sexta-feira, 3 de setembro de 2010

VOLTA PELA MINHA TERRA (08/08/2010)

esta volta reporta ao passado dia 8 de agosto. fds de festa na minha aldeia, o tempo era de facto de mta festa, mta gente, imigrantes amigos, mto sol e claro, mto btt.
 como não poderia deixar de ser,  sabia que ia ter de pedalar sózinho pois a noitada iria fazer das suas. o cister Marco ainda combinou comigo no entanto, ás 7h00 da manhã quando me pús a pé, tinha o sms dele a dizer que se tinha deitado á 5m e que não ía mesmo. assim lá fui eu.
quando fazia a ascenção para a Srª da Abadia, reparava que o fumo negro ainda emanava para lá da montanha, o S. Bento da Porta Aberta ainda ardia. foi então, que resolvi fazer a volta por estrada e tentar alguns trilhos que pudesse circular. a volta á excepção dos incêndios e do manto escuro que cobria algumas montanhas do Gerês, foi uma volta engraçada. á passagem por Rio caldo e Vilar da Veiga, as praias fluviais iam ficando cheias e isto ás 08h30. o Gerês, estáva á pinha e o S. Bento da Porta Aberta estáva a abarrotar de gente. uma coisa que me chamou atenção foi o facto de ver estacionados carros de combate a incêndios de Algueirão, Sintra e Queluz.
na Sr.ª da Abadia parei um pouco para comer uns doces e na chegada á minha Terra a Bouro Stª Maria, eis que me deparo com a caravana da Volta a Portugal em Bicicleta.
grande manhã que passeio em cima da bina :)

na primeira passagem pela Srª da Abadia

no horizonte era visível a fumarada que se fazia sentir ainda de manhã

o manto negro que cobre agora as nossas montanhas

as montanhas de S. Bento da Porta Aberta ainda a arderem

em Vilar da Veiga, deparei-me com uma festa e tive de seguir e muito bem atrás da Banda Filarmónica
pormenor de uma casa abandonada no Gerês

no Gerês fiz uma pausa de 15m para descansar um pouco e beber uma coca-cola

para quem quizer passear pela Serra com guias turísticos
a vila do Gerês (dias depois os incêndios andaram por aqui)

para quem quizer comprar suvenirs da Serra do Gerês

rio caldo, as festividades do vilar da veiga e a ocorrência da eucarístia
S. Bento da Porta Aberta
as montanhas queimadas de S. Bento da Porta Aberta
mesmo de longe os bombeiros vieram combater este flagêlo

os doces que comprei na Srª da Abadia
nas festa da minha Terra, no fim da Missa, ainda ouvi a "minha" Banda Filarmónica

e minutos depois, chegava a caravana da Volta a Portugal em Bicicleta

e no fim, uma homenagem a um vizinho e grande Amigo António Sousa que falecera de acidente de mota neste local á 20 anos atrás (como o tempo passou meu querido amigo)

kilometragem final
no término do almoço, foi a vez de passar os ciclistas da Volta.estávamos na 4ª etapa












Sem comentários:

Enviar um comentário