIMG9244_zpsb3670bd3.jpg
 photo CIMG9246_zps9a91ff9b.jpg
 photo CIMG9247_zpsa1b8d0bc.jpg
 photo CIMG9248_zpsceeaa8ed.jpg
 photo CIMG9249_zps13c04fc7.jpg
 photo CIMG9250_zps1b706aeb.jpg
 photo CIMG9251_zpsc9ce96ca.jpg

UM APEADEIRO EM ESTADO DEGRADADO

 photo CIMG9252_zpsf9d4ff4d.jpg

A LINHA CONTINUA A PROPORCIONAR UMA ALEGRIA E UMA INTERAÇÃO ENORME

 photo CIMG9253_zps676010e0.jpg
 photo CIMG9254_zps250fd7ce.jpg
 photo CIMG9255_zps8c5e9441.jpg

HORA DO "ALMOÇO" SOB A BÊNÇÃO DO CONVENTO

 photo CIMG9256_zps3d2aef31.jpg
 photo CIMG9257_zps95b0b3ec.jpg
 photo CIMG9258_zps003420e5.jpg
 photo CIMG9259_zps53a755f5.jpg

PASSAGEM POR LARINHO ONDE O SEU APEADEIRO ESTÁ CONVERTIDO NUM CAFÉ-RESTAURANTE

 photo CIMG9260_zps18bf6a06.jpg
 photo CIMG9261_zps2dbe06d0.jpg
 photo CIMG9262_zpsd4bc53c5.jpg
 photo CIMG9263_zps7428bf5d.jpg
 photo CIMG9264_zps9f60b069.jpg
 photo CIMG9265_zps21041c00.jpg

NESTA ALTURA, A LINHA FAZIA UMA GRANDE CURVA AFIM, DE VENCER O DESNÍVEL. DEPOIS DE DEIXAR LARINHO, A LINHA TORNA-SE MUITO NOSTÁLGICA ASSIM COMO AS POPULAÇÕES QUE ATRAVESSA. DÁ A SENSAÇÃO QUE É UMA LUTA CONTRA UM VAZIO ONDE NÃO HÁ VIDA.
AQUI, MAIS UM APEADEIRO A COMPROVAR ISSO MESMO.

 photo CIMG9266_zpsd06fd063.jpg
 photo CIMG9268_zpse6b219e1.jpg
 photo CIMG9269_zpsf82efda4.jpg
 photo CIMG9270_zpscb6de8e1.jpg

APEADEIRO DE LAMELAS PERDIDO NO TEMPO

 photo CIMG9271_zps1eebaeda.jpg
 photo CIMG9272_zpsa89c08f3.jpg

E AS PEDALADAS CONTINUAM NA DESCOBERTA DA LINHA, DA EMOÇÃO E DA HISTÓRIA DA MESMA

 photo CIMG9273_zps15577bba.jpg
 photo CIMG9274_zps63517635.jpg
 photo CIMG9276_zps7cef3242.jpg
 photo CIMG9277_zpsdee9a89f.jpg
 photo CIMG9278_zps84d9e4a7.jpg
 photo CIMG9279_zpsa11bcd62.jpg

O APEADEIRO DE QUINTA NOVA EM CARVALHAL TRISTEMENTE EM FRANCA DEGRADAÇÃO

 photo CIMG9280_zps69097223.jpg
 photo CIMG9281_zps086e1cea.jpg
 photo CIMG9282_zps56d19828.jpg

A ENTRAR EM CARVALHAL E NO RECINTO TOTALMENTE DEGRADADO DA ANTIGA ESTAÇÃO. NOTEI UMA TRISTEZA ENORME NESTE LUGAR ONDE OUTRORA, ALÉM DA AZÁFAMA DA LINHA, HAVIA A EXTRAÇÃO DE FERRO NAS MINAS AQUI DESTA ZONA QUE DAVAM CERTAMENTE UMA OUTRA VIDA A ESTA LOCALIDADE. FOI AQUI QUE OUVI POR UMA ÚNICA VEZ A VOZ HUMANA DURANTE TODO O PERCURSO PELA LINHA

 photo CIMG9283_zpsf4da58fe.jpg
 photo CIMG9284_zpsd62b989c.jpg
 photo CIMG9285_zps66a10baa.jpg
 photo CIMG9286_zps2c5a91a1.jpg
 photo CIMG9287_zpsd2436cf2.jpg
 photo CIMG9288_zpseaab52a4.jpg
 photo CIMG9289_zps411f6984.jpg
 photo CIMG9290_zpsb78aa59a.jpg
 photo CIMG9292_zps717bab1e.jpg
 photo CIMG9293_zps28c963c8.jpg
 photo CIMG9294_zps6aee2f86.jpg
 photo CIMG9295_zps2feb3963.jpg
 photo CIMG9296_zpsc7e07929.jpg
 photo CIMG9297_zpsde6406cd.jpg
 photo CIMG9299_zps77320e66.jpg
 photo CIMG9300_zpsc7e166d6.jpg
 photo CIMG9301_zps46d52e17.jpg
 photo CIMG9302_zps86deb187.jpg

AO CIMO, AS MINAS DE EXTRAÇÃO DE FERRO

 photo CIMG9303_zps904cb7a3.jpg
 photo CIMG9306_zps16b5817c.jpg

 photo CIMG9307_zpsbf120d06.jpg

APEADEIRO DE CABEÇO DA MUA. MAIS DO MESMO, POIS TAMBÉM ESTÁ TODO DEGRADADO

 photo CIMG9308_zps40c7d300.jpg
 photo CIMG9309_zps35501fa6.jpg
 photo CIMG9310_zpsf9e1ce2e.jpg
 photo CIMG9311_zps4f192d91.jpg
 photo CIMG9312_zpsdbd6db76.jpg

E O PÉRIPLO CONTINUA CALMO E SERENO ATRAVÉS DA LINHA DO SABOR

 photo CIMG9313_zps6572df54.jpg
 photo CIMG9314_zps26e723ed.jpg
 photo CIMG9315_zpsb057ab0a.jpg
 photo CIMG9316_zpsc3352eb0.jpg
 photo CIMG9317_zpsa3cf222f.jpg
 photo CIMG9318_zpsba79c6d6.jpg
 photo CIMG9319_zpsaba4f741.jpg
 photo CIMG9321_zps1754b5d8.jpg
 photo CIMG9323_zpsb65632ae.jpg

NESTA ALTURA DO PERCURSO, COM MUITO CALOR COMEÇAVA A SENTIR ALGUM CANSAÇO. HOUVE MOMENTOS EM QUE CUSTAVA PEDALAR E TALVEZ POR ISSO, CUSTOU-ME UM POUCO A CHEGAR A CARVIÇAIS COM AS FORÇAS JÁ ALGO FRACAS.

 photo CIMG9324_zpsd5462f6b.jpg
 photo CIMG9325_zps469412a2.jpg
 photo CIMG9326_zps2b4aa96f.jpg
 photo CIMG9327_zps8910bb4e.jpg
 photo CIMG9328_zps845a6737.jpg
 photo CIMG9329_zps71db05c3.jpg
 photo CIMG9330_zps3434e8fa.jpg
 photo CIMG9331_zps1113d6d5.jpg
 photo CIMG9332_zpsd487910b.jpg
 photo CIMG9333_zps20978689.jpg
 photo CIMG9334_zpsb3dbe313.jpg
 photo CIMG9335_zps90a62424.jpg

CHEGADA A CARVIÇAIS. AQUI PAREI CERCA DE 20 MINUTOS PARA DESCANSAR E APRECIEI O SILÊNCIO QUE OUTRORA SERIA BEM MENOS...ESTA PRAÇA ONDE ME ENCONTRO, A PRAÇA DA ESTAÇÃO ESTÁ ABANDONADA E SÓ OS PLACARDS DE ANTIGOS CAFÉS E RESTAURANTES, FEZ-ME PENSAR UMA VEZ MAIS QUE NA ALTURA EM QUE ESTA LINHA SERVIA ESTAS POPULAÇÕES, O MOVIMENTO DESTA PRAÇA DEVERIA SER ENORME. TRISTA SINA A DESTAS TERRAS EM QUE O COMBOIO DEIXOU DE PASSAR...

 photo CIMG9336_zps11266d1e.jpg
 photo CIMG9337_zps9ec7ad89.jpg
 photo CIMG9338_zpsc953243a.jpg
 photo CIMG9339_zpsaa375496.jpg
 photo CIMG9340_zpsc276b051.jpg
 photo CIMG9341_zps760f6b79.jpg
 photo CIMG9342_zps480cb731.jpg
 photo CIMG9343_zps43ac4671.jpg
 photo CIMG9344_zps7559099b.jpg
 photo CIMG9345_zpsb4bb3f4a.jpg

DEPOIS DE SAIR DE CARVIÇAIS, TIVE DE GERIR MUITO BEM O ESFORÇO PORQUE AS FORÇAS QUE TINHA JÁ NÃO DAVAM PARA MUITO MAIS. ATÉ MESMO FOTOGRAFAR SENTIA DIFICULDADES E POR ISSO, SÓ VOLTEI A FOTOGRAFAR QUANDO CHEGUEI NOVAMENTE AO POCINHO

 photo CIMG9346_zpsc0902e57.jpg
 photo CIMG9347_zps0ba87d8c.jpg
 photo CIMG9348_zps58363efc.jpg
 photo CIMG9349_zps2440e829.jpg
 photo CIMG9350_zps7f523052.jpg
 photo CIMG9351_zpsb2d8477a.jpg
 photo CIMG9352_zps48e4b77b.jpg
 photo CIMG9354_zps8f43a4e5.jpg
 photo CIMG9355_zps54771b32.jpg
 photo CIMG9356_zpsa3211046.jpg
 photo CIMG9357_zpsf4eeec65.jpg
 photo CIMG9358_zpsa3ce2a70.jpg
 photo Semtiacutetulo1_zps28ab7a62.jpg
 photo Semtiacutetulo_zpsf75c0407.jpg

E MAIS UM RITUAL DE DESMONTAR E EMBALAR A "POBRE" DA BICICLETA

 photo CIMG9359_zps0657f98a.jpg
 photo CIMG9360_zpsa2edcc89.jpg
 photo CIMG9360A_zps165c5fc5.jpg

COM O MEDO DE PERDER O COMBOIO, CHEGUEI CEDO DEMAIS AO POCINHO E POR ISSO, ENQUANTO ESPERAVA PELA PARTIDA, FOI FOTOGRAFANDO A ÁREA CIRCUNDANTE À ESTAÇÃO

 photo CIMG9361_zps51232b46.jpg
 photo CIMG9363_zps7c2f6ae2.jpg
 photo CIMG9364_zps1b3866e9.jpg
 photo CIMG9365_zps494b7c92.jpg
 photo CIMG9366_zps914ac9a3.jpg
 photo CIMG9368_zps34f0bd16.jpg
 photo CIMG9370_zps9777cf61.jpg
 photo CIMG9371_zps45028ed2.jpg
 photo CIMG9372_zps396aa47a.jpg
 photo CIMG9373_zpsbfe3b91b.jpg
 photo CIMG9374_zps269d621a.jpg
 photo CIMG9376_zps5f7a99b5.jpg
 photo CIMG9377_zps6f04a8a2.jpg
 photo CIMG9378_zps0a98cb73.jpg
 photo CIMG9379_zps44915343.jpg
 photo CIMG9380_zpsd78631ea.jpg
 photo CIMG9381_zps7be67d59.jpg
 photo CIMG9382_zpsbe41d867.jpg
 photo CIMG9383_zpsba78b6ba.jpg

E JÁ EM PLENA VIAGEM, VOU-DEIXAR PELAS PALAVRAS E DELICIAR-ME COM AS IMAGENS DO RIO DOURO, DAS VINHAS QUE O BANHAM, DOS SOLARES QUE LHE FAZEM COMPANHIA E DAS TERRAS COM CASAS EM SOCALCOS A ELE DÃO VIDA

 photo CIMG9393_zps3b83a0df.jpg
 photo CIMG9394_zps3b3a878f.jpg
 photo CIMG9395_zps4e217818.jpg
 photo CIMG9397_zpsbeff777a.jpg
 photo CIMG9398_zps341ac546.jpg
 photo CIMG9400_zps88352f96.jpg
 photo CIMG9401_zpse0b69e7d.jpg
 photo CIMG9402_zps97dc8e3b.jpg
 photo CIMG9403_zps3b3b3ee3.jpg
 photo CIMG9404_zps839029e5.jpg
 photo CIMG9405_zps89a6cbef.jpg
 photo CIMG9410_zpse294c8a3.jpg
 photo CIMG9412_zpsfc6c1c77.jpg
 photo CIMG9414_zpseebe9d54.jpg
 photo CIMG9415_zpse0a4583a.jpg
 photo CIMG9419_zpsb20ecb1c.jpg
 photo CIMG9421_zpsa6f6fcd6.jpg
 photo CIMG9423_zps1a43654c.jpg
 photo CIMG9424_zpse5d1d18c.jpg
 photo CIMG9426_zps62191f5a.jpg
 photo CIMG9427_zps380674d3.jpg
 photo CIMG9429_zpsee6008b0.jpg
 photo CIMG9434_zps7ac40512.jpg
 photo CIMG9435_zps488ee399.jpg
 photo CIMG9436_zps08220108.jpg
 photo CIMG9445_zps18c013ce.jpg
 photo CIMG9446_zps1a453dc8.jpg
 photo CIMG9448_zps809f954c.jpg
 photo CIMG9449_zps0efedcb3.jpg
 photo CIMG9450_zpsc42e5479.jpg
 photo CIMG9451_zps8354974c.jpg
 photo CIMG9452_zps2f265600.jpg
 photo CIMG9453_zpsa0d2b516.jpg
 photo CIMG9454_zpsa85ad321.jpg
 photo CIMG9455_zps151bf9a5.jpg
 photo CIMG9457_zpsa9e5053d.jpg
 photo CIMG9458_zpsa5f16a4d.jpg
 photo CIMG9459_zps61ecb335.jpg
 photo CIMG9460_zps864c84f6.jpg

A LINHA QUE SE VÊ NA PARTE SUPERIOR DA FOTO, É A LINHA DO TUA QUE FUTURAMENTE INFELIZMENTE DEIXARÁ DE EXISTIR. NAS FOTOS SEGUINTES, CONSEGUE-SE VISLUMBRAR UM MURO-SUPORTE DA MESMA LINHA E AS OBRAS DA FUTURA BARRAGEM

 photo CIMG9461_zps63adca7e.jpg
 photo CIMG9463_zps358353ce.jpg
 photo CIMG9464_zpse09c14e4.jpg
 photo CIMG9465_zpsa8428f19.jpg

E CONTINUANDO A VIAGEM

 photo CIMG9466_zpsc5aee6a6.jpg
 photo CIMG9469_zps0f71924d.jpg
 photo CIMG9471_zps5e096807.jpg
 photo CIMG9472_zps655feb95.jpg
 photo CIMG9473_zps207a4599.jpg
 photo CIMG9476_zps10f24525.jpg
 photo CIMG9479_zpscdf347e1.jpg
 photo CIMG9481_zpscf4a83b7.jpg
 photo CIMG9482_zps184ecfe3.jpg
 photo CIMG9483_zps4b74e3f4.jpg
 photo CIMG9484_zps5aa52ade.jpg
 photo CIMG9485_zpse48b2f76.jpg
 photo CIMG9487_zps2995da8d.jpg
 photo CIMG9488_zps48aef834.jpg
 photo CIMG9489_zpsf4d84c98.jpg
 photo CIMG9490_zps0eae5af6.jpg
 photo CIMG9492_zps4c1d9f79.jpg
 photo CIMG9499_zps53afef47.jpg
 photo CIMG9501_zpse30bdd1d.jpg

JÁ NA RÉGUA E ENQUANTO SEGUIA PARA OS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LOCAIS, EIS QUE "ESTOU" EM PLENO CAMINHO PORTUGUÊS DO INTERIOR PARA SANTIAGO :)

 photo CIMG9503A_zps1cb90802.jpg
 photo CIMG9508I_zps58c1495c.jpg

JÁ NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS QUE ME ACOLHERAM DE UMA FORMA ESPETACULAR. OBRIGADO UMA VEZ MAIS POR ME TEREM ACOLHIDO

 photo CIMG9507A_zps756c593e.jpg
 photo CIMG9505_zpsd5d5d234.jpg
 photo CIMG9506_zps3f9f9b44.jpg
 photo CIMG9507_zps879cf6d1.jpg
 photo 20130914_151238_zps6d17aa6b.jpg

E PARA TERMINAR BEM O DIA, UMA PEQUENA VOLTINHA NOTURNA PELO CENTRO DA RÉGUA PARA RELAXAR OS MÚSCULOS

 photo CIMG9508A_zpsbaf24129.jpg
 photo CIMG9508B_zpsdd5c87ce.jpg
 photo CIMG9508C_zpse04d661d.jpg
 photo CIMG9508D_zpsdf12597d.jpg
 photo CIMG9508E_zps948281c8.jpg
 photo CIMG9508F_zps5be9f6f2.jpg
 photo CIMG9508H_zps8d370070.jpg

PARA O TRACK GPS, NO SEGUINTE LINK http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5245251




1º DIA (22/08/2013) - LINHA DO TÂMEGA - ARCO DE BAÚLHE - AMARANTE

JÁ NO ARCO DE BAÚLHE, E DEPOIS DE UM PEDIDO DE INFORMAÇÃO A UM TAXISTA LOCAL, LÁ ENCONTREI A "AVENIDA DA ESTAÇÃO" QUE ME LEVOU ATÉ À ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, AGORA CONVERTIDA NUM MUSEU E CONSEQUENTEMENTE AO ÍNICIO/FIM DA LINHA DO TÂMEGA.
TRATA-SE DE UMA INFRAESTRUTURA BEM CUIDADA E PRESERVADA. AINDA EXISTEM CARRIS NOS SEUS DEVIDOS LUGARES, UMA LOCOMOTIVA, UM SILO DE TRANSPORTE DE CIMENTOS, OS LAVABOS EM PERFEITO FUNCIONAMENTO E O "CORPO" PRINCIPAL DA ESTAÇÃO QUE DÁ AGORA LUGAR A UM MUSEU ONDE ENTRE OUTRAS COISAS, AINDA SE PODE VER AS BANDEIRAS DO EMPREGADO DA ESTAÇÃO, BAGAGENS, 2 BALANÇAS, UM TELEFONE, UM PAINEL DE DESPACHOS COM OS RESPETIVOS TICKETS, UMA BOLSA DO REVISOR...
A LINHA DO TÂMEGA ESTÁ MUITO BEM CUIDADA, UMA VEZ QUE A SUA CONVERSÃO EM ECOVIA FOI CONCLUÍDA AINDA NO PRESENTE ANO. É UMA LINHA ESPETACULAR COM PAISAGENS DESLUMBRANTES SOBRE O RIO TÂMEGA, SOBRE O MONTE DA SRª DA GRAÇA, SOBRE OS VINHEDOS DA REGIÃO.
AO CONTRÁRIO DA LINHA ANTERIOR, NÃO ME CRUZEI COM MUITA GENTE. APENAS ESPORADICAMENTE POR ALGUNS BETETISTAS. PELA SUA EXTENSÃO, ENCONTREI ESTAÇÕES E APEADEIROS. UNS BEM CUIDADOS MAS OUTROS EM AUTÊNTICA DEGRADAÇÃO. ENTRE OS QUAIS, O QUE MAIS ME CHAMOU ATENÇÃO FOI O DE MONDIM DE BASTO. UMA ESTRUTURA COM UMA VISTA FABULOSA PARA O RIO TÂMEGA MAS EM TOTAL DEGRADAÇÃO ONDE AINDA RESIDEM E RESISTEM À MÃOS ALHEIAS, ALGUNS PAINÉIS DE AZULEJOS VERDADEIRAMENTE ESPETACULARES. AQUI, FIZ UMA PARAGEM MAIS PROLONGADA PARA “ALMOÇAR” E ADMIRAR TODA A PAISAGEM QUE INCIDIA SOBRE O RIO E A PONTE QUE O ATRAVESSA. AO MESMO TEMPO, TENTAVA ATRAVES DO PENSAMENTO RECUAR NO TEMPO E IMAGINAR COMO TUDO ISTO SERIA NA ALTURA EM QUE O COMBOIO AQUI PASSAVA. UMA COISA ME MOSTROU. É O FACTO DE AO LONGO DA LINHA HAVER UM SENTIMENTO DE TRISTEZA PORQUE O VAZIO DA AUSÊNCIA DO COMBOIO EXISTE MESMO. ESTA LINHA, PASSA IGUALMENTE PELO MEIO DE POPULAÇÕES, CAMPOS DE CULTIVO E MUITO MONTE.
CHEGADO A AMARANTE, UMA CIDADE COM MUITA VIDA NESTA ALTURA DO ANO, AINDA PEDI INFORMAÇÃO A UM AGENTE DA AUTORIDADE DA PSP, PARA ME INDICAR O MELHOR “CAMINHO” PARA SEGUIR VIAGEM ATÉ AO MARCO DE CANAVESES.
UMA VEZ NO MARCO DE CANAVESES, SÓ FOI DESMONTAR E INSTALAR-ME CONFORTAVELMENTE NA CASA DE UM AMIGO (UMA VEZ MAIS, MUITO OBRIGADO PELA TUA AMIZADE E HOSPITALIDADE VITOR SOUSA) E DESCANSAR PARA O DIA SEGUINTE MAS, SEM PRIMEIRO APANHAR UM GRANDE SUSTO.
NESTE MESMO DIA, AINDA FUI À ESTAÇÃO DO MARCO SABER OS HORÁRIOS DO COMBOIO PARA O POCINHO. NA ESTAÇÃO, O FUNCIONÁRIO DA CP, ME INFORMOU QUE A BICICLETA NÃO PODIA VIAJAR. TINHA DE SER SOMENTE ELA OU EU… FIQUEI APAVORADO E AINDA PARA MAIS ERA SÓ EU…DEPOIS DE PENSAR UM POUCO, A SOLUÇÃO FOI ENCONTRADA. TERIA DE LEVAR A BICICLETA DESMONTADA E PERFEITAMENTE EMBALADA. E ASSIM ACONTECEU.

 photo CIMG8660_zps1fa8842c.jpg

DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO TÂMEGA QUE LIGAVA LIVRAÇÃO AO ARCO DE BAÚLHE

 photo 1209314_535959353137710_61449811_n_zpse973f3c8.jpg
 photo linhadotacircmega1_zps41ef2e61.jpg


A Linha do Tâmega, originalmente denominada de Caminho de Ferro do Valle do Tamega ou Linha do Valle do Tamega, é uma ferrovia de via estreita (1000 mm) no norte de Portugal, que liga a estação de Livração (na Linha do Douro) à estação de Arco de Baúlhe, numa extensão total de 51,733 quilómetros1 ; foi inaugurada, na sua totalidade, no dia 15 de Janeiro de 19492 , tendo sido completamente encerrada em 2008, por motivos de obras de beneficiação, no troço entre Livração e Amarante.

Ao longo do curso do Rio Tâmega em território português, desenvolve-se uma região que apresentava, no Século XIX, uma elevada população, e uma rica produção agrícola, mineira e florestal; além disso, o rio em si fornecia um caminho natural da localidade fronteiriça de Chaves até ao Douro, permitindo a ligação à cidade do Porto. Assim, começou-se a planear a construção de um caminho de ferro, para facilitar os transportes naquela região, e, assim, potenciar a sua produção; em 1877, a Associação dos Engenheiros Civis publicou um plano, pedido pela Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão, para prolongar a sua linha da Póvoa até Chaves, passando por Guimarães, Fafe e Cavez.5 Dois anos depois, uma proposta de lei do Ministro Lourenço de Carvalho preconizava a construção de caminhos de ferro entre Famalicão a Régua via Chaves, com um ramal da Linha do Douro até Cavez, passando por Amarante.5 Também foi pedida uma concessão para uma linha entre Livração e Chaves, em leito próprio.
Entre 1885 e 1886, o Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, Emídio Navarro ordenou o estudo de todas os caminhos de ferro de via estreita na zona de Trás-os-Montes, no âmbito de um programa de desenvolvimento do transporte ferroviário na zona a Norte do Rio Mondego; entre as linhas analisadas em 1886, encontrava-se uma entre Viseu e Chaves, seguindo o curso do Rio Tâmega a partir do Douro, e que podia ser tanto em via larga como estreita.7 8 5 9 No ano seguinte, voltaram a ser estudadas, mas para a utilização de via larga10 ; verificou-se, então, que o terreno acidentado seria muito mais propício à utilização de bitola estreita, pelo que utilizaram este tipo de via quando elaboraram o ante-projecto para esta linha.
O troço de Chaves a Vidago desta linha iria ser comum com a Linha da Regoa a Chaves, que permitiria ligar a capital de distrito, Vila Real, à vila flaviense e à Linha do Douro.5 Um inquérito administrativo de 1898 reconheceu oficialmente a existência destes empreendimentos, e estabeleceu uma comissão técnica para apresentar as várias propostas para as linhas7 ; por um decreto de 6 de Outubro do mesmo ano Elvino de Brito formou uma outra comissão para elaborar um plano técnico para os caminhos de ferro complementares ao Norte do Rio Mondego e a Sul do Rio Tejo, e que fossem estudadas as linhas que não possuíssem já um projecto.8 10 5 Esta comissão incluiu, no Plano da Rede, uma linha de Livração, na Linha do Douro, ao Vidago, na futura Linha do Corgo; a Linha do Tâmega deveria seguir a Ribeira de Oura, e, em Cavez, entroncar com o prolongamento da Linha de Guimarães.
Desta forma, as linhas transmontanas foram inseridas, como via métrica, no Plano Oficial da Rede ao Norte do Mondego, publicado em 15 de Fevereiro de 1900.; entre as várias ligações classificadas, estavam os troços de Guimarães a Cavez, e da Livração à fronteira, passando por Amarante, Cavez e Chaves. O traçado devia adoptar tanto quanto possível uma directriz marginal até Cavez, devido à difícil orografia do terreno; também não se podia distanciar muito do Concelho de Mondim de Basto, de forma a melhor servir aquela região.
Em 14 de Julho de 1899, uma lei criou a operadora Caminhos de Ferro do Estado, para gerir e construir as ligações ferroviárias do Governo, e um fundo especial para financiar as obras; desta forma, revitalizou-se o ritmo de construção de caminhos de ferro em Portugal, tanto em via larga como estreita.
Quando o Conde de Paçô Vieira tomou posse da pasta das Obras Públicas, nos princípios de 1903, procurou impulsionar a construção de caminhos de ferro em Portugal, através dos recursos do Fundo Especial de Caminhos de Ferro e da gestão da Administração dos Caminhos de Ferro do Estado, ambos fundados por uma lei de 14 de Julho de 1899; assim, ordenou, por uma portaria de 9 de Março de 1903, que fossem realizados os estudos para a Linha do Valle do Tamega ; no entanto, em Junho, ainda não se tinham iniciado, motivo pelo qual o Ministro das Obras Públicas, Conde de Paçô Vieira, foi questionado pelos conselheiros António Cândido, Pereira e Cunha, e Motta Prego, que solicitaram a realização dos estudos e das obras de construção. Em resposta às solicitações, o Ministro ordenou que fosse posto à disposição dos Caminhos de Ferro do Estado o pessoal necessário para os estudos12 ; numa lei de 1 de Julho, inseriu o troço de Livração a Cavez entre as linha ferroviárias prioritárias.5 Por essa altura, surgiu um movimento para deslocar o ponto inicial, de Livração para Caíde, de forma a que a linha passasse a servir Lixa, ao invés de Amarante; porém, um reconhecimento que foi realizado demonstrou que tal traçado seria inviável.
Com a oficialização destes novos projectos, tornou-se necessário expandir uma lei publicada em 14 de Julho de 1899, que autorizou o Governo a construir diversas linhas; desta forma, em 1903, o Ministro das Obras Públicas apresentou uma proposta de lei, que permitiria o financiamento e a construção de vários troços, incluindo o de Livração a Cavez. O financiamento foi, assim, garantido por leis publicadas em 24 de Abril e 1 de Julho do mesmo ano.
Previa-se que esta linha fosse a mais importante artéria ferroviária na região, uma vez que iria terminar na Linha do Corgo e ligar-se em Cavez à Linha de Guimarães, unido, assim, a rede de via métrica do Porto às linhas transmontanas. Por outro lado, também iria servir as Terras de Basto13 ; com efeito, foram as autarquias desta desta região, junto a de Amarante, que impulsionaram a construção da Linha junto do parlamento.15 No entanto, apesar da sua importância, continuava a ser menos prioritária que a Linha do Corgo, uma vez que esta iria ligar Vila Real à rede ferroviária nacional. Desta forma, e devido à falta de um projecto e dos recursos financeiros necessários, a sua construção foi atrasada pelo Ministro das Obras Públicas em 21 de Outubro de 1903, embora tenham sido atribuídas novas verbas, para a continuação dos estudos da Linha.
O traçado original iniciava-se em Livração, mas uma outra corrente de opinião pretendeu que a linha devia iniciar-se em Caíde e passar pela Lixa antes de chegar a Amarante, tendo esta alteração sido estudada por ordem de uma portaria de 9 de Junho de 1904; chegou-se, no entanto, à conclusão que o traçado original continuava a ser mais vantajoso, pelo que foi aprovado por uma outra portaria, datada de 9 de Dezembro do mesmo ano.
Em 13 de Fevereiro de 1905, a Direcção do Minho e Douro dos Caminhos de Ferro do Estado anunciou a realização, no dia 20 de Março, de um concurso público para a construção do Caminho de Ferro do Valle do Tamega, dividido em 3 empreitadas.

Em Março de 1905, a divisão de Minho e Douro da operadora Caminhos de Ferro do Estado deu início à construção da linha na Estação de Livração ; em Agosto, os trabalhos estavam em plena actividade, não obstante algumas dificuldades encontradas nos processos de expropriação.
Foi inaugurada, no seu troço inicial, entre a Estação de Livração e a Estação de Amarante, a 20 de Março de 1909. , tendo a exploração sido iniciada no dia seguinte.4 A composição do comboio inaugural era constituída por carruagens de 1ª e 3ª classes, um salão, um furgão e dois vagões de carga, rebocados por uma locomotiva a vapor Compound 410, tendo chegado à estação de Amarante às 11 horas e 45 minutos.1 Este troço, com 12,8 Km de comprimento, custou cerca de 352:000$000 réis, tendo 42:000$000 sido gastos nas duas estações extremas, e 92:000$000 nas obras de arte.

Em 1910, o ministro Moreira Júnior tentou reservar, através de uma proposta de lei, a quantia de 600:000$000 réis para continuar a linha até Cavez, tentativa que foi gorada pelos problemas políticos da altura. Só após grande pressão de várias personalidades da região se avançou para o restante percurso, com cerca de 39 quilómetros, até Arco de Baúlhe; os trabalhos de construção recomeçaram em 1916, avançando lentamente, tendo sido inaugurado, em 22 de Novembro de 1926, o troço entre a Estação de Amarante e o Apeadeiro de Chapa.

A exploração desta Linha, junto com as do Sabor e Corgo, que também foram construídas pelo Estado, foi, inicialmente, muito influenciada pelas formas de organização já aplicadas nas linhas de bitola larga; surgiram, naturalmente, algumas diferenças, nomeadamente no material circulante, onde o uso de eixos foi preterido a favor de bogies, devido à maior curvatura das vias. Não obstante a falta de oficinas próprias, de regras exclusivas para reduzir os custos, e o facto de estarem ainda muito incompletas, estas vias férreas lograram, no princípio, cobrir relativamente as suas despesas de exploração, excepto no caso da Linha do Sabor; assim, em 1914, apresentavam um coeficiente de exploração apenas ligeiramente negativo. Porém, a partir daquele ano, começou-se a evidenciar uma maior desorganização administrativa no interior dos Caminhos de Ferro do Estado, especialmente após a Revolta de 19 de Outubro de 1921, com efeitos degenerativos na exploração das linhas, o que se reflectiu num acentuado aumento do coeficiente. Os trabalhos foram interrompidos, levando a pedidos para a continuação das obras, como o que foi feito pelas autarquias de Celorico de Basto, Mondim de Basto e Cabeceiras de Basto, em finais de 1926.
Em 11 de Março de 1927, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses venceu o concurso para o arrendamento das linhas dos Caminhos de Ferro do Estado, incluindo a Linha do Tâmega, que foi subalugada à Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal em 27 de Janeiro do ano seguinte, para que esta explorasse a Linha durante 30 anos, e construísse o troço até Celorico de Basto e Arco de Baúlhe, e fizesse a ligação com a Linha de Guimarães. Nessa altura, já não se esperava que a Linha chegasse a ter lucro, por mais económica que fosse a exploração; assim, o défice deveria ser coberto pela empresa arrendatária, ou seja, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses, e pelo Estado, sendo a quantia da indemnização estabelecida pelo Tribunal Arbitral. Um dos motivos para esta comparticipação devia-se ao facto de, embora a Linha do Tâmega, tal como as Linhas do Corgo e do Sabor, não produzisse lucro per se, contribuía de forma importante para o movimento nas linhas de via larga, produzindo, assim, um considerável rendimento em impostos e receitas para o Estado e para a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses. Uma situação semelhante foi aplicada à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro, que ficou a gerir as Linhas do Corgo e Sabor.
O Decreto n.º 13829, de 25 de Junho de 1927, ordenou que fosse realizada uma revisão geral de toda a rede ferroviária no continente6 ; o plano da rede revisto entrou em vigor pelo Decreto n.º 18190, de 28 de Março de 1930. Neste novo documento, estavam programadas 3 ligações ferroviárias ligadas entre si na zona a Norte do Rio Douro: as Linhas do Tâmega e do Ave, e a Transversal de Trás-os-Montes; o traçado da primeira foi alterado, em relação à directriz de 1900, tendo o ponto de ligação com a Linha do Corgo sido mudado para um ponto a ser determinado pelos estudos, mas estabelecido em princípio na Estação de Pedras Salgadas, servindo, desta forma, a localidade de Ribeira de Pena, e seguindo o vale do Rio Avelames. A via férrea seria continuada até Mirandela, pela Transversal de Trás-os-Montes, enquanto que a Linha do Ave ligaria Arco de Baúlhe, na Linha do Tâmega, a Caniços, na Linha de Guimarães; assim, todos os caminhos de ferro de bitola métrica a Norte do Rio Douro ficariam interligados, excepto a Linha do Sabor, uma vez que não foi classificada a Transversal de Chacim, de Macedo de Cavaleiros até ao Mogadouro. Desta forma, a Região de Basto ficaria servida completamente pelas Linhas do Tâmega e do Ave.11 Não se verificaram quaisquer reclamações em relação ao novo traçado, tendo apenas o concelho de Boticas pedido para se manter o anterior projecto até Vidago, sem sucesso.
A obra de construção da Linha do Tâmega foi entregue, pela Companhia do Norte, ao subempreiteiro Barros. Quando se assinou o contrato, as obras de continuação até Celorico estavam apenas no princípio, tendo sido definitivamente iniciadas em Outubro de 1929. O modelo de exploração utilizado, e as próprias características físicas da Linha, de reduzido comprimento e traçado desadequado, e o seu isolamento em relação aos outros caminhos de ferro de via estreita, aumentavam os custos de exploração e tornavam quase impossível a geração de resultados positivos.28 Outro factor a ter em conta era a draconiana fiscalização governamental estabelecida pelo contrato, que retirava qualquer liberdade de acção às companhias ferroviárias; este precedente era baseado num decreto de 31 de Dezembro de 1864, então ainda em vigor, e num regulamento de 11 de Abril de 1868, com apenas ligeiras modificações introduzidas por um decreto de 25 de Agosto de 1927. Ainda assim, inicialmente, a gestão da Companhia do Norte verificou-se benéfica para a Linha, tendo conseguido reduzir consideravelmente o coeficiente de exploração; no entanto, seria atingida, no início da Década de 1930, por uma crise resultante principalmente da Grande Depressão e da crescente concorrência da camionagem, e que teve efeitos negativos em geral nos caminhos de ferro nacionais. Ainda assim, as obras continuaram, estando, em 1931, a decorrer com grande actividade ; ainda assim, surgiram várias dificuldades na construção, tendo sido impossível cumprir o prazo previsto, de Abril de 1931, para a total conclusão da Linha.
Em Janeiro de 1932, o troço até Celorico de Basto já estava terminado, prevendo-se a sua inauguração para muito breve.29 31 Com efeito, este troço foi inaugurado em 20 de Março desse ano.O transporte dos convidados para a cerimónia foi realizado por um comboio especial, organizado pela Companhia do Norte, e que partiu da Estação de São Bento. Depois de uma curta paragem na Estação de Paredes, o comboio chegou a Livração às 11:45; nesta estação realizou-se o transbordo para outro comboio especial, que seguiu viagem pela Linha. Às 12:20, realizou-se uma paragem em Amarante, onde o comboio foi recebido pela população, e entraram alguns altos funcionários públicos daquela localidade. Depois de uma paragem em Gatão, o comboio chegou a Chapa às 12:40. Nesta estação, o Ministro do Comércio cortou a fita cerimonial, e realizou um discurso; cerca de 10 minutos depois, o comboio inaugural seguiu viagem, parando na Ponte das Carvalhas, em Codeçoso e Lourido, tendo chegado a Celorico de Basto às 13:30. Na estação, que tinha sido ornamentada para a cerimónia, encontrava-se uma multidão, para receber a comitiva; uma banda começou a tocar o hino nacional quando o comboio chegou, e foram lançados foguetes. Realizou-se, então, um cortejo, com duas bandas de música, desde a estação até aos Paços do Concelho, passando pelas ruas da cidade, que tinham também sido enfeitadas para a ocasião. No salão nobre da Câmara Municipal, com discursos do presidente da autarquia e do Ministro do Comércio; em seguida, o cortejo dirigiu-se para a Casa do Prado, onde teve lugar a cerimónia do copo d'água. A cerimónia terminou com o regresso do cortejo à estação, e da partida do comboio especial.
No dia seguinte, iniciaram-se os serviços naquele troço, fazendo transporte de passageiros e mercadorias nos regimes de grande e pequena velocidades.
Entretanto, e ao contrário do que tinha sido previsto no contrato, o Estado não chegou a pagar a sua quota de 70% das indemnizações; a Companhia Nacional conseguiu, ainda, obter um juízo favorável do tribunal arbitral sobre as indemnizações, mas este direito foi negado de todo à Companhia do Norte. Ainda assim, a Companhia continuou a exploração da Linha, cujo défice, agravado pelos custos de duplicação e mudança de bitola da Linha da Póvoa, da qual também era concessionária, degradaram consideravelmente a sua situação financeira , culminando no Decreto-Lei n.º 22951, de 5 de Agosto de 1933, que suspendeu os conselhos de administração e fiscal da Companhia, sendo substituídos por uma comissão governamental.

Apesar da linha ter chegado a Celorico, ainda se encontrava longe de Arco de Baúlhe, que era um ponto de concentração de vias rodoviárias, podendo, assim, servir indirectamente as localidades de Ribeira de Pena e Cabeceiras de Basto, e a Região de Barroso. O troço, com 16,6 km de extensão, foi orçado, na sessão de 21 de Março de 1932 do Conselho Superior de Caminhos de Ferro, em 9.808.000$00, que seriam pagos ao longo de 4 anos. No tramo de Celorico a Mondim de Basto, previa-se a construção de um túnel de 100 m, no valor de 366.000$00, e do Viaduto de Matamá, de 1.800.000$00; estes valores, junto ao custo previsível de 460.000$00 por quilómetro, amontavam a 4.512.000$00 neste troço, que seriam dispendidos ao longo de 3 anos. A estação de Mondim ficaria junto à ponte, com acesso por estrada, permitindo ligação a todo o concelho de Mondim de Basto e à Freguesia de Cerva. Previa-se a chegada a Mondim na Primavera de 1934, e a Arco de Baúlhe na mesma altura do ano, em 1935.
Nas sessões de Maio de 1933 da Comissão Administrativa do Fundo Especial de Caminhos de Ferro, foi autorizada a renovação de via entre Livração e Vila Caiz, na então Linha do Vale do Tâmega.38 Em Março de 1934, o Conselho Superior de Caminhos de Ferro aprovou o processo do concurso para o troço de Celorico a Arco de Baúlhe, orçado em 6.460.835$38, e que devia estar concluído em 2 anos ; incluía a construção de todas as estruturas e obras de arte, e de estradas para as estações de Mondim de Basto e Arco de Baúlhe, e para o Apeadeiro de Canêdo. O concurso foi realizado pela Direcção Geral de Caminhos de Ferro em 14 de Abril, tendo-se apresentado 16 candidatos, sendo a maior proposta a da Sociedade Construtora de Cimento Armado, Lda.
Em finais de 1934, o Ministro das Obras Públicas recebeu uma representação da população de Cabeceiras de Basto, pedindo que o traçado da Linha do Tâmega fosse alterado, de forma a servir directamente a localidade de Refojos de Basto, então sede daquele concelho.
A linha voltou para a gestão directa da Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses em 1947, que inaugurou o troço até Arco de Baúlhe em 15 de Janeiro de 1949. Em 1948, entraram ao serviço, nesta linha, as automotoras da Série 9100.
Em 1949 foram introduzidas locomotivas a diesel, relegando as antigas locomotivas a vapor para circulação em dias de festa.

Fases da Construção

Entre as Estações Extensão Inauguração
Livração – Amarante 12,770 km 21 de Março de 1909
Amarante - Chapa 8,430 km 22 de Novembro de 1926
Chapa - Celorico de Basto 13,370 km 20 de Março de 1932
Celorico de Basto - Arco de Baúlhe 17,160 km 15 de Janeiro de 1949

Na Década de 1960, a Companhia dos Caminhos de Ferro Portugueses procurou obter um empréstimo do Banco Mundial, de forma a modificar profundamente o sistema ferroviário português; nesse âmbito, realizou vários estudos de rentabilidade, tendo sido analisadas, em 1968, as Linhas do Tâmega, Corgo e Sabor, de forma a modificar a forma de exploração naquelas vias férreas, que se apresentavam deficitárias.43 Assim, procurou-se saber se a Companhia devia continuar os seus serviços, com contrapartidas financeiras por parte do estado , tendo já surgido a hipótese de encerrar estas linhas.
Com a alegação de diminuta utilização, o troço entre Amarante e Arco de Baúlhe, numa extensão de 38,960 km, foi encerrado ao tráfego a 1 de Janeiro de 1990.
Em 1995, encontravam-se a ser preparadas várias iniciativas para a realização de serviços turísticos regulares nesta linha, no âmbito de um programa de turismo ferroviário da operadora Caminhos de Ferro Portugueses, nas redes do Douro e Vouga.
A 25 de Março de 2009, o troço que ainda se mantinha em serviço, entre Livração e Amarante, foi encerrado para se proceder a obras de beneficiação, cuja empreitada já se encontrava atribuída em 200946 ; previa-se a conclusão das mesmas para 2011.

Ao longo do seu traçado a linha tem 8 pontes: Ovaia, São Lázaro, Santa Natália, ribeira de Fiães, Vitureiras, rio da Vila, Caniço, Carvalhas e Matama.
Tem um único túnel: Gatão, com o comprimento de 150 m.

A circulação do troço entre as estações de Livração e Amarante foi interrompida pela Rede Ferroviária Nacional, por motivos de segurança, em 25 de Março de 2009.
A CP Regional assegurou ligações alternativas por autocarro até ao dia 1 de Janeiro de 2012, sendo o serviço rodoviário alternativo suprimido a partir dessa data, devido à suspensão do processo de reativação desta linha.

Está convertida atualmente em ecovia à exceção do ramal entre a Livração e Amarante.

PARA A POSTERIDADE FICAM AQUI AS FOTOS :)

NA ESTAÇÃO DO ARCO DE BAÚLHE

 photo CIMG8652_zpsb11ed6c5.jpg
 photo CIMG8653_zps899c50f2.jpg
 photo CIMG8654_zps8b3b6290.jpg
 photo CIMG8655_zps36b9915d.jpg
 photo CIMG8656_zps144d8659.jpg

CISTERNA 7012002 DE 1926 (BÉLGICA)

 photo CIMG8657_zps702323de.jpg

VAGÃO 5937023 DE 1909/11 (PORTUGAL)

 photo CIMG8658_zpsd1e2caff.jpg

CONTINUANDO NA ESTAÇÃO DO ARCO DE BAÚLHE ADMIRANDO CADA CANTO, CADA ARESTA DESTE RECINTO AGORA CONVERTIDO NUM MUSEU

 photo CIMG8659_zps5d80ce48.jpg
 photo CIMG8661_zpsb7d705eb.jpg
 photo CIMG8662_zpsb8044c6a.jpg
 photo CIMG8663_zps5fc5a48e.jpg
 photo CIMG8664_zps73531c6a.jpg
 photo CIMG8665_zpsfce9f0cb.jpg
 photo CIMG8666_zps23b3bb9f.jpg
 photo CIMG8667_zps30bdafbc.jpg
 photo CIMG8668_zps7fda0f8f.jpg

A SATISFAÇÃO DO MONGE ERA DEMAIS EVIDENTE

 photo CIMG8669_zps59803f99.jpg

E A VISITA À ESTAÇÃO DO ARCO DE BAÚLHE PROSSEGUE

 photo CIMG8670_zps2327b62a.jpg
 photo CIMG8671_zps635e2de2.jpg
 photo CIMG8672_zps45fb56aa.jpg
 photo CIMG8673_zps39f3e4a5.jpg
 photo CIMG8674_zpsf1ad8f55.jpg
 photo CIMG8675_zps01d1a51e.jpg
 photo CIMG8676_zpsabd27e14.jpg
 photo CIMG8678_zpsf57892f3.jpg

VISITA BREVE AO MUSEU EM PLENA ESTAÇÃO

 photo CIMG8679_zps7abc1aa5.jpg
 photo CIMG8680_zpsdcca1863.jpg
 photo CIMG8681_zps73482de5.jpg
 photo CIMG8682_zpsb29cc044.jpg
 photo CIMG8683_zpseb76ed6b.jpg
 photo CIMG8684_zps1d892e52.jpg
 photo CIMG8685_zps954864a1.jpg
 photo CIMG8686_zpsf81f633c.jpg
 photo CIMG8687_zpsae02ac69.jpg
 photo CIMG8688_zps16190f8c.jpg
 photo CIMG8689_zps1f6b7806.jpg
 photo CIMG8690_zps8e51f5c4.jpg

HORA DE SEGUIR VIAGEM

 photo CIMG8691_zps6690a09a.jpg
 photo CIMG8692_zps8886cec3.jpg
 photo CIMG8693_zpsf8f48964.jpg
 photo CIMG8694_zpsc6c602d6.jpg
 photo CIMG8695_zps0cdad810.jpg
 photo CIMG8696_zps560b3e94.jpg

E A LINHA VERDADEIRAMENTE COMEÇA... E AGORA, É SÓ DESFRUTAR DAS PAISAGENS E RELEMBRAR O "POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA...

 photo CIMG8697_zps7157a978.jpg
 photo CIMG8698_zps266cedd2.jpg
 photo CIMG8699_zps34c92a44.jpg
 photo CIMG8700_zpsca8506ca.jpg
 photo CIMG8701_zps08fcf4d5.jpg
 photo CIMG8702_zps4b877c71.jpg

E O RIO TÂMEGA FAZ A SUA PRIMEIRA APARIÇÃO

 photo CIMG8704_zps0389de62.jpg

ENQUANTO QUE O MONTE DA SRª DA GRAÇA ME ACOMPANHA

 photo CIMG8706_zps975273d7.jpg

SINAL VIVO QUE AINDA DÁ VIDA À LINHA

 photo CIMG8707_zps1b289145.jpg

"...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..."

 photo CIMG8709_zpsebaeaf69.jpg
 photo CIMG8710_zps571d98d5.jpg

VILA NUNE E O SEU APEADEIRO...NESTA IGREJA TOQUEI ALGUMAS VEZES COM A SOCIEDADE FILARMÓNICA DE VILARCHÃO AQUANDO AS FESTAS LOCAIS...O "PIOR" DESTA FESTA ERAM OS EXTENSSÍSSIMOS SERMÕES DO PREGADOR...

 photo CIMG8711_zps370bfbc9.jpg
 photo CIMG8712_zpsf196ef15.jpg
 photo CIMG8713_zps44aa7345.jpg
 photo CIMG8715_zps82610a8a.jpg
 photo CIMG8716_zps555f15b1.jpg
 photo CIMG8717_zps4b2db2b8.jpg
 photo CIMG8719_zps0f6b3d05.jpg
 photo CIMG8721_zps61742d23.jpg
 photo CIMG8722_zpsee75c136.jpg
 photo CIMG8723_zpsa4f30294.jpg
 photo CIMG8725_zpsd2d7b81f.jpg
 photo CIMG8726_zpscf48bffb.jpg
 photo CIMG8727_zpsa3ff124c.jpg
 photo CIMG8728_zps18067cde.jpg


O MONGE EM PLENA LINHA DO TÂMEGA

 photo CIMG8729_zpsa3226850.jpg

CANEDO E O SEU APEADEIRO...NESTA LOCALIDADE TOQUEI ALGUMAS VEZES COM A SOCIEDADE FILARMÓNICA DE VILARCHÃO AQUANDO AS FESTAS LOCAIS...

 photo CIMG8730_zps5e9d87f6.jpg
 photo CIMG8732_zps30c6d073.jpg
 photo CIMG8733_zpsa6b96c08.jpg
 photo CIMG8734_zps0825f8c6.jpg
 photo CIMG8735_zpsd2928bb6.jpg
 photo CIMG8736_zpsb4fe1bb4.jpg
 photo CIMG8737_zpsb08d3551.jpg
 photo CIMG8738_zps37e6c1b1.jpg
 photo CIMG8739_zps6ab3cf90.jpg
 photo CIMG8740_zps1a52ddac.jpg
 photo CIMG8741_zpsb1b58d1a.jpg
 photo CIMG8742_zps683b5d12.jpg

PASSANDO POR PADREDO

 photo CIMG8743_zps6ca7b573.jpg
 photo CIMG8744_zps70f1b502.jpg
 photo CIMG8745_zps6807bae4.jpg
 photo CIMG8746_zps21bdd855.jpg
 photo CIMG8748_zpsefdf4635.jpg
 photo CIMG8749_zps56f3d5c3.jpg

AS VINHAS DO VALE DO TÂMEGA

 photo CIMG8750_zps7c7e61aa.jpg
 photo CIMG8751_zpsc9ba68a3.jpg

PASSANDO PELA ESTAÇÃO DE MONDIM DE BASTO...AQUI PAREI UM POUCO MAIS PARA "ALMOÇAR" E CONTEMPLAR A ESTAÇÃO E O SEU PASSADO... O RIO TÂMEGA E SENTIR A HISTÓRIA DESTE LUGAR EM CONSONÂNCIA COM A LINHA... A PARTE MAIS TRISTE DESTE LUGAR, ALÉM DA SUPRESSÃO DA LINHA, É VER ESTA ESTRUTURA EM FRANCA DEGRADAÇÃO E OLHAR OS RICOS PAINÉIS EM AZULEJOS AO "DEUS DARÁ" QUASE QUE À ESPERA QUE A MÃO ALHEIA CONTINUE A LEVÁ-LOS...

 photo CIMG8753_zps5fbc54e1.jpg
 photo CIMG8754_zpsdacb5211.jpg
 photo CIMG8755_zpsb17283dc.jpg
 photo CIMG8756_zps49579458.jpg
 photo CIMG8757_zps54c9d6f2.jpg
 photo CIMG8758_zps9737f28a.jpg
 photo CIMG8759_zpsaa8c1c5c.jpg
 photo CIMG8760_zps36fb6d18.jpg
 photo CIMG8761_zpsf7aafffe.jpg
 photo CIMG8762_zps1fe2e94d.jpg
 photo CIMG8763_zps47339453.jpg
 photo CIMG8764_zps05b658a3.jpg
 photo CIMG8765_zps9c92e5c8.jpg
 photo CIMG8767_zpsaa588ec8.jpg
 photo CIMG8768_zps11c71e44.jpg
 photo CIMG8769_zps1dbde3fa.jpg
 photo CIMG8770_zps5c1f2bf6.jpg
 photo CIMG8771_zps72f24c5a.jpg
 photo CIMG8772_zps5273d56f.jpg
 photo CIMG8773_zpsffe6c368.jpg
 photo CIMG8774_zps6f6b14fa.jpg
 photo CIMG8775_zpsc2e679fc.jpg
 photo CIMG8776_zps2c8cdc69.jpg
 photo CIMG8777_zpsdf6386b0.jpg
 photo CIMG8779_zpsfe6164f4.jpg
 photo CIMG8780_zps35510395.jpg
 photo CIMG8781_zps5b4e0729.jpg
 photo CIMG8782_zps2e2e8e2b.jpg
 photo CIMG8783_zps13ae9c80.jpg
 photo CIMG8784_zpsfdb8d321.jpg
 photo CIMG8787_zpsc01c866f.jpg
 photo CIMG8788_zpsd50adcb7.jpg
 photo CIMG8789_zps7bf42c02.jpg
 photo CIMG8790_zps9999a2f8.jpg
 photo CIMG8791_zps75e21ccc.jpg
 photo CIMG8792_zps4fb3d35b.jpg
 photo CIMG8793_zps08eacc76.jpg

E CONTINUANDO PELA LINHA..."POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..."

 photo CIMG8794_zps57162961.jpg
 photo CIMG8795_zpsab28fe68.jpg
 photo CIMG8796_zpsf6159a4c.jpg
 photo CIMG8797_zps16ba4125.jpg
 photo CIMG8799_zps0ea5e245.jpg
 photo CIMG8800_zpsc1b281b0.jpg
 photo CIMG8801_zpsa0b0b173.jpg
 photo CIMG8802_zps4489147f.jpg
 photo CIMG8803_zps813c9915.jpg
 photo CIMG8804_zpse756f105.jpg
 photo CIMG8805_zps39bb8105.jpg
 photo CIMG8806_zps66913d8d.jpg
 photo CIMG8807_zps64167be4.jpg

MAIS BETETISTAS NA LINHA ALÉM DO MONGE

 photo CIMG8808_zpsa186187e.jpg
 photo CIMG8809_zpsb520a443.jpg

AS PONTES ERAM UMA CONSTANTE NA LINHA

 photo CIMG8810_zps2b7028c5.jpg
 photo CIMG8811_zps26cfeeb0.jpg
 photo CIMG8812_zps55ba4358.jpg
 photo CIMG8813_zps2eee99aa.jpg
 photo CIMG8814_zpsffef95dd.jpg
 photo CIMG8816_zps69ac6262.jpg

CHEGANDO A CELOURICO DE BASTO ONDE PAREI UM POUCO PARA CONTEMPLAR A CARRUAGEM MUSEU LÁ EXPOSTA

 photo CIMG8818_zps2bfb9861.jpg
 photo CIMG8819_zps4c87507a.jpg
 photo CIMG8820_zpsd9f3cadf.jpg
 photo CIMG8821_zpsbcc1a0e7.jpg
 photo CIMG8822_zps3373cd96.jpg
 photo CIMG8823_zpsc88d45d9.jpg
 photo CIMG8824_zps12c101c7.jpg
 photo CIMG8825_zps9df4c3a5.jpg
 photo CIMG8826_zpsf6e0d653.jpg
 photo CIMG8827_zps997ce49b.jpg
 photo CIMG8828_zps0eecf04f.jpg
 photo CIMG8829_zps7ee26619.jpg
 photo CIMG8830_zpscaa3f63f.jpg
 photo CIMG8831_zps75f98adb.jpg
 photo CIMG8832_zpsa82ce12d.jpg
 photo CIMG8833_zps57f4f3b5.jpg
 photo CIMG8834_zpsdd6996c8.jpg
 photo CIMG8835_zps1558952e.jpg
 photo CIMG8836_zps593dd035.jpg
 photo CIMG8837_zpsde316b42.jpg
 photo CIMG8838_zps138dc083.jpg
 photo CIMG8839_zps88c1b8a0.jpg
 photo CIMG8840_zps64a899a1.jpg
 photo CIMG8841_zpsdb11d97a.jpg
 photo CIMG8842_zps958152a7.jpg
 photo CIMG8843_zps62cd1710.jpg
 photo CIMG8844_zps4513692c.jpg
 photo CIMG8845_zps1e2dab55.jpg
 photo CIMG8846_zpscb484992.jpg
 photo CIMG8847_zps829403c1.jpg
 photo CIMG8848_zps087a5443.jpg
 photo CIMG8849_zps8d6ad618.jpg
 photo CIMG8850_zps25488ffb.jpg
 photo CIMG8851_zpsb55c958b.jpg
 photo CIMG8852_zpsd9575574.jpg
 photo CIMG8853_zpsc37400d5.jpg
 photo CIMG8854_zpsf8e990b5.jpg
 photo CIMG8855_zpsd56f4a76.jpg
 photo CIMG8856_zpsd7eb5f84.jpg
 photo CIMG8857_zps7bd06693.jpg
 photo CIMG8859_zps73255e11.jpg
 photo CIMG8860_zps143e2899.jpg
 photo CIMG8861_zps2f49bff4.jpg
 photo CIMG8862_zps61c6bd88.jpg

E A VIAGEM CONTINUA...

 photo CIMG8863_zps9a08ebdb.jpg
 photo CIMG8864_zps45271416.jpg
 photo CIMG8865_zps2c892c8a.jpg

O MONTE DA SRª DA GRAÇA COMEÇA A FICAR PARA TRÁS

 photo CIMG8866_zpsaad7483e.jpg
 photo CIMG8867_zps6425ba24.jpg
 photo CIMG8869_zps73f58bd8.jpg
 photo CIMG8871_zps1b121225.jpg
 photo CIMG8872_zps79ec9792.jpg
 photo CIMG8874_zps5a2a4ed7.jpg
 photo CIMG8875_zps25c0dd01.jpg
 photo CIMG8877_zps4aa6c446.jpg
 photo CIMG8878_zps85d992f3.jpg
 photo CIMG8879_zpsecc7a1a2.jpg
 photo CIMG8880_zps99e636f6.jpg

PASSANDO PELO APEADEIRO DE LOURIDO. ESQUECIDO E ABANDONADO NO TEMPO QUE SE DEGRADA E DEGRADAM-NO A CADA DIA

 photo CIMG8881_zps8a3fc7e6.jpg
 photo CIMG8882_zpsc2af04a1.jpg
 photo CIMG8883_zpscef38527.jpg
 photo CIMG8884_zps2a51ddb4.jpg
 photo CIMG8885_zps7513e515.jpg
 photo CIMG8886_zpsff6557d1.jpg
 photo CIMG8887_zpscf0c27c6.jpg
 photo CIMG8888_zps11c1605d.jpg
 photo CIMG8889_zpsb662bb6d.jpg
 photo CIMG8890_zps767561ce.jpg
 photo CIMG8891_zpse14c359c.jpg
 photo CIMG8892_zpsdfa3e767.jpg
 photo CIMG8893_zpsad7aa49f.jpg
 photo CIMG8896_zpsc0a774c3.jpg
 photo CIMG8898_zps5286bee2.jpg
 photo CIMG8899_zps0de0c390.jpg
 photo CIMG8900_zpsd99a55f9.jpg
 photo CIMG8901_zps305c3c0d.jpg
 photo CIMG8902_zps38b29491.jpg
 photo CIMG8903_zps215d432d.jpg
 photo CIMG8904_zps85f29ec8.jpg
 photo CIMG8905_zps0ca0fcfc.jpg

PASSANDO E PARANDO NO APEADEIRO DE CODEÇOSO...É MAIS UM EM FRANCA DEGRADAÇÃO...SERÁ QUE O PODER LOCAL NÃO TEM CORAÇÃO???

 photo CIMG8906_zps688daec2.jpg
 photo CIMG8907_zps7dde5e45.jpg
 photo CIMG8908_zps84284726.jpg
 photo CIMG8909_zpsacc10af3.jpg
 photo CIMG8910_zps88b26dee.jpg
 photo CIMG8911_zpse6122541.jpg
 photo CIMG8912_zps8a5cb9e2.jpg
 photo CIMG8913_zps4217f6df.jpg
 photo CIMG8914_zpsdaad81cf.jpg
 photo CIMG8915_zps3b18e5cf.jpg
 photo CIMG8916_zps7fcae003.jpg
 photo CIMG8917_zps281417d9.jpg
 photo CIMG8919_zps6991f9bc.jpg
 photo CIMG8920_zpsfb9af654.jpg

SOB A LINHA O MEU PENSAMENTO VÔA, A MINHA ALMA EXALTA, A MINHA SATISFAÇÃO É ENORME

 photo CIMG8921_zps1a32fc29.jpg
 photo CIMG8922_zpsa4d8c7ab.jpg
 photo CIMG8924_zpsb7934234.jpg
 photo CIMG8925_zpsd6421d3e.jpg
 photo CIMG8926_zps4c35e00f.jpg
 photo CIMG8927_zpsfddc5cb2.jpg
 photo CIMG8928_zpsc3561510.jpg
 photo CIMG8929_zpsf1e9d62c.jpg
 photo CIMG8930_zpsc3542ad3.jpg
 photo CIMG8931_zpsa23aca98.jpg
 photo CIMG8933_zps8d0003a9.jpg
 photo CIMG8935_zpsfbea7351.jpg
 photo CIMG8936_zpse0fb0288.jpg
 photo CIMG8937_zps79870b23.jpg
 photo CIMG8938_zpsb7423830.jpg
 photo CIMG8939_zpsf21daaf6.jpg

PASSANDO PELO APEADEIRO DE CHAPA CONVERTIDO NUMA HABITAÇÃO FAMILIAR

 photo CIMG8940_zpsb6db41b2.jpg
 photo CIMG8941_zpsbd80f77f.jpg
 photo CIMG8942_zpse0196c53.jpg
 photo CIMG8943_zps484cb2a2.jpg
 photo CIMG8944_zps4cc3f87b.jpg
 photo CIMG8945_zps5a6bfa9f.jpg
 photo CIMG8946_zps0fcb809e.jpg
 photo CIMG8947_zps90bbd771.jpg
 photo CIMG8948_zps03782271.jpg
 photo CIMG8949_zps74ff3f9d.jpg
 photo CIMG8950_zpsfd0303dd.jpg
 photo CIMG8951_zpscce9787a.jpg

HÁ CARRIS QUE AINDA SERVEM A POPULAÇÃO

 photo CIMG8953_zps40c99da5.jpg

E CONTINUO LINHA FORA

 photo CIMG8954_zps9499462e.jpg
 photo CIMG8956_zps84c9ee51.jpg
 photo CIMG8957_zps3b15db39.jpg
 photo CIMG8958_zps734d32b1.jpg
 photo CIMG8959_zpsc31a6849.jpg
 photo CIMG8960_zpsac267457.jpg
 photo CIMG8963_zps42ba0035.jpg
 photo CIMG8964_zpsc53ca392.jpg
 photo CIMG8965_zps04422214.jpg
 photo CIMG8966_zps5f6fbef3.jpg
 photo CIMG8967_zps79f79551.jpg
 photo CIMG8968_zps9527315f.jpg
 photo CIMG8972_zps2213e334.jpg
 photo CIMG8973_zps03d0090a.jpg

E O MONTE DA SRª DA GRAÇA LÁ LONGE

 photo CIMG8975_zpsc3e614c5.jpg
 photo CIMG8976_zps5b9fb777.jpg
 photo CIMG8977_zps04190376.jpg
 photo CIMG8978_zpse5ffc79b.jpg

A LINHA ATÉ DEU PARA UMA CACHE E TUDO :)

 photo CIMG8981_zps5f2dd5c7.jpg
 photo CIMG8982_zpsbf9b5749.jpg

"...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." O MONGE CONTINUA A PASSAR PELA LINHA

 photo CIMG8984_zps63a6dee1.jpg
 photo CIMG8985_zps948650ea.jpg
 photo CIMG8988_zps1c2cb4e8.jpg
 photo CIMG8989_zps4bf032d1.jpg
 photo CIMG8990_zpseb6024ed.jpg
 photo CIMG8991_zps55b1181f.jpg
 photo CIMG8992_zpsb396e32c.jpg
 photo CIMG8993_zps40d1958d.jpg

PASSANDO POR GATÃO E ESTE SIM, AGRADOU-ME BASTANTE E PORQUÊ? PORQUE ESTAVA EM OBRAS DE BENEFICIAÇÃO E É ESSE O CAMINHO CERTO, O CAMINHO A SEGUIR PELAS AUTORIDADES COMPETENTES. HÁ QUE DAR VIDA A ESTAS ESTRUTURAS QUE OUTRORA SERVIRAM ESTAS LOCALIDADES

 photo CIMG8995_zps42b8d4b5.jpg
 photo CIMG8996_zps5c4dbbb9.jpg
 photo CIMG8997_zpsa94dfb54.jpg
 photo CIMG8999_zpsf59faac1.jpg
 photo CIMG9000_zps58af6420.jpg
 photo CIMG9001_zpsb6e05db9.jpg

O TÚNEL DE GATÃO. O ÚNICO EXISTENTE NA LINHA DO TÂMEGA

 photo CIMG9002_zpse27ed5b9.jpg
 photo CIMG9003_zps225b42c1.jpg
 photo CIMG9005_zpscb3f2949.jpg
 photo CIMG9006_zps6eed8bd6.jpg
 photo CIMG9007_zpsbf663f17.jpg
 photo CIMG9008_zps3e424b8a.jpg
 photo CIMG9009_zps3b1bdece.jpg

E A VIAGEM COMEÇA A FICAR PERTO DO FIM

 photo CIMG9010_zpsb65b6ea1.jpg
 photo CIMG9011_zps34ed8097.jpg
 photo CIMG9012_zpseaa1d675.jpg
 photo CIMG9013_zps7e07af05.jpg
 photo CIMG9015_zps4e6a50f5.jpg
 photo CIMG9017_zpsc95eb613.jpg
 photo CIMG9018_zpse81e59d3.jpg

E CHEGANDO A AMARANTE AO FIM DA LINHA DESTE DIA, À ESTAÇÃO DE AMARANTE

 photo CIMG9019_zps692dc654.jpg
 photo CIMG9020_zps75e65db3.jpg
 photo CIMG9021_zpsa5e3e073.jpg
 photo CIMG9022_zps33a41c0d.jpg
 photo CIMG9023_zpsc4e22e16.jpg
 photo CIMG9024_zps29e7ec90.jpg
 photo CIMG9025_zpsfa7c3f2a.jpg
 photo CIMG9027_zps3c28d0b6.jpg
 photo CIMG9028_zps286ea9c3.jpg
 photo CIMG9029_zps60c26973.jpg
 photo CIMG9030_zps20758b80.jpg
 photo CIMG9031_zps5c6da8c0.jpg
 photo CIMG9032_zpsbcae5a0f.jpg
 photo CIMG9033_zps92c23a1d.jpg
 photo CIMG9034_zps5c131152.jpg
 photo CIMG9035_zps92dab347.jpg
 photo CIMG9036_zps51836be7.jpg
 photo CIMG9037_zpsbf32710e.jpg

PASSEANDO UM POUCO POR AMARANTE UMA CIDADE MODERNA MAS CHEIA DE HISTÓRIA E COM MUITA VIDA

 photo CIMG9038_zpse80acff2.jpg
 photo CIMG9040_zps053625d3.jpg
 photo CIMG9041_zps5f03b4e6.jpg
 photo CIMG9042_zpsf48ba75b.jpg
 photo CIMG9043_zps19ecc85a.jpg
 photo CIMG9044_zps4b03cd28.jpg
 photo CIMG9045_zpsa8ee1f60.jpg
 photo CIMG9047_zps410ea69a.jpg
 photo CIMG9048_zpsf4d9248b.jpg
 photo CIMG9049_zps0a861ffd.jpg

JÁ EM DIREÇÃO AO MARCO DE CANAVESES AMARANTE JÁ FICA PARA TRÁS

 photo CIMG9050_zpse2804e98.jpg
 photo CIMG9051_zps5c764dc2.jpg
 photo CIMG9052_zps5a02d0df.jpg

A CONTINUAÇÃO DA LINHA DO TÂMEGA ATÉ À LIVRAÇÃO

 photo CIMG9055_zps4e9645e8.jpg

E O TÂMEGA CONTINUA NO SEU LEITO CALMO ATÉ AO DOURO

 photo CIMG9056_zps6c428e0a.jpg
 photo CIMG9057_zpsc72ce2fc.jpg

A LINHA DO DOURO QUE PASSA NA PONTE

 photo CIMG9059_zps9f5d3b89.jpg

A CHEGAR AO MARCO DE CANAVESES

 photo CIMG9060_zps2ac7a858.jpg
 photo CIMG9061_zps6243c32b.jpg
 photo CIMG9062_zps56c18b40.jpg

PARAGEM E PERNOITA NO MARCO DE CANAVESES...COMO NÃO ANDEI DE CAMELBACK, TIVE DE ACOPULAR A MÁQUINA À BATINA

 photo 20130822_180950_zpsb48e57a7.jpg

AS "NOTAS" TÉCNICAS DO DIA

 photo CIMG9066_zpsdfeeeb8c.jpg
 photo CIMG9067_zps4550b708.jpg
 photo CIMG9068_zps265502a0.jpg

PARA O TRACK GPS NO SEGUINTE LINK http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5133648




1º DIA (22/08/2013)- LINHA DO MINHO - RAMAL DE GUIMARÃRS - FAFE

JÁ HÁ MUITO TEMPO QUE PAIRAVA PELOS MEUS PENSAMENTOS, FAZER UMA AVENTURA PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS NACIONAIS DA ZONA NORTE DO PAÍS. O MEU GOSTO EM LER E ESTUDAR A HISTÓRIA DESTAS ANTIGAS INFRAESTRUTURAS QUE SERVIRAM MUITAS POPULAÇÕES DO PAÍS, AGUÇAVA A CADA ANO UM PLANO PARA AS REALIZAR E VIVER ASSIM, UM POUCO A SUA HISTÓRIA, O SEU COMEÇO E O SEU DECLÍNIO. NUMA NOITE QUENTE DESTE MÊS DE AGOSTO, QUANDO LIA UNS ARTIGOS SOBRE ESTAS VIAS FÉRREAS SEGUIDAS DE UM DOCUMENTÁRIO TELEVISIVO, EIS QUE SOOU EM MIM UM ALARME QUE ME DESPERTOU PARA A AVENTURA REAL. DEPOIS DE TER FALADO COM A FAMÍLIA, TER PESQUISADO UMAS NOTAS NA INTERNET E PEDIDO UNS CONSELHOS, ELABOREI UM PLANO E "...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." QUE AÍ VOU EU MAS, DE BICICLETA :)
O PLANO INICIAL, SERIA COM O COMEÇO NA PÓVOA DE VARZIM FAZENDO O RAMAL ATÉ FAMALICÃO. DEPOIS, SEGUIRIA DE COMBOIO ATÉ GUIMARÃES E AÍ FARIA O RAMAL ATÉ FAFE PARA DEPOIS TERMINAR O DIA NO ARCO DE BAÚLHE. NO DIA SEGUINTE, FARIA A LINHA DO TÊMEGA ATÉ AMARANTE PARA ACABAR O DIA NO POCINHO APANHANDO O COMBOIO NO MARCO DE CANAVESES. PARA O TERCEIRO DIA, TERIA A LINHA DO SABOR ATÉ MIRANDA DO DOURO. NESTA FASE FARIA UM TRANSFERE ATÉ CHAVES PARA FAZER A LINHA DO CORGO ATÉ À RÉGUA.
O PLANO ERA AMBICIOSO MAS ERAM PRECISOS MAIS DE 3 DIAS PARA O REALIZAR E EU, SÓ TINHA MESMO TRÊS DIAS PARA A MINHA AVENTURA. REFORMULEI O PLANO E PENSEI FAZER O PÉRIPLO TOTAL EM 3 FASES DIFERENTES, POIS FICAVAM A FALTAR O RAMAL DE VALENÇA-MONÇÃO DA LINHA DO MINHO, A LINHA DO VOUGA E A LINHA DO DÃO.
PLANO REFORMULADO COM NOVOS DADOS TAIS COMO OS HORÁRIOS DOS COMBOIOS E AUTOCARROS PARA OS TRANSFERES, EIS QUE FICOU ASSIM PLANEADO: SAIR DE GUIMARÃES E FAZER O RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE, SEGUIR POR ESTRADA ATÉ AO ARCO DE BAÚLHE E FAZER A LINHA DO TÂMEGA ATÉ AMARANTE E DEPOIS, SEGUIR POR ESTRADA ATÉ AO MARCO DE CANAVESES PARA PERNOITAR. PARA O SEGUNDO DIA, FAZIA LINHA DO DOURO EM COMBOIO ATÉ AO POCINHO E FARIA A LINHA DO SABOR ATÉ CARVIÇAIS. RETORNAVA AO POCINHO PARA APANHAR O COMBOIO ATÉ À RÉGUA E AÍ PERNOITAR NAS INSTALAÇÕES DOS BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS LOCAIS.PARA O TERCEIRO DIA, FARIA A LINHA DO CORGO ATÉ VILA REAL E REGRESSAVA À RÉGUA PELA LINHA PARA DEPOIS, APANHAR O COMBOIO PARA ERMESINDE, DE ERMESINDE PARA BRAGA E DEPOIS, APANHAR O AUTOCARRO PARA BOURO SANTA MARIA.
ESTE PLANO, FOI CUMPRIDO NA ÍNTEGRA SEM SE DESVIAR 1MM :)


PARA O PRIMEIRO DIA (RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE DA LINHA DO MINHO E LINHA DO TÂMEGA), FOI VERDADEIRAMENTE ESPETACULAR. O RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE É CURTO MAS INTERESSANTE. A LINHA PASSA PELO INTERIOR DAS POPULAÇÕES E ATRAVESSA CAMPOS AGRÍCOLAS E MONTE. É UMA LINHA COM MUITA ATIVIDADE COM MUITA GENTE (DE VÁRIAS IDADES)A ANDAR DE BICICLETA, A CORRER, A ANDAR A PÉ. TODA A SUA EXTENSÃO ESTÁ ASFALTADA. AO LONGO DO SEU TRAÇADO, EXISTEM APEADEIROS. ALGUNS EM DEGRADAÇÃO E OUTROS RECUPERADOS.
ATÉ AO ARCO DE BAÚLE, FIZ POR ESTRADA CERCA DE 25KM.

 photo CIMG8571_zps05525939.jpg



DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DE GUIMARÃSE, RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE PERTENCENTE À LINHA DO MINHO

 photo Semtiacutetulo_zps9301d991.jpg

A Linha de Guimarães, originalmente denominada de Caminho de Ferro de Guimarãis, é uma linha férrea portuguesa de serviço maioritariamente urbano, que se compreendeu, na sua extensão máxima, entre a Estação Ferroviária de Porto-Trindade e a localidade de Fafe.1 Actualmente, apenas se considera o troço entre Lousado e Guimarães como parte desta linha. O primeiro troço, entre a Trofa e Vizela, entrou ao serviço em 31 de Dezembro de 1883, tendo a linha chegado a Guimarães em 14 de Abril de 1884 e a Fafe em 21 de Julho de 1907; o troço até à Trindade, comum à Linha da Póvoa, foi inaugurado em 30 de Outubro de 1938.

Originalmente,a Linha de Guimarães era em bitola métrica.

A construtura e operadora original da Linha de Guimarães, a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães, introduziu um tipo de atrelagem próprio, com um tampão central e um gancho em cutelo, muito semelhante às utilizadas nos países nórdicos; esta tendência continuou após a união com a Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa e Famalicão e a formação da Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal.3
Até à Década de 1970, a rede de via estreita do Porto constituiu um dos últimos bastiões da tracção a vapor em Portugal, sendo empregues várias locomotivas a vapor, em conjunto com automotoras a gasóleo da Série 9300, introduzidas em 19554 1 Em meados de 1976, desapareceu por completo a tracção a vapor nos serviços de passageiros, sendo substituída por tracção a gasóleo; alguns serviços esporádicos de mercadorias entre Guimarães e o Porto ainda continuaram a ser rebocados por 4 locomotivas a vapor, baseadas no depósito de Estação de Lousado.5 1 Em 1982, encontravam-se a circular, em toda a extensão desta linha, composições rebocadas por locomotivas da Série 9020.6 No início da Década de 1990, as automotoras da Série 9300 foram substituídas por comboios rebocados pelas locomotivas a gasóleo da Série 9000.7 4
Entre as locomotivas a vapor usadas nesta linha, contavam-se as da Série E101 a E103, construídas em 1907 pela casa alemã Maschinenfabrik Esslingen.

Por decretos de 1891, 1898, 1899, 1900, 1901 e 1903, a concessão foi alterada, permitindo à Companhia a continuação da Linha de Guimarães até Fafe.9
Uma lei de 14 de Julho de 1899, que reorganizou a Administração dos Caminhos de Ferro do Estado e criou o Fundo Especial de Caminhos de Ferro, também estabeleceu várias vantagens para a abertura de novas linhas, incluindo apoios financeiros, e isenção de vários impostos, como na importação de material circulante e de materiais de construção; como resultado deste diploma, verificou-se um período de maior actividade na construção de caminhos de ferro, no qual se incluiu a continuação até Fafe.9
Em 22 de Novembro de 1901, Carlos I de Portugal autorizou a Companhia do Caminho de Ferro de Guimarães a construir e explorar o troço entre Guimarães e Fafe.12 Tal como o resto da linha, este novo troço deveria ser construído em bitola métrica12 ; como não teve quaisquer apoios do estado neste projecto, a companhia publicou vários títulos de dívida para financiar as obras, e adquirir o material circulante, tendo esta linha sido aberta ao serviço em 21 de Julho de 1907.

Em 1986, o troço entre Guimarães e Fafe foi totalmente encerrado ao tráfego ferroviário tendo sido depois convertido na primeira ciclovia em leito ferroviário de Portugal.


PARA A POSTERIDADE FICAM AQUI AS FOTOS DA RAMAL ENTRE GUIMARÃES-FAFE


PASSAGEM PELO CASTELO DE GUIMARÃES

 photo CIMG8569_zpsa734d16d.jpg


É PARA ALI :)

 photo CIMG8570_zpsbf030a19.jpg

NO ÍNICIO E ATÉ FAFE

 photo CIMG8572_zps0559f3f2.jpg

E EM PLENA ANTIGA VIA FÉRREA ONDE ATÉ COELHOS VI :)

 photo CIMG8573_zpsd849a1bf.jpg
 photo CIMG8574_zpsb51c29d2.jpg
 photo CIMG8575_zps7ad84264.jpg
 photo CIMG8576_zps4f07c30b.jpg
 photo CIMG8577_zpsaad71faf.jpg
 photo CIMG8578_zps17794eaf.jpg
 photo CIMG8579_zps1e7bacd6.jpg
 photo CIMG8581_zps51e181e8.jpg


O APEADEIRO DE PAÇÔ VIEIRA EM FRANCA DEGRADAÇÃO...É UMA PENA VER UMA ESTRUTURA DESTAS ASSIM, AO ABANDONO...

 photo CIMG8582_zpsa126e786.jpg
 photo CIMG8583_zpsdcc14ea0.jpg
 photo CIMG8584_zps355d161e.jpg
 photo CIMG8585_zpsb996b8dc.jpg
 photo CIMG8586_zpsc88ab225.jpg
 photo CIMG8587_zpse3966cf6.jpg
 photo CIMG8588_zpsb97652a1.jpg
 photo CIMG8589_zps40a2dac1.jpg
 photo CIMG8590_zps07da57de.jpg
 photo CIMG8591_zpsad44b558.jpg


E A ECOPISTA CONTINUA...

 photo CIMG8594_zpsddd5244e.jpg
 photo CIMG8595_zpsbe174988.jpg
 photo CIMG8596_zpse1b1d6fd.jpg
 photo CIMG8598_zps8978f109.jpg
 photo CIMG8600_zps44365721.jpg


E LÁ VAI O MONGE SOLITÁRIO PELA VIA FÉRREA QUE OUTRORA LIGOU GUIMARÃES A FAFE

 photo CIMG8601_zpsf1fa1904.jpg
 photo CIMG8604_zps4598bc00.jpg

A MODERNIDADE MESMO ALI AO PÉ...NO CASO A AUTOESTRADA A7

 photo CIMG8606_zpsc6be2fc4.jpg

E CONTINUANDO...

 photo CIMG8607_zps7129f4e7.jpg


O QUE RESTA DE MAIS UM APEADEIRO...NESTE CASO UM PORÃO DE CARGA

 photo CIMG8608_zps08462d6f.jpg
 photo CIMG8610_zpsaaeda82c.jpg

JÁ POR TERRAS DE FAFE

 photo CIMG8611_zpsc91e697d.jpg
 photo CIMG8612_zps0b35250b.jpg
 photo CIMG8613_zps99178dbe.jpg
 photo CIMG8614_zpsf44a52ab.jpg
 photo CIMG8616_zps6fc556db.jpg
 photo CIMG8617_zps0120e0e9.jpg
 photo CIMG8618_zps3476a55f.jpg
 photo CIMG8619_zps3892f3e6.jpg
 photo CIMG8620_zpsfc07c99b.jpg
 photo CIMG8621_zpsfc7c7540.jpg
 photo CIMG8623_zpscc4e3a41.jpg
 photo CIMG8624_zps8372c8c9.jpg
 photo CIMG8625_zps8f9b9492.jpg

NO APEADEIRO DE CEPÃES E ESTE SIM, BEM RESTAURADO COM PEÇAS DE MUSEU E TUDO :)

 photo CIMG8626_zps032fe6fc.jpg
 photo CIMG8628_zps3be42b37.jpg
 photo CIMG8629_zpsaa44ef10.jpg
 photo CIMG8630_zpsd0bcb5de.jpg
 photo CIMG8631_zps05bdf122.jpg
 photo CIMG8632_zps46450d58.jpg
 photo CIMG8633_zps3dca1723.jpg
 photo CIMG8634_zps8ea336ae.jpg
 photo CIMG8635_zps04658806.jpg


E A LINHA CONTINUA...

 photo CIMG8636_zps029b59c5.jpg
 photo CIMG8637_zps6a7df7c4.jpg
 photo CIMG8638_zpsc7a0692d.jpg
 photo CIMG8639_zps0c466f96.jpg

EM CIMA DA LINHA PENSO QUE...SÃO BENTO

 photo CIMG8642_zpsa47406e6.jpg
 photo CIMG8643_zps41c8c10f.jpg

A CHEGAR A FAFE...

 photo CIMG8644_zps3de9cc83.jpg

À SAÍDA DE FAFE PARA O ARCO DE BAÚLHE

 photo CIMG8646_zpseb38376d.jpg

PELAS TERRAS DE BASTO

 photo CIMG8647_zpsa94163cb.jpg
 photo CIMG8648_zps2476ccaf.jpg

AO LONGE O MONTE DA SRª DA GRAÇA

 photo CIMG8649_zps612c96cb.jpg
 photo CIMG8650_zps95adf7a4.jpg








2 comentários:

  1. foi uma soberba manhã...estar a passar aqui e a pensar no que tenho lido, é fantástico :)

    ResponderEliminar
  2. Acho interessante este tipo de blog e tem informação que me interessa. Felicito a iniciativa, no entanto, gostaria de fazer um reparo, se me permite, o tipo de letra fluorescente em textos tão longos cansa muito a visão e faz com que não consiga ler tudo :(

    ResponderEliminar