PARA O SEGUNDO DIA DO MEU PÉRIPLO PELAS ANTIGAS VIAS FÉRREAS, A "LINHA" A SER PERCORRIDA ERA A DO DÃO QUE LIGAVA VISEU A STª COMBA DÃO.
O DIA NASCE COM SOL E CHEIO DE VIDA. DEPOIS DE ME PREPARAR E TER TOMADO O PEQUENO ALMOÇO NA POUSADA, ERA HORA DE ME FAZER À LINHA. DEPOIS DE UNS PEDIDOS DE INFORMAÇÃO SOBRE O COMEÇO DA MESMA, MONTEI A BATINA E LÁ FUI. AINDA DENTRO DA CIDADE DAS ROTUNDAS, UMA PRIMEIRA PARAGEM JUNTO À ESTÁTUA DE VIRIATO, LOCAL OBRIGATÓRIO PARA QUALQUER TURISTA. DESTE PONTO ATÉ AO INÍCIO DA ECOPISTA FOI RELATIVAMENTE RÁPIDO. CHEGADO AO LARGO DA ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, APENAS SE VÊ ALGUMAS GRADES TÍPICAS DE CIMENTO E O DEPÓSITO DE ÁGUA. TUDO O RESTO, INCLUINDO A PRÓPRIA ESTAÇÃO, DESAPARECEU. JÁ EM PLENA LINHA, COMEÇO A MINHA VIAGEM. COMO DISSE, O TEMPO ESTÁ MARAVILHOSO E CONVIDA À PRATICA DO DESPORTO E POR ISSO, É QUE NOS PRIMEIROS 5/7 KMS, CRUZEI COM MUITA GENTE A FAZER A SUA CAMINHADA MATINAL, A CORRER, A ANDAR DE BICICLETA, SKATE, A FAZER GINÁSTICA NOS DIVERSOS PARQUES DE MANUTENÇÃO INSTALADOS AO LONGO DA LINHA...ENFIM UM SEM NÚMERO DE PESSOAS E DE TODAS AS IDADES A PRATICAR DESPORTO E A CONVIVER SOBRE A LINHA. DE FACTO, ESTES PRIMEIROS KMS SÃO FEITOS EM PLENA CONVIVÊNCIA COM AS POPULAÇÕES LOCAIS. EU, LÁ IA TODO SATISFEITO E CHEIO DE EMOÇÃO POR ESTAR MAIS UMA VEZ A FAZER "HISTÓRIA" PERCORRENDO MAIS UMA LINHA DE COMBOIO QUE OUTRORA ERA UM DOS PÓLOS DE CRESCIMENTO DESTA REGIÃO.
AO CONTRÁRIO DA LINHA DO VOUGA E DE OUTRAS LINHAS QUE JÁ PERCORRI, A LINHA DO DÃO ESTÁ NA SUA TOTALIDADE ASFALTADA E CONVERTIDA NUMA EXCELENTE ECOPISTA COM A MAIORIA DOS APEADEIROS E ESTAÇÕES RESTAURADAS OU, PELO MENOS ESTÃO CUIDADAS APESAR DA DEGRADAÇÃO DE ALGUMAS MAS MUITO POUCAS.
AO CHEGAR A FIGUEIRÓ, DEPARO-ME COM UMA ESTAÇÃO COM RESPETIVO PORÃO DE CARGA EM EXCELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO. CONVERTIDOS NUM EXCELENTE BAR ONDE SERVEM ALMOÇOS E SERVE DE SEDE DA JUNTA DA FREGUESIA DE S. CIPRIANO. PAREI BREVES MINUTOS PARA DESFRUTAR DO LOCAL. ENQUANTO ISSO, O SOL VAI-SE APODERANDO DO DIA E TORNANDO-O QUENTE. NOVAMENTE NA LINHA, VOU ABSORVENDO TODA A HISTÓRIA DA MESMA E CUMPRIMENTANDO COM AGRADO TODAS AS PESSOAS QUE POR MIM VÃO PASSANDO. CHEGADO A MOSTEIRINHO, DEPARO-ME COM A PRIMEIRA GRANDE PONTE METÁLICA DEVIDAMENTE RESTAURADA. NO SEU FIM NO SENTIDO VISEU-STª COMBA, FICA SITUADO O ELEGANTE APEADEIRO QUE SE ENCONTRA BEM RESTAURADO. MAIS UMAS FOTOS :) MAL COMEÇO A PEDALAR E TENHO DE DESMONTAR NA BATINA NOVAMENTE. CHEGUEI A TORREDEITA E NESTA ESTAÇÃO, UM MUSEU AO AR LIVRE COM A EXPOSIÇÃO DE UMA LOCOMOTIVA A VAPOR, UMA CARRUAGEM, E DOIS VAGÕES. TODO ESTE ARSENAL RESTAURADO E BEM CUIDADO. FOI DAS PARAGENS MAIS LONGAS, POIS TINHA DE FOTOGRAFAR E VIVER UMA ESPÉCIE DE MOMENTO ÚNICO, POIS ESTAVA NUM COMBOIO NA LINHA DO DÃO. OS MINUTOS AVANÇAM E EU TENHO DE ARRANCAR...
AS PAISAGENS SÃO LINDÍSSIMAS E O MUNDO RURAL SALTA DE VEZ À VISTA. COM O AFASTAMENTO DO AGLOMERADO URBANO, JÁ SÃO MUITO MENOS, OS TRANSEUNTES A CIRCULAR PELA LINHA.
POUCA TERRA....POUCA TERRA...POUCA TERRA...E LÁ VAI O MONGE PELO SEU PÉRIPLO. CHEGO A FARMINHÃO QUE ESTÁ EM FESTA E DEIXO DE PERCORRER AS TERRAS DE VISEU PARA ENTRAR EM TERRAS DE TONDELA. É CURIOSO QUE DE CADA VEZ QUE SE MUDA DE CONCELHO E SÃO TRÊS OS CONCELHOS QUE ESTA LINHA PERCORRE, O BETUMINOSO MUDA DE COR. EM PARADA DE GONTA AO PK 20 FAÇO UMA PARAGEM TÉCNICA PARA ABASTECER. COMO UM GELADINHO QUE SABE TERRIVELMENTE BEM. O COMBOIO JÁ PASSOU E EU TENHO DE PARTIR. ENTRE PINHAIS E VINHAS DOS FAMOSOS VINHOS DO DÃO, A PAISAGEM VAI-SE TORNANDO UM POUCO ASPRA COM CAMPOS ABANDONADOS E SEM CRUZAR COM UMA ALMA VIVA. JÁ EM TONDELA ONDE A SUA ESTAÇÃO ESTÁ CUIDADA E CONVERTIDA NUM ESPAÇO MULTI FUNCIONAL ONDE FUNCIONAM VÁRIAS ASSOCIAÇÕES LOCAIS, TIRO AS FOTOS DA PRAXE E LÁ CONTINUO. TEMPO URGE E ERA IMPORTANTE PARA MIM, CHEGAR A STª COMBA DÃO ENTRE AS 13H00 E AS 13H30 POR CAUSA DO HORÁRIO DO COMBOIO QUE QUERIA APANHAR. DE TONDELA ATÉ NAGOSELA, CERCA DE 10KMS A PAISAGEM É SOLITÁRIAS ENTRE PINHAIS E VINHAS ATÉ ENCONTRAR PELA PRIMEIRA VEZ A COMPANHIA DO RIO DÃO AINDA EM NAGOSELA. A PAISAGEM ALTERA-SE UM POUCO E VOLTA A SER MAIS INTERESSANTE E MAIS PERTO DO FIM FICA A MINHA AVENTURA.
À MEDIDA QUE VOU AVANÇANDO, O CAUDAL DO DÃO VAI ALARGANDO E DANDO A IMAGEM DE UM VERDADEIRO RIO. EM TREIXEDO, DEPARO-ME COM O ESPAÇO DA ESTAÇÃO BEM CUIDADO MAS OS EDIFÍCIOS DA MESMA DEGRADADOS. NOTA-SE QUE EM TEMPOS FOI UMA ESTAÇÃO IMPORTANTE DEVIDO À SUA ESTRUTURA SER CONSIDERÁVEL EM RELAÇÃO ÀS OUTRAS. MAIS À FRENTE, A PONTE METÁLICA DE TREIXEDO DEVIDAMENTE RESTAURADA.
DAQUI ATÉ À ESTAÇÃO DE STª COMBA DÃO É UM TIRINHO. CRUZANDO CAMPOS DE CULTIVO AGORA COM O RIO DÃO A CORRER AO MEU LADO DIREITO, CHEGO AO FIM DA LINHA E AO FIM DA ECOPISTA NUM BECO QUE...ENFIM...SÓ MESMO EM PORTUGAL. COMO É QUE É POSSÍVEL FAZEM O INÍCIO/FIM DA ECOPISTA NO BECO EM QUE SE ENCONTRA??? NÃO SE PERCEBE REALMENTE...DEPOIS DE 50 KMS BEM CUIDADOS E ASSEADOS DEPARO-ME COM ISTO...SÓ VENDO MESMO. O ACESSO À ESTÃO É FEITO POR UM CARREIRO DE CABRAS E SEM LÓGICA ALGUMA. E COM ESTE TRISTE FINAL, CHEGO AO FIM DE MAIS UMA LINHA, DE MAIS UM PÉRIPLO SOB AS ANTIGAS LINHAS DE COMBOIO EM BITOLA ESTREITA. NO ENTANTO, O DIA AINDA ESTÁ LONGE DO FIM E AINDA ESTOU LONGE DE CASA.
NA ESTAÇÃO, O REVISOR DIZ-ME QUE SÓ COM MUITA SORTE CONSIGO VIAJAR COM A BICICLETA MESMO QUE A MESMA ESTEJA BEM EMPACOTADA...MAIS UMA TRISTE REALIDADE PORTUGUESA...SEM TEMPO A PERDER E SEM OLHAR A MEIOS, PARTO PARA O PLANO B. SEGUIR DE BICICLETA ATÉ À MEALHADA PELA NACIONAL 234...NÃO SERIA FÁCIL, POIS JÁ TINHA 50 KMS NAS PERNAS, O TEMPO ESTAVA SUPER QUENTE E TINHA SE SUBIR A SERRA DO LUSO QUE TINHA RAMPAS BEM DURINHAS.
MAS, TINHA DE SER E FOI :) NOVAMENTE MONTADO NA MINHA BATINHA, LÁ SIGO EU AGORA POR ESTRADA. À SAÍDA DE STª COMBA, PAREI NUM CAFÉ PARA COMER UM PREGO NO PÃO, ABASTECER E PEDIR ALGUMAS INFORMAÇÕES. A SUBIDA PARA MORTÁGUA FAZ-SE BEM MAS DEPOIS...DEPOIS FOI ARDER COM O CALOR...A SUBIDA É LONGA...LONGA E TEM ZONAS EM QUE A INCLINAÇÃO METE RESPEITO... TENHO DE USAR A ÁGUA DE BEBER PARA ME MOLHAR E ARREFECER UM POUCO. A PROGRESSÃO É LENTA E CAFÉS OU FONTES, NEM VÊ-LOS. DEPOIS DE TANTA PENITÊNCIA, CHEGO AO BARRACÃO E POR FIM A UM CAFÉ ONDE COMPRO UMA GARRAFA DE ÁGUA PARA LITERALMENTE A JORRAR POR MIM ABAIXO...QUE MARAVILHA, QUE ALÍVIO :) COM O CORPO RETEMPERADO E MAIS UMAS GOMAS PARA O ADOCICAR, É COM RELATIVA RAPIDEZ QUE "FECHO" O RESTO DA SUBIDA ATÉ AO LUSO. AQUI CHEGADO, MAIS UM ALÍVIO AGORA, ERA SÓ DESCER E PEDALAR COM TODA A FORÇA ATÉ Á MEALHADA. TIVE PENA DE NÃO PARAR NO LUSO PORQUE TINHA UM COMBOIO PARA APANHAR. JÁ EM PLENA ESTAÇÃO DA MEALHADA, MAIS UMA TRISTE FIGURA DO NOSSO SISTEMA ORGANIZATIVO DA CP. SÃO 15:55 QUANDO ME DIRIJO AO EMPREGADO DA CP AFIM DE ADQUIRIR O RESPETIVO BILHETE. O MESMO ME DIZ QUE A BILHETEIRA ESTÁ FECHADA E SÓ REABRE A 2ª FEIRA. "FILHO DA MÃE" PENSEI PARA MIM. ENTÃO NÃO É QUE ME PODIA VENDER UM RAIO DE UM BILHETE????????? O COMBOIO PASSAVA ÀS 16H10. COM MUITA RAPIDEZ DESMONTEI A BIKE E EMBALEI-A ÀS "TRÊS PANCADAS"...PORQUE ENTRETANTO O COMBOIO CHEGARA NESSA ALTURA E QUANDO ESTOU A COLOCAR A MOCHILA ÀS COSTAS E A EMBALAGEM DEBAIXO DO BRAÇO E JÁ EM CORRIDA, O COMBOIO ARRANCA..."F....." DISSE PARA COMIGO...NADA A FAZER SENÃO ESPERAR MAIS UMA HORA PELO PRÓXIMO. ÀS 17H10 ESTAVA A ENTRAR NO COMBOIO ATÉ AVEIRO ONDE IRIA TER NOVA BOLEIA DO MEU PADRINHO. AO CHEGAR A AVEIRO, AINDA VEJO O VOUGUINHA A PARTIR PARA SERNADA DO VOUGA. AS RECORDAÇÕES DO DIA ANTERIOR CORRERAM-ME O PENSAMENTO QUE NEM UM RELÂMPAGO. ENTRETANTO CHEGA A MINHA BOLEIA E O FIM DEFINITIVO DE MAIS UM PÉRIPLO PELAS ANTIGAS LINHAS DE COMBOIO EM BITOLA ESTREITA :)
DA WIKIPÉDIA(FONTE), FICA UM POUCO DE HISTÓRIA SOBRE A LINHA DO DÃO
A Linha do Dão, originalmente conhecida como Ramal de Viseu e Linha de Santa Comba a Viseu, é uma ferrovia histórica de via estreita (1000 mm) situada no centro de Portugal. Abriu em 25 de Novembro de 1890 , tendo o serviço ferroviário de passageiros sido suspenso em 1988 e o de mercadorias em 1972; a infraestrutura viária (carris, travessas, e balastro) foi quase totalmente retirada até 1999.
Material circulante e tipos de atrelagem
Locomotivas originais da Linha do Dão
N.º Denominação
1 Beira Alta
2 Vizeu
3 Santa Comba
4 Tondella
5 Dão
6 Viriato
Para o início das operações desta linha, foram adquiridas, à firma alemã Maschinenfabrik Esslingen, 6 locomotivas, cada uma de 25 toneladas. À casa belga Societé Internationale de Braine-le-Comte foram encomendados 4 furgões, e 20 carruagens, sendo uma de salão, duas de primeira classe, 6 de segunda classe, 8 de terceira classe, e 3 mistas de primeira e segunda classes. Foram, igualmente, fornecidos 40 vagões pelas Oficinas Metalúrgicas de Nivelles, sendo 12 fechados, 2 preparados para o transporte de peixe, 14 de plataformas, e 12 de bordas altas.
Originalmente, foi utilizado um sistema de atrelagem que consistia num tensor central, por debaixo de um tampão, muito semelhante ao utilizado alguns anos depois, na Linha do Vouga.
Foram, igualmente, empregues algumas automotoras da Série 9300.
O planeamento desta linha foi atrasado por várias solicitações, tendo sido estudadas inúmeras variantes, nas quais trabalharam um grande número de engenheiros; só nos finais de 1887 é que foi aprovado o projecto para o troço entre Santa Comba Dão e Tondela, tendo o projecto total da linha sido homologado em Março de 1888. A construção das infra-estruturas foi, então, contratada com o Visconde de Barreiros, que já se tinha celebrizado pela execução de obras importantes no Brasil; no entanto, os constantes atrasos no planeamento da linha, e a reduzida compensação por quilómetro do empreiteiro, fizeram com que este rescindisse o contrato em Janeiro de 1890. Nesta altura, a construção estava consideravelmente a meio, faltando instalar algumas pontes e acabar outras, realizar a maior parte das expropriações nos últimos 20 quilómetros junto a Viseu, fazer o Túnel de Fonte de Arcada e a trincheira correspondente, e acabar a construção da maior parte das estações e apeadeiros, que ainda se encontravam no começo. Previa-se, naquela altura, que a construção da linha só iria terminar em cerca de ano e meio.
A Companhia colocou, à frente dos trabalhos, o engenheiro Diniz da Motta, que se tinha distinguido pela construção da Linha de Mirandella, e que, nessa altura, se encontrava a laborar no Caminho de Ferro da Beira Baixa. Retomaram-se, assim, os trabalhos, que avançaram rapidamente, de dia e de noite, devido, principalmente, aos esforços de Diniz da Motta; também foi relevante o papel dos engenheiros Bettencourt e Abecassiz, e dos condutores Oliveira Duarte e Valladas, que chefiavam os 4 sectores nos quais a linha estava dividida.
A cerimónia de inauguração deste caminho de ferro foi realizada em 24 de Novembro de 1890 , tendo sido aberto ao serviço no dia seguinte.
Ao contrário do que se previa na imprensa regional daquela época, a inauguração deste caminho de ferro foi acompanhada de grandes festejos populares, tendo as habitações de Viseu sido decoradas para a ocasião. A cerimónia foi acompanhada de bandas de música, que percorreram as ruas, tendo sido organizados, por duas sociedades públicas, um banquete, e um baile, para os habitantes da cidade e para os convidados. Foi, igualmente, realizado um comboio inaugural, que percorreu a linha, parando em todas as estações, e no Viaduto da Ortigueira. Em cada estação, era esperado pelas populações e autoridades locais, com música e lançamento de foguetes; destaca-se principalmente, a passagem por Tondela, aonde foi construído um pavilhão expressamente para esta cerimónia. À passagem pela cidade de Viseu, o comboio foi saudado pelos habitantes, que se aglomeraram junto à linha, e na estação.
A linha foi construída de forma sólida, de forma a facilitar ao máximo o andamento das composições; continha 7 pontes, todas construídas pela firma Societé Internationale de Braine-le-Comte. Após a construção, verificou-se que media 64,64 metros a mais do que o planeado, tendo a Companhia Nacional pedido ao governo, em 1902, o pagamento dos juros relativos a este excesso.
Em 1900, o número de passageiros nesta linha foi de 50.860, valor que cresceu para 54.116 em 1901; no mesmo troço, foram movimentadas, em regime de Grande Velocidade, 784 toneladas de carga em 1900, e 798 toneladas em 1901, tendo-se verificado um decréscimo no movimento de mercadorias em Pequena Velocidade, de 12.898 toneladas em 1900, para 11.993 em 1901.
Durante um breve período da Década de 1970, a Linha do Vouga foi encerrada, dando-se como justificação desta decisão o facto das antigas locomotivas a vapor provocarem incêndios. Até à sua reabertura, em 1975, foi a Linha do Dão quem continuou a garantir a Viseu a afluência de comboios e a sua ligação à restante rede ferroviária nacional.
Em Agosto de 1972, o serviço de mercadorias foi suspenso, sendo a Linha totalmente encerrada em 28 de Setembro de 1988. A 1 de Janeiro de 1990, seria a vez da Linha do Vouga ser encerrada pela segunda vez, entre Sernada do Vouga e Viseu, deixando esta capital de distrito com o título da «maior cidade europeia sem comboio». Entre 1997 e 1999 os carris foram levantados, bem como o balastro e as travessas, deixando o leito ferroviário sem mais nenhuma estrutura.
A estação de Viseu, terminal partilhado pelas Linhas do Dão e do Vouga, viria a ser demolida em 1994, sendo erguida no seu espaço uma rotunda. Sobra do conjunto da estação apenas um depósito metálico. Em Torredeita a população decidiu honrar a memória da linha de forma diferente, tendo sido reinstalado um pequeno troço com balastro, travessas e carris de uma ponta à outra da estação, e depositada aí uma locomotiva a vapor, acoplada a 3 vagões.
Em 2007, o troço da Linha do Dão entre Viseu e Figueiró foi convertido em ecopista, existindo actualmente em Vildemoinhos um posto de aluguer de bicicletas. O prolongamento da ecopista ao longo do restante traçado da Linha do Dão foi um projecto realizado no âmbito de uma parceria entre os municípios servidos pela linha — Viseu, Tondela e Santa Comba Dão. O projecto, denominado Ecopista do Dão, previa o restauro de todas as estações, apeadeiros e restantes e obras de arte da linha, bem como a instalação de iluminação pública ao longo de toda a ecopista. A Ecopista do Dão foi inaugurada a 2 de Julho de 2011.
PARA A POSTERIDADE FICAM AQUI AS FOTOS :)
À SAÍDA DA POUSADA DA JUVENTUDE
ESTÁTUA DE VIRIATO
NO LARGO DA ANTIGA ESTAÇÃO, AINDA SOBREVIVEM RESTOS DA VEDAÇÃO EM CIMENTO DA MESMA
EM PLENA ECOPISTA ONDE OUTRORA FOI A LINHA FÉRREA DO DÃO E PASSANDO PELA REMODELADA PONTE DE TRAVASSÓS
A LINHA CONTINUA PELA FACHA LATERAL DE VISEU...ONDE OUTRORA CIRCULAVAM COMBOIOS, HOJE EM DIA, SÃO PESSOAS QUE SE SERVEM DA MESMA PARA PASSEAR, FAZER CAMINHADAS, ANDAR DE BICICLETA, CORRER E FAZER GINÁSTICA
E RAPIDAMENTE CHEGO A VILDEMOINHOS, AINDA DENTRO DE VISEU E AO PRIMEIRO APEADEIRO (EM MADEIRA) E EDIFICIO DA PASSAGEM DE NÍVEL QUE SE ENCONTRAM MUITO BEM CONSERVADOS
E PELA LINHA CONTINUO. NESTA FASE A MESMA ATRAVESSA GRANDES AGLOMERADOS POPULACIONAIS COM AS HABITAÇÕES QUASE EM CIMA DA LINHA. TORNA-SE MUITO BONITO O PERCURSO
MAIS UM VESTÍGIO DA ANTIGA LINHA
POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA...PELA LINHA ANUNCIO A MINHA PASSAGEM COM MUITA BOA DISPOSIÇÃO E UMA ALEGRIA INTERIOR ENORME. MAIS UMA VEZ ESTAVA A PERCORRER AS LINHAS DA HISTÓRIA :)
APEADEIRO DE TONDELINHA...NÃO ESTÁ REQUALIFICADO MAS LEVOU UMA LIMPEZA E UMA NOVA DECORAÇÃO...NO ESPAÇO OPOSTO, A COLOCAÇÃO DE UMA PEQUENO PARQUE DE MANUTENÇÃO. VÊEM-SE ALGUNS AO LONGO DA LINHA O QUE É BOM E DE SALUTAR POIS TORNA-SE MAIS UM RECURSO PARA AS PESSOAS USUFRUÍREM DA LINHA E PROMOVER A ATIVIDADE FÍSICA
A LINHA COMEÇA AOS POUCOS A ENTRAR PELA VEGETAÇÃO, CAMPOS AGRÍCOLAS ENFIM, PELO MUNDO RURAL
CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL EM TONDELINHA
PASSADIÇO METÁLICO SOBRE A RIBEIRA DE MIDE EM S. MARTINHO
APESAR DE A LINHA SE SITUAR NUM RELEVO ALGO MONTANHOSO, SÃO MUITAS E BEM COMPRIDAS AS RETAS QUE A LINHA TEM
CHEGADA AO APEADEIRO DE TRAVASSÓS DE ORGENS
ENTUSIASTAS DA BICICLETA PELA LINHA :)
COM A CHEGADA A FIGUEIRÓ, DEPAREI-ME COM UM COMPLEXO FERROVIÁRIO (ESTÃO, ARMAZÉM DE MERCADORIAS E SANITÁRIOS), IMPECAVELMENTE RECUPERADOS E EM FUNCIONAMENTO EM PROL DA POPULAÇÃO. AQUI, ESTÁ A SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA LOCAL, UM BAR-RESTAURANTE, POSTO DE INFORMAÇÃO E PARQUE DE MANUTENÇÃO. MUITO BOM MESMO
EM FIGUEIRÓ PASSAMOS PELO PRIMEIRO TÚNEL. PELO TÚNEL DE FIGUEIRÓ COM 44 MTS DE COMPRIMENTOS
O MONGE...
CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL EM FIGUEIRÓ EM FRANCA DEGRADAÇÃO
AO FUNDO DA RETA, A ENORME PONTE METÁLICA FERROVIÁRIA DE MOSTEIRINHO COM 184 MTS DE COMPRIMENTO
APEADEIRO DE MOSTEIRINHO...SÃO MUITO ENGRAÇADOS ESTES APEADEIROS :)
POUCA TERRA...POUCA TERRA...POUCA TERRA...AO ENCONTRO COM A HISTÓRIA
CHEGADO A TORREDEITA, ONDE ENCONTRO UMA ESTAÇÃO REMODELADA MAIS UM ARMAZÉM DE CARGA E UM BELO PARQUE DE MANUTENÇÃO, O EX-LIBRIS DESTE ESPAÇO TRATA-SE DE UM AUTÊNTICO MUSEU AO AR LIVRE, POIS ENCONTRAMOS EM CIMA DE UNS CARRIS, UMA LOCOMOTIVA A VAPOR DE 1911 DA MARCA HENSCHEL & SOHN, UMA CARRUAGEM, UM VAGÃO E UM FURGÃO. COMO É LÓGICO, PERANTE TAL AGRADÁVEL SURPRESA EFETUEI UMA LONGA PARAGEM PARA FOTOGRAFAR E APRECIAR CADA PORMENOR DESTA COMPOSIÇÃO FERROVIÁRIA
PELO MEIO RURAL ENTRE CAMPOS E PINHAIS, A LINHA SE ESVAI CALMAMENTE E SOLITARIAMENTE CALCORREANDO AS MEMÓRIAS PASSADAS
EM FARMINHÃO ENCONTREI UMA TERRA EM FESTA. MAIS UMAS ESTAÇÃO BEM CUIDADA
TÚNEL DE STª CATARINA OU DA PARADA COM 183 MTS DE COMPRIMENTO...NESTE PONTO DEIXA-SE O CONCELHO DE VISEU E ENTRAMOS NO CONCELHO DE TONDELA
ESTAÇÃO DE PARADA DE GONTA QUE ESTÁ IMPECAVELMENTE RECUPERADA E CONVERTIDA NUM BELO CAFÉ...AQUI FIZ UMA PARAGEM TÉCNICA PARA COMPRAR ÁGUA E SABOREAR UM GELADO :)
E A LINHA PROSSEGUE SOBRE LONGAS RETAS E UMA VEGETAÇÃO BEM ACONCHEGANTE
ESTAÇÃO DE SABUGOSA. ESTÁ COMO OUTRAS, IMPECAVELMENTE RESTAURADA
DO MEIO DAS VINHAS DO DÃO, SURGE ESTE BELO TEMPLO CRISTÃO. TRATA-SE DA IGREJA ROMÂNICA DE CANAS DE SANTA MARIA. (Actualmente os vestígios mais antigos, da sua construção, estão datados do século XIV, tendo sofrido obras de restauro entre 1968 e 1974. O elevado grau de degradação, à altura, levou à demolição da nave, permanecendo da parte original apenas a fachada principal e a parte terminal da igreja.
Está classificada como Monumento Nacional na categoria de Arquitectura Religiosa pelo IPPAR (Instituto Português do Património Arquitectónico ( in Espírito de Aventura)).
E AS LONGAS RETAS CONTINUAM AGORA EM CONCELHO DE TONDELA
APEADEIRO E PASSAGEM DE NÍVEL DE NAIA
O DIA VAI ALTO E O SOL MARCA O RITMA DA MINHA MARCHA QUE CORRE SEM PROBLEMAS SOB A LINHA
TONDELA...CIDADE MAGNIFICA QUE TAMBÉM ELA VIU A LINHA A FICAR SEM O TRÂNSITO DOS COMBOIOS...NESTE MOMENTO ENTRO NO ESPAÇO DA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TONDELA ONDE, ESTA ANTIGA ESTRUTURA DÁ "ABRIGO" A ALGUMAS INSTITUIÇÕES DA CIDADE.
PONTE FERROVIÁRIA DA TINHELA OU DA DINHA EM TONDELA SOBRE O RIO DINHA. TEM 98 MTS DE COMPRIMENTO
A PASSAGEM POR TONDELA, MOSTRAVA-ME UMA TERCEIRA FASE DO PERCURSO EM QUE JÁ NÃO ESTARIA MUITO LONGE DO FIM. NESTA FASE, A LINHA ATRAVESSA LONGOS BOSQUES E PINHAIS E VINHAS CARREGADAS DE UVA DOS FAMOSOS VINHOS DO DÃO
CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL EM FRANCA DEGRADAÇÃO
AS VINHAS DO DÃO
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE TONDA. MAIS UM EDIFÍCIO REQUALIFICADO E APROVEITADO PELO MOTO-CLUBE LOCAL COMO SUA SEDE
CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL
A MUDANÇA DE COR NO PISO, INDICA A MUDANÇA DE CONCELHO. NESTE CASO, ESTOU A ENTRAR NO CONCELHO DE STª COMBA DÃO
NA PONTE FERROVIÁRIA DE NAGOSELA
O PRIMEIRO CONTATO VISUAL COM O RIO DÃO
A LINHA SEGUE AGORA JUNTO AO RIO DÃO QUE LHE CONFERE UMA OUTRA BELEZA
ESTAÇÃO DE TREIXEDO E RESPETIVO ARMAZÉM NUM ESTADO AVANÇADO DE DEGRADAÇÃO EMBORA O ESPEÇO CIRCUNDANTE ESTEJA ARRUMADO E CUIDADO
CASA DO GUARDA DA PASSAGEM DE NÍVEL
TRAVESSAS DE MADEIRA DA LINHA JAZEM AGORA NUM LOCAL QUE OUTRORA FOI DE CULTIVO
E CHAGADA À PONTE METÁLICA FERROVIÁRIA DE TREIXEDO SOBRE O RIO DÃO. TEM 122 MTS DE COMPRIMENTO
E AGORA, RUMO ATÉ AO FIM DA LINHA, ATÉ À ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE STª COMBA DÃO
E CHEGO AO FIM DA ECOPISTA E DEPARO-ME COM UM FIM TRISTE E SEM NEXO E COM UM ACESSO À ESTAÇÃO DE STª COMBA DÃO, NADA CONDIZENTE COM A QUALIDADE DA ECOPISTA. MUITO MAU MESMO. PENSO QUE É DAS POUQUÍSSIMAS COISAS A REVER NESTE EXCELENTE TRAÇADO QUE É A ECOPISTA DA LINHA DO DÃO
ANTIGAS INFRAESTRUTURAS DE APOIO À ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE STª COMBA DÃO
ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE STª COMBA DÃO
FINDA A MINHA AVENTURA POR MAIS UMA ANTIGA LINHA DE COMBOIO, SEGUI O PLANO B E FIZ A LIGAÇÃO POR ESTRADA ATÉ À MEALHADA
PARA OBTERES O TRACK GPS CLICA AQUI
PELA NATUREZA, A SOLO OU COM OS AMIGOS, AS MINHAS PEDALADAS,CORRIDAS, AVENTURAS E CAMINHADAS EM MONTANHA E SOBRE CARRIS EM PALAVRAS,IMAGENS E MUITO MAIS...
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