OS COMBOIOS E AS SUAS LINHAS DESDE SEMPRE FIZERAM PARTE DO MEU IMAGINÁRIO. FUI CRESCENDO A LER E A ESTUDAR OS COMBOIOS, AS SUAS LINHAS E POSTERIORMENTE A HISTÓRIA TRISTE DO FIM DAS MESMAS.
PERCORRER AS ANTIGAS LINHAS FERROVIÁRIAS NACIONAIS, DESDE HÁ ALGUNS ANOS A ESTA PARTE ERA UM OBJETIVO PESSOAL QUE SUCESSIVAMENTE IA SENDO ADIADO. 2013 É O ANO DA DECISÃO DO "OU É AGORA OU NUNCA MAIS" E FOI, MESMO AGORA.
DEPOIS DE TER PERCORRIDO O RAMAL DE GUIMARÃES-FAFE, LINHA DO TÂMEGA, LINHA DO DOURO, LINHA DO SABOR, LINHA DO CORGO E RAMAL DA PÓVOA DE VARZIM-FAMALICÃO, PERCORRI AQUELA QUE MAIS POLÉMICA TEM DADO, AQUELA QUE É CONSIDERADA A MAIS BONITA DO PAÍS, AQUELA QUE É CONSIDERADA A TERCEIRA MAIS BONITA DA EUROPA, A LINHA DO TUA.
ENQUANTO QUE AS ANTERIORES FORAM PERCORRIDAS EM BICICLETA E COMBOIO (LINHA DO DOURO), A LINHA DO TUA FOI PERCORRIDA A PÉ UMA VEZ QUE NA MESMA AINDA EXISTEM OS CARRIS.
ESTA ERA A LINHA PRIORITÁRIA, POIS É A LINHA DE TODAS AS LINHAS. APENAS FORAM PERCORRIDOS OS PRIMEIROS 21 KMS, MAS SÃO OS KMS MAIS BELOS E ENCANTADORES DA LINHA DO TUA.
DEPOIS DE LANÇAR O DESAFIO AOS MEUS AMIGOS E COMPANHEIROS DE PEDALADA (CISTERBTT OS MONGES DA BICICLETA), OS MESMOS RESPONDERAM AFIRMATIVAMENTE AO DESAFIO E TAL COMO EU, TAMBÉM ELES, O FERNANDO E O JOÃO VIVERAM UMA JORNADA ESPETACULAR E INESQUECÍVEL.
DEPOIS DE UMA MADRUGADA ATRIBULADA EM QUE O MONGE JOÃO SE ENGANOU NAS HORAS E NO ACERTO DOS SEUS RELÓGIOS, UMA VEZ QUE MUDARA A HORA NESSA NOITE, FOI BATER À PORTA DO MONGE FERNANDO CERCA DAS 4H00 DA MANHÃ, DUAS HORAS ANTES DA HORA MARCADA.
FOI O TÓNICA PARA UMA RISADA ENORME ASSIM QUE NOS PUSEMOS A CAMINHO DE FIOLHAL (LOCAL DE PARTIDA DA NOSSA CAMINHADA).
O DIA ACORDAVA SONOLENTO E AINDA CHEIO DE NUVENS.
À ENTRADA DE FOZ-TUA, AS OBRAS SÃO MAIS DO QUE EVIDENTES, A ABERRAÇÃO NACIONAL ESTÁ EM MARCHA ACELERADA. RAPIDAMENTE, CHEGAMOS A FIOLHAL, LOCAL DE PARTIDA UMA VEZ QUE, POR CAUSA DAS OBRAS DA ABERRANTE BARRAGEM, NÃO SE PODE CIRCULAR ENTRE O VIADUTO DAS PRESAS E O KM 3.
CHEGADOS À LINHA E PRECISAMENTE AO KM 3, A NOSSA DEMANDA COMEÇOU VERDADEIRAMENTE. DE MÁQUINAS FOTOGRÁFICAS E DE FILMAR NA MÃO, REGISTAMOS OS MOMENTOS, A HISTÓRIA E A SAUDADE TERNA QUE TODA ESTA LINHA E SUA ENVOLVENTE VAI DEIXAR.
OS DISTÚRBIOS PROVOCADOS PELA ABERRAÇÃO POLITICA E INTERESSES ECONÓMICO-PRIVADOS, JÁ ESTÁ BEM VINCADA E DEIXA JÁ ANTEVER O QUE SERÁ DESTE ENORME VALE A SUA SEPULTURA.
À MEDIDA QUE VAMOS PROGREDINDO E DE PROGRESSÃO LENTA DEVIDO AO PISO IRREGULAR POR CAUSA DAS TRAVESSAS DA LINHA, QUE NÃO DEIXAM DAR UM "PASSO COMPLETO", O DESLUMBRAMENTO DAQUILO QUE SE VAI VENDO E APRECIANDO É ENORME, AVASSALADOR, BRUTAL, É UMA FANTÁSTICA MARAVILHA NATURAL E HUMANA POSTADA AOS NOSSOS. É MAIS DO QUE UM JARDIM, É MAIS DO QUE UM PARAÍSO...É... NÃO TENHO PALAVRAS PARA DESCREVER. O PENSAMENTO QUE ME VAI OCORRENDO É "COMO É POSSÍVEL DESTRUIR TAMANHA BELEZA?! COMO É POSSÍVEL NÃO HAVER SENSIBILIDADE PARA SALVAR E DAR UMA NOVA VIDA A TODO ESTE MANTO IDÍLICO EM QUE A NATUREZA SE FUNDE COM A OBRA DO HOMEM?!" É DE FACTO INCOMPREENSÍVEL, INACREDITÁVEL.
PELA LINHA, OS APEADEIROS ABANDONADOS E FECHADOS, VIVEM OS ÚLTIMOS MOMENTOS DA SUA VIDA, CAPTAM O SOL QUE DIA MENOS DIA VÃO DEIXAR DE O SENTIR...OS TÚNEIS QUE SERVEM DE CASA AOS MORCEGOS, AINDA CONGREGAM EM SI O CHEIO AO CARVÃO DAS ANTIGAS LOCOMOTIVAS E TAMBÉM ELES VÃO SUCUMBIR À TRISTE SINA POLITICA...AS ESTRUTURAS METÁLICAS CRAVADAS NAS ESCARPAS DO VALE, AUTÊNTICAS OBRAS DE ENGENHARIA DO SÉCULO XIX, TAMBÉM COMEÇARÃO EM BREVE UMA TRISTE VIDA SUBMERSA DE ÁGUA...AS OLIVEIRAS CARREGADAS DE AZEITONA, MUITAS DELAS PLANTADAS EM MINÚSCULOS SOCALCOS DAS PERIGOSAS ARRIBAS TAMBÉM DEIXARAM DE PRODUZIR DE DAR COR A ESTE VALE ENCANTADO...O RIO. O RIO TUA QUE CORRE CALMAMENTE E QUE COABITA NA PERFEIÇÃO COM A LINHA E VALES, TAMBÉM DEIXARÁ DE CORRER POR ESTAS BANDAS PASSANDO A SER UM LAGO...UM LAGO SEM VIDA NEM MOTIVOS PARA SORRISOS...A NATUREZA AGRESTE QUE DÁ O SEU TOQUE DE MAGIA A ESTE QUADRO, TOMARÁ O MESMO CAMINHO QUE OS SEUS PARCEIROS E DESAPARECERÁ...
A PROGRESSÃO CONTINUA E AS FLACHADAS NÃO PARAM. A LINHA, O TUA, O VALE E FOTOGRAFADO AO PORMENOR, É REGISTADO CADA MOMENTO, CADA OLHAR LANÇADO NESTA BELEZA ENORME.
ISTO É REALMENTE MUITO BONITO. O MEU INTERIOR ARDE DE CONTENTAMENTO E FELICIDADE MAS AO MESMO TEMPO, CORRE UM SENTIMENTO DE RAIVA, ANGÚSTIA, DE TRISTEZA. TUDO O QUE VEJO, VAI UM DIA DESAPARECER.
DA WIKIPÉDIA(FONTE) e PONTES E LINHA DO TUA HISTÓRIA, CONSTRUÇÃO E VALORIZAÇÃO (LEONEL LOPES), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO TUA
A Linha do Tua é uma ligação ferroviária em bitola métrica (via estreita), que liga a estação do Tua (partilhada com a Linha do Douro) à estação de Bragança, em Portugal. A linha encontra-se actualmente (2012) em funcionamento apenas no troço intermédio Cachão - Carvalhais, de 16 km, desligado da restante rede e operado pelo Metro de Mirandela.
Descrição física
O primeiro tramo desta linha, até Mirandela, acompanha o traçado do Rio Tua. A partir daquela localidade, a linha torna-se mais acidentada, começando a ganhar altura, culminando na Estação de Rossas, que era a mais alta em Portugal; a partir deste ponto, a linha voltava a descer, terminando na cidade de Bragança. O comprimento total desta linha era de cerca de 134 quilómetros.
Em Mirandela, situava-se o principal depósito de material circulante, onde estiveram baseadas várias locomotivas a vapor.
Construção do troço entre Tua e Mirandela
O concurso público para a instalação do caminho de ferro entre Foz-Tua e Mirandela foi autorizado por uma lei de 26 de Abril de 1883, e aberto por um decreto de 29 de Setembro do mesmo ano; a garantia de juro foi fixada nos 5,5%, com um prazo de resgate após 15 anos, devendo a via ter 1 metro de bitola. No entanto, não apareceram pretendentes, pelo que um decreto de 22 de Novembro lançou um novo concurso em 14 de Dezembro, com condições de resgate mais vantajosas, pois acreditava-se que tinha sido esta a razão do insucesso do primeiro concurso; só apareceu, no entanto, uma proposta, do Conde da Foz, que foi aceite, tendo o contrato provisório sido assinado em 24 de Dezembro. Após ter sido autorizado pela lei de 26 de Março do ano seguinte, o contrato tornou-se definitivo em 30 de Junho; no entanto, a concessão foi trespassada à Companhia Nacional de Caminhos de Ferro em 1 de Outubro de 1885, tendo esta empresa construído e aberto o troço entre Foz-Tua e Mirandela, denominado de Linha de Mirandela, à exploração em 29 de Setembro de 1887 , tendo assistido à cerimónia o rei D. Luís I.
Troço entre Mirandela e Bragança
Entretanto, já se tinha iniciado o planeamento para prolongar a Linha, entre Mirandela e Bragança, porque iria atenuar o problema das vias de comunicação nesta região, que detinha uma elevada importância económica, devido à sua produção de gado, cereais e minérios, especialmente estanho; com efeito, em 1902, já tinham sido exportados, pelo troço aberto da Linha do Tua, até Mirandela, mais de 4 mil toneladas de cereais por ano. Em 1900, o número de passageiros no troço entre Tua e Mirandela foi de 33.928, valor que ascendeu a 35.920 em 1901; no mesmo troço, foram movimentadas, em regime de Grande Velocidade, 625 toneladas de carga em 1900, e 694 toneladas em 1901, tendo-se verificado apenas uma redução ligeira no movimento de mercadorias em Pequena Velocidade, de 26.153 toneladas em 1900, para 26.017 em 1901.
O orçamento do Caminho de Ferro de Mirandella a Bragança, efectuado em 1888 pela Direcção d'Estudo da Rêde Complementar ao Norte do Mondego, estabelecia um custo quilométrico de 19:680$000 réis; no entanto, este orçamento teve de ser revisto, devido a alterações cambiais, e ao aumento dos custos da mão de obra e dos materiais, resultando num valor não inferior a 22:000$000 réis por quilómetro.
O engenheiro José Ferro Madureira Beça, que exercia como deputado pelo Distrito de Bragança, foi um dos principais defensores da continuação da linha até Bragança, tendo apoiado o ministro das Obras Públicas, José Gonçalves Pereira dos Santos, no planeamento deste projecto; baseado numa proposta, feita por Moses Zagury e apresentada por Madureira Beça, foi aberto um concurso público, com uma garantia de 4½%. Este processo, organizado pelo conselho de Administração dos Caminhos de Ferro do Estado, terminou no dia 14 de Fevereiro de 1902, tendo havido uma única proposta, do empresário João Lopes da Cruz, que pediu que o estado assegurasse o complemento do rendimento líquido de 4½ %, em relação ao preço quilométrico de 26:880$000 réis. Nesse ano, o Governador Civil de Bragança deslocou-se até Lisboa, para falar com o presidente do Conselho e com o Ministro das Obras Públicas, Comércio e Indústria, com o propósito de apoiar a candidatura de João da Cruz, visto que foi o único concorrente que se apresentou; neste convénio, falou-se em aprovar e legalizar a proposta, o que provocou várias manifestações de apoio por todo o Distrito de Bragança, tendo sido realizado, em Macedo de Cavaleiros, um comício de todos os partidos políticos, para a formação de uma comissão que iria pedir ao Rei e ao governo para as obras se iniciarem o mais rapidamente possível. Este projecto também foi defendido pelo par do reino Eduardo José Coelho, que informou o ministro das Obras Públicas que o empresário João da Cruz detinha o apoio de um importante grupo de financiadores, e que esta linha seria um melhoramento indispensável para todo o Distrito. No entanto, este processo provocou vários protestos da parte do autor da proposta original, Moses Zagury, apesar deste não ter participado no concurso; o ministro, abriu, então, um novo concurso, para eliminar quaisquer suspeitas de favoritismo. O empresário João Lopes da Cruz foi, de novo, o único concorrente, tendo-lhe sido atribuída, de forma provisória a concessão; enquanto isso, Madureira Beça procurava reunir apoios financeiros para este projecto, tarefa que não pôde concluir devido ao seu falecimento.
Em 24 de Março, o Rei D. Carlos I, após ter verificado os resultados do concurso efectuado em Fevereiro, recusou as propostas e ordenou que fosse aberto um novo concurso para este troço, no dia 15 de Abril; a linha deveria passar por Macedo de Cavaleiros e terminar em Bragança, e a empresa responsável pela construção poderia fazer a sua exploração durante 99 anos.
A concessão provisória foi consignada a João Lopes da Cruz em 19 de Abril, e oficializada no dia 24 de Maio; no entanto, e tal como acontecera com o troço até Mirandela, a Companhia Nacional de Caminhos de Ferro conseguiu obter a concessão em 30 de Junho de 1903. Assim, a linha foi construída até Romeu em 2 de Agosto de 1905, Macedo de Cavaleiros em 15 de Outubro, Sendas em 18 de Dezembro, e a Rossas em 14 de Agosto de 1906. O primeiro comboio chegou a Bragança em 26 de Outubro do mesmo ano , tendo este troço sido oficialmente inaugurado em 31 de Dezembro.
A linha durante o Século XX
Em 1979, uma das automotoras da Série 9300 que operavam nesta linha foi destruída num incêndio.
No mesmo ano, um dos nove concorrentes apurados para o Festival RTP da Canção foi o tema “O comboio do Tua”, interpretado por Florência, que recebeu 63 pontos, sendo classificado em oitavo lugar.
Declínio e encerramento
O troço Carvalhais - Bragança encontra-se encerrado a todo o tráfego ferroviário desde 1992. Esta data está envolta em controvérsia, uma vez que em Dezembro de 1991 se encerrou o troço Mirandela - Macedo de Cavaleiros, deixando o troço até Bragança isolado da rede ferroviária nacional. Poucos dias depois, um descarrilamento em Sortes veio ditar o encerramento do troço Macedo de Cavaleiros - Bragança, de forma indeterminada, finalmente confirmada em 1992.
A operação de encerramento definitivo do troço Mirandela - Bragança ocorreu durante a noite, sem aviso prévio, e simultaneamente em Bragança e Macedo de Cavaleiros. Foi registada a presença de forças policiais, tanto para evitar ao máximo o registo de imagens, como para afastar a população, que ao saber da operação acorreu às estações destas localidades. O material circulante estacionado nestas foi retirado não por via ferroviária, mas via rodoviária. Foi relatado nessa noite um súbito corte nas telecomunicações. Devido a estes acontecimentos, o evento é recordado como A Noite do Roubo.
Grande parte do material de tracção utilizado foi vendido ou parqueado, tendo sido, por exemplo, estacionadas várias carruagens da Década de 1930 nas vias de resguardo da Estação de Tua.
Em 1995, estavam a ser planeadas viagens turísticas nesta linha, no âmbito de um programa de turismo ferroviário nas redes do Douro e Minho, por parte dos Caminhos de Ferro Portugueses.
Parte do trajecto da Linha do Tua encontra-se neste momento ameaçado de submersão pela albufeira prevista para a Barragem do Tua. Se for concretizada a construção, será submergida parte da linha, deixando-a isolada da restante rede nacional ferroviária.
Cronologia da Desativação da Linha do Tua
Um pouco a semelhança do que aconteceu noutros países e linhas, em que o envelhecimento da população e consequente redução da mesma, contando com a concorrência dos transportes rodoviários privados e públicos, levou ao encerramento e suspensão do tráfego de passageiros e mercadorias, sendo a Linha do Tua um bom exemplo dessa conjugação de fatores.
Hoje, quase todas as estações da linha do Tua se encontram abandonadas, uma vez que a sua desativação implicou, consequentemente, o mesmo destino aos edifícios.
A 1 de Janeiro de 1990 surge a primeira votação para a desativação total da Linha do Tua. Começaram a surgir manifestações e movimentos de contestação, de que é exemplo o “Movimento Cívico pela Linha do Tua” fundado em 2006, com cartas dirigidas ao governo, para que recuasse na decisão, o que não veio a confirmar-se até aos dias de hoje.
A 15 de dezembro de 1991 é anunciado o encerramento do troço Mirandela - Macedo de Cavaleiros. Entram em funcionamento autocarros de substituição para transbordo, deixando o troço Macedo de Cavaleiros - Bragança isolado do resto da Linha do Tua.
A 17 de dezembro de 1991 ocorre o descarrilamento em Sortes, danificando a locomotiva e provocando um ferido. O troço Macedo de Cavaleiros - Bragança é assim encerrado "por questões de segurança".
populares sequestraram os autocarros de substituição nos Cortiços, e cortaram também as estradas em Fermentãos e Salsas, como protesto pela falta de comboios. Em Lisboa reúnem-se autarcas da região servida pela Linha do Tua e a CP, donde se declara que "a Linha do Tua não será encerrada". A 14 de outubro de 1992 aconteceu a “noite do Roubo” de madrugada e sem aviso prévio, com escolta policial e um apagão nas comunicações rádio e telefone, é retirado por via rodoviária o material circulante, estacionado nas estações de Bragança e Macedo de Cavaleiros. A operação, que custou 6000 euros, foi justificada como necessária "para reparação do material circulante". Esta decisão foi fortemente contestada pela população de Bragança.
A 28 de julho de 1995 dá-se a reabertura do troço Mirandela - Carvalhais, com o modelo de Metropolitano de Superfície e com novos horários. As automotoras eram as Duro Dakovic, série 9500 e foram denominadas de Lisboa, Paris, Estrasburgo e Bruxelas. Esteve presente o 1º Ministro Cavaco Silva no ato de inauguração.
No Anexo C podem-se observar os horários, para 2011, do metropolitano entre Mirandela e Cachão bem como os táxis de substituição entre Foz Tua e Cachão.
A 2001 saem de circulação as locomotivas Alsthom, que ainda hoje se encontram na estação do Tua num estado avançado de degradação, bem como as carruagens "napolitanas". O Metro de Mirandela (empresa municipal participada pela C.P., E.P.) passa a explorar toda a via, desde o Tua até Carvalhais. Ocorre uma mudança radical nos horários e a introdução, temporária, de autocarros de substituição. Iniciam-se as obras de reconversão da estação de Bragança.
A 12 fevereiro de 2007, um desabamento de terras motiva a queda de uma composição comercial do metro de Mirandela no rio Tua. Dos cinco passageiros que faziam a viagem entre as estações da Foz do Tua e Mirandela, três perderam a vida.
A comissão de inquérito nomeada pelo INTF recomenda à REFER que, antes da reabertura daquele troço, adote medidas de observação especiais e "atue em conformidade nas trincheiras e aterros nas zonas que considere mais críticas". São igualmente recomendados estudos para a instalação de sistemas de deteção de aluimentos de terras e pedras que possam representar risco para a circulação de comboios.
Em janeiro de 2008 dá-se a reabertura da linha depois do acidente anterior. A 10 abril 2008 três trabalhadores da REFER ficam ligeiramente feridos, num acidente na linha.
A 2 de junho de 2008 é anunciada a reabertura do troço entre a Estação do Tua e o Apeadeiro da Ribeirinha para 22 de maio, que acabou por ser adiada para 2 de junho. A 22 de agosto de 2008 um acidente ferroviário perto da estação de Brunheda, Carrazeda de Ansiães, causou dois mortos e dezenas de feridos. Nesse mesmo dia ocorre o encerramento da Linha do Tua.
O Documentário “Pare, Escute e Olhe”
Com a intervenção cívica e política recente surge um documentário intitulado “Pare, Escute e Olhe”, realizado pelo jornalista Jorge Pelicano, onde este denuncia a situação de isolamento causada pela desativação da linha de caminho-de-ferro do Tua. Pode ler-se a sinopse do documentário, pode ver-se a capa e a sinalização que serviu de inspiração:
«Dezembro de 91. Uma decisão política encerra metade da centenária linha ferroviária do Tua, entre Bragança e Mirandela. Quinze anos depois, o apito do comboio apenas ecoa na memória dos transmontanos. A sentença amputou o rumo de desenvolvimento e acentuou as assimetrias entre o litoral e o interior de Portugal, tornando-o no país mais centralista da Europa Ocidental. Os velhos resistem nas aldeias quase desertificadas, sem crianças. A falta de emprego e vida na terra leva os jovens que restam a procurar oportunidades noutras fronteiras. Agora, o comboio que ainda serpenteia por entre fragas do idílico vale do Tua é ameaçado por uma barragem que inundará aquela que é considerada uma das três mais belas linhas ferroviárias da Europa».
Este documentário espelha muita da realidade da história recente da Linha, tendo sido premiado em Itália, na 59.ª edição do Trento Film Festival (7 maio 2011), com o Prémio Cittá di Bolzano, para o Melhor Filme de Exploração e Aventura. O galardão, entregue ao documentário português sobre o fim da linha ferroviária do Tua, foi assim justificado pelo júri: "Este documentário mostra o que acontece ao povo quando o sistema político é mais influenciado pelos interesses privados do que os interesses de uma comunidade. É um grande exemplo de cinema interventivo que nos deixa a pensar". "Pare, Escute, Olhe" foi escolhido de entre os 27 filmes de vários países que estavam a concurso.
Esperava-se, com a utilização da Linha pelo Metro, que as estações utilizadas por este fossem requalificadas, mas isso não se verificou. A Estação de Mirandela é um bom exemplo disso mesmo, sendo o seu único propósito atual servir de abrigo do sol e da chuva enquanto os passageiros esperam pelo metro que lá faz paragem.
representar uma nova oportunidade para uma região muito deprimida economicamente e com dificuldade em fixar população, com o aproveitamento da barragem para o fomento do turismo, bem como para atividades desportivas e de lazer.
A Barragem
A barragem de Foz Tua, concessionada à EDP, vai ser construída a 1,1 quilómetros da foz do rio Tua, abrangendo os concelhos de Murça e Alijó, do distrito de Vila Real, e os concelhos de Mirandela, Vila Flor e Carrazeda de Ansiães, do distrito de Bragança. A barragem terá uma cota máxima de 171 m e vai ter como consequência mais visível a submersão parcial do troço Foz Tua - Mirandela da linha ferroviária do Tua.
PARA A POSTERIDADE A REPORTAGEM FOTOGRÁFICA
(FOTOS_MÁQ_2 DO CISTER MONGE TONY)
EM PLENA VIAGEM AO ENCONTRA DA LINHA DO TUA
CHEGADA A FOZ-TUA E EM FRENTE AS TRISTES OBRAS DA ABERRAÇÃO
O VIADUTO METÁLICO COM 86 MTS DE COMPRIMENTO E O TÚNEL DAS PREZAS COM 138 METROS ESCAVADO NA ÍNGREME ENCOSTA
É PARA FIOLHAL QUE IREMOS COMEÇAR A NOSSA CAMINHADA
EM FIOLHAL E JUNTO À SUA IGREJA ROMÂNICA, ESTACIONAMOS A VIATURA E EM VEZ DE BICICLETAS PREPARAMOS A MOCHILAS, FOTO DA PRAXE E ALAS QUE SE FAZ TARDE :)
A SATISFAÇÃO ERA EVIDENTE E A VONTADE EM CONHECER A LINHA ERA ENORME
PELAS RUAS DO FIOLHAL E EM DIREÇÃO À LINHA DO TUA... TÍNHAMOS DE DESCER O VALE QUE ERA ÍNGREME E CHEIO DE OLIVEIRAS CARREGADINHAS DE GRANDES AZEITONAS
DESTE LOCAL, VIMOS PELA PRIMEIRA VEZ A LINHA DO TUA
MOMENTO ESPERADO POR MIM DURANTE MUITOS ANOS, PISAR A LINHA DO TUA...
O PORMENOR DA CABEÇA DO PARAFUSO "CP" CAMINHOS DE PORTUGAL
E PELA LINHA, COMEÇAMOS MAIS UMA DEMANDA MAS DESTA VEZ, SEM A BATINA DE SEMPRE :)
A BELEZA QUE ESTÁ A SER DESTRUÍDA
OS MONGES E SEMPRE EM GRANDE
A LINHA, O TUA, AS ARRIBAS... É UMA MISTURA FANTÁSTICA E DE UMA BELEZA SEM IGUAL
O MONGE TONY NO VIADUTO DE FRAGAS MÁS
O GEOCACHING ESTEVE PRESENTE...NÃO PODERIA DEIXAR DE O FAZER :)
AS OLIVEIRAS "PENDURADAS" NAS ARRIBAS. É FABULOSO POIS CADA UMA TEM O SEU SOCALCO E O SEU MURINHO DE PEDRAS. É LINDO, LINDO, LINDO...
A PROGRESSÃO SOBRE A LINHA...OS APEADEIROS IAM APARECENDO E O RIO IA CALMAMENTE CORRENDO EM DIREÇÃO AO DOURO QUE O ESPERA...
OS MONGES E A LINHA
SINAL ABANDONADO JÁ FORA DA LINHA
A LINHA E A SUA BELEZA
GEOCACHING NO APEADEIRO DO TRALHÃO
A CHEGAR AO "FIM DA LINHA" A BRUNHEDA
NÓS FICAMOS EM BRUNHEDA MAS A LINHA, A LINHA SEGUE PARA MIRANDELA
E O TÁXI CHEGOU PARA NOS LEVAR ATÉ AO FIOLHAL
(FOTOS_MÁQ_1 DO MONGE TONY S)
EM DIREÇÃO À LINHA DESCÍAMOS UM VALE CHEIO DE OLIVEIRAS, CHEIO DE VIDA QUE UM DIA FICARÁ CHEIO DE ÁGUA E DE TRISTEZA
PARTE DA LINHA JÁ SEM OS CARRIS
O MONGE FERNANDO E AS OBRAS TRISTES QUE VÃO AVANÇANDO...
FOI DO KM 3 QUE A NOSSA CAMINHADA COMEÇOU. A EMOÇÃO TOMOU CONTA DE MIM. ESTAVA A VIVER A HISTÓRIA JUNTO DOS MEUS AMIGOS. FINALMENTE PISAVA A LINHA DO TUA E ISSO ERA DE UM ENORME SIGNIFICADO PARA MIM. FINALMENTE ESTAVA A CUMPRIR UM DOS MEUS DESEJOS, UM DOS MEUS OBJTIVOS DE SEMPRE
AS OBRAS DA TRISTEZA, DO FIM DE UMA VIDA, DA MAIS PURA INCONSCIÊNCIA POLITICA E ECONÓMICA...
O MONGE FERNANDO O HOMEM DOS FILMES :)
OS RESTOS QUE SE AMONTOAM SEM DESTINO E COM UM DESTINO TRISTE
A LINHA DO TUA. FINALMENTE ENCONTRAVA-ME SOBRE ELA E COM ELA...
A SATISFAÇÃO DOS MONGES ERA DEMAIS EVIDENTE
E A VERDADEIRA CAMINHADA COMEÇA
AO FUNDO JÁ SE AVISTA O APEADEIRO E TÚNEL DE TRALHARIZ... O QUE SE VÊ É LINDO E COMOVENTE, POIS TUDO ISTO SERÁ SUBMERSO EM ÁGUA
O APEADEIRO DE TRALHARIZ ESQUECIDO NAS ARRIBAS DO TUA E ISOLADO DA POPULAÇÃO, TEM APENAS O CONSOLO DAS ÁGUAS DO RIO CORREM LOGO ABAIXO DA ESCARPA PERDREGOSA
UM POUCO MAIS À FRENTE CHEGAMOS AO TÚNEL DE TRALHARIZ, AO KM 4.4 E COM 45 METROS DE COMPRIMENTOS
AS ÁGUAS DO TUA CORREM LENTAMENTE POR UM LEITO LINDO QUE DEIXARÁ DE EXISTIR UM DIA
A LINHA DO TUA E TODA A SUA ENVOLVENTE, TEM DE FACTO ALGO MÁGICO...MISTERIOSO...BELO...AGORA ESTANDO CÁ É QUE SE ENTENDE NA PLENITUDE A BELEZA DESTA ZONA, DESTA LINHA QUE SENDO PERIGOSA, É UMA OBRA DE ENGENHARIA GRANDIOSA...
SINTO-ME PEQUENÍSSIMO PERANTE TAMANHA BELEZA
A LINHA ESTÁ COMO SE ENCONTRA ESTE SINAL...EM DECLÍNIO PARA A OBSCURIDADE NO FUNDO DAS ÁGUAS
É À PASSAGEM DO KM 5, PASSAMOS E PARÁMOS PROVAVELMENTE NA ZONA MAIS BONITA DESTE TROÇO, É O LOCAL CHAMADO DE FRAGAS MÁS COMPOSTA POR DOIS TÚNEIS E UM VIADUTO.
AQUI, AS ARRIBAS SÃO ROCHOSAS E MUITO ÍNGREMES... O LEITO DO RIO CORRE LÁ AO FUNDO ENQUANTO QUE A LINHA, SEGUE SOSSEGADAMENTE PELAS ESCARPAS DA MONTANHA. LOCAL DE DIFÍCIL ACESSO MAS QUE O HOMEM SOUBE CONTORNAR COM MESTRIA.
O PRIMEIRO TÚNEL, DESIGNADO COMO TÚNEL DE FRAGAS MÁS I ENCONTRA-SE AO KM 5,5 E TEM UM COMPRIMENTO DE 99MTS. SEGUE-SE O VIATUDE DE FRAGAS MÁS FEITO EM BETÃO ARMADO E LOGO EM SEGUIDA O TÚNEL DE FRAGAS MÁS II COM 38 MTS DE COMPRIMENTO.
ESTA ZONA É DE FACTO IDÍLICA, DESLUMBRANTE...AS MÁQUINAS NÃO PARAM DE DISPARAR FLACHES E O MONGE FERNANDO DE FILMAR. É IMPONENTE NÃO HÁ DÚVIDA ALGUMA E SÓ DE PENSAR NOVAMENTE QUE TODA ESTA BELEZA INCOMPARÁVEL VAI FICAR SUBMERSA, DÁ UM NÓ NA GARGANTA...ENFIM...QUE F..... DA P... OS POLÍTICOS DA NOSSA NAÇÃO...
CONTENTES E FELIZES DA VIDA LÁ PROSSEGUIMOS COM A NOSSA CAMINHADA SOBRE A LINHA. A PROGRESSÃO É LENTA, POIS AS TRAVESSAS NÃO DEIXAM DAR UM PASSO MUITO UNIFORME. A PAISAGEM TAMBÉM AJUDA A QUE ESSA MESMA PROGRESSÃO SEJA MAIS LENTA :)
O QUE ESTAMOS A VIVENCIAR É INCRÍVEL E MONUMENTAL...A LINHA SOLITÁRIA ENTRE OS PENHASCOS E O RIO QUE CORRE CALMAMENTE, FAZ LEMBRAR UM AUTÊNTICA SINFONIA DE BEETHOVEN...SÓ ME APETECE DIZER QUE TUDO ISTO É LINDO...LINDO...LINDO...
KM 7,6 E CHEGAMOS AO APEADEIRO DO CASTANHEIRO...TAL COMO OS OUTROS, ESTÁ ABANDONADO E A POPULAÇÃO COM O MESMO NOME, TAMBÉM DISTA DESTE LOCAL CERCA DE 3KMS
E COM A PASSAGEM DE MAIS UM APEADEIRO, CONTINUAMOS A "DESBRAVAR" A LINHA, O TUA E O SEU VALE ENCANTADO QUE AMBOS CONTINUAM A PROPORCIONAMOS PAISAGENS MARAVILHOSAS, DIGNAS DE UM FILME.
AO KM 9,2 CHEGAMOS AO TÚNEL DA FALCOEIRA COM 132 MTS DE COMPRIMENTO...MAIS UM MOMENTO ALTO DA NOSSA CAMINHADA...MAIS UMA VEZ REGISTAMOS TODOS OS CANTOS...ESTE, FOI O TÚNEL MAIS COMPRIDO DA JORNADA. SEM LUZ E COM O ZOAR DOS MORCEGOS A FAZEREM-NOS COMPANHIA...ESPETACULAR E ESPETACULAR CONTINUAM A SER ESTE SANTUÁRIO SELVAGEM QUE O VALE DO TUA NOS PROPORCIONA...É MUITO BONITO...
O MONGE FERNANDO Á CONQUISTA DE... PARAFUSOS :)
MAIS UMA DAS CARACTERÍSTICAS QUE FAZEM DESTE ENORME VALE ÚNICO, QUE É O FACTO DE MUITAS ROCHAS "OSTENTAREM" ROSTOS HUMANOS...É ESPANTOSO
DESABAMENTO DE ROCHAS, SEMPRE FOI DOS MAIORES PERIGOS DESTA LINHA...
A SIMPLICIDADE DE UMA LINHA...OS SEUS CARRIS...AS SUAS TRAVESSAS...A SUA BRITA...OS SEUS PARAFUSOS...A SUA BELEZA...
CALMAMENTE E EM ENORME HARMONIA COM ESTA BELEZA SELVAGEM, VIVA E AO MESMO TEMPO CHEIA DE NOSTALGIA APROXIMÁ-MO-NOS DA PONTE METÁLICA DE PARADELA AO KM 11.4 SOBRE O RIBEIRO DE BARRABÁS QUE DESAGUA NO RIO TUA
MOMENTOS QUE A NATUREZA NOS OFERECE
OS LONGOS MUROS DE SUPORTE, SÃO UMA CONSTANTE AO LONGO DA LINHA E UMA DAS CARACTERÍSTICAS DA MESMA...TAMBÉM ESTA CARACTERÍSTICA AUFERE À LINHA UMA CERTA BELEZA E UM PERIGO SEMPRE IMINENTE
AS ARRIBAS ACENTUADAS SEMPRE FORAM UMA SETA, UM PERIGO SEMPRE PRESENTE PARA A LINHA E PROVAVELMENTE, UMA DAS CAUSAS PARA O SEU FIM...
E A NOSSA DEMANDA CONTINUA...ESTAMOS CONTENTES E FELIZES POR ESTAR AQUI E DE UMA CERTA FORMA, FAZER-MOS PARTE DA HISTÓRIA DESTA LINHA. SOMOS MAIS UNS A CONSTATAR PARA A ETERNIDADE A BELEZA E O MISTICISMO DESTA LINHA E O ERRO E A MALDADE QUE ESTÃO A FAZER A TODO ESTE CONJUNTO NATURAL E OBRA HUMANA QUE É A LINHA DO TUA.
E AO DOBRAR MAIS UM COTOVELO DE MUITOS QUE COMPÕEM ESTE VALE, ENCONTRAMOS SOCALCADA NA MONTANHA, A ALDEIA DO AMIEIRO. E LOGO EM SEGUIDA, DE FRENTE PARA A POVOAÇÃO "JAZ" A ESTAÇÃO DE SANTA LUZIA. ESTAÇÃO QUE SE ENCONTRA AO ABANDONO E JÁ SENTENCIADA PARA PASSAR OS RESTO DA SUA VIDA DEBAIXO DE ÁGUA, É COMPOSTA POR EDIFÍCIO E MAIS DUA PLATAFORMAS DE APOIO, DUAS LINHAS PARA CRUZAMENTOS E UMA DE RESGUARDO.
NESTA ZONA EXISTE UMA PARTICULARIDADE QUE EM TEMPOS, EXISTIA UMA PONTE METÁLICA ENTRE A ESTAÇÃO E A ALDEIA DE AMIEIRO. A MESMA ESTRUTURA JÁ NÃO EXISTE PORQUE FOI LEVADA PELAS ÁGUAS A 27 DE DEZEMBRO DE 2002.
POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA...A NOSSA VIAGEM CONTINUA POR ESTE "MUNDO" FANTÁSTICO E CHEIO DE BELEZA, ONDE AS FOTOS SE SUCEDEM E OS MEGAS DE FILME DO MONGE FERNANDO SE VÃO ACUMULANDO...DE FACTO, TUDO ISTO QUE OS NOSSOS OLHOS VÊEM MERECE E TEM DE SER REGISTADO
AO CHEGAR A SÃO LOURENÇO E A CERCA DE 70 METROS DO APEADEIRO QUE SERVE A POPULAÇÃO, ESTÁ FIXADA NO CHÃO A PLACA QUE IDENTIFICA A COTA MÁXIMA DA FUTURA BARRAGEM. A COTA 171...
FOI ANGUSTIANTE OLHAR PARA AQUELA PLACA E SENTIR QUE TUDO ATÉ AQUELA ZONA E EM PRINCIPIO O APEADEIRO TAMBÉM, FICARÁ DEIXO DE ÁGUA... :(
É PORTANTO, AO KM 15.6 QUE CHEGAMOS AO APEADEIRO DE SÃO LOURENÇO. APEADEIRO ESSE QUE SUBSTITUI O ANTERIOR EDIFÍCIO QUE JÁ NÃO EXISTE.
O APEADEIRO DE SÃO LOURENÇO ERA DOS MAIS FREQUENTADOS POR AQUI EXISTIREM E EXISTEM UMAS TERMAS.
A PARTIR DE SÃO LOUREÇO, O ENORME VALE DO TUA COMEÇA A ABRIR. O TERRENO DEIXA DE SER TÃO MONTANHOSO E DEIXAM DE EXISTIR PELO MENOS DE UMA FORMA MAIS ACENTUADA, AS ÍNGREMES ARRIBAS. INCLUSIVE, COMEÇAM A APARECER AS PLANTAÇÕES DE VINHO...
AINDA DEU TEMPO PARA O MONGE FERNANDO EXPERIMENTAR A QUALIDADE DESTAS UVAS E AINDA PASSAMOS POR DOIS CAÇADORES. FORAM AS DUAS ÚNICAS PESSOAS QUE CRUZAMOS E VIMOS DURANTE TODA A LINHA
A NOSSA "PEREGRINAÇÃO" CONTINUA E RAPIDAMENTE CHEGAMOS AO APEADEIRO DE TRALHÃO AO KM 17.8 DA ESTAÇÃO DO TUA. TRATA-SE DE UM APEADEIRO ESTRANHO. ESTRANHO NA MEDIDA EM QUE NÃO TEM TELHADO MAS UM TERRAÇO E PELO FACTO QUE NÃO SERVIR QUALQUER POVOAÇÃO... TRATA-SE DE UM APEADEIRO BASTANTE DEGRADADO E ISOLADO NA LINHA MAS QUE TESTEMUNHA A BELEZA DA MESMA...
OS MONGES ESTAVAM CANSADOS MAS FELIZES POR ESTAR ALI E PELO DIA EM SI :)
ALA QUE SE FAZ TARDE E ATÉ BRUNHEDA...
KM 19 AINDA IDENTIFICADOS NAS ANTIGAS PLACAS DA LINHA
UMA LONGA RETA ATÉ À ENTRADA DE BRUNHEDA E A MODERNIDADE NA CONSTRUÇÃO DE UM ENORME E LONGO VIADUTO EM CONTRAPONTO, COM A ANTIGA CONSTRUÇÃO DA LINHA DO TUA
FIM DA LINHA PARA NÓS COM A CHEGADA À ESTAÇÃO DE BRUNHEDA AO KM 21.2. TRATA-SE DE MAIS UMA ESTRUTURA COM BOA SAÚDE MAS FECHADA SOBRE SI MESMA E À ESPERA QUE ALGUÉM LHE DÊ VIDA E UMA UTILIDADE NOVA. TEM EM SEU APOIO UM ARMAZÉM, UM CORPO SECUNDÁRIO ALÉM DO EDIFÍCIO PRINCIPAL, DUAS LINHAS PARA CRUZAMENTOS E UMA DE RESGUARDO.
TEVE OUTRORA, UM PAPEL IMPORTANTE NO ESCOAMENTO DE PRODUTOS. TAIS COMO O VINHO, AZEITE PRODUZIDOS LOCALMENTE.
É AQUI EM BRUNHEDA QUE EXISTE E SE NOTA A VERDADEIRA TRANSIÇÃO ENTRE O RELEVO ÍNGREME PARA UM RELEVO MENOS ACIDENTADO E MAIS SUAVE, FICANDO PARA TRÁS O TROÇO MAIS DIFÍCIL E BONITO DA LINHA DO TUA.
JÁ DEPOIS DE DEIXAR FIOLHAL E EM DIREÇÃO Á ESTAÇÃO DE FOZ-TUA NA LINHA DO DOURO E INICIO DA LINHA DO TUA, VERIFICA-SE O ENORME ESTALEIRO DAS OBRAS DA FUTURA BARRAGEM
NA ESTAÇÃO DE FOZ-TUA, NA LINHA DO DOURO E INÍCIO DA LINHA DO TUA PARAMOS PARA MAIS UMAS FOTOS...ENQUANTO QUE OS MONGES JOÃO E FERNANDO FORAM TOMAR UM CAFÉZINHO E RELAXAR UM POUCO AS PERNAS, EU, AINDA FUI TIRAR UMAS FOTOS A UMAS LOCOMOTIVAS E CARRUAGENS ESQUECIDAS E PARQUEADAS NA ESTAÇÃO. NA MESMA, AINDA FOTOGRAFEI UMA ESPÉCIE DE ALA-MUSEU COM ARTEFACTOS ANTIGOS.
LOCOMOTIVA TANQUE MALLET CP E-170 DE BITOLA MÉTRICA DA FÁBRICA ALEMÃ HENSCHEL & SOHN QUE SE VAI DESFAZENDO AOS POUCOS
CARRUAGENS NAPOLI EM TREMENDA DEGRADAÇÃO SEM QUE HAJA ALGUÉM PARA RESTAURAR E COLOCÁ-LAS PARA MUSEU
LOCOMOTIVA TANQUE MALLET CP E-166 DE BITOLA MÉTRICA DA FÁBRICA ALEMÃ HENSCHEL & SOHN... MAIS UM EXEMPLAR QUE SERVIRIA PARA UM MUSEU
CARRUAGENS DA LOCOMOTIVA CP E-166
OUTRO MATERIAL CIRCULANTE PARQUEADO NA ESTÃO FOZ-TUA
AO LADO, O RIO DOURO E OS SEUS BARCOS DE TURISMO
O ADEUS À LINHA
FOTOS MÁQ. DO JOÃO
DE MOCHILAS ÀS COSTAS AÍ VÃO OS MONGES, A PÉ E DE MÁQUINA NA MÃO A REGISTAR CADA DETALHE, CADA MOMENTO, CADA SORRISO POR ENTRE ESTE VALE ENCANTADO QUE É O VALE DO TUA E A SUA LINHA
NO TÚNEL DE TRALHARIZ A EMOÇÃO AUMENTOU UM POUCO, POIS ERA O PRIMEIRO TÚNEL A SER TRANSPORTO
OS MONGE TAMBÉM QUERIAM FICAR REGISTADOS NESTE PALCO MARAVILHOSO
TUDO NESTE VALE É FANTÁSTICO, TUDO É IMACULADAMENTE SAGRADO, TUDO É BELO E AO MESMO TRISTE UMA ENORME SEPULTURA SE CONSTRÓI PARA FAZER DESAPARECER TAMANHA BELEZA NATURAL E HUMANA
É NA ZONA DAS FRAGAS MÁS QUE ENCONTRAMOS A MAIOR BELEZA DESTE VALE, COM DOIS TÚNEIS E A FAZER PONTE ENTRE OS DOIS, UM PONTÃO EM BETÃO ARMADO E TUDO ISTO, EM ZONAS DE ESCARPAS DENSAS E PERIGOSAS...É FANTÁSTICO O QUE OS NOSSOS OLHOS CONSEGUEM E PODEM VER...
E ALEGREMENTE A NOSSA MARCHA CONTINUA SOB A LINHA E SEMPRE COM AS ÁGUAS DO RIO TUA À ESPREITA
NA CHEGADA AO APEADEIRO DO CASTANHEIRO, MAIS UMA VEZ SE NOTOU QUE A POPULAÇÃO AINDA FICA ALGO AFASTADA DESTE EDIFÍCIO QUE VIVE OS ÚLTIMOS TEMPOS À SUPERFÍCIE DA TERRA A CONTEMPLAR A IMENSIDÃO DESTE LUGAR EM SILÊNCIO.
ENQUANTO ISSO, PROSSEGUIMOS A NOSSA MARCHA ATÉ BRUNHEDA E FOTOGRAFANDO PALMO A PALMO TODO ESTE MUSEU NATURAL
NO TÚNEL DA FALCOEIRA, OS MAIS COMPRIDO DA LINHA, O MONGE JOÃO AINDA TENTOU FOTOGRAFAR ALGUNS MORCEGOS MAS...EM VÃO PARA MUITA PENA NOSSA...
O SILÊNCIO DESTE VALE É ENORME E SÓ O BARULHO DAS ÁGUAS AQUI E ALI, NOS FAZ DESPERTAR PARA A REALIDADE...NA MARGEM OPOSTA À LINHA, ONDE A ESCARPA É ÍNGREME, É ESPANTOSO VER AS OLIVEIRAS PLANTADAS EM PEQUENOS SOCALCOS ONDE CADA UMA TEM O SEU...ALI, NÃO HÁ FORÇA MOTRIZ DE TRACTORES OU ANIMAIS PARA AJUDAR NA COLHEITA...ALI, É A APENAS A FORÇA HUMANA QUE TRABALHA, QUE SEMEIA E COLHE...
É ENGRAÇADO QUE TUDO TEM UM NÚMERO, UMA ESPÉCIE DE CÓDIGO...SÃO OS CARRIS, AS TRAVESSAS, OS PARAFUSOS DOS CARRIS E ATÉ, OS PARAFUSOS CENTRAIS DAS TRAVESSAS
NA PONTE METÁLICA DE PARADELA, AINDA DEU TEMPO PARA UMA CACHE
QUEDA DE PEDRAS NA LINHA...FOI UM DOS MOTIVOS PARA O SEU FIM...
EM FRENTE QUE O COMBOIO NÃO ESPERA... NESTA ALTURA ESTÁVAMOS A CHEGAR À ESTAÇÃO DE SANTA LUZIA, ONDE A FALTA DE ALGUNS CARRIS SE DEVEU À MÃO ALHEIA...
NO APEADEIRO ALGO SINGULAR DO TRALHÃO... A PARTIR DAQUI, O RELEVO COMEÇA A MUDAR UM POUCO DEIXANDO DE SER MAIS ACIDENTADO E PASSANDO PARA UMA RELEVO MAIS "ABERTO"...
JÁ BEM PERTO DE BRUNHEDA, PASSAMOS POR UM NOVO E MODERNO VIADUTO DA AUTOESTRADA QUE CONTRASTA COM A ANTIGUIDADE DA LINHA
EM BRUNHEDA, CHEGAMOS POR FIM AO FIM DA LINHA PARA A AVENTURA DE HOJE...FICA NA MEMÓRIA UM DIA TERRIVELMENTE BEM PASSADO ENTRE AMIGOS.
AS HISTÓRIAS FICAM CONNOSCO PARA MAIS TARDE RECORDAR ASSIM COMO, A IDEIA QUE VAI DESAPARECER UM ENORME SANTUÁRIO NATURAL E UMA LINHA FÉRREA QUE LHE CONFERE UMA ÁUREA ESPECIAL...POSSO DIZER QUE ESTAMOS CONTENTES
PARA ACEDER AO TRACK GPS, CLICA NO LINK http://pt.wikiloc.com/wikiloc/view.do?id=5661858
PELA NATUREZA, A SOLO OU COM OS AMIGOS, AS MINHAS PEDALADAS,CORRIDAS, AVENTURAS E CAMINHADAS EM MONTANHA E SOBRE CARRIS EM PALAVRAS,IMAGENS E MUITO MAIS...
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foi um dia verdadeiramente fantástico passado entre amigos e num local magnifico. ficou cumprido assim um dos meus grandes objetivos pessoais que era percorrer a Linha do Tua. para repetir :)
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