domingo, 13 de outubro de 2019

GERÊS GRANFONDO 2019


GERÊS GRANFONDO 2019 FOI A MINHA PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NUMA PROVA DE ESTRADA.
MEDIOFONDO (94KMS) FOI A ETAPA QUE EU PERCORRI. UM PERCURSO QUE LIGAVA A VILA DO GERÊS A CALDELAS PASSANDO POR AMARES. EM CALDELAS HAVIA A SEPARAÇÃO PARA O GRANFONFO. O MEDIOFONDO E O MINIFONDO SEGUIAM PARA O ALTO DE COVIDE ONDE, SE DAVA A SEPARAÇÃO DO MÉDIO E DO MINIFONDO. O MEDIOFONDO SEGUIA ATÉ AO ALTO DA CALCEDÓNIA PARA DEPOIS, FAZER UMA LONGA DESCIDA ATÉ À VILA DO GERÊS. AQUI CHEGADOS, O PERCURSO IRIA TER A SUA PARTE MAIS DURA COM A ASCENÇÃO À PEDRA BELA. DA PEDRA BELA DESCIAM ATÉ AO VILAR DA VEIGA PASSANDO PELA ERMIDA. CHEGADOS AO VILAR DA VEIGA, TERMINARIAM NO CENTRO TERMAL DA VILA DO GERÊS.
ERA UM PERCURSO DE DIFICULDADE MÉDIA E QUE CONHECIA PERFEITAMENTE BEM.
QUANTO À PROVA EM SI CORREU MUITO BEM PARA UMA PRIMEIRA PARTICIPAÇÃO NUMA PROVA DE ESTRADA E EM PELOTÃO QUE NO CASO, ERA ENORME :)
ANTES DA PARTIDA SENTIA-ME ALGO NERVOSO, ANSIOSO E COM UM FORMIGUEIRO NA ESPINHA :) ERA A PRIMEIRA VEZ QUE IA ANDAR EM PELOTÃO E AINDA POR CIMA COM UM ANDAMENTO DE MÉDIA BAIXO, ENTRE OS 25 E OS 27 KM/H EM CONTRASTE COM ATLETAS JÁ HABITUADOS A ESTAS ANDANÇAS E COM ANDAMENTOS BEM SUPERIORES AO MEU. ESTE FACTO INUNDAVA-ME O PENSAMENTO E FAZIA-ME DESCRER DAQUILO QUE PODERIA FAZER. NO ENTANTO, O MEU OBJETIVO ESTAVA INTOCÁVEL QUE ERA CHEGAR AO FIM NO MEU RITMO E CONCLUIR A PROVA.
A PARTIDA FOI CONFUSA COM MUITA GENTE E TINHA RECEIO DOS TOQUES QUE PODERIAM HAVER. IR AO CHÃO NÃO ERA DIFÍCIL E DEPOIS SABERIA SEMPRE MAL :) ATÉ ÀS PONTES DE RIO CALDO A CORRIDA IA EM MODO DE NEUTRALIZADA SENDO DADA A PARTIDA OFICIAL DEPOIS DA ROTUNDA. ATÉ LÁ FOI-SE NAS CALMAS MAS COM ATENÇÕES REDOBRADAS PORQUE A MALTA DÁVA-LHE DURO E PASSAVAM-ME POR TODOS OS LADOS :) ERA UMA LOUCURA PARA GANHAR UMA BOA POSIÇÃO.
DADA A PARTIDA OFICIAL, BEM AQUILO FOI DEMAIS. NESSA ALTURA ESTAVA MAIS SOLTO E CONFIANTE E COMECEI A PEDALAR A SÉRIO SEGUINDO RODAS MAIS RÁPIDAS E COMEÇANDO TAMBÉM EU A FAZER ULTRAPASSAGENS :) :) :)
ERA UMA EMOÇÃO ENORME, POIS DE ESTAR SEMPRE A VER AS PROVAS DE CICLISMO NA TELEVISÃO, TINHA AGORA A OPORTUNIDADE DE FAZER A MINHA PRÓPRIA TÁCTICA, A MINHA PRÓPRIA CORRIDA EM FUNÇÃO DO QUE A MESMA ME IA "OFERECENDO". NO ENTANTO, TINHA DE TER UM "CASO" SENÃO A COISA NÃO CORRIA BEM :) À PASSAGEM POR BOURO STª MARIA, A TERRA DOS MONGES :) MAIS PROPRIAMENTE EM LORDELO, UMA ABELHA PICOU-ME NA TESTA QUANDO ENTROU POR UM DOS ORIFÍCIOS DO CAPACETE. FOI UMA TERRÍVEL CHATICE POIS O COISA DOEU-ME IMENSO E TIVE DE PARAR POR UNS MINUTOS. DEPOIS DE TIRAR A ABELHA QUE ENTRETANTO TINHA FICADO ENTALADA, SEGUI CAMINHO MAS PAREI LOGO DE SEGUIDA QUANDO ENCONTREI UMA AMIGA À PORTA DE CASA E LHE PEDI AUXILIO. DEU-ME UM POUCO DE POMADA PARA O EFEITO DA PICADA (OBRIGADO GINA PELO AUXILIO E AJUDA) PERDI MAIS UNS MINUTOS MAS NADA QUE ME PERTURBASSE A MENTE. 
COM UMA RAPIDEZ ACEITÁVEL CHEGUEI A CALDELAS, AO PRIMEIRO ABASTECIMENTO E DIVISÃO DOS "FONDOS", GRANDE PARA UM LADO E MÉDIO E MINI PARA OUTRO.
DEPOIS DE BEM ALIMENTADO, CORRI NO GPS OS MEUS DADOS E FIQUEI ESPANTADO QUANDO A VELOCIDADE MÉDIA TINHA SIDO ATÉ LI DE 38KM/H... MUITO BOM. DEFACTO, ANDAR EM PELOTÃO, ATINGE-SE VELOCIDADES E MÉDIAS VERDADEIRAMENTE ESPANTOSAS.
ATÉ CALDELAS, O PERCURSO ERA ROLANTE A PARTE MAIS A DOER VINHA A SEGUIR.
TINHA A LIÇÃO BEM ESTUDADA E COMO SABIA BEM OS PONTOS MAIS CRÍTICOS DO PERCURSO PUS EM PRATICA UM ANDAMENTO SOLTO E SEM GRANDE PRESSÃO. IA DE GRUPO EM GRUPO, QUER RECOLHIDO, QUER A TRABALHAR. SENTIA-ME TERRIVELMENTE BEM E AS PERNAS CORRESPONDIAM. TALVEZ O FACTO DE CONHECER A SUBIDA,  FAZIA COM QUE GERISSE BEM AS MINHAS FORÇAS.
AINDA DEU PARA IR NA RODA DO MARCO CHAGAS E TRABALHAR PARA ELE :) DEPOIS, TIVE QUE ME IR EMBORA QUE ESTAVA ELE A FICAR LENTO :)
AO CHEGAR AO ALTO DE COVIDE DEU-SE A SEPARAÇÃO DO MÉDIO DO MINIGONDO.
VIRA PARA A ESQUERDA E TINHA MAIS UM SUBIDINHA ATÉ À CALCEDÓNIA PARA DEPOIS DESCER ATÉ AO GERÊS.
A SUBIDA FEZ-SE BEM. NÃO É UMA SUBIDA DIFÍCIL E A DESCIDA FEZ-SE MELHOR AINDA PORQUE TIVE A SORTE DE NÃO IR INCORPORADO EM GRUPO. ASSIM TIVE MAIOR LIBERDADE PARA ME ESTICAR E IR AO MÁXIMO :)
CHEGADO AO GERÊS TINHA PELA FRENTE A GRANDE DIFICULDADE DA PROVA. A ASCENÇÃO À PEDRA BELA. 
AO SUBIR O PARALELO, SENTI PELA PRIMEIRA VEZ AS PERNAS A TREMER E AS FORÇAS QUASE QUE A DESFALECEREM E AINDA FALTAVA TODA A SUBIDA. NÃO ENTREI EM PÂNICO E REDUZI O RITMO. A PRIMEIRA PARTE DA SUBIDA NÃO CORREU MAL, QUANDO COMEÇOU A EMPINAR UM POUCO MAIS COMECEI A FRAQUEJAR.  LOGO DEPOIS PASSOU POR MIM O PRIMEIRO CLASSIFICADO DO GRANFONDO E DEU-ME UMA GOTA DE ENERGIA EXTRA QUE A APROVEITEI BEM MAS SEMPRE NUM RITMO BAIXO QUE DEU PARA, PEDALADA A PEDALADA CHEGAR À PEDRA BELA.
DEPOIS DE UMA SUBIDA, HÁ SEMPRE UMA DESCIDA E ESTA BEM RÁPIDA QUE NOS LEVAVA ATÉ AO VILAR DA VEIGA PARA DEPOIS ENFRENTARMOS O ÚLTIMO "TROÇO" ATÉ À META.
FOI SEMPRE A RAPAR :) COMO CONHEÇO BEM A DESCIDA, SABIA UMA VEZ MAIS ONDE PODIA E COMO DEVIA CORTAR AS CURVAS COM SEGURANÇA. DEPOIS DA ERMIDA, A QUALIDADE DO ASFALTO NÃO É A MELHOR MAS A BIKE PORTOU-SE SEMPRE BEM. 
DEPOIS DE CHEGAR À ESTRADA NACIONAL EM DIREÇÃO AO GERÊS, FOI DAR TUDO O QUE TINHA NUM CONTRA-RELÓGIO CURTO MAS QUE FOI FEITO A BOM RITMO ATÉ CORTAR O RISCO DE META.
O MEDIOFONDO CHEGOU AO FIM E EU CORTEI A META :) O OBJETIVO ESTAVA CUMPRIDO :)
PARA A PRIMEIRA EXPERIÊNCIA NA ESTRADA CORREU MESMO BEM. AGORA, VENHA A PRÓXIMA :)

















Sem comentários:

Enviar um comentário