CONTINUANDO PELO MEU PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS, EIS QUE DO NADA, SURGE A OPORTUNIDADE DE PERCORRER MAIS UMA, DESTA VEZ A LINHA DESATIVADA DO RAMAL DE FAMALICÃO-PÓVOA OU, LINHA DA PÓVOA DE VARZIM-FAMALICÃO.
POSTAS EM CIMA DA MESA TODA A INFORMAÇÃO DA ECOVIA, A ELABORAÇÃO DO PLANO NÃO ERA DIFÍCIL E SIM MUITO SIMPLES DE FAZER E EXECUTAR POIS A MESMA NÃO SE SITUA ASSIM TÃO LONGE DA MINHA ZONA DE RESIDÊNCIA. FOI SÓ ATESTAR O CAMELBAK, AFINAR A BICLA E BORA LÁ PARA MAIS UMA AVENTURA SOBRE A LINHA DO COMBOIO :)
A MINHA DEMANDA COMEÇOU EM CASA ONDE PEDALEI ATÉ FAMALICÃO. PELO CAMINHO, AINDA PAREI NA ESTAÇÃO DE BRAGA. PERCORRIDA A ECOVIA, SEGUIRIA DE BICICLETA À MAIA ONDE À POSTERIORI PEGARIA NO MEU CARRO DE REGRESSO AO MEU LAR.
SEGUIA EU VIA ABAIXO E EIS QUE ENCONTRO O INÍCIO/FIM DA ECOVIA, ANTIGA LINHA DE COMBOIO QUE LIGAVA PÓVOA DE VARZIM A FAMALICÃO. A ECOVIA COMEÇA NUMA SIMPLES ENTRADA À FASE DA ESTRADA E SEM GRANDE INFORMAÇÃO DA MESMA. SÓ OS MAIS ATENTOS E OS QUE JÁ CONHECEM É QUE A CONSEGUEM VISLUMBRAR ASSIM À PRIMEIRA VISTA.
NOTA-SE QUE A ESTRADA CORTA A LINHA DE COMBOIO POIS DO OUTRO LADO, VÊ-SE A LINHA VEDADA E TODA ELA CHEIA DE MATO E DE ERAS. IMPOSSÍVEL DE SER TRANSITÁVEL.
DEPOIS DAS FOTOS DA PRAXE, SIGO EU PELA LINHA FORA COMO FIZERA OUTRA O COMBOIO...
"...POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." QUE LÁ VOU EU ATÉ À PÓVOA DE VARZIM.
OS METROS INICIAIS, SÃO PROGRESSIVOS E RAPIDAMENTE, CHEGO AO APEADEIRO DE BARRADAS, HOJE CONVERTIDO EM HABITAÇÃO FAMILIAR.
A LINHA DESENVOLVE-SE ENTRE CAMPOS AGRÍCOLAS E AS POPULAÇÕES MAS UMA COISA, SALTA LOGO À VISTA; PARA UMA ECOVIA, A MESMA ENCONTRA-SE BASTANTE SUJA E SEM GRANDE INFORMAÇÃO E SINALIZAÇÃO. TORNA-SE UM POUCO DEPRIMENTE E POR VEZES ATÉ SOMBRIA.
OS KMS VÃO AVANÇANDO E LOGO, LOGO CHEGO A OUTIZ, UM APEADEIRO COM ASPETO DE ABANDONADO MAS COM A SUA HORTA TRATADA.
O TRAJETO CONTINUA E A PAISAGEM VAI-SE REVELANDO MUITO RURAL, COM A MISTURA ENTRE O CAMPO E AS POPULAÇÕES. A SUA BELEZA NÃO É GRANDIOSA MAS É BONITA DE SE VER E CONTEMPLAR .
NA CHEGADA A GONDIFELOS, DEPARO-ME COM O SEU APEADEIRO TOMADO PELO MATO E TREPADEIRAS. TOTALMENTE DEGRADADO E SEM QUALQUER VESTÍGIO DE VIDA ÚTIL.
VESTÍGIOS SOBRE A ANTIGA LINHA, SÃO MESMO POUCOS E ESCASSOS SOMENTE ALGUMAS PLACAS DE "PARE ESCUTE E OLHE", ALGUMAS TRAVESSAS AINDA CRAVADAS NO CHÃO E OUTROS TANTOS CARRIS QUE AINDA VÃO RESISTINDO AO TEMPO.
EM BARRADAS, MAIS DO MESMO. O APEADEIRO JÁ NÃO SE VÊ E SÓ UMA PLACA TODA ELABORADA SE DÁ CONTA DE QUE CHEGAMOS AQUELA LOCALIDADE.
A PARTIR DAQUI, A LINHA COMEÇA A TER MAIS RETAS E MENOS CURVAS. RETAS DE PERDER DE VISTA QUE EXISTEM MUITO PEDAL.
CHEGADO ÀS FONTAINHAS, DEPARO-ME COM UMA ESTAÇÃO FECHADA E TOTALMENTE BLOQUEADA ENTRE SI. O RESERVATÓRIO DE ÁGUA AINDA SE MANTÉM MAS DESPIDO PELO TEMPO QUE AOS POUCOS O VAI CORROENDO. O LARGO DA ESTAÇÃO ESTÁ BEM DELINEADO MAS JÁ NENHUMA LINHA MORA ALI. NESTE LOCAL, SENTI UM POUCO A NOSTALGIA PROVOCADA PELA PERDA DO COMBOIO E ESTA ESTAÇÃO, FOI A ÚLTIMA QUE VI ATÉ CHEGAR À PÓVOA DE VAZIM. CONTINUANDO PELA VIA FORA, AS RETAS ENORMES IAM-SE SUCEDENDO ATÉ QUE NUMA DELAS, PAREI PORQUE ENCONTREI UM PARAFUSO DE APERTO DOS CARRIS ÀS TRAVESSAS DE MADEIRA. GRANDE MOMENTO ESTE :) E PARA NÃO FICAR POR AQUI, AINDA DEI DE CARAS COM UMA LATADA DE UVAS BRANCAS. COMO CONSEQUÊNCIA, PAREI MAIS UM POUCO E APRECIEI O DOCE DAQUELAS UVAS QUE ERAM DE FATO MUITO BOAS :).
MAIS 1,5KM À FRENTE ATRAVÉS DA LINHA, FAÇO EXEQUO O CAMINHO DE SANTIAGO E CHEGO POR ISSO A SÃO PEDRO DE RATES.
NUMA DE VISITAR O MOSTEIRO, NÃO PUDE PORQUE ESTAVA A COMEÇAR A DECORRER UM CASAMENTO. FOI POR ISSO ALMOÇAR E AINDA TER TEMPO DE DESEJAR A UMA CAMINHANTE ESTRANGEIRA "BON CÃMINO" :)
POSTO ISTO, DIRIGI-ME AO APEADEIRO LOCAL ONDE ENTREI NOVAMENTE NA ANTIGA LINHA FÉRREA E POR ALGUNS METROS, PELO CAMINHO DE SANTIAGO.
A PARTIR DE RATES, AS RETAS ACENTUAM-SE AINDA MAIS E APEADEIROS NUNCA MAIS SERÃO VISTOS UMA VEZ QUE NÃO EXISTE MAIS NENHUM "VIVO" PARA CONTAR A SUA HISTÓRIA. A ECOVIA, MAIS NOVA (INAUGURADA ESTE ANO) TAMBÉM DE ECOVIA/CICLOVIA TINHA POUCO POIS INFORMAÇÃO NÃO TINHA, SINALIZAÇÃO MUITO MENOS E ONDE TODOS OS TRANSPORTES PODIAM ANDAR. UMA TRISTEZA POIS É MAS ESTAMOS EM PORTUGAL ONDE MUITAS COISAS NÃO SÃO LEVADAS A SÉRIO.
AO CHEGAR À POVOA ATRAVESSA-SE INÚMERAS PLANTAÇÕES AGRÍCOLAS COM EXTENSÕES ENORMES E POR ISSO, RAPIDAMENTE SE CHEGA AO FIM DA LINHA QUE TAL E QUAL COMO NO SEU INÍCIO, EM FAMALICÃO ACABA EM CIMA DE UM PASSEIO, ASSIM DO NADA E SEM QUALQUER TIPO DE INFORMAÇÃO. DEPLORÁVEL E ATÉ ESPANTOSO PORQUE SENDO AS CÂMARAS MUNICIPAIS DE FAMALICÃO E PÓVOA DE VARZIM VIRADAS PARA O DESPORTO E MODERNIDADE, TÊM EM COMUM ESTA ECOVIA/CICLOVIA QUE SE ENCONTRA NUM ESTADO PÉSSIMO PARA SER O QUE REALMENTE SÃO E PARA O QUE FORAM FEITAS.
ESPERO POR ISSO, QUANDO LÁ VOLTAR ENCONTRAR A MESMA COM OUTRO SORRISO E DE CARA BEM LAVADA.
DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DA PÓVOA DE VARZIM - FAMALICÃO
A Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, igualmente conhecida como Linha do Litoral do Minho ou Linha da Póvoa, foi uma via-férrea de via estreita em Portugal, que ligava a cidade do Porto às localidades de Póvoa de Varzim e Famalicão. O primeiro troço, entre as Estações de Porto-Boavista e Senhora da Hora, foi inaugurado em 1 de Outubro de 1875, tendo sido a primeira linha férrea pública de via estreita em Portugal. A linha foi completada com a chegada a Famalicão, em 12 de Junho de 1881.
Esta linha ligava a cidade do Porto a Famalicão, passando pela Póvoa de Varzim. A principal interface desta linha era a estação terminal de Porto-Boavista , que foi substituída pela Estação de Porto-Trindade em 1932. Na Estação de Senhora da Hora, havia um entroncamento com a Linha de Guimarães.4 Na Estação de Famalicão, onde era estabelecida a ligação com a Linha do Minho , existiam infra-estruturas próprias para servir a Linha da Póvoa.
A bitola original era de 900 mm, mas a via foi completamente convertida, em 1930, para bitola métrica.
Planeamento, construção e inauguração
Em 19 de Junho de 1873, o Barão de Kessler e Temple Ellicot foram autorizados a construir e explorar uma ligação ferroviária, com bitola de 900 milímetros, entre as cidades do Porto e da Póvoa de Varzim, sem quaisquer apoios do estado; um despacho de 30 de Dezembro de 1873 deferiu o trespasse da concessão para a Companhia do Caminho de Ferro do Porto à Póvoa, que foi formada expressamente para aquele fim, tendo uma portaria de 9 de Abril de 1874 validado o processo. O principal motivo para a utilização desta bitola foi o facto dos capitais serem maioritariamente de origem britânica, e as primeiras locomotivas serem fornecidas pela empresa inglesa Fairlie Engine Co..
As obras decorreram sem grandes problemas, tendo o primeiro troço, entre a Boavista, na cidade do Porto, e a Estação Ferroviária da Póvoa de Varzim sido inaugurado no dia 1 de Outubro de 1875. Como previsto, a linha foi construída numa bitola de 900 milímetros, tendo esta sido a primeira linha pública de via estreita em Portugal.
A Companhia obteve, em Agosto de 1875 e em 19 de Dezembro de 1876, a autorização para construir um novo troço, com cerca de 29 km de comprimento, entre a Póvoa de Varzim e Famalicão, aonde se iria ligar à Linha do Minho ; a construção não sofreu quaisquer incidentes, tendo a linha chegado às Fontainhas em 7 de Agosto de 1878, e até Famalicão em 12 de Junho de 1881.
Formação da Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal e alteração de bitola
Desde cedo que o Estado Português reconheceu que nem a Companhia da Póvoa nem a sua congénere de Guimarães possuíam condições para sobreviver separadamente ; Assim, uma lei de de 20 de Junho de 1912 estabeleceu as condições para autorizar a fusão entre ambas as Companhias, tendo um dos vários pontos referido-se ao alargamento da bitola na Linha do Porto à Póvoa e Famalicão, para 1 metro. O processo de fusão foi atrasado por vários problemas, incluindo o despontar da Primeira Guerra Mundial, tendo ambas as companhias sido fundidas, em 14 de Janeiro de 1927, na Companhia dos Caminhos de Ferro do Norte de Portugal; o novo contrato, assinado em 8 de Agosto do mesmo ano, estabeleceu a alteração da bitola nesta Linha, como tinha sido, anteriormente, acordado. As obras de alargamento da via, terminadas em 19303 , foram efectuadas de forma célere e eficaz, não se tendo verificado interrupções na circulação ferroviária.
Segunda metade do Século XX e encerramento
Estação Ferroviária de Famalicão.
Estação Ferroviária de Gondifelos.
A partir da Década de 1960, esta linha conheceu um aumento inesperado no movimento de passageiros, fruto do crescimento urbano da zona metropolitana do Porto; este acréscimo abrupto na procura revelou-se, no entanto, insustentável para os recursos existentes.
Projecto de electrificação e alteração nos horários
Em 1991, existia um projecto de electrificação para esta linha, razão pela qual as automotoras da Série 9630, que entraram ao serviço nesse ano com vista a reforçar a oferta, vieram desde logo preparadas para a sua adaptação à tracção eléctrica.
Na Década de 1990, foram introduzidos novos horários, que melhoraram consideravelmente a qualidade dos serviços, ao agrupá-los em famílias com destinos, frequências e paragens diferentes; isto resultou numa optimização do material circulante disponível e dos recursos humanos.
Encerramento
A Linha foi encerrada para ser substituída pelo Metro do Porto; em 28 de Abril de 2001, foi encerrado o primeiro troço, entre a Trindade e Senhora da Hora , tendo a circulação no troço seguinte, entre a Senhora da Hora a e Póvoa de Varzim, sido oficialmente suspensa à meia-noite do dia 24 de Fevereiro de 2002.
O restante troço, entre a Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, encontra-se a ser convertido numa ciclovia. O percurso entre Gondifelos e Famalicão já se encontra aberto, enquanto que a transformação do troço entre a Póvoa de Varzim e Balasar já se encontrava aprovada em Agosto de 2009.
PARA A POSTERIDADE A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
NA ESTAÇÃO DE BRAGA NA LINHA DO MINHO A CONJUGAÇÃO DO ANTIGO E DO MODERNO ASSIM COMO A NOVA LINHA EM NOVA BITOLA
O QUE RESTA DA ANTIGA LINHA EM FAMALICÃO...ATRAVESSA A ESTRADA E ENTRA NA MESMA LINHA CONVERTIDA AGORA EM CICLOVIA
PRIMEIROS VESTÍGIOS DA ANTIGA LINHA...TRAVESSAS DE MADEIRA QUE AINDA SÃO BEM VISÍVEIS
E ALINHA AVENÇA ENTRE AS POPULAÇÕES E OS CAMPOS DE VINHO À ESPERA JÁ DA HORA DA VINDIMA
EM BARRADAS, DÁ-SE A PRIMEIRA DE MUITAS TRAVESSIAS PELA ESTRADA...AQUI, O APEADEIRO ESTÁ CONVERTIDO EM HABITAÇÃO FAMILIAR E DAÍ O SEU BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO
A LINHA VOLTA A MERGULHAR ENTRE OS CAMPOS AGRÍCOLAS COM AS POPULAÇÕES SEMPRE PRESENTES...O MEU PENSAMENTO É VAGO, É DE ALGUMA PERPLEXÃO PORQUE IMAGINAVA A CICLOVIA COM OUTRA VIDA, COM OUTRA "ARRUMAÇÃO"... NÃO ME ESTÁ A DAR GRANDE GOZO COMPARATIVAMENTE COM AS ÚLTIMAS QUE PERCORRI... MAS, VAMOS ANDANDO E VAMOS VENDO SE O SENTIMENTO MUDA...
ISTO NÃO É DE CICLOVIA/ECOVIA ONDE NÃO HÁ DELIMITAÇÃO DA MESMA NEM QUALQUER TIPO DE SINALIZAÇÃO E ONDE QUALQUER VEÍCULO PODE CIRCULAR...INFELIZMENTE, CENA COMO ESTA VOU OBSERVAR AO LONGO DE TODA A LINHA . ASSIM COMO A GRANDE QUANTIDADE DE ERAS NAS BERMAS DA LINHA QUE QUASE A "COMEM" POR COMPLETO...
A CHEGAR A OUTIZ...O SENTIMENTO MUDOU UM POUCO A PARTIR DAQUI, POIS COMEÇARAM APARECER ALGUNS APEADEIROS QUE ME FEZ DESPERTAR E LEMBRAR QUE NA REALIDADE ESTOU NUMA ANTIGA LINHA DE COMBOIO.
NO APEADEIRO, ENCONTREI UMA ESTRUTURA
TOMANDO NOVAMENTE A LINHA, MAIS DO MESMO E SÓ UM RASTO DE CHÃO SE CONSEGUE VER...
AOS POUCOS, AS GRANDES RETAS COMEÇAM A APARECER
EM ALGUNS LOCAIS, O PISO AINDA É O ORIGINAL COM AQUELE ASPETO NEGRO CARACTERÍSTICO
EM MAIS UMA PASSAGEM DE ESTRADA
"POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA..." LÁ VOU EU NO MEU PASSO ACELERADO A CURTIR UMA MANHÃ DE BTT NUM TRILHO QUE OUTRORA FORA UMA LINHA DE COMBOIO
"PARA, ESCUTE E OLHE" FOI A PRIMEIRA PLACA QUE VI DESDE QUE ENTREI NA CICLOVIA
AINDA DEU TEMPO PARA UM GEOCACHING
NA ZONA DE ALDEIA NOVA, CRUZEI O RIO ESTE PELA PONTE DE PEDRA. A ÚNICA PONTE SOBRE UM RIO POR ONDE ESTA LINHA PASSA
AO FAZER A ABORDAGEM A GONDIFELOS, A ECOVIA CONTINUAVA COM MUITAS ENTRAVES SOBRE AS SUAS ENTRANHAS...
EM GONDIFELOS, O SEU APEADEIRO METIA PENA TAL ERA O SEU ESTADO ALTO DE DEGRADAÇÃO...MAIS UMA VEZ AS AUTORIDADES DEIXAM AO ABANDONO E DE UMA FORMA DEPLORÁVEL ALGO QUE FAZ PARTE DE TODOS NÓS E DA NOSSA HISTÓRIA...SERÁ QUE NÃO HÁ MEIO DE DAR OUTRA VIDA A ESTAS INFRAESTRUTURAS? EU PENSO QUE SIM, BASTA HAVER VONTADE E QUERER...
NESTE MOMENTO E DEPOIS DE DEIXAR GONDIFELOS, PENSO QUE PASSAMOS PELAS ZONAS MAIS BONITAS DESTA LINHA. FOI A SENSAÇÃO QUE ME DEU. ESTAVA AINDA A ALGUNS KMS DE SÃO PEDRO DE RATES QUE SERIA O PONTO ONDE QUERIA ALMOÇAR UMA VEZ QUE A ESTAS HORAS O ESTÔMAGO JÁ RECLAMAVA
VESTÍGIOS DE CARRIS AINDA FAZEM LEMBRAR A MEMÓRIA DOS MAIS ANTIGOS E DAR A CONHECER AOS MAIS NOVOS QUE NO PASSADO, O COMBOIO PASSOU POR ALI
UI...UI...UI...ISTO É A CICLOVIA???? SERÁ??? E NÃO É QUE É MESMO???? PODE-SE CHAMAR A ISTO UMA CICLOVIA?...NADA DISSO E HÁ QUE MANDAR ARRANJAR ISTO SR. PRESIDENTE DA CÂMARA DE FAMALICÃO...
E A LINHA CONTINUAVA...COM OS SEUS SOBRESSALTOS MAS CONTINUAVA...JUNTOS AOS CAMPOS AGRÍCOLAS ONDE AS VINHAS ERAM DOMINANTES, APETECIA-ME POR VEZES DESMONTAR E COMER MEIA DÚZIA DE CACHOS...NO ENTANTO AS HORAS É QUE MANDAVAM E NÃO PODIA PARAR
E MAIS VESTÍGIOS DA VIA IAM APARECENDO...NOVAMENTE CARRIS CRAVADOS NO SOLO QUE POR QUALQUER RAZÃO, NÃO FORAM RETIRADOS E JAZEM AGORA NO MESMO LUGAR ONDE SEMPRE ESTIVERAM PARA CONTAR A SUA HISTÓRIA
EM BALAZAR, JÁ POUCO OU NADA RESTA DO ANTIGO APEADEIRO. O QUE MARCA PRESENÇA, É MESMO O CHEIRO NAUSEABUNDO DE UMA VACARIA AO LADO DA LINHA PLANTADA. AINDA ASSIM, DÁ PARA VER PARTE DO QUE SERIA TALVEZ O APEADEIRO E A PLACA INFORMATIVA DO NOME DA TERRA
UMA VEZ MAIS COM UMA ENORME RETA À MINHA FRENTE, RAPIDAMENTE CHEGO A FONTAINHAS ONDE ENCONTRO AINDA BEM DELINEADO TODO O ESPAÇO QUE OUTRORA ALBERGAVA O TERMINAL DA ESTAÇÃO DAS FONTAINHAS. O DEPÓSITO AINDA ESTÁ NO AR E O EDIFÍCIO PRINCIPAL ESTÁ TODO FECHADO. NÃO ESTÁ DEGRADADO MAS PODIAS SER MAIS ÚTIL UMA VEZ, QUE SE NOTA QUE É UMA ZONA "MORTA" COM O FECHO DA ESTAÇÃO
Á SAÍDA DAS FONTAINHAS MAIS UMA RETA MAS AO MEIO DA MESMA SENSIVELMENTE, NÃO PUDE DIZER QUE NÃO A MIM MESMO E PAREI...PAREI PARA AGRACIAR UNS CACHOS DE UVAS BRANCAS QUE ESTAVAM AO ALCANCE DAS MINHAS MÃOS :) E QUE BOAS, BOAS ELAS ERAM:)... NO MESMO LUGAR ENCONTREI UMA PEÇA RARA, UM PARAFUSO ANTIGO, DAQUELES QUE APERTAVA O CARRIL À TRAVESSA DE MADEIRA...ESPETACULAR...
MAIS UMA PASSAGEM SOB UMA ESTRADA COM OS VESTÍGIOS DE CARRIS A FAZEREM DE SINALEIROS
A CHEGAR A SÃO PEDRO DE RATES
GOSTAVA DE TER IO VISITAR O MOSTEIRO MAS NA ALTURA, ESTAVA A DECORRER UM CASAMENTO. COM PUDE ENTRAR. APROVEITEI A PARAGEM PARA ALMOÇAR ALGO NUM CAFÉ ONDE PARAM HABITUALMENTE OS PEREGRINOS DO CAMINHO DE SANTIAGO. À SAÍDA DO MESMO, AINDA DESEJEI "BON CAMINO" A UMA PEREGRINA ESTRANGEIRA.
POSTO ISTO, REGRESSEI À LINHA E DURANTE 2 KMS PERCORRI EM SIMULTÂNEO O CAMINHO PORTUGÊS PELA COSTA PARA SANTIAGO
O PONTE? SERÁ QUE EXISTIU? PELO MENOS, NOS DIAS DE HOJE, É UMA ESPÉCIE DE PONTE COM O TABULEIRO DA MESMA FEITA DE TRAVESSAS DA ANTIGA LINHA E PELOS VISTOS É UMA TRAVESSIA PARA QUALQUER VEÍCULO...PARA UMA CICLOVIA?!!!! POR AMOR DE DEUS...
PELA ANTIGA LINHA, SIGO AS SETAS PARA SANTIAGO
NESTE MOMENTO EM QUE ME APROXIMAVA DE LAÚNDOS, O PERCURSO TORNA-SE MAIS EM LINHA RETA E MENOS CURVAS...A SUA BELEZA DECRESCE A OLHOS VISTOS E SÓ OS IMENSOS CAMPOS A CHEGAR À PÓVOA DE VARZIM, QUEBRA UM POUCO A MONOTONIA DA PAISAGEM
ESTE EDIFÍCIO IMPECAVELMENTE REMODELADO, PELA SUA FISIONOMIA, PENSO QUE TENHA SIDO EM TEMPOS A ESTAÇÃO DOS CAMINHOS DE FERRO DE AMORIM
ESTOU QUASE A CHEGAR AO TÉRMINO DE MAIS UMA LINHA. LINHA ESSA QUE NESTE MOMENTO CONVERTE-SE NUMA SUCESSÃO DE LONGAS RETAS. SE NÃO FOSSE UMA ESPÉCIE DE BARREIRAS (DIGA-SE MAL CONSEGUIDAS) NOS CRUZAMENTOS DA LINHA COM AS ESTRADAS MUNICIPAIS, CONSEGUIA IMPRIMIR UM ANDAMENTO MAIS CONSTANTE
E CHEGUEI AO FIM DA LINHA...DA TRISTE LINHA...SIM TRISTE PORQUE ACABOU...TRISTE PELO FIM DA LINHA E TRISTE PELA QUALIDADE DA CICLOVIA QUE É DE FACTO A ROÇAR O DEPLORÁVEL...
PARA FAZER BTT É EXCELENTE, ESTÁ FANTÁSTICA. AGORA PARA USUFRUIR COMO CICLOVIA NÃO SERVE. NÃO APRESENTA AS CONDIÇÕES PARA TAL.
NO ENTANTO, FICA O REGISTO DE MAIS UMA ANTIGA LINHA FÉRREA PERCORRIDA.
A MODERNIDADE DA NOVA LINHA AGORA CONVERTIDA PARA O METRO À SUPERFÍCIE E O EDIFÍCIO RENOVADO QUE OUTRORA ERA A ESTAÇÃO DA PÓVOA DE VARZIM
AGORA SIGA PARA BINGO QUE A MAIA É O DESTINO :)
O PLANO SERIA SEGUIR PELOS CAMINHOS DE SANTIAGO MAS COMO O TEMPO APERTA, SEGUIREI PELA ESTRADA.
A SERENIDADE DO RIO AVE E A CALMA E COMPAIXÃO DO MOSTEIRO DE SANTA CLARA
E POR FIM, CHEGUEI AO FIM DE UM DIA FANTÁSTICO PASSADO A PEDALAR :)
MAPA ALTIMÉTRICO TOTAL EMPREENDENDO AS TRÊS ETAPAS
PELA NATUREZA, A SOLO OU COM OS AMIGOS, AS MINHAS PEDALADAS,CORRIDAS, AVENTURAS E CAMINHADAS EM MONTANHA E SOBRE CARRIS EM PALAVRAS,IMAGENS E MUITO MAIS...
quarta-feira, 16 de outubro de 2013
LINHA DA PÓVOA DE VARZIM - FAMALICÃO (OU RAMAL FERROVIÁRIO DE FAMALICÃO - PÓVOA DE VARZIM) - 05/10/2013
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