quinta-feira, 23 de outubro de 2014

PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS DO NORTE (PARTE II) - 2º DIA- LINHA DO DÃO - VISEU- STª COMBA DÃO (29/08/2014)

PARA O SEGUNDO DIA DO MEU PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS, A "LINHA" A SER PERCORRIDA ERA A DO DÃO QUE LIGAVA VISEU A STª COMBA DÃO.
O DIA NASCE COM SOL E CHEIO DE VIDA. DEPOIS DE ME PREPARAR E TER TOMADO O PEQUENO ALMOÇO NA POUSADA, ERA HORA DE ME FAZER À LINHA. DEPOIS DE UNS PEDIDOS DE INFORMAÇÃO SOBRE O COMEÇO DA MESMA, MONTEI A BATINA E LÁ FUI. AINDA DENTRO DA CIDADE DAS ROTUNDAS, UMA PRIMEIRA PARAGEM JUNTO À ESTÁTUA DE VIRIATO, LOCAL OBRIGATÓRIO PARA QUALQUER TURISTA. DESTE PONTO ATÉ AO INÍCIO DA ECOPISTA FOI RELATIVAMENTE RÁPIDO. CHEGADO AO LARGO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, APENAS SE VÊ ALGUMAS GRADES TÍPICAS DE CIMENTO E O DEPÓSITO DE ÁGUA. TUDO O RESTO, INCLUINDO A PRÓPRIA ESTAÇÃO, DESAPARECEU. JÁ EM PLENA LINHA, COMEÇO A MINHA VIAGEM. COMO DISSE, O TEMPO ESTÁ MARAVILHOSO E CONVIDA À PRATICA DO DESPORTO E POR ISSO, É QUE NOS PRIMEIROS 5/7 KMS, CRUZEI COM MUITA GENTE A FAZER A SUA CAMINHADA MATINAL, A CORRER, A ANDAR DE BICICLETA, SKATE, A FAZER GINÁSTICA NOS DIVERSOS PARQUES DE MANUTENÇÃO INSTALADOS AO LONGO DA LINHA...ENFIM UM SEM NÚMERO DE PESSOAS E DE TODAS AS IDADES A PRATICAR DESPORTO E A CONVIVER SOBRE A LINHA. DE FACTO, ESTES PRIMEIROS KMS SÃO FEITOS EM PLENA CONVIVÊNCIA COM AS POPULAÇÕES LOCAIS. EU, LÁ IA TODO SATISFEITO E CHEIO DE EMOÇÃO POR ESTAR MAIS UMA VEZ A FAZER "HISTÓRIA" PERCORRENDO MAIS UMA LINHA DE COMBOIO QUE OUTRORA ERA UM DOS PÓLOS DE CRESCIMENTO DESTA REGIÃO.
AO CONTRÁRIO DA LINHA DO VOUGA E DE OUTRAS LINHAS QUE JÁ PERCORRI, A LINHA DO DÃO ESTÁ NA SUA TOTALIDADE ASFALTADA E CONVERTIDA NUMA EXCELENTE ECOPISTA COM A MAIORIA DOS APEADEIROS E ESTAÇÕES RESTAURADAS OU, PELO MENOS ESTÃO CUIDADAS APESAR DA DEGRADAÇÃO DE ALGUMAS MAS MUITO POUCAS.
AO CHEGAR A FIGUEIRÓ, DEPARO-ME COM UMA ESTAÇÃO COM RESPETIVO PORÃO DE CARGA EM EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. CONVERTIDOS NUM EXCELENTE BAR ONDE SERVEM ALMOÇOS E SERVE DE SEDE DA JUNTA DA FREGUESIA DE S. CIPRIANO. PAREI BREVES MINUTOS PARA DESFRUTAR DO LOCAL. ENQUANTO ISSO, O SOL VAI-SE APODERANDO DO DIA E TORNANDO-O QUENTE. NOVAMENTE NA LINHA, VOU ABSORVENDO TODA A HISTÓRIA DA MESMA E CUMPRIMENTANDO COM AGRADO TODAS AS PESSOAS QUE POR MIM VÃO PASSANDO. CHEGADO A MOSTEIRINHO, DEPARO-ME COM A PRIMEIRA GRANDE PONTE METÁLICA DEVIDAMENTE RESTAURADA. NO SEU FIM NO SENTIDO VISEU-STª COMBA, FICA SITUADO O ELEGANTE APEADEIRO QUE SE ENCONTRA BEM RESTAURADO. MAIS UMAS FOTOS :) MAL COMEÇO A PEDALAR E TENHO DE DESMONTAR NA BATINA NOVAMENTE. CHEGUEI A TORREDEITA E NESTA ESTAÇÃO, UM MUSEU AO AR LIVRE COM A EXPOSIÇÃO DE UMA LOCOMOTIVA A VAPOR, UMA CARRUAGEM, E DOIS VAGÕES. TODO ESTE ARSENAL RESTAURADO E BEM CUIDADO. FOI DAS PARAGENS MAIS LONGAS, POIS TINHA DE FOTOGRAFAR E VIVER UMA ESPÉCIE DE MOMENTO ÚNICO, POIS ESTAVA NUM COMBOIO NA LINHA DO DÃO. OS MINUTOS AVANÇAM E EU TENHO DE ARRANCAR...
AS PAISAGENS SÃO LINDÍSSIMAS E O MUNDO RURAL SALTA DE VEZ À VISTA. COM O AFASTAMENTO DO AGLOMERADO URBANO, JÁ SÃO MUITO MENOS, OS TRANSEUNTES A CIRCULAR PELA LINHA.
POUCA TERRA....POUCA TERRA...POUCA TERRA...E LÁ VAI O MONGE PELO SEU PÉRIPLO. CHEGO A FARMINHÃO QUE ESTÁ EM FESTA E DEIXO DE PERCORRER AS TERRAS DE VISEU PARA ENTRAR EM TERRAS DE TONDELA. É CURIOSO QUE DE CADA VEZ QUE SE MUDA DE CONCELHO E SÃO TRÊS OS CONCELHOS QUE ESTA LINHA PERCORRE, O BETUMINOSO MUDA DE COR. EM PARADA DE GONTA AO PK 20 FAÇO UMA PARAGEM TÉCNICA PARA ABASTECER. COMO UM GELADINHO QUE SABE TERRIVELMENTE BEM. O COMBOIO JÁ PASSOU E EU TENHO DE PARTIR. ENTRE PINHAIS E VINHAS DOS FAMOSOS VINHOS DO DÃO, A PAISAGEM VAI-SE TORNANDO UM POUCO ASPRA COM CAMPOS ABANDONADOS E SEM CRUZAR COM UMA ALMA VIVA. JÁ EM TONDELA ONDE A SUA ESTAÇÃO ESTÁ CUIDADA E CONVERTIDA NUM ESPAÇO MULTI FUNCIONAL ONDE FUNCIONAM VÁRIAS ASSOCIAÇÕES LOCAIS, TIRO AS FOTOS DA PRAXE E LÁ CONTINUO. TEMPO URGE E ERA IMPORTANTE PARA MIM, CHEGAR A STª COMBA DÃO ENTRE AS 13H00 E AS 13H30 POR CAUSA DO HORÁRIO DO COMBOIO QUE QUERIA APANHAR. DE TONDELA ATÉ NAGOSELA, CERCA DE 10KMS A PAISAGEM É SOLITÁRIAS ENTRE PINHAIS E VINHAS ATÉ ENCONTRAR PELA PRIMEIRA VEZ A COMPANHIA DO RIO DÃO AINDA EM NAGOSELA. A PAISAGEM ALTERA-SE UM POUCO E VOLTA A SER MAIS INTERESSANTE E MAIS PERTO DO FIM FICA A MINHA AVENTURA.
À MEDIDA QUE VOU AVANÇANDO, O CAUDAL DO DÃO VAI ALARGANDO E DANDO A IMAGEM DE UM VERDADEIRO RIO. EM TREIXEDO, DEPARO-ME COM O ESPAÇO DA ESTAÇÃO BEM CUIDADO MAS OS EDIFÍCIOS DA MESMA DEGRADADOS. NOTA-SE QUE EM TEMPOS FOI UMA ESTAÇÃO IMPORTANTE DEVIDO À SUA ESTRUTURA SER CONSIDERÁVEL EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS. MAIS À FRENTE, A PONTE METÁLICA DE TREIXEDO DEVIDAMENTE RESTAURADA.
DAQUI ATÉ À ESTAÇÃO DE STª COMBA DÃO É UM TIRINHO. CRUZANDO CAMPOS DE CULTIVO AGORA COM O RIO DÃO A CORRER AO MEU LADO DIREITO, CHEGO AO FIM DA LINHA E AO FIM DA ECOPISTA NUM BECO QUE...ENFIM...SÓ MESMO EM PORTUGAL. COMO É QUE É POSSÍVEL FAZEM O INÍCIO/FIM DA ECOPISTA NO BECO EM QUE SE ENCONTRA??? NÃO SE PERCEBE REALMENTE...DEPOIS DE 50 KMS BEM CUIDADOS E ASSEADOS DEPARO-ME COM ISTO...SÓ VENDO MESMO. O ACESSO À ESTÃO É FEITO POR UM CARREIRO DE CABRAS E SEM LÓGICA ALGUMA. E COM ESTE TRISTE FINAL, CHEGO AO FIM DE MAIS UMA LINHA, DE MAIS UM PÉRIPLO SOB AS ANTIGAS LINHAS DE COMBOIO EM BITOLA ESTREITA. NO ENTANTO, O DIA AINDA ESTÁ LONGE DO FIM E AINDA ESTOU LONGE DE CASA.
NA ESTAÇÃO, O REVISOR DIZ-ME QUE SÓ COM MUITA SORTE CONSIGO VIAJAR COM A BICICLETA MESMO QUE A MESMA ESTEJA BEM EMPACOTADA...MAIS UMA TRISTE REALIDADE PORTUGUESA...SEM TEMPO A PERDER E SEM OLHAR A MEIOS, PARTO PARA O PLANO B. SEGUIR DE BICICLETA ATÉ À MEALHADA PELA NACIONAL 234...NÃO SERIA FÁCIL, POIS JÁ TINHA 50 KMS NAS PERNAS, O TEMPO ESTAVA SUPER QUENTE E TINHA SE SUBIR A SERRA DO LUSO QUE TINHA RAMPAS BEM DURINHAS.
MAS, TINHA DE SER E FOI :) NOVAMENTE MONTADO NA MINHA BATINHA, LÁ SIGO EU AGORA POR ESTRADA. À SAÍDA DE STª COMBA, PAREI NUM CAFÉ PARA COMER UM PREGO NO PÃO, ABASTECER E PEDIR ALGUMAS INFORMAÇÕES. A SUBIDA PARA MORTÁGUA FAZ-SE BEM MAS DEPOIS...DEPOIS FOI ARDER COM O CALOR...A SUBIDA É LONGA...LONGA E TEM ZONAS EM QUE A INCLINAÇÃO METE RESPEITO... TENHO DE USAR A ÁGUA DE BEBER PARA ME MOLHAR E ARREFECER UM POUCO. A PROGRESSÃO É LENTA E CAFÉS OU FONTES, NEM VÊ-LOS. DEPOIS DE TANTA PENITÊNCIA, CHEGO AO BARRACÃO E POR FIM A UM CAFÉ ONDE COMPRO UMA GARRAFA DE ÁGUA PARA LITERALMENTE A JORRAR POR MIM ABAIXO...QUE MARAVILHA, QUE ALÍVIO :) COM O CORPO RETEMPERADO E MAIS UMAS GOMAS PARA O ADOCICAR, É COM RELATIVA RAPIDEZ QUE "FECHO" O RESTO DA SUBIDA ATÉ AO LUSO. AQUI CHEGADO, MAIS UM ALÍVIO AGORA, ERA SÓ DESCER E PEDALAR COM TODA A FORÇA ATÉ Á MEALHADA. TIVE PENA DE NÃO PARAR NO LUSO PORQUE TINHA UM COMBOIO PARA APANHAR. JÁ EM PLENA ESTAÇÃO DA MEALHADA, MAIS UMA TRISTE FIGURA DO NOSSO SISTEMA ORGANIZATIVO DA CP. SÃO 15:55 QUANDO ME DIRIJO AO EMPREGADO DA CP AFIM DE ADQUIRIR O RESPETIVO BILHETE. O MESMO ME DIZ QUE A BILHETEIRA ESTÁ FECHADA E SÓ REABRE A 2ª FEIRA. "FILHO DA MÃE" PENSEI PARA MIM. ENTÃO NÃO É QUE ME PODIA VENDER UM RAIO DE UM BILHETE????????? O COMBOIO PASSAVA ÀS 16H10. COM MUITA RAPIDEZ DESMONTEI A BIKE E EMBALEI-A ÀS "TRÊS PANCADAS"...PORQUE ENTRETANTO O COMBOIO CHEGARA NESSA ALTURA E QUANDO ESTOU A COLOCAR A MOCHILA ÀS COSTAS E A EMBALAGEM DEBAIXO DO BRAÇO E JÁ EM CORRIDA, O COMBOIO ARRANCA..."F....." DISSE PARA COMIGO...NADA A FAZER SENÃO ESPERAR MAIS UMA HORA PELO PRÓXIMO. ÀS 17H10 ESTAVA A ENTRAR NO COMBOIO ATÉ AVEIRO ONDE IRIA TER NOVA BOLEIA DO MEU PADRINHO. AO CHEGAR A AVEIRO, AINDA VEJO O VOUGUINHA A PARTIR PARA SERNADA DO VOUGA. AS RECORDAÇÕES DO DIA ANTERIOR CORRERAM-ME O PENSAMENTO QUE NEM UM RELÂMPAGO. ENTRETANTO CHEGA A MINHA BOLEIA E O FIM DEFINITIVO DE MAIS UM PÉRIPLO PELAS ANTIGAS LINHAS DE COMBOIO EM BITOLA ESTREITA :)

 photo CIMG2292_zps858bff2b.jpg

DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO DÃO

 photo SemTiacutetulo_zps8f3e9303.jpg


A Linha do Dão, originalmente conhecida como Ramal de Viseu e Linha de Santa Comba a Viseu, é uma ferrovia histórica de via estreita (1000 mm) situada no centro de Portugal. Abriu em 25 de Novembro de 1890 , tendo o serviço ferroviário de passageiros sido suspenso em 1988 e o de mercadorias em 1972; a infraestrutura viária (carris, travessas, e balastro) foi quase totalmente retirada até 1999.

Material circulante e tipos de atrelagem
Locomotivas originais da Linha do Dão
N.º Denominação
1 Beira Alta
2 Vizeu
3 Santa Comba
4 Tondella
5 Dão
6 Viriato
Para o início das operações desta linha, foram adquiridas, à firma alemã Maschinenfabrik Esslingen, 6 locomotivas, cada uma de 25 toneladas. À casa belga Societé Internationale de Braine-le-Comte foram encomendados 4 furgões, e 20 carruagens, sendo uma de salão, duas de primeira classe, 6 de segunda classe, 8 de terceira classe, e 3 mistas de primeira e segunda classes. Foram, igualmente, fornecidos 40 vagões pelas Oficinas Metalúrgicas de Nivelles, sendo 12 fechados, 2 preparados para o transporte de peixe, 14 de plataformas, e 12 de bordas altas.

Originalmente, foi utilizado um sistema de atrelagem que consistia num tensor central, por debaixo de um tampão, muito semelhante ao utilizado alguns anos depois, na Linha do Vouga.

Foram, igualmente, empregues algumas automotoras da Série 9300.

O planeamento desta linha foi atrasado por várias solicitações, tendo sido estudadas inúmeras variantes, nas quais trabalharam um grande número de engenheiros; só nos finais de 1887 é que foi aprovado o projecto para o troço entre Santa Comba Dão e Tondela, tendo o projecto total da linha sido homologado em Março de 1888. A construção das infra-estruturas foi, então, contratada com o Visconde de Barreiros, que já se tinha celebrizado pela execução de obras importantes no Brasil; no entanto, os constantes atrasos no planeamento da linha, e a reduzida compensação por quilómetro do empreiteiro, fizeram com que este rescindisse o contrato em Janeiro de 1890. Nesta altura, a construção estava consideravelmente a meio, faltando instalar algumas pontes e acabar outras, realizar a maior parte das expropriações nos últimos 20 quilómetros junto a Viseu, fazer o Túnel de Fonte de Arcada e a trincheira correspondente, e acabar a construção da maior parte das estações e apeadeiros, que ainda se encontravam no começo. Previa-se, naquela altura, que a construção da linha só iria terminar em cerca de ano e meio.

A Companhia colocou, à frente dos trabalhos, o engenheiro Diniz da Motta, que se tinha distinguido pela construção da Linha de Mirandella, e que, nessa altura, se encontrava a laborar no Caminho de Ferro da Beira Baixa. Retomaram-se, assim, os trabalhos, que avançaram rapidamente, de dia e de noite, devido, principalmente, aos esforços de Diniz da Motta; também foi relevante o papel dos engenheiros Bettencourt e Abecassiz, e dos condutores Oliveira Duarte e Valladas, que chefiavam os 4 sectores nos quais a linha estava dividida.

A cerimónia de inauguração deste caminho de ferro foi realizada em 24 de Novembro de 1890 , tendo sido aberto ao serviço no dia seguinte.

Ao contrário do que se previa na imprensa regional daquela época, a inauguração deste caminho de ferro foi acompanhada de grandes festejos populares, tendo as habitações de Viseu sido decoradas para a ocasião. A cerimónia foi acompanhada de bandas de música, que percorreram as ruas, tendo sido organizados, por duas sociedades públicas, um banquete, e um baile, para os habitantes da cidade e para os convidados. Foi, igualmente, realizado um comboio inaugural, que percorreu a linha, parando em todas as estações, e no Viaduto da Ortigueira. Em cada estação, era esperado pelas populações e autoridades locais, com música e lançamento de foguetes; destaca-se principalmente, a passagem por Tondela, aonde foi construído um pavilhão expressamente para esta cerimónia. À passagem pela cidade de Viseu, o comboio foi saudado pelos habitantes, que se aglomeraram junto à linha, e na estação.

A linha foi construída de forma sólida, de forma a facilitar ao máximo o andamento das composições; continha 7 pontes, todas construídas pela firma Societé Internationale de Braine-le-Comte. Após a construção, verificou-se que media 64,64 metros a mais do que o planeado, tendo a Companhia Nacional pedido ao governo, em 1902, o pagamento dos juros relativos a este excesso.

Em 1900, o número de passageiros nesta linha foi de 50.860, valor que cresceu para 54.116 em 1901; no mesmo troço, foram movimentadas, em regime de Grande Velocidade, 784 toneladas de carga em 1900, e 798 toneladas em 1901, tendo-se verificado um decréscimo no movimento de mercadorias em Pequena Velocidade, de 12.898 toneladas em 1900, para 11.993 em 1901.

Durante um breve período da Década de 1970, a Linha do Vouga foi encerrada, dando-se como justificação desta decisão o facto das antigas locomotivas a vapor provocarem incêndios. Até à sua reabertura, em 1975, foi a Linha do Dão quem continuou a garantir a Viseu a afluência de comboios e a sua ligação à restante rede ferroviária nacional.

Em Agosto de 1972, o serviço de mercadorias foi suspenso, sendo a Linha totalmente encerrada em 28 de Setembro de 1988. A 1 de Janeiro de 1990, seria a vez da Linha do Vouga ser encerrada pela segunda vez, entre Sernada do Vouga e Viseu, deixando esta capital de distrito com o título da «maior cidade europeia sem comboio». Entre 1997 e 1999 os carris foram levantados, bem como o balastro e as travessas, deixando o leito ferroviário sem mais nenhuma estrutura.

A estação de Viseu, terminal partilhado pelas Linhas do Dão e do Vouga, viria a ser demolida em 1994, sendo erguida no seu espaço uma rotunda. Sobra do conjunto da estação apenas um depósito metálico. Em Torredeita a população decidiu honrar a memória da linha de forma diferente, tendo sido reinstalado um pequeno troço com balastro, travessas e carris de uma ponta à outra da estação, e depositada aí uma locomotiva a vapor, acoplada a 3 vagões.

Em 2007, o troço da Linha do Dão entre Viseu e Figueiró foi convertido em ecopista, existindo actualmente em Vildemoinhos um posto de aluguer de bicicletas. O prolongamento da ecopista ao longo do restante traçado da Linha do Dão foi um projecto realizado no âmbito de uma parceria entre os municípios servidos pela linha — Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. O projecto, denominado Ecopista do Dão, previa o restauro de todas as estações, apeadeiros e restantes e obras de arte da linha, bem como a instalação de iluminação pública ao longo de toda a ecopista. A Ecopista do Dão foi inaugurada a 2 de Julho de 2011.

PARA A POSTERIDADE FICAM AQUI AS FOTOS :)


À SAÍDA DA POUSADA DA JUVENTUDE

 photo CIMG2286_zps2060e327.jpg

ESTÁTUA DE VIRIATO

 photo CIMG2287_zps7427be11.jpg

NO LARGO DA ANTIGA ESTAÇÃO, AINDA SOBREVIVEM RESTOS DA VEDAÇÃO EM CIMENTO DA MESMA

 photo CIMG2289_zps6aed78e6.jpg
 photo CIMG2290_zps95a20b73.jpg

EM PLENA ECOPISTA ONDE OUTRORA FOI A LINHA FÉRREA DO DÃO E PASSANDO PELA REMODELADA PONTE DE TRAVASSÓS

 photo CIMG2293_zpsde5fd4ce.jpg
 photo CIMG2294_zps794ce065.jpg

A LINHA CONTINUA PELA FACHA LATERAL DE VISEU...ONDE OUTRORA CIRCULAVAM COMBOIOS, HOJE EM DIA, SÃO PESSOAS QUE SE SERVEM DA MESMA PARA PASSEAR, FAZER CAMINHADAS, ANDAR DE BICICLETA, CORRER E FAZER GINÁSTICA

 photo CIMG2297_zps2831e5ae.jpg
 photo CIMG2298_zps29735e6a.jpg
 photo CIMG2299_zps474650ff.jpg
 photo CIMG2300_zps053d6f63.jpg
 photo CIMG2301_zpsd2eb4802.jpg
 photo CIMG2302_zps70f9d624.jpg

E RAPIDAMENTE CHEGO A VILDEMOINHOS, AINDA DENTRO DE VISEU E AO PRIMEIRO APEADEIRO (EM MADEIRA) E EDIFICIO DA PASSAGEM DE NÍVEL QUE SE ENCONTRAM MUITO BEM CONSERVADOS

 photo CIMG2303_zps4da1acb3.jpg
 photo CIMG2304_zps2efa376c.jpg

E PELA LINHA CONTINUO. NESTA FASE A MESMA ATRAVESSA GRANDES AGLOMERADOS POPULACIONAIS COM AS HABITAÇÕES QUASE EM CIMA DA LINHA. TORNA-SE MUITO BONITO O PERCURSO

 photo CIMG2305_zps2f70a8de.jpg
 photo CIMG2306_zpsbb0686fc.jpg
 photo CIMG2307_zps69c8bd99.jpg
 photo CIMG2308_zps4f55b3fa.jpg
 photo CIMG2309_zpsdd54f176.jpg

MAIS UM VESTÍGIO DA ANTIGA LINHA

 photo CIMG2310_zps4e46eb5f.jpg

POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA...PELA LINHA ANUNCIO A MINHA PASSAGEM COM MUITA BOA DISPOSIÇÃO E UMA ALEGRIA INTERIOR ENORME. MAIS UMA VEZ ESTAVA A PERCORRER AS LINHAS DA HISTÓRIA :)

 photo CIMG2312_zpsf456583e.jpg
 photo CIMG2313_zps367bc244.jpg
 photo CIMG2314_zpse4bc846e.jpg
 photo CIMG2316_zps12889334.jpg
 photo CIMG2317_zps86c2f5a8.jpg
 photo CIMG2318_zps2a699b47.jpg

APEADEIRO DE TONDELINHA...NÃO ESTÁ REQUALIFICADO MAS LEVOU UMA LIMPEZA E UMA NOVA DECORAÇÃO...NO ESPAÇO OPOSTO, A COLOCAÇÃO DE UMA PEQUENO PARQUE DE MANUTENÇÃO. VÊEM-SE ALGUNS AO LONGO DA LINHA O QUE É BOM E DE SALUTAR POIS TORNA-SE MAIS UM RECURSO PARA AS PESSOAS USUFRUÍREM DA LINHA E PROMOVER A ATIVIDADE FÍSICA

 photo CIMG2319_zpsce66a262.jpg
 photo CIMG2320_zps67fb7d45.jpg
 photo CIMG2321_zps2dd5512a.jpg
 photo CIMG2322_zps73a8fb68.jpg
 photo CIMG2323_zpsba8444b1.jpg

A LINHA COMEÇA AOS POUCOS A ENTRAR PELA VEGETAÇÃO, CAMPOS AGRÍCOLAS ENFIM, PELO MUNDO RURAL

 photo CIMG2324_zpsb395c0ae.jpg
 photo CIMG2326_zps09c91796.jpg
 photo CIMG2327_zps75246397.jpg
 photo CIMG2328_zps8f490919.jpg
 photo CIMG2330_zps614a9976.jpg
 photo CIMG2332_zpsa8bd7519.jpg
 photo CIMG2334_zps9f81fc55.jpg
 photo CIMG2335_zpsdce9ee70.jpg
 photo CIMG2336_zps4decb9b7.jpg
 photo CIMG2337_zpsa575131f.jpg
 photo CIMG2338_zps857ae13f.jpg

CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL EM TONDELINHA

 photo CIMG2340_zps4874a3ad.jpg
 photo CIMG2341_zpsa52669cc.jpg

 photo CIMG2343_zps4e3d58df.jpg

PASSADIÇO METÁLICO SOBRE A RIBEIRA DE MIDE EM S. MARTINHO

 photo CIMG2344_zps448cd1b8.jpg
 photo CIMG2345_zps5a95f20b.jpg
 photo CIMG2346_zps530ef4b1.jpg

APESAR DE A LINHA SE SITUAR NUM RELEVO ALGO MONTANHOSO, SÃO MUITAS E BEM COMPRIDAS AS RETAS QUE A LINHA TEM

 photo CIMG2347_zpsad260eba.jpg
 photo CIMG2348_zpse97c3775.jpg

CHEGADA AO APEADEIRO DE TRAVASSÓS DE ORGENS

 photo CIMG2349_zps047e7013.jpg
 photo CIMG2350_zpsa2d0ef76.jpg
 photo CIMG2351_zpsf36e3adc.jpg
 photo CIMG2352_zpsc35763d2.jpg
 photo CIMG2353_zps4744963a.jpg

ENTUSIASTAS DA BICICLETA PELA LINHA :)

 photo CIMG2355_zps7ab19f00.jpg
 photo CIMG2356_zps311f1894.jpg

COM A CHEGADA A FIGUEIRÓ, DEPAREI-ME COM UM COMPLEXO FERROVIÁRIO (ESTÃO, ARMAZÉM DE MERCADORIAS E SANITÁRIOS), IMPECAVELMENTE RECUPERADOS E EM FUNCIONAMENTO EM PROL DA POPULAÇÃO. AQUI, ESTÁ A SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA LOCAL, UM BAR-RESTAURANTE, POSTO DE INFORMAÇÃO E PARQUE DE MANUTENÇÃO. MUITO BOM MESMO

 photo CIMG2357_zps24e610d0.jpg
 photo CIMG2358_zpsd0a856ad.jpg
 photo CIMG2359_zps0240d3a8.jpg
 photo CIMG2360_zps0b51b400.jpg
 photo CIMG2361_zps8db899b1.jpg
 photo CIMG2362_zpsf3ca9a19.jpg
 photo CIMG2363_zps3763839c.jpg
 photo CIMG2364_zps9cc6a1ea.jpg
 photo CIMG2365_zps4f19c519.jpg
 photo CIMG2366_zpse4b3cedb.jpg
 photo CIMG2367_zps7a80425e.jpg
 photo CIMG2369_zps74c818f5.jpg
 photo CIMG2371_zpsc94ff407.jpg
 photo CIMG2372_zpsa7eec6e1.jpg

EM FIGUEIRÓ PASSAMOS PELO PRIMEIRO TÚNEL. PELO TÚNEL DE FIGUEIRÓ COM 44 MTS DE COMPRIMENTOS

 photo CIMG2376_zpsbdf53668.jpg
 photo CIMG2378_zps1829fed9.jpg
 photo CIMG2379_zpsb7b8fbf7.jpg
 photo CIMG2382_zpsa4055c5e.jpg

O MONGE...

 photo CIMG2377_zpsa5873469.jpg
 photo CIMG2384_zps82a54807.jpg

CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL EM FIGUEIRÓ EM FRANCA DEGRADAÇÃO

 photo CIMG2386_zpsf72a7ed9.jpg
 photo CIMG2388_zps97ec842e.jpg
 photo CIMG2389_zps6ccf2baf.jpg
 photo CIMG2390_zpseb12fd21.jpg
 photo CIMG2391_zps7deebfc4.jpg
 photo CIMG2392_zps3f4135f7.jpg
 photo CIMG2393_zpsf666b57a.jpg
 photo CIMG2394_zpsdecdb801.jpg
 photo CIMG2395_zps3679803c.jpg

AO FUNDO DA RETA, A ENORME PONTE METÁLICA FERROVIÁRIA DE MOSTEIRINHO COM 184 MTS DE COMPRIMENTO

 photo CIMG2396_zps4f590275.jpg
 photo CIMG2398_zpseb11886d.jpg
 photo CIMG2399_zps1d9dfaae.jpg
 photo CIMG2400_zpsf3a58f6e.jpg
 photo CIMG2401_zps84f8fcad.jpg
 photo CIMG2402_zps99a5ac20.jpg
 photo CIMG2404_zps8e77594c.jpg
 photo CIMG2406_zpsccc4afc7.jpg

APEADEIRO DE MOSTEIRINHO...SÃO MUITO ENGRAÇADOS ESTES APEADEIROS :)

 photo CIMG2407_zpsda47a5b5.jpg
 photo CIMG2408_zps42233ae5.jpg
 photo CIMG2409_zps25bc4b42.jpg
 photo CIMG2411_zps785d45c5.jpg
 photo CIMG2412_zpsc7c41d85.jpg

POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA...AO ENCONTRO COM A HISTÓRIA

 photo CIMG2413_zpsf923e630.jpg
 photo CIMG2414_zps309f77fd.jpg
 photo CIMG2415_zpsba833efc.jpg
 photo CIMG2416_zps6795a992.jpg
 photo CIMG2418_zpsaef39763.jpg
 photo CIMG2419_zps356b9c08.jpg
 photo CIMG2420_zpsc5c01174.jpg

CHEGADO A TORREDEITA, ONDE ENCONTRO UMA ESTAÇÃO REMODELADA MAIS UM ARMAZÉM DE CARGA E UM BELO PARQUE DE MANUTENÇÃO, O EX-LIBRIS DESTE ESPAÇO TRATA-SE DE UM AUTÊNTICO MUSEU AO AR LIVRE, POIS ENCONTRAMOS EM CIMA DE UNS CARRIS, UMA LOCOMOTIVA A VAPOR DE 1911 DA MARCA HENSCHEL & SOHN, UMA CARRUAGEM, UM VAGÃO E UM FURGÃO. COMO É LÓGICO, PERANTE TAL AGRADÁVEL SURPRESA EFETUEI UMA LONGA PARAGEM PARA FOTOGRAFAR E APRECIAR CADA PORMENOR DESTA COMPOSIÇÃO FERROVIÁRIA

 photo CIMG2421_zpscdc189ec.jpg
 photo CIMG2422_zps64b3c3d9.jpg
 photo CIMG2423_zps134b23e0.jpg
 photo CIMG2424_zps5b8d2a2a.jpg
 photo CIMG2426_zpsb7a7d006.jpg
 photo CIMG2427_zpsa596a774.jpg
 photo CIMG2428_zps00690c51.jpg
 photo CIMG2429_zps940e3c98.jpg
 photo CIMG2430_zps8f4d8050.jpg
 photo CIMG2431_zpsc928f81e.jpg
 photo CIMG2432_zps16dd9113.jpg
 photo CIMG2433_zps404a895a.jpg
 photo CIMG2434_zpsdc3b1478.jpg
 photo CIMG2435_zps53431b81.jpg
 photo CIMG2436_zps565d7ab5.jpg
 photo CIMG2437_zpse3ac9607.jpg
 photo CIMG2438_zpsdb459405.jpg
 photo CIMG2439_zps16a94984.jpg
 photo CIMG2440_zps3b0dd07f.jpg
 photo CIMG2441_zpsab478f76.jpg
 photo CIMG2442_zpsdb72db61.jpg
 photo CIMG2443_zps0eba3072.jpg
 photo CIMG2444_zps05243091.jpg
 photo CIMG2445_zps064fe64c.jpg
 photo CIMG2446_zps49b10481.jpg
 photo CIMG2447_zpsa26c37d8.jpg
 photo CIMG2448_zpsfbb3a459.jpg
 photo CIMG2449_zps4468ab30.jpg
 photo CIMG2450_zps3384655f.jpg
 photo CIMG2451_zpsc4828fd2.jpg
 photo CIMG2452_zps92d71f41.jpg
 photo CIMG2453_zps922e90ba.jpg
 photo CIMG2454_zps1023722d.jpg
 photo CIMG2455_zps24651d4f.jpg
 photo CIMG2456_zps62c80dcd.jpg
 photo CIMG2457_zpse7e420e5.jpg
 photo CIMG2458_zpsfe3991ee.jpg

PELO MEIO RURAL ENTRE CAMPOS E PINHAIS, A LINHA SE ESVAI CALMAMENTE E SOLITARIAMENTE CALCORREANDO AS MEMÓRIAS PASSADAS

 photo CIMG2459_zps3ed84c40.jpg
 photo CIMG2460_zps1a5ee9c8.jpg
 photo CIMG2462_zps01a4f8d9.jpg
 photo CIMG2465_zpsaeb9996a.jpg
 photo CIMG2466_zps72a6c39a.jpg
 photo CIMG2467_zps40da0ec8.jpg
 photo CIMG2468_zps05c9020b.jpg
 photo CIMG2469_zpsf867d0fd.jpg
 photo CIMG2470_zps64138563.jpg
 photo CIMG2473_zpsb3d50cc1.jpg

EM FARMINHÃO ENCONTREI UMA TERRA EM FESTA. MAIS UMAS ESTAÇÃO BEM CUIDADA

 photo CIMG2474_zps6c987cd6.jpg
 photo CIMG2475_zpsdd9d024d.jpg
 photo CIMG2476_zpse4aa6515.jpg
 photo CIMG2477_zps27f20480.jpg
 photo CIMG2478_zps768df50a.jpg
 photo CIMG2479_zps18de2636.jpg
 photo CIMG2480_zps9313e3e7.jpg
 photo CIMG2481_zps843a795c.jpg
 photo CIMG2482_zps8637c446.jpg
 photo CIMG2483_zps0f6b27bf.jpg
 photo CIMG2484_zpsf24a05c9.jpg
 photo CIMG2486_zps8002e03d.jpg
 photo CIMG2487_zps29e2158b.jpg
 photo CIMG2488_zpsd4ab08cb.jpg
 photo 20140829_104730_zpscfcf0910.jpg
 photo CIMG2489_zpsde03fa7b.jpg
 photo CIMG2490_zpsbd0ad21d.jpg
 photo CIMG2491_zps392657c2.jpg

TÚNEL DE STª CATARINA OU DA PARADA COM 183 MTS DE COMPRIMENTO...NESTE PONTO DEIXA-SE O CONCELHO DE VISEU E ENTRAMOS NO CONCELHO DE TONDELA

 photo CIMG2495_zps7fe9302c.jpg
 photo CIMG2496_zps02c4f836.jpg
 photo CIMG2498_zps470625b8.jpg
 photo CIMG2499_zps36a28752.jpg

ESTAÇÃO DE PARADA DE GONTA QUE ESTÁ IMPECAVELMENTE RECUPERADA E CONVERTIDA NUM BELO CAFÉ...AQUI FIZ UMA PARAGEM TÉCNICA PARA COMPRAR ÁGUA E SABOREAR UM GELADO :)

 photo CIMG2503_zps65f50e6b.jpg
 photo CIMG2504_zpsa1ed603a.jpg
 photo CIMG2505_zps098294a6.jpg
 photo CIMG2506_zpsab1191e7.jpg
 photo CIMG2507_zpsa29b0c50.jpg
 photo CIMG2508_zps646c484a.jpg

E A LINHA PROSSEGUE SOBRE LONGAS RETAS E UMA VEGETAÇÃO BEM ACONCHEGANTE

 photo CIMG2509_zps802ab42c.jpg
 photo CIMG2510_zpsb283fb9e.jpg
 photo CIMG2511_zpsfe3bc621.jpg

ESTAÇÃO DE SABUGOSA. ESTÁ COMO OUTRAS, IMPECAVELMENTE RESTAURADA

 photo CIMG2512_zps70e45f1c.jpg
 photo CIMG2513_zps7b57d803.jpg
 photo CIMG2514_zpsdb28c7c8.jpg
 photo CIMG2515_zps9c5a5e86.jpg
 photo CIMG2516_zps7c2385d1.jpg
 photo CIMG2517_zps3ebcbdf0.jpg
 photo CIMG2518_zpsc406c9de.jpg
 photo CIMG2519_zps0ce21f77.jpg
 photo CIMG2520_zps0eff3253.jpg
 photo CIMG2521_zpsb8699da3.jpg
 photo CIMG2523_zpsea1c7f78.jpg

DO MEIO DAS VINHAS DO DÃO, SURGE ESTE BELO TEMPLO CRISTÃO. TRATA-SE DA IGREJA ROMÂNICA DE CANAS DE SANTA MARIA. (Actualmente os vestígios mais antigos, da sua construção, estão datados do século XIV, tendo sofrido obras de restauro entre 1968 e 1974. O elevado grau de degradação, à altura, levou à demolição da nave, permanecendo da parte original apenas a fachada principal e a parte terminal da igreja.
Está classificada como Monumento Nacional na categoria de Arquitectura Religiosa pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico ( in Espírito de Aventura)).

 photo CIMG2524_zps8b7cd78e.jpg
 photo CIMG2525_zpsb3592e5a.jpg
 photo CIMG2526_zpsa9eaf89c.jpg
 photo CIMG2527_zpseba0b98f.jpg
 photo CIMG2528_zps06f03f7e.jpg
 photo CIMG2529_zpsc093cd59.jpg
 photo CIMG2530_zps01bcc39f.jpg
 photo CIMG2532_zpsbcf642ac.jpg

E AS LONGAS RETAS CONTINUAM AGORA EM CONCELHO DE TONDELA

 photo CIMG2531_zps84b399b5.jpg
 photo CIMG2533_zps29a75444.jpg
 photo CIMG2535_zpsca0c8389.jpg
 photo CIMG2536_zpsd4734de2.jpg
 photo CIMG2537_zpsa39866e1.jpg
 photo CIMG2538_zps55db6381.jpg

APEADEIRO E PASSAGEM DE NÍVEL DE NAIA

 photo CIMG2539_zps1843c014.jpg
 photo CIMG2540_zps1a521582.jpg
 photo CIMG2541_zps06854c05.jpg
 photo CIMG2543_zpsb7fb451d.jpg
 photo CIMG2544_zps6584b9e5.jpg

O DIA VAI ALTO E O SOL MARCA O RITMA DA MINHA MARCHA QUE CORRE SEM PROBLEMAS SOB A LINHA

 photo CIMG2542_zps2ebd10a2.jpg
 photo CIMG2547_zpsf2162d3d.jpg
 photo CIMG2548_zps25e63b98.jpg
 photo CIMG2549_zpscd3dd7a6.jpg
 photo CIMG2552_zps967a607e.jpg

TONDELA...CIDADE MAGNIFICA QUE TAMBÉM ELA VIU A LINHA A FICAR SEM O TRÂNSITO DOS COMBOIOS...NESTE MOMENTO ENTRO NO ESPAÇO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TONDELA ONDE, ESTA ANTIGA ESTRUTURA DÁ "ABRIGO" A ALGUMAS INSTITUIÇÕES DA CIDADE.

 photo CIMG2553_zpsdd540b30.jpg
 photo CIMG2554_zps578ff3c3.jpg
 photo CIMG2555_zps46da5ebc.jpg
 photo CIMG2556_zpsf9c255fc.jpg
 photo CIMG2557_zps356ce3e5.jpg
 photo CIMG2558_zps85cddaa7.jpg
 photo CIMG2559_zps1b14b7cd.jpg
 photo CIMG2560_zpsebdf6a72.jpg
 photo CIMG2561_zps8967f734.jpg
 photo CIMG2562_zps4b6fec29.jpg
 photo CIMG2563_zps636b89ac.jpg
 photo CIMG2564_zpsb08253d7.jpg
 photo CIMG2565_zpsf8e3f66e.jpg
 photo CIMG2566_zps4781d579.jpg
 photo CIMG2567_zps3ec2db30.jpg
 photo CIMG2568_zpse945a63f.jpg
 photo CIMG2569_zps814fb725.jpg
 photo CIMG2570_zpsb6ea7688.jpg
 photo CIMG2571_zps5b841fec.jpg
 photo CIMG2572_zps7bb01801.jpg
 photo CIMG2574_zpsb7a12cde.jpg
 photo CIMG2576_zpsf6c486b6.jpg
 photo CIMG2577_zps8fded5bc.jpg
 photo CIMG2578_zps8414a935.jpg
 photo CIMG2579_zps037947f6.jpg
 photo CIMG2580_zpsed72475c.jpg
 photo CIMG2581_zps403bede6.jpg
 photo CIMG2582_zps19c902bb.jpg
 photo CIMG2583_zpse27f90d3.jpg

PONTE FERROVIÁRIA DA TINHELA OU DA DINHA EM TONDELA SOBRE O RIO DINHA. TEM 98 MTS DE COMPRIMENTO

 photo CIMG2584_zpsb55d577c.jpg
 photo CIMG2585_zps731436ad.jpg

A PASSAGEM POR TONDELA, MOSTRAVA-ME UMA TERCEIRA FASE DO PERCURSO EM QUE JÁ NÃO ESTARIA MUITO LONGE DO FIM. NESTA FASE, A LINHA ATRAVESSA LONGOS BOSQUES E PINHAIS E VINHAS CARREGADAS DE UVA DOS FAMOSOS VINHOS DO DÃO

 photo CIMG2587_zpsf70777ab.jpg
 photo CIMG2588_zpsba157174.jpg
 photo CIMG2589_zpsa8e13337.jpg
 photo CIMG2590_zpsf3094a5c.jpg

CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL EM FRANCA DEGRADAÇÃO

 photo CIMG2592_zpscf5aae01.jpg
 photo CIMG2593_zps4dd7dc3e.jpg
 photo CIMG2594_zpsc0bc0023.jpg

AS VINHAS DO DÃO

 photo CIMG2595_zpsba719f9b.jpg
 photo CIMG2596_zps862c1c6a.jpg
 photo CIMG2597_zps8bcb134e.jpg
 photo CIMG2598_zps22256d4a.jpg

 photo CIMG2600_zpsf40d21c1.jpg
 photo CIMG2601_zps90161620.jpg

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TONDA. MAIS UM EDIFÍCIO REQUALIFICADO E APROVEITADO PELO MOTO-CLUBE LOCAL COMO SUA SEDE

 photo CIMG2602_zpsab914ebb.jpg
 photo CIMG2603_zpsbf1311b6.jpg
 photo CIMG2604_zps018827dd.jpg
 photo CIMG2605_zps52bc783f.jpg
 photo CIMG2606_zpsf77d921d.jpg
 photo CIMG2607_zps27ea389c.jpg
 photo CIMG2608_zpsc3aede6d.jpg
 photo CIMG2609_zps0205fb5f.jpg

CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL

 photo CIMG2610_zps213ca823.jpg
 photo CIMG2611_zps6955b060.jpg
 photo CIMG2612_zps95284aaa.jpg
 photo CIMG2613_zps30da17e8.jpg

A MUDANÇA DE COR NO PISO, INDICA A MUDANÇA DE CONCELHO. NESTE CASO, ESTOU A ENTRAR NO CONCELHO DE STª COMBA DÃO

 photo CIMG2614_zpsbf77c4c0.jpg
 photo CIMG2615_zps0c9d3232.jpg
 photo CIMG2616_zpsbb2f2224.jpg
 photo CIMG2617_zpsc4814f97.jpg
 photo CIMG2618_zps86cf6395.jpg
 photo CIMG2619_zps494460a2.jpg

NA PONTE FERROVIÁRIA DE NAGOSELA

 photo CIMG2620_zps73897d12.jpg
 photo CIMG2621_zps3db0ed83.jpg
 photo CIMG2622_zps13536581.jpg
 photo CIMG2623_zps7414bfd7.jpg
 photo CIMG2624_zps0d2882f9.jpg

O PRIMEIRO CONTATO VISUAL COM O RIO DÃO

 photo CIMG2625_zps71dbc47d.jpg
 photo CIMG2626_zps14fdd6cd.jpg
 photo CIMG2627_zpse646279c.jpg

A LINHA SEGUE AGORA JUNTO AO RIO DÃO QUE LHE CONFERE UMA OUTRA BELEZA

 photo CIMG2628_zps8db1e6b5.jpg
 photo CIMG2632_zps1909997d.jpg
 photo CIMG2633_zpsa18f9fd4.jpg
 photo CIMG2635_zpse4eec0d4.jpg
 photo CIMG2637_zps56c4dbb0.jpg
 photo CIMG2638_zps8115a347.jpg
 photo CIMG2639_zpse6bcf6ed.jpg

ESTAÇÃO DE TREIXEDO E RESPETIVO ARMAZÉM NUM ESTADO AVANÇADO DE DEGRADAÇÃO EMBORA O ESPEÇO CIRCUNDANTE ESTEJA ARRUMADO E CUIDADO

 photo CIMG2643_zps14e79bd3.jpg
 photo CIMG2640_zps9518fd23.jpg
 photo CIMG2641_zps4f321d66.jpg
 photo CIMG2642_zps5f93dc33.jpg
 photo CIMG2644_zpsa79da6c2.jpg
 photo CIMG2645_zpsec862ae7.jpg
 photo CIMG2646_zps16424d1b.jpg
 photo CIMG2647_zpsc7c1770d.jpg
 photo CIMG2648_zps82dc0f16.jpg
 photo CIMG2649_zpsd2f65c2b.jpg
 photo CIMG2651_zps05850b66.jpg
 photo CIMG2652_zps045be209.jpg
 photo CIMG2653_zpsef686fd7.jpg
 photo CIMG2654_zps3087bf9f.jpg

CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL

 photo CIMG2655_zps9d806500.jpg

TRAVESSAS DE MADEIRA DA LINHA JAZEM AGORA NUM LOCAL QUE OUTRORA FOI DE CULTIVO

 photo CIMG2657_zps0bf42769.jpg
 photo CIMG2658_zps1ba3a3c2.jpg

E CHAGADA À PONTE METÁLICA FERROVIÁRIA DE TREIXEDO SOBRE O RIO DÃO. TEM 122 MTS DE COMPRIMENTO

 photo CIMG2656_zpsdc66633a.jpg
 photo CIMG2659_zps8bbc43fc.jpg
 photo CIMG2660_zpsda1bb727.jpg
 photo CIMG2661_zps0b3aab8c.jpg
 photo CIMG2662_zpsdb891652.jpg
 photo CIMG2664_zpsf4346759.jpg
 photo CIMG2665_zpsa5dd266f.jpg
 photo CIMG2666_zpsc8d0c323.jpg
 photo CIMG2667_zpsc321e8d0.jpg
 photo CIMG2670_zps401bb97f.jpg
 photo CIMG2671_zpsbfd62c64.jpg

E AGORA, RUMO ATÉ AO FIM DA LINHA, ATÉ À ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE STª COMBA DÃO

 photo CIMG2673_zpse13654b9.jpg
 photo CIMG2674_zpsed1c0c27.jpg
 photo CIMG2675_zpsba0e93e7.jpg

E CHEGO AO FIM DA ECOPISTA E DEPARO-ME COM UM FIM TRISTE E SEM NEXO E COM UM ACESSO À ESTAÇÃO DE STª COMBA DÃO, NADA CONDIZENTE COM A QUALIDADE DA ECOPISTA. MUITO MAU MESMO. PENSO QUE É DAS POUQUÍSSIMAS COISAS A REVER NESTE EXCELENTE TRAÇADO QUE É A ECOPISTA DA LINHA DO DÃO

 photo CIMG2677_zps35e6011a.jpg
 photo CIMG2678_zpsc4d9916a.jpg
 photo CIMG2679_zps2cf566d7.jpg
 photo CIMG2680_zpsc905ee47.jpg
 photo CIMG2684_zps1ed30ac3.jpg

ANTIGAS INFRAESTRUTURAS DE APOIO À ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE STª COMBA DÃO

 photo CIMG2687_zpse81f39c1.jpg
 photo CIMG2688_zps86159baf.jpg
 photo CIMG2689_zps9e9c5531.jpg
 photo CIMG2690_zps7b8aeb4f.jpg
 photo CIMG2691_zpscdc6525f.jpg
 photo CIMG2693_zps8fdf887b.jpg

ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE STª COMBA DÃO

 photo CIMG2681_zps7b14a16e.jpg
 photo CIMG2683_zpsb7e66dff.jpg
 photo CIMG2686_zps5fe9c084.jpg
 photo CIMG2694_zps16eecd82.jpg

FINDA A MINHA AVENTURA POR MAIS UMA ANTIGA LINHA DE COMBOIO, SEGUI O PLANO B E FIZ A LIGAÇÃO POR ESTRADA ATÉ À MEALHADA

 photo CIMG2695_zps280ab5b3.jpg
 photo CIMG2696_zps02ef2405.jpg
 photo CIMG2697_zpsf428f916.jpg
 photo CIMG2698_zpsda65a21d.jpg
 photo CIMG2699_zps11bd80eb.jpg
 photo CIMG2701_zpsb2a2c64a.jpg

PARA OBTERES O TRACK GPS CLICA AQUI







Sem comentários:

Enviar um comentário